Arte 9º A Professora Anelise


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 3 – dia 06/04/2020

Leitura de Imagem e Releitura.


Muitas pessoas acabam confundindo o que seria “Leitura de Imagem” e “Releitura de Imagem”. Na verdade, uma depende da outra, para que uma releitura obtenha o sucesso desejado é necessário que haja uma leitura da obra original, abstraindo dela toda a informação necessária para que se possa então interagir nela.
Quando realizamos uma leitura de imagem temos que perceber as informações que a obra traz
referente a linguagem visual, (ponto, linha, textura, forma, volume, luz, sombra, cores, primeiro e segundo plano), movimento artístico, nome do artista, ano da obra, se é uma paisagem, retrato, auto retrato, natureza morta..., após anotar todos esses elementos, organizar u texto com coerência que descreva, harmoniosamente esse detalhamento.
Porém a Releitura, é o momento que relemos, isso, lemos novamente só que agora priorizando o momento histórico, a relevância da obra na história da humanidade, a importância ou não do registro que o artista fez e cruzar com o momento atual, como as informações daquelas época podem ser ambientadas na mesma obra e o que ela pode dizer agora.
A Moça com Brinco de Pérolas - 1665, JohannesVermeer.


Essa obra em especial representa muito bem a importância da Leitura e da Releitura da  Imagem.
A obra Lição de Anatomia dr. Tulp, 1632- Rembrant, mostra a curiosidade do homem diante do estudo da própria matéria. Hoje, passados mais de 4 séculos, o homem estuda o corpo frágil diante de uma pandemia mundial, o corpo continua o mesmo, as dúvidas e as curiosidades sobre ele talvez sejam as mesmas, porém inquietudes dos homens atravessaram o tempo, assim como as doenças, que evoluíram e modificaram.

Interaja com o Retrato de Frida Kahlo,
Seja criativo e abuse das cores!

“aonde não puderes ser feliz, não te demores...” Frida Kahlo



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 4 – dia 13/04/2020

TARSILA DO AMARAL E A OBRA OVO DE URUTU

A obra Urutu apresenta símbolos muito importantes para o movimento artístico Brasileiro, em especial a Antropofagia. Em 1920, Tarsila do Amaral foi a Paris estudar pintura e escultura e conviveu com grandes artistas dessa época.
Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna (1922) acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Segundo o movimento antropofágico, a arte brasileira não deveria ignorar a cultura estrangeira, mas também não deveria imitá-la. Logo, a arte internacional seria base e inspiração para a arte brasileira. A cobra grande apresentada no quadro de Tarsila é um bicho que assusta e que tem o poder de “deglutição”. A partir de então, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo. A combinação do poder de deglutição com o surgimento de uma novidade caracteriza o movimento modernista. Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade (com que namorava nessa época), Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado.
Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).

Proposta de atividade: (responda no caderno).

O que o Movimento Antropofágico dizia sobre a Arte Brasileira?
Quanto tempo durou o “Movimento Pau Brasil”?
O Grupo dos Cinco era composto por quais artistas?
O que significa a obra “Urutu”?
 O que a obra “Urutu” apresenta?
Quais outras obras você conhece da artista Tarsila do Amaral?
Você terá que reproduzir uma releitura da obra Ovo de Urutu, baseada no exemplo a seguir, aonde
você irá registrar através de fotografia e posteriormente levar sua escultura para compartilhar na volta
desse recesso escolar.





ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 5 – dia 20/04/2020


“SOMOS PARTE DA TERRA E ELA É PARTE DE NÓS.”

PINTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA


Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no século 20 a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professores. Mas, a maior contribuição que os povos da floresta conseguiu deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A Tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensinam que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e inter-relações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo que do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes.
Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um.
Eles pintam o corpo para enfeitá-lo e para defendê-lo contra o Sol, os insetos e os espíritos maus. Também para revelar de quem se trata como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Caprichar na tinta, nas cores e nos desenhos garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é geralmente uma função feminina; a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Assim como a pintura corporal, a arte plumária serve para se enfeitar, como mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e majestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.








ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 6 – dia 27/04/2020.




Durante esse período de estudos, realizamos um tour pela arte popular e pelas releituras na arte, uma forma prazerosa de conhecer os diferentes caminhos que a arte nos permite vivenciar.
Hoje nós vamos falar das cores, tão essenciais e tão significativas em nossas vidas. As cores muitas vezes demonstram um pouco do nosso perfil, do nosso estado de espírito.

Vermelho: É uma cor viva e forte, expressando facilmente o estímulo, força, paixões e sexualidade.

Amarelo: Também é uma cor poderosa, pois além de ativar mecanismos como o do raciocínio e da comunicação, ela tem o poder de afastar as ideias fixas, estimulando a inteligência e a criatividade.

Laranja: Bem próxima do amarelo, o laranja é facilmente associado à compreensão por meio de momentos difíceis, de rejeição. Mas também podem expressar a força da restauração depois de um período difícil, trazendo alegria, generosidade e sabedoria.

Verde: É responsável por energizar o corpo e a alma, transmitindo boas vibrações para quem fica ao seu redor. Ele é calmante e facilita o equilíbrio, muito disso por ser conhecido como a cor da natureza.

Azul: Famosa por ser a cor do equilíbrio, serenidade e paz, o azul é responsável por tranquilizar o corpo e a mente. Conhecido por ser a cor do céu, ele promove calma e relaxamento.

Rosa: É facilmente associada ao amor, harmonia, união e felicidade. Ele traz uma energia que ajuda muito no equilíbrio dos relacionamentos (inclusive de amor).

Lilás: Já o lilás ou o violeta é uma cor muito espiritual, tendo uma relação muito mística. Ela tem o poder de despertar a espiritualidade, limpando os ambientes e trazendo mais leveza

Preto: Associada à sabedoria e à inteligência; pode, também, transmitir elegância, principalmente quando combinada com outras cores. Entretanto, é importante ponderar o uso, pois quando colocada em excesso, pode transmitir uma energia pesada, como o pessimismo e até depressão.

Branco: É a cor mundial da paz e pode abrir muitos bons caminhos. Explorar branca traz um sensação de limpeza e purificação.

Atividade

É hora de exercitar a criatividade e a poética, para essa tarefa você deve colocar uma playlist que você mais gosta, que temais a ver com você, de preferência com fones de ouvido, para que não haja interferência dos sons exteriores.
Comece a desenhar, escrever, rabiscar, inserir fotos, recortes... pense no momento atual, pessoas que estão fazendo falta, rotinas modificadas, pense sobre o perdão, sobre o erro, sobre o acerto..., vá registrando tudo, isso é criação artística, não economize nas cores, apenas deixe fluir, o resultado será maravilhoso.
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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 7– dia 02/06/2020.

MÚSICA

Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.
A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.
A música consegue combinar sons e silêncio como nenhuma outra arte existente. Por ser bastante variável possui muitos elementos artísticos como melodia, harmonia, dinâmica e timbre. Há também muitos ritmos como as músicas eruditas, populares e folclóricas.
Atualmente, não há nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias. Devemos isso ao fato de que a música resgata emoções sentidas e lembranças remotas do ser humano, pois ela é atemporal.
Atualmente temos um leque de opções musicais que atendem aos mais variados gostos, que podemos destacar como os mais apreciados: clássica, MPB (música popular brasileira), samba, pagode, rock, sertanejo, funk, rap e hinos religiosos.
Além disso, somos um país com influências de várias nações. Por esse motivo, cada região é caracterizada por costumes diferentes, o que colabora para uma grande riqueza cultural no Brasil.
A música brasileira tem grande repercussão internacional e é referência em muitos países. Se você, apesar de ser brasileiro, ainda não conhece a variedade de estilos musicais que temos por aqui, chegou a hora de conhecer
O carimbó tem origem africana e é a grande referência da região Norte. O carimbó está presente, principalmente, no estado do Pará, pois, teve origem em Belém.
Frevo, maracatu, axé, forros e todas as demais variáveis. O Nordeste tem uma variedade de estilos em sua cultura musical.
Pagode, samba e bossa-nova são os três principais estilos do Sudeste brasileiro. Talvez, os mais conhecidos internacionalmente.
Milonga e fandango. Apesar de pouco comentados, são tradicionais do Rio Grande do Sul. A milonga é uma dança a partir do som de guitarras. De origem uruguaia, é comum no Brasil no pampa gaúcho.

Vamos colorir! Pode abusar das cores e das possiblidades, podem utilizar lápis de cor, canetinhas, glitter, cola colorida, giz de cera. Você tem a liberdade de escolher as cores, bem como o material a utilizar nesse momento. Coloque a música que você gosta e mãos a obra!






ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 8– dia 09/06/2020.

POÉTICA

Atividade


É hora de exercitar a criatividade e a poética, para essa tarefa você deve colocar uma playlist que você mais gosta, que temais a ver com você, de preferência com fones de ouvido, para que não haja interferência dos sons exteriores.

Comece a desenhar, escrever, rabiscar, inserir fotos, recortes... pense no momento atual, pessoas que estão fazendo falta, rotinas modificadas, pense sobre o perdão, sobre o erro, sobre o acerto..., vá registrando tudo, isso é criação artística, não economize nas cores, apenas deixe fluir, traga versos de letras musicais, desenhe, desabafe, o resultado será maravilhoso.


Essa atividade deve ser realizada em uma folha de ofício ou caderno de desenho!

Aproveite a oportunidade, apaixone se por essa experiência, sua entrega será o diferencial nessa atividade!

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