Leia e realize todas as atividades com atenção.
Brasil República - República Velha: 1889 – 1930 e a Crise da República Velha.
Golpe de 1930.
Atualidade: O Brasil e o mundo frente a pandemia atual.
Pesquise: Faça leituras e anotações (mapa conceitual, resumos ou esquemas) sobre os assuntos a seguir:
República da Espada 1889 – 1894.
A constituição de 1891.
República das Oligarquias 1894- 1930.
Política Café com Leite.
Política dos Governadores.
Coronelismo.
Movimentos sociais 1893 -1897.
Crise na República.
Materiais de apoio: <https://www.youtube.com/watch?v=Vw4HGHDWMjs>
Além de, livros, internet e materiais já disponibilizados.
Faça um breve resumo sobre o Golpe de 1930.
Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.
Sendo assim descreva o Brasil e o mundo diante da atual situação, em relação ao Covid-19.
Observação: Todas as atividades deverão ser feitas e ENTREGUES no primeiro contato com a professora, após o retorno das aulas.
Bons estudos!
Profª Eliz Regina
E. E. Ensino Médio. Maria Tereresa Vilanova Castilhos.
Aula programada de História- Turma: 9º ano -
Profª: Eliz Regina-
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Assunto: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - (1914-1918)
Conceito:
No início do século XX existia um clima de tensão entre as grandes nações europeias: Alemanha. Inglaterra e França. Este clima acabou resultando num conflito que envolver direta ou indiretamente grande parte do mundo. Na época foi chamado de Grande Guerra. Mais tarde passou a ser conhecida como Primeira Guerra Mundial.
Motivos:
Disputas territoriais e por mercados, na Europa e fora dela, o que levou os países industrializados europeus a disputar colônias na África e na Ásia, adotando medidas que dificultassem a expansão dos demais países, fechando seus mercados aos produtos importados e tentando impedir a extensão do império colonial dos concorrentes.
* O Pan-Eslavismo: tinha por objetivo unir todos os povos eslavos da Europa, sob a liderança da Rússia;
* Pangermanismo: pretendia anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam germânicos;
* Revanchismo Francês: tinha por objetivo recuperar os territórios da Alsácia-Lorena que a França fora obrigada a entregar à Alemanha depois da Guerra Franco-Prussiana, em 1870.
* A Paz Armada: nome dado à corrida armamentista iniciada pelas potências europeias que, diante do perigo de guerra, fortaleceram seus exércitos e formaram alianças políticas.
Estopim do Conflito:
Foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e de sua esposa na cidade de Sarajevo (Bósnia), em 28 de junho de 1914, pelo estudante Gavrilo Princip, membro da organização secreta nacionalista Unidade ou Morte.
Grupos Envolvidos:
* Tríplice Aliança: Formada por Alemanha, Áustria e Itália.
* Tríplice Entente: Formada inicialmente por Inglaterra, França e Rússia
Observação: Essas alianças se formaram com o objetivo de somar forças para enfrentar os países rivais.
As Fases da Guerra:
Primeira Fase (1914 a 1915): marcada pela intensa movimentação das forças de combate, depois que a rápida ofensiva alemã em território francês foi detida pela contra ofensiva francesa;
* Segunda Fase (1915 a 1917): marcada pela guerra de trincheiras, com cada lado procurando garantir suas posições, evitando a aproximação do inimigo. Foi um período duro e desgastante no qual os soldados, sob ataque intermitente do inimigo, enfrentavam intempéries para guarnecer suas posições;
* Terceira Fase (1917 a 1918): a entrada na guerra de países tidos como neutros (como EUA e Brasil) e a retirada dos exércitos da Rússia foram os acontecimentos que se destacaram nessa fase.
O Fim da Primeira Guerra:
O apoio financeiro e material dado pelo governo dos Estados Unidos ao entrar na guerra foi decisivo para a vitória da Entente e de seus aliados. Os recursos da Entente eram muito superiores aos da Tríplice Aliança.
No início de 1918, as forças da Alemanha ficaram isoladas e sem condições de sustentar os combates. Em 11 de novembro daquele ano, o governo alemão assinou o armistício (acordo de paz) em situação bastante desvantajosa.
O Tratado de Versalhes foi o resultado de uma série de conferências realizadas no palácio de Versalhes, na França, com a participação de 27 nações vencedoras da Primeira Guerra.
Por ele, foram estipuladas as condições de paz e impostas à Alemanha duras penas: restituir a região da Alsácia-Lorena à França; ceder outras regiões à Bélgica, à Dinamarca e à Polônia; entregar quase todos seus navios mercantes à França, à Inglaterra e à Bélgica; pagar enorme indenização aos países vencedores; e reduzir o poderio militar de seus exércitos, ficando proibida de constituir aviação militar.
Consequências do Conflito:
Nos diversos locais onde foram travados combates, eram comuns as cenas de destruição de plantações, casas, edifícios, pontes e estradas;
* Uma grave crise socioeconômica atingiu os países já abalados pelas perdas de bens materiais e pelos gastos de guerra;
* Foram imensos os sacrifícios humanos com milhões de mortos, feridos e inválidos. Estima-se que a guerra tenha deixado 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos;
* O sentimento de patriotismo de alguns países em 1914, transformou-se em 1918 em profunda desolação e desesperança;
* Os Estados Unidos emergiram pós-guerra como grande potência.
Atividades de fixação:
1-Elabore um pequeno comentário crítico argumentativo abordando as seguintes questões:
a) se você tivesse que explicar para um amigo ou parente seu, o que foi a Primeira Guerra, como faria?
b) é correto afirmarmos que a Primeira Guerra Mundial foi obra do acaso? Sim ou Não? Justifique suas colocações.
2-Após leitura atenta do texto, elabore um pequeno comentário crítico argumentativo abordando as seguintes questões:
a) o que significa dizer que a Primeira Guerra Mundial teve um estopim?
b) o que foram as ALIANÇAS durante a Primeira Guerra?
c) como podemos definir o que tenha sido a “guerra de trincheiras”?
d) Visite este site (http://pesquisamaneira.blogspot.com/2012/06/triplice-entente-triplice-entente-foi.html) e diga porque a Itália tem duas legendas no mapa. Imprima este mapa e cole no seu caderno abaixo desta questão.
3-Após leitura atenta do texto, elabore um pequeno comentário crítico argumentativo abordando as seguintes questões:
a) podemos afirmar que a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, ao lado da Entente, foi importante para o fim do conflito? Sim ou Não? Justifique suas colocações.
b) podemos afirmar que as negociações de paz, após a Primeira Guerra, foram justas para todos os países? Sim ou Não? Justifique suas colocações.
Dica: https://www.youtube.com/watch?v=ElX0dZ5AItY
Obs: Todas as atividades feitas no seu caderno ou impresas, com a correção da prof. No retorno das aulas.
Bons estudos! Profª Eliz Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário