Sociologia e Filosofia turmas 21, 22, 24, T8 Professora Cíntia



EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Profª: Cíntia H. Rizzi
2º ano EM

Atividades para o período de 06 a 30 de abril de 2020

Nome: ________________________________________________ Turma:_____ Data:___________

TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS DEVEM SER ENTREGUES, POIS FAZEM PARTE DA AVALIAÇÃO PARA O TRIMESTRE!

LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES DE CADA ATIVIDADE ANTES DE REALIZÁ-LA!

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Após a leitura dos textos do polígrafo “Meios de produção” (pg.5); “Forças produtivas” (pg.5); “Relações de produção” (pg.6), realizar as atividades 3, 4, 5 e 6.

ATIVIDADE 3 (semana de 6 a 9 de abril)

Questão 7 A e B (pg.5)

Questão 8 A e B (pg.5)

ATIVIDADE 4 (semana de 13 a 17 de abril)
O que são forças produtivas por que podemos dizer que elas se alteram ao longo do tempo?

ATIVIDADE 5 (semana de 20 a 24 de abril)
Questão 10 (pg.7)

ATIVIDADE 6 (semana de 27 a 30 de abril)
Criar uma Campanha publicitária (fazer um cartaz – pode ser em folha A4) que relacione a epidemia do novo Corona vírus com as questões do trabalho (pensando no trabalho enquanto ato social). Vocês podem relacionar tanto com a questão do trabalho em casa, ou com a questão das pessoas que precisam sair para trabalhar (trabalhadores da saúde e de outros serviços essenciais ou trabalhadores autônomos ou informais que precisam trabalhar todos os dias por que se não trabalham não recebem).

Exemplo de campanha:


A importância da doação regular de sangue     Contra xenofobia por coronavírus, brasileiros mandam mensagens de ...    Campanha do agasalho 2019 – confira os pontos de coleta - UFLA ...


DISCIPLINA: FILOSOFIA
ATIVIDADE 3
(semana de 6 a 9 de abril)
Ler o texto “Uma reflexão sobre a democracia” (pg.4 e 5) para responder as seguintes perguntas:
Qual a origem e o significado da palavra Democracia?
A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade que a implantaram na pólis. A ágora era o local onde se encontravam os cidadãos para discutirem os assuntos da cidade. O que significa a palavra ágora?

ATIVIDADE 4
(semana de 13 a 17 de abril)
Após realizar a leitura do texto “A personalização do poder” (pg 5 e 6), responder às questões:
Em governos não-democráticos, o poder fica centralizado na figura de uma pessoa. Ao longo da história, muitos homens governaram seus povos dessa maneira. No texto, que exemplo podem ser encontrado desse tipo de governante?
Explique com suas palavras o que o segundo parágrafo desse texto quer dizer.
“Identificado com determinada pessoa ou grupo, o poder personalizado não é legitimado pelo consentimento da maioria e depende do prestígio e da força dos que o possuem. Trata-se da usurpação do poder, que perde o seu lugar público quando é incorporado na figura do príncipe.

ATIVIDADE 5

(semana de 20 a 24 de abril)
Ainda com base no texto da atividade 4, responder a pergunta 3.
O que é um egocrata e que perigos um governante assim representa para o regime democrático, para as liberdades e direitos de um povo?

ATIVIDADE 6
(semana de 27 a 30 de abril)
Assim como na atividade 6 de sociologia, aqui também quero que seja criada uma Campanha publicitária (fazer um cartaz – pode ser em folha A4) que relacione a epidemia do novo Corona vírus com as questões da política. É possível pensar em tudo o que estamos vivendo e considerar que todas nossas ações são atos políticos. Assim, a campanha pode se direcionar, por exemplo, com o #Fique em casa ou ao trabalho dos profissionais de saúde... Ainda, pode ser uma campanha do governo para incentivar as pessoas... Usem a imaginação e os conceitos trabalhados nas aulas de filosofia política.

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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente


Atividades do mês de junho

EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Sociologia e Filosofia

Profª: Cíntia H. Rizzi

Por que você deve pensar no “Novo Normal”

Por Roniel Sampaio Silva


Esse texto traz algumas reflexões para pensamos o impacto social que a pandemia tem trazido à nossa vida moderna a ponto do mundo inteiro pensar em quais serão os novos aspectos da nova normalidade. Neste sentido, trazemos aqui a definição do que é “novo normal” que está sendo esboçado pelas Nações Unidas e alguns de seus desdobramentos.
Na visão da Sociologia, quando falamos em normalidade faz-se alusão à “norma social”, “parâmetros sociais”. Quem é “normal” é quem está dentro das normas socialmente estabelecida. São as diretrizes que regem os jogos sociais os quais estamos inseridos. A partir do momento que o cenário muda completamente, os jogadores precisam se adequar às novas regras e também reinventar regras para que as relações sociais sejam estáveis.
Pensando nessas regras, as Nações Unidas tem rascunhado algumas diretrizes que podem ser agrupadas em cinco eixos-chave, cujos esforços devem trabalhar de forma solidária e global para almejar os respectivos objetivos:

  1. Proteger e fortalecer sistemas de saúde existentes e suas respectivas capacidades a fim de combater a pandemia e outras que possam vir;
  2. Auxiliar as pessoas a lidarem com as dificuldades, fortalecendo sistemas de proteção social e serviços públicos básicos;
  3. Resguardar empregos, apoiar médias e pequenas empresas, trabalhadores informais por meio de políticas de recuperação da economia;
  4. Mobilizar recursos financeiros e estímulos fiscais para fazer com que as políticas macroeconomicas trabalhem na defesa dos mais necessitados, fortalecendo ações multilaterais e regionais;
  5. Promover a coesão social e investir em sistemas de resiliência e resposta liderados pela comunidade.

A saúde mais do que nunca tem tomado uma dimensão cada vez mais coletiva. A ideia liberal de que a saúde é uma responsabilidade meramente individual mostrou-se um disparate, um ato ilógico uma vez que a saúde de uma pessoa no planeta pode comprometer até mesmo existência da espécie humana. Em um mundo cada vez mais globalizado e integrado, de deslocamentos rápidos faz com que tenhamos que pensar em meios que resguardem a saúde não apenas dos que gozam de boa condição financeira, mas de todos indiscriminadamente.
O número de pessoas em situação de vulnarabilidade social tem crescido no mundo como todo, assim como a desigualdade social. Pensar em formas de reverter esse processo é fundamental para que tenhamos o mínimo de justiça social. A informalidade e o subemprego crescem em países como o Brasil. Este fato vulnerabiliza as pessoas a tal ponto de muitos não terem garantidos sequer a refeição do dia a ponto de uma enfermidade comprometer a garantia de alimento diário.
O capitalismo tem como característica inerente e estrutural o desemprego. Tanto mais a tecnologia evolui, menos se necessita de mão de obra uma vez que as máquinas protagonizam o processo no lugar dos trabalhadores. Neste sentido, o emprego, especialmente o formal tem sido comprometido. Essa característica do capitalismo gera um movimento de debandada para o setor de serviços, fato que tem levado ao crescimento do empreendedorismo, da precarização e informalização do trabalho. Por isso que a ONU tem aconselhado governos a criarem políticas públicas para promoção do trabalho e da renda que têm sido afetados por tal movimento.
Políticas macroeconômicas são politicas pensadas a partir de relações globais e totalizantes a partir de estratégias nacionais e globais para lidar com grandes agregados econômicos tais como renda e produtos, emprego e desemprego, níveis de preços, taxa de juros, estoque de moeda, taxa de câmbio e balança de pagamentos. Portanto, a situação de empobrecimento e vulnerabilização da população carece de uma resposta nacional e – porque não global - para diminuir impostos aos mais carentes e ao mesmo tempo em que também reverte renda em favor desta parcela da população, a mais afetada pela crise.
A pandemia tem descentralizado as economias em de uma forma brutal. Há poucos meses havia uma grande integração e fluxo de pessoas e nos dias atuais temos barreiras sanitárias que impedem tal fluxo. A resposta para essa situação é o fortalecimento de ações regionais, as quais podem e devem ser capitaneados por lideranças regionais e comunitárias.  Afinal, são eles que conhecem bem a realidade na qual estão inseridos e cabe aos governos e organizações incentivarem a mudança positiva que queremos no mundo.

Considerações finais
Esses cinco eixos são apenas diretrizes gerais de relações econômicas as quais devem ser repensadas nesse momento. Há muitas outras coisas envolvidas as quais um texto como esse não seria capaz de abalar. O mais importante nesse momento é pensar no “novo normal” que queremos para o mundo. Qual o seu? Quais os problemas que ficaram mais evidentes nesta pandemia? Quais contradições? A nossa vida social é regida por regras e normas sociais, certamente estas regras mudarão, resta saber quem vai criar essas regras e até que ponto elas serão arbitrárias. Pense nas regras que devemos estabelecer porque certamente tem alguém pensando quais regras você vai seguir.


Após realizar a leitura do texto, responda as seguintes questões:

  1. O que é o “normal” de acordo com texto?
  2. Considerando o “novo normal” como um momento ou situação que exige novas posturas e comportamentos, tanto por parte dos governos no mundo todo para cuidarem de seu povo e da economia, como também de todas as pessoas em suas rotinas cotidianas, faça uma lista relatando como você realizava suas atividades cotidianas antes da pandemia de Covid-19 e como elas estão agora (faça uma espécie de antes e depois). Liste também o que você deixou de fazer (principalmente se for algo de que gostava bastante) e quais seus sentimentos e impressões sobre tudo isso. 
  3. Ainda considerando o “novo normal”, quais problemas (que já tínhamos antes em nossa sociedade) ficaram mais evidentes? E que sugestões ou propostas de um “novo normal” você poderia apresentar para a sociedade (que novas atitudes e posturas as pessoas, os governos, as instituições poderiam começar a fazer de acordo com o “seu novo normal” para resolver ou amenizar os problemas que você percebeu)? 

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