Ciências 7ºA e 7ºB Professora Maiara



Olá, pessoal!

7º. A







































7º. B




































Matriculado em 18/03/2020










Vamos aproveitar estes dias para refletir sobre um assunto muito importante para nós enquanto cidadãos do mesmo planeta: consumo sustentável.




Bons estudos!

Profª Maiara

Disciplina: Ciências




O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo incontrolável da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente e tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.




O consumidor consciente é aquele que se preocupa com o seu bem estar, com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.





Atividade 1: Vamos testar o seu nível de consciência ambiental? Para isso, responda as seguintes questões marcando um X na alternativa que julgar correta.












Atividade 2: Para ajudá-lo(a) a entender mais sobre essa temática, tem um documentário que é super interessante e fala sobre ‘A história das coisas’. Com este vídeo caseiro baseado em desenhos, Annie Leornad conquistou o mundo ao mostrar os efeitos de uma economia que valoriza o acúmulo de riquezas e de “coisas”. No vídeo de 20 minutos, Annie apresenta os resultados de mais de dez anos de pesquisas sobre o sistema de produção, distribuição, consumo e descarte de produtos no mundo. Vamos assistir? Para visualizar o vídeo, digita este link no youtube https://youtu.be/7qFiGMSnNjw e assista quantas vezes quiser!




Atividade 3: Após a visualização do vídeo, responda as seguintes questões:





O que você entende por consumo?





Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando os recursos naturais?





O tema do vídeo traz informações importantes para nossa vida cotidiana? Quais?





É importante entendermos que só a reciclagem de materiais não é suficiente para acabar com a quantidade de lixo e resíduos que produzimos. Que mudanças práticas você acredita serem necessárias a fim de repensar o consumo e reduzi-lo?





Fale um pouco sobre alguma informação que mais chamou a sua atenção durante a visualização do vídeo.





Atividade 4: Neste espaço, represente através de uma imagem, um símbolo ou o que achar interessante o que para você representa o consumo consciente ou sustentável. Seja criativo!


Olá, pessoal!

Vamos aproveitar estes dias em casa para conhecermos mais sobre esse vírus que vem afetando a nossa saúde e convivência: o coronavírus. Ele é perigoso sim, mas podemos enfrentá-lo juntos.

Acesse o site: https://coronavirus.saude.gov.br/ para informações mais atualizadas.




Disciplina: Ciências








Agora que você conhece um pouco mais sobre esse vírus, responda as seguintes questões:

* Você pode realizar pesquisas na internet para ajudá-lo(a) a obter essas respostas.

1) Onde surgiu esse vírus e quais os países mais afetados por ele até então?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




2) A transmissão descontrolada do coronavírus tem sido apontada como uma pandemia. Defina esse termo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




3) O que é transmissão comunitária do vírus?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




4) Quais são os sintomas mais característicos que indicam que uma pessoa está contaminada pelo coronavírus?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5) O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Quem é mais vulnerável a esse vírus (grupo de risco)?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




7) Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




8) Já existe vacina, medicamento ou tratamento para prevenção ao coronavírus? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




9) Cite pelo menos 3 atitudes essenciais para evitar a contaminação em humanos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




10) Pesquise uma notícia mais recente sobre o coronavírus que tenha chamado a sua atenção e a escreva aqui (indique a fonte de onde copiou):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) Faça uma ilustração do vírus.










12) Por que lavar as mãos com água e sabão é útil para higienizar a pele contra o vírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



13)









Agora, se possível, tire fotos e descreva como foi a experiência:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



14) Assista ao documentário EPISÓDIO COMPLETO | PANDEMIA | HISTORY com duração de 1h 26 min. disponibilizado no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=YR6f2dliJdM. Faça um breve resumo sobre o documentário relacionando-o com a pandemia que enfrentamos hoje causada pelo coronavírus.



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Bons estudos!



Profª Maiara
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Disciplina: Ciências 7º ano A e B
Atividade do dia 01/06 à 12/06

Conteúdo: Máquinas Simples
  • Para compreender melhor o que iremos trabalhar, assista o vídeo:
  • Ciências: Máquinas simples.
  • Para vê-lo digite este link: https://youtu.be/G9XFWhlEZLs no youtube. 






Máquinas simples: alavancas



As alavancas são máquinas que podem ampliar nossa força. Várias tarefas que exigiriam de nós muita força podem ser feitas com uma força menor quando utilizamos uma alavanca. Vejamos o exemplo de uma lavanca aplicado em uma gangorra


Exemplo: Em uma gangorra, com pessoas de pesos diferentes, quanto mais próximo o ponto de apoio (que possui um círculo em vermelho na imagem abaixo) estiver da pessoa mais leve, mais fácil será erguer a pessoa pesada como mostra a situação 3. Consequentemente, quanto mais distante estiver o ponto de apoio, mais difícil será erguer a pessoa (situação 1 e 2).




  • Para compreender melhor esta ferramenta, assista o vídeo:
  • Máquinas simples alavanca. Para vê-lo digite
  • este link: https://youtu.be/SL7bxTDhlEw  no youtube.


Atividade
Plano Inclinado










Atividade 1: Sobre plano inclinado, responda:



  1. O parafuso é uma máquina simples que vem de um plano inclinado?


  1. Cite um exemplo de cunha que você já utilizou ou viu alguém utilizar.
  2. Essa ferramenta foi utilizada para quê? 


  • Para compreender melhor esta ferramenta, assista o vídeo:
  • Plano inclinado - máquinas simples. Para vê-lo
  • digite este link: https://youtu.be/V6c_j0-VEOs no youtube.
Roda e Roldana
 

 



Para compreender melhor esta ferramenta, assista o vídeo: Roldanas.
Para vê-lo digite este link: https://youtu.be/_2KfIUj77a4 no youtube.


  • Atividade 2: Assinale um (X) na resposta correta. 


  1. Da roda deriva o seguinte elemento: 


a) (  ) mola 
b) (  ) parafuso 
c) (  ) pino 
d) (  ) engrenagem


  1. Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes
em nosso dia a dia. 
  1. Roda b) Alavancas c) Roldanas 
(   ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra. 
(   ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes. 
(   ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.
Bons estudos,

Profª Maiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário