Olá, pessoal!
7º. A
7º. B
Matriculado em 18/03/2020
Vamos aproveitar estes dias para refletir sobre um assunto muito importante para nós enquanto cidadãos do mesmo planeta: consumo sustentável.
Bons estudos!
Profª Maiara
Disciplina: Ciências
O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo incontrolável da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente e tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.
O consumidor consciente é aquele que se preocupa com o seu bem estar, com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.
Atividade 1: Vamos testar o seu nível de consciência ambiental? Para isso, responda as seguintes questões marcando um X na alternativa que julgar correta.
Atividade 2: Para ajudá-lo(a) a entender mais sobre essa temática, tem um documentário que é super interessante e fala sobre ‘A história das coisas’. Com este vídeo caseiro baseado em desenhos, Annie Leornad conquistou o mundo ao mostrar os efeitos de uma economia que valoriza o acúmulo de riquezas e de “coisas”. No vídeo de 20 minutos, Annie apresenta os resultados de mais de dez anos de pesquisas sobre o sistema de produção, distribuição, consumo e descarte de produtos no mundo. Vamos assistir? Para visualizar o vídeo, digita este link no youtube https://youtu.be/7qFiGMSnNjw e assista quantas vezes quiser!
Atividade 3: Após a visualização do vídeo, responda as seguintes questões:
O que você entende por consumo?
Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando os recursos naturais?
O tema do vídeo traz informações importantes para nossa vida cotidiana? Quais?
É importante entendermos que só a reciclagem de materiais não é suficiente para acabar com a quantidade de lixo e resíduos que produzimos. Que mudanças práticas você acredita serem necessárias a fim de repensar o consumo e reduzi-lo?
Fale um pouco sobre alguma informação que mais chamou a sua atenção durante a visualização do vídeo.
Atividade 4: Neste espaço, represente através de uma imagem, um símbolo ou o que achar interessante o que para você representa o consumo consciente ou sustentável. Seja criativo!
Vamos aproveitar estes dias em casa para conhecermos mais sobre esse vírus que vem afetando a nossa saúde e convivência: o coronavírus. Ele é perigoso sim, mas podemos enfrentá-lo juntos.
Acesse o site: https://coronavirus.saude.gov.br/ para informações mais atualizadas.
Disciplina: Ciências
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse vírus, responda as seguintes questões:
* Você pode realizar pesquisas na internet para ajudá-lo(a) a obter essas respostas.
1) Onde surgiu esse vírus e quais os países mais afetados por ele até então?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A transmissão descontrolada do coronavírus tem sido apontada como uma pandemia. Defina esse termo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que é transmissão comunitária do vírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais são os sintomas mais característicos que indicam que uma pessoa está contaminada pelo coronavírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) O que uma pessoa com sintomas deve fazer?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Quem é mais vulnerável a esse vírus (grupo de risco)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Já existe vacina, medicamento ou tratamento para prevenção ao coronavírus? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Cite pelo menos 3 atitudes essenciais para evitar a contaminação em humanos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Pesquise uma notícia mais recente sobre o coronavírus que tenha chamado a sua atenção e a escreva aqui (indique a fonte de onde copiou):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Faça uma ilustração do vírus.
12) Por que lavar as mãos com água e sabão é útil para higienizar a pele contra o vírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13)
Agora, se possível, tire fotos e descreva como foi a experiência:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14) Assista ao documentário EPISÓDIO COMPLETO | PANDEMIA | HISTORY com duração de 1h 26 min. disponibilizado no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=YR6f2dliJdM. Faça um breve resumo sobre o documentário relacionando-o com a pandemia que enfrentamos hoje causada pelo coronavírus.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bons estudos!
Profª Maiara
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Disciplina: Ciências 7º ano A e B
Atividade do dia 01/06 à 12/06
Conteúdo: Máquinas Simples
- Para compreender melhor o que iremos trabalhar, assista o vídeo:
- Ciências: Máquinas simples.
- Para vê-lo digite este link: https://youtu.be/G9XFWhlEZLs no youtube.
Máquinas simples: alavancas
As alavancas são máquinas que podem ampliar nossa força. Várias tarefas que exigiriam de nós muita força podem ser feitas com uma força menor quando utilizamos uma alavanca. Vejamos o exemplo de uma lavanca aplicado em uma gangorra
Exemplo: Em uma gangorra, com pessoas de pesos diferentes, quanto mais próximo o ponto de apoio (que possui um círculo em vermelho na imagem abaixo) estiver da pessoa mais leve, mais fácil será erguer a pessoa pesada como mostra a situação 3. Consequentemente, quanto mais distante estiver o ponto de apoio, mais difícil será erguer a pessoa (situação 1 e 2).
- Para compreender melhor esta ferramenta, assista o vídeo:
- Máquinas simples alavanca. Para vê-lo digite
- este link: https://youtu.be/SL7bxTDhlEw no youtube.
Atividade
Plano Inclinado
Atividade 1: Sobre plano inclinado, responda:
- O parafuso é uma máquina simples que vem de um plano inclinado?
- Cite um exemplo de cunha que você já utilizou ou viu alguém utilizar.
- Essa ferramenta foi utilizada para quê?
- Para compreender melhor esta ferramenta, assista o vídeo:
- Plano inclinado - máquinas simples. Para vê-lo
- digite este link: https://youtu.be/V6c_j0-VEOs no youtube.
Roda e Roldana
Para compreender melhor esta ferramenta, assista o vídeo: Roldanas.
Para vê-lo digite este link: https://youtu.be/_2KfIUj77a4 no youtube.
Para vê-lo digite este link: https://youtu.be/_2KfIUj77a4 no youtube.
- Atividade 2: Assinale um (X) na resposta correta.
- Da roda deriva o seguinte elemento:
a) ( ) mola
b) ( ) parafuso
c) ( ) pino
d) ( ) engrenagem
- Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes
- Roda b) Alavancas c) Roldanas
( ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra.
( ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes.
( ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.
Bons estudos,
Profª Maiara
Nenhum comentário:
Postar um comentário