Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora: Daiane Disciplina: Educação Física
Trabalho Avaliativo
Assista o filme “Rainha de Katwe” disponível no NetFlix e responda as seguintes perguntas:
Reescrava as fases na sequência correta de acordo com o filme, dividindo-as em 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase:
...momento em que sofre uma derrota em uma disputa internacional...
...após participar de um torneio no Sudão...
...aos 14 anos ganha o título de campeã do xadrez do País...
...xadrez é uma forma de poder...
...é vista pelos outros como alguém no nível mais baixo da hierarquia social...
Qual o nome da protagonista do filme?
Onde se passa o filme rainha de Katwe? Qual a real situação deste lugar?
O filme é baseado na vida real de uma atleta, quem é a verdadeira rainha de Katwe?
O Filme nos faz refletir sobre nossas capacidades, nossos objetivos e nossa visão sobre conquistas e vitórias, por isso, responda:
O que podemos pensar sobre a vida?
Porque o xadrez é considerado uma forma de poder?
A importância do professor para o sucesso da menina?
Qual o papel da família neste contexto social?
O que o esporte representa para a mudança de vida de quem o escolhe?
O que significa “Rainha de Katwe”?
A superação é um ingrediente necessário para por fim a um drama familiar. Você concorda com essa colocação: Justifique sua resposta.
O que dizer dos milhares de adolescentes que assim como ela tentam, mas nunca conseguem?
Quais os valores ensinados pelo filme?
Responda com apenas uma palavra sobre:
Preconceito
Racismo
Generosidade
Classe social
Negro
Diferença
Complete a frase usando as seguintes palavras:
São os ----------------- que ------------------- de ----------------------------- para movimentar as engrenagens da -------------------------, tanto os ------------------------ quanto os -----------------------------.
Vida coletivos sonhos servem
Individuais combustível
OBS: Responda as perguntas em uma folha separada, com letra legível.
Não RASURE.
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Data: Turma:
Professora Daiane Disciplina Educação Física
Período de 13/04 a 17/04
Corpo real – Corpo ideal
Francisco Souza da Costa e Onésima Patricia Mendes dos Santos
Segundo Marzano (2004), pensar o corpo no contexto social cultural contemporâneo, tem-se que diferenciar o corpo real do ideal, pois o corpo traz marcas e significados impostos e aceitos pela sociedade em que ele está contextualizado. Segundo Foucaut, o corpo não é nada mais do que uma ideia histórica, isto é, o simples produto de construção cultural da sociedade, o corpo humano é sempre e antes de tudo, uma entidade real, uma realidade material, o substrato carnal de cada pessoa.
O corpo real perde espaço para o corpo ideal, sendo o segundo um corpo idealizado e fruto de uma sociedade, que procura impor e cultuar um corpo desumanizado e desnaturalizado, e o dita como sinônimo de saúde, poder e liberdade, ocultando a realidade.
Hoje a sociedade procura a cultura do corpo ideal, sob os critérios estéticos e éticos, procurando controlar esse corpo com a finalidade de caracterizá-lo como regra geral, contrapondo-se ao corpo real, e esse corpo manipulado e recriado tenta parecer ser valorizado, mera aparência, pois ele “oculta a depreciação de sua materialidade e a neutralização de sua realidade” (Marzano,2004, pg. 26).
O corpo é natural e real, não podemos colocá-lo apenas como produto formado pela sociedade, mesmo com suas mudanças através dos tempos, ele não deixa de ser o instrumento do qual o ser humano vivencia com o outro e socializa-se com o meio social.
O corpo é materializado, seguindo tendências, a dita moda. O indivíduo não nasce como a sociedade quer, então como no photoshop ele escolhe uma imagem ideal, se adéqua a ela, nem que isso custe muito dinheiro ou sua saúde. Chega a virar compulsão a ditadura da beleza, onde o individuo age de forma domesticada. Caso ele fuja das regras sua ação é tida como falta de controle.
O controle é um objetivo a ser cumprido, seguindo aspectos físicos, comportamentais e emocionais. Essas regras alcançam a homens, mulheres e crianças, seguindo uma ordem desordenada, onde a criança quer ser adulto, o adulto que ser jovem e ninguém quer ficar velho.
Esse domínio vai além da preocupação com a idade, parece que a ordem é não estar satisfeito com sua aparência. Se estiver gordo sou desmazelado, se sou magra demais sou anoréxica, se sou forte demais sou exagerado, se tenho muitas curvas estou gorda, ou seja, não há se quer de fato um padrão perfeito, porque todos os padrões impostos são desmistificados de alguma forma. O que na verdade a sociedade consumista quer é que busquemos sem cansar uma tal perfeição que não conhecemos, pois na verdade não existe perfeição.
O padrão impõe a manipulação do nosso corpo. O ser acaba assim domesticando o próprio corpo para a sociedade, como se sua personalidade inexistisse. A partir disso o ser faz uma avaliação dos indivíduos que não seguem o mesmo modelo identificando e avaliando de forma negativa, fazendo um julgamento moral sem reconhecer que o normal não é diferente, e que o diferente na verdade são aqueles que mudam suas fisionomias sem levar em conta aspectos relevantes a sua realidade.
Há uma subjugação de idealidade onde maior parte das pessoas modificam sua natureza (cor da pele, dos olhos, cabelos) de maneira uniforme, onde não há mais exclusividade, diferenciação, o que encontramos são seres que seguem esse padrão de perfeição, na qual, o seu não aceita e não resiste. Alguns não se importam nem com os limites do seu corpo, vai além de tudo isso, chegando a se tornar ridículos.
Essa não aceitação é impregnada na cabeça das crianças pelas mães de forma que a infância é deixada de lado, a brincadeira é direcionada para um contexto de adulto, onde a menina é mamãe e o menino é papai, médico, policial. As mães parecem que não gostam de curtir essa fase, é um sentimento de livramento.
Os corpos acabam que se tornando todos iguais. As pessoas se identificam com essa materialidade e fazem dela sua marca e personalidade. “(...) o corpo é como tal uma parte de cada pessoa, sendo ao mesmo tempo um objeto do mundo.” (Le Breton,199) Pág.44
Imagem corporal: beleza ou doença ??
Leia o texto acima e pesquise:
Quais os transtornos alimentares relacionados com corpo. Faça a descrição de cada uma delas ( origem, conceito...) Dentre as pesquisas terão que ter:
Quais as causas?
Quais os tratamentos?
Como pode ser o diagnóstico?
Suas complicações?
Quais as faixas etárias mais propensas a estes tipos de transtorno?
Qual a importância da atividade física para que essas doenças não ocorram?
O que é biotipo? E o que tem haver com o corpo:
O que é distúrbio de imagem?
Qual a influência da mídia para com o “corpo perfeito”?
Escoa Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina Educação Física
Período: 20/04 a 24/04
Trabalho Avaliativo
“O movimento é inerente ao ser humano. Qualquer um, em qualquer lugar do planeta movimenta-se. Através do movimento o homem se expressa. Isso fica bem caracterizado no que diz (MEDINA 1983, apud BETTI, 2013, p.33).”
Seguindo a linha do tempo dentro da História, faça as seguintes pesquisas:
Descreva as características, origem, consciência corporal dos exercícios físicos de cada período Histórico.
Qual a importância dos aspectos sociais, culturais e biológicos para a evolução humana?
OBS: As respostas deverão ser feitas em folhas separadas e anexas junto a esta.
Letra legível.
NÃO RASURE.
Escoa Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina Educação Física
Período: 27/04 a 30/04
Trabalho Avaliativo
Anéis Olímpicos
A principal representação dos Jogos Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpicos, que também são a marca do COI. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.
Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.
Dentro da diversidade cultural e dos objetivos propostos pela educação física o jogo, o brincar, o competir, o cooperar fazem parte da universalização do esporte, com isso a tarefa será a seguinte:
Pesquise cada arco correspondente ao seu continente os esportes praticados e o mais importante culturalmente, listando-os.
Escolha dois desses esportes para descrevê-los ( preparação física, alimentação, regras e outras curiosidades ( se houver esportes iguais, opte por esportes diferentes).
OBS: As respostas deverão ser feitas em folhas separadas e anexadas junta a esta.
Letra legível.
NÃO RASURE.
--------------------------------------------------------------------------------------------
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período: Junho
Aula Programada
Benefícios da atividade física para seu corpo, saúde e qualidade de vida
Os diversos benefícios da atividade física já não são segredo para ninguém. Quando um indivíduo abraça essa prática, é possível desfrutar de uma série de vantagens para sua saúde e qualidade de vida — seja no âmbito pessoal ou profissional.
Mas, infelizmente, nem todos investem na ideia, principalmente após a chegada da tecnologia, que, de forma indireta, incentiva a população a levar uma vida mais sedentária.
Por essa razão, é de extrema importância que as empresas realizem, frequentemente, campanhas para promover a prática regular de exercícios físicos, como uma maneira de manter o bem-estar de seus funcionários.
Os benefícios da atividade física são muitos, sendo que o principal deles está na possibilidade de prevenir que o indivíduo desenvolva uma série de doenças.
Diferentemente do que se imagina, não é preciso ser um atleta, de fato, para fugir do sedentarismo. Pelo contrário: ainda de acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente.
Tais atividades ainda podem ser divididas em três dias da semana, apresentando sessões de, no mínimo 10 minutos. Esta é, inclusive, uma excelente oportunidade para que os gestores implementem aulas de curta duração dentro do ambiente de trabalho.
Vamos falar da relação benéfica da atividade física no controle do estresse. Shakespeare, em Cymbeline, ato III, disse: “uma ou duas voltas eu andarei, para a minha mente acalmar”.
O dicionário define “estresse”, em termos humanos, como sofrimento, adversidade, aflição. A palavra inglesa “stress” é simplesmente uma forma encurtada de “distress”, que significa aflição, angústia, sofrimento. Os cientistas têm dificuldade em definir estresse, pois se trata de um fenômeno subjetivo e que difere para cada indivíduo. Ou seja, todos nós reagimos a ele de forma diferente.
Segundo Guiselini, recentes pesquisas têm dado uma importância significativa à prática regular de atividade física como uma maneira de combater o estresse.
A parte do cérebro que nos permite fazer exercícios, o córtex motor, está localizada somente a alguns milímetros da parte cerebral que controla as emoções e os pensamentos. Essa proximidade pode significar que, quando o exercício estimula o córtex motor, ocorre um efeito paralelo sobre a cognição, a emoção ou o estado psicológico.
Em uma revisão de estudos com, aproximadamente 1.500 indivíduos, os que mostravam aptidão aeróbica também apresentavam uma resposta da reatividade reduzida frente a uma ampla variedade de situações estressantes.
Em outro estudo, com 278 administradores de 12 corporações diferentes e duração de quatro anos, verificou-se que a atividade física tinha um efeito de tamponamento sobre a relação entre os eventos da vida e as doenças. Em outras palavras, administradores de corporações ativos apresentam menos problemas com saúde decorrentes do estresse do que os inativos.
O estresse é, geralmente, consequência da forma como enfrentamos as adversidades. A atividade física melhora a saúde psíquica, pois há um maior sentimento de controle e autoconfiança, mais interação social e elevação dos opiáceos corporais.
O estudo ainda revelou que apresentar bom poder aeróbico não está diretamente relacionado a um menor nível de estresse, e, percentualmente, indivíduos com alta capacidade aeróbica podem ter níveis altos de estresse.
Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:
redução da tendência à depressão;
aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
ajuda a dormir e a repousar melhor;
melhora da autoimagem.
A vigilância à saúde, modelo de atuação fundamental no campo da saúde ocupacional, deverá seguir a lógica das decisões baseadas em evidências.
O paradigma “physical activity-health” (atividade física-saúde) é uma ideia baseada em muitos conceitos e premissas bem estabelecidas cientificamente. Como se sabe, o paradigma é validado por relativa consistência dos dados e de diferentes tipos de estudos específicos. Eles indicam, neste caso, que, em geral, os indivíduos com hábitos de vida mais ativos estão associados a melhores condições de saúde.
Os benefícios biológicos e psicológicos atribuídos ao exercício físico são extremamente variados e diferem substancialmente quanto à documentação científica.
Algumas dessas vantagens foram definitivamente estabelecidas e podem ser obtidas por qualquer pessoa que se exercite de forma apropriada e queira melhorar sua capacidade aeróbica. Outros benefícios da atividade física, frequentemente apontados pelos defensores dos exercícios, normalmente não ocorrem, sendo que, por vezes, é dada uma orientação imprópria que pode colocar os pacientes em risco.
Embora a ideia de que o exercício físico pode promover a saúde não seja nova, muitos dos detalhes relativos a benefícios específicos para a saúde e necessidade de exercícios ainda não são muito discutidos e permanecem sob investigação.
Diferentes associações de saúde no mundo (como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras) recomendam a prática regular de atividades físicas para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares, além de outras complicações crônicas.
Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos. Isso significa que há uma interessante relação risco/benefício. A íntima relação entre ventilação, circulação e metabolismo durante o exercício é clara:
os pulmões recebem mais ar e difundem uma quantidade maior de oxigênio no sangue;
o coração aumenta de tamanho e pode bombear mais sangue por batimento. O órgão também bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício;
os músculos que utilizam o oxigênio para produzir energia adquirem tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura.
Como começar a praticar atividades físicas?
Com a rotina repleta de atividades, o tempo para as atividades físicas fica comprometido. O ideal é praticar algum tipo de atividade física que movimente grandes grupos musculares como a natação, a caminhada e o ciclismo.
Procure adotar 30 minutos de atividades físicas nos seus dias. Algumas tarefas simples e rápidas podem ajudar a no início. Confira algumas dicas:
Optar por caminhadas em trajetos curtos;
Fazer uso de escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes;
Levar o cachorro para passear na rua;
Lavar o carro;
Andar de bicicleta;
Procurar companhia de outras pessoas para realizar exercícios, isso deixará a atividade mais prazerosa e diminuirá o risco de desistência.
É fundamental ainda beber bastante água e ter uma alimentação saudável. Lembre-se que a dieta balanceada também é indispensável para a manutenção da saúde.
Leia o texto acima, reflita sobre como anda sua saúde, seu corpo, sua mente.
Como as nossas aulas programadas estão sendo muito ativas, iremos continuar com esse ritmo, com uma aula prática e funcional.
*Reuna sua família
*Coloque uma roupa adequada para a prática
*Ligue o som naquela música preferida
*Mantenha a distância
E borá lá colocar o corpo em movimento!!!
**mínimo 3 vezes por semana.
Ao término de cada treino, respire fundo dê uma caminhada curta para recuperar a frequência e não baixe a cabeça....... vá com calma e no seu tempo.
Registre este momento com vídeos ou fotos
1ª SEMANA DE TREINO !!!
Repita o treino durante uma semana, no mínimo, 3x na semana com intervalo de 1 dia
Exemplo: segunda, quarta e sexta ou como preferir.
Aquecimento:
30x polichinelos 
20x agachamentos
30x Corridinha no mesmo lugar
Vamos começar o Treino Funcional !!
Abdominal Reto------ 20 vezes
Flexão na parede ----------- 20 vezes
Afundo/ passada para trás coluna ereta----------- 20 vezes
Prancha reta-------------- 20 vezes
Agachamento com salto--------------- 20 vezes
Prancha lateral------------- 20 vezes cada lado
Faça as séries com intervalos de 10 segundos entre uma e outra
Reiniciando com 30 segundos de polichinelo
NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR O CORPO COM ÁGUA.
2ª SEMANA DE TREINO !!!
Aquecimento
20x Corrida lateral
(coloque duas cadeiras á uma distância de 2m uma da outra)
10x Corrida vai de frente e volta de costas
( aproveitando as cadeiras do 1º exercício)
30x polichinelo
Vamos começar o treino funcional !!!
Apoio---------------------05 VEZES
Abdominal------------------- 20 vezes
Agachamento na parede joelhos num ângulo de 90º-------------- 20 vezes
Abdominal----------------- 20 vezes
(mãos embaixo da lombar)
Flexão de braço------------------- 20 vezes
Abdominal---------------- 20 vezes
Agachamento com abertura lateral----------------10 vezes para cada lado
Flexão e extenção do quadril-------------------- 20 vezes
Agachamento com salto------------------- 20 vezes
**mínimo 3 vezes por semana.
Ao término de cada treino, respire fundo dê uma caminhada curta para recuperar a frequência e não baixe a cabeça....... vá com calma e no seu tempo.
NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR O CORPO COM ÁGUA.
Como vocês já sabem, pois estudamos em aula sempre depois de um treino ou de qualquer atividade física que seja intensa, leve ou moderada devemos fazer ALONGAMENTO. Segue abaixo alguns desses alongamentos para serem feitos após os exercícios. Caso saiba de algum diferente poderá fazê-lo também.
Oi boa tarde então o filme solicitado no trabalho não se encontra mais na Netflix então a questão deverá ser anulada?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá professora daiane!!!!!! Gostaria de saber o que vai acontecer com a questão do filme, pois o filme não se encontra na Netflix!!!!! Gostaria de saber como farei o trabalho?
ResponderExcluirSlk,muita coisa ,eu vou dormir
ResponderExcluirBah sora!
ResponderExcluirAmei os execicios, obrigado eu ja estava sentindo falta.