Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora: Daiane Disciplina: Educação Física
Trabalho Avaliativo
Assista o filme “Rainha de Katwe” , disponível no Netflix, e responda as seguintes perguntas:
Reescrava as fases na sequência correta de acordo com o filme, dividindo-as em 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase:
...momento em que sofre uma derrota em uma disputa internacional...
...após participar de um torneio no Sudão...
...aos 14 anos ganha o título de campeã do xadrez do País...
...xadrez é uma forma de poder...
...é vista pelos outros como alguém no nível mais baixo da hierarquia social...
Qual o nome da protagonista do filme?
Onde se passa o filme rainha de Katwe? Qual a real situação deste lugar?
O filme é baseado na vida real de uma atleta, quem é a verdadeira rainha de Katwe?
O Filme nos faz refletir sobre nossas capacidades, nossos objetivos e nossa visão sobre conquistas e vitórias, por isso, responda:
O que podemos pensar sobre a vida?
Porque o xadrez é considerado uma forma de poder?
A importância do professor para o sucesso da menina?
Qual o papel da família neste contexto social?
O que o esporte representa para a mudança de vida de quem o escolhe?
O que significa “Rainha de Katwe”?
A superação é um ingrediente necessário para por fim a um drama familiar. Você concorda com essa colocação: Justifique sua resposta.
O que dizer dos milhares de adolescentes que assim como ela tentam, mas nunca conseguem?
Quais os valores ensinados pelo filme?
OBS: Responda as perguntas em uma folha separada, com letra legível.
Não RASURE.
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período: 13/04 a 17/04
Trabalho Avaliativo
Pirâmide Alimentar
Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável logo nos vem à cabeça o questionamento de por onde começar. Por isso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar; ela indica quais são os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para o nosso dia a dia, promovendo a saúde e nos prevenindo de doenças.
Sabendo disto pesquise:
O que são alimentos?
O que é nutrição?
O que são nutrientes?
O que é pirâmide alimentar?
Quais os princípios da Pirâmide Alimentar?
Benefícios da Pirâmide Alimentar?
Quantas refeições diárias devemos fazer, no mínimo?
Liste os tipos de Pirâmide Alimentar?
Para que serve a Pirâmide?
Como dividir as calorias diárias entre os grupos alimentares?
Quais as desvantagens da Pirâmide Alimentar. Cite-as:
Os alimentos estão organizados em quatro níveis (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras) e oito grupos alimentares.
Pesquise os grupos alimentares colocando todo e qualquer tipo de informação:
OBS: As respostas terão que ser em folha separada
Não RASURE
Letra legível
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período: 20/04 a 24/04
Trabalho Avaliativo
Recorte e cole a informação nutricional dos alimentos industrializados que você consome diariamente:
Siga o exemplo:
Com essa atividade iremos descobrir quais os tipos de alimentos que ingerimos para obtermos energia para executarmos qualquer tipo de atividade.
Responda:
Porque temos que nos alimentar?
Seu corpo precisa de energia? Por quê? De onde ele retira essa energia?
Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes? Por quê?
Quais são os alimentos que você consome com maior frequência? Mostre nas suas imagens ou embalagens fazendo um círculo.
Preencha no quadro abaixo o seu nome e a turma;
Escreva os nomes dos alimentos que você consome, horários que faz as refeições e a classificação quanto aos tipos de alimentos.
Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes? Por quê?
Assista os vídeos
Alimentação saudável: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related. Acesso em: 18/10/10.
Carboidratos, Lipídios e Proteínas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SHEbtGXIHzI&feature=related. Acesso em: 18/10/10.
Responda o questionário abaixo baseado no consumo dos seus alimentos citados acima.
O que são e para que servem os carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas?
E quem come carboidratos e proteínas, terá mais ou menos energia para gastar?
Será que o individuo que consumi gorduras precisará fazer mais atividade física?
Qual é o principal nutriente que você está consumindo?
A sua alimentação está equilibrada?
OBS: As respostas terão que ser em folha separada
Letra legível
Não RASURE
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Atividades mês de Junho
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período: Junho
Aula Programada
Benefícios da atividade física para seu corpo, saúde e qualidade de vida
Os diversos benefícios da atividade física já não são segredo para ninguém. Quando um indivíduo abraça essa prática, é possível desfrutar de uma série de vantagens para sua saúde e qualidade de vida — seja no âmbito pessoal ou profissional.
Mas, infelizmente, nem todos investem na ideia, principalmente após a chegada da tecnologia, que, de forma indireta, incentiva a população a levar uma vida mais sedentária.
Por essa razão, é de extrema importância que as empresas realizem, frequentemente, campanhas para promover a prática regular de exercícios físicos, como uma maneira de manter o bem-estar de seus funcionários.
Os benefícios da atividade física são muitos, sendo que o principal deles está na possibilidade de prevenir que o indivíduo desenvolva uma série de doenças.
Diferentemente do que se imagina, não é preciso ser um atleta, de fato, para fugir do sedentarismo. Pelo contrário: ainda de acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente.
Tais atividades ainda podem ser divididas em três dias da semana, apresentando sessões de, no mínimo 10 minutos. Esta é, inclusive, uma excelente oportunidade para que os gestores implementem aulas de curta duração dentro do ambiente de trabalho.
Vamos falar da relação benéfica da atividade física no controle do estresse. Shakespeare, em Cymbeline, ato III, disse: “uma ou duas voltas eu andarei, para a minha mente acalmar”.
O dicionário define “estresse”, em termos humanos, como sofrimento, adversidade, aflição. A palavra inglesa “stress” é simplesmente uma forma encurtada de “distress”, que significa aflição, angústia, sofrimento. Os cientistas têm dificuldade em definir estresse, pois se trata de um fenômeno subjetivo e que difere para cada indivíduo. Ou seja, todos nós reagimos a ele de forma diferente.
Segundo Guiselini, recentes pesquisas têm dado uma importância significativa à prática regular de atividade física como uma maneira de combater o estresse.
A parte do cérebro que nos permite fazer exercícios, o córtex motor, está localizada somente a alguns milímetros da parte cerebral que controla as emoções e os pensamentos. Essa proximidade pode significar que, quando o exercício estimula o córtex motor, ocorre um efeito paralelo sobre a cognição, a emoção ou o estado psicológico.
Em uma revisão de estudos com, aproximadamente 1.500 indivíduos, os que mostravam aptidão aeróbica também apresentavam uma resposta da reatividade reduzida frente a uma ampla variedade de situações estressantes.
Em outro estudo, com 278 administradores de 12 corporações diferentes e duração de quatro anos, verificou-se que a atividade física tinha um efeito de tamponamento sobre a relação entre os eventos da vida e as doenças. Em outras palavras, administradores de corporações ativos apresentam menos problemas com saúde decorrentes do estresse do que os inativos.
O estresse é, geralmente, consequência da forma como enfrentamos as adversidades. A atividade física melhora a saúde psíquica, pois há um maior sentimento de controle e autoconfiança, mais interação social e elevação dos opiáceos corporais.
O estudo ainda revelou que apresentar bom poder aeróbico não está diretamente relacionado a um menor nível de estresse, e, percentualmente, indivíduos com alta capacidade aeróbica podem ter níveis altos de estresse.
Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:
redução da tendência à depressão;
aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
ajuda a dormir e a repousar melhor;
melhora da autoimagem.
A vigilância à saúde, modelo de atuação fundamental no campo da saúde ocupacional, deverá seguir a lógica das decisões baseadas em evidências.
O paradigma “physical activity-health” (atividade física-saúde) é uma ideia baseada em muitos conceitos e premissas bem estabelecidas cientificamente. Como se sabe, o paradigma é validado por relativa consistência dos dados e de diferentes tipos de estudos específicos. Eles indicam, neste caso, que, em geral, os indivíduos com hábitos de vida mais ativos estão associados a melhores condições de saúde.
Os benefícios biológicos e psicológicos atribuídos ao exercício físico são extremamente variados e diferem substancialmente quanto à documentação científica.
Algumas dessas vantagens foram definitivamente estabelecidas e podem ser obtidas por qualquer pessoa que se exercite de forma apropriada e queira melhorar sua capacidade aeróbica. Outros benefícios da atividade física, frequentemente apontados pelos defensores dos exercícios, normalmente não ocorrem, sendo que, por vezes, é dada uma orientação imprópria que pode colocar os pacientes em risco.
Embora a ideia de que o exercício físico pode promover a saúde não seja nova, muitos dos detalhes relativos a benefícios específicos para a saúde e necessidade de exercícios ainda não são muito discutidos e permanecem sob investigação.
Diferentes associações de saúde no mundo (como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras) recomendam a prática regular de atividades físicas para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares, além de outras complicações crônicas.
Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos. Isso significa que há uma interessante relação risco/benefício. A íntima relação entre ventilação, circulação e metabolismo durante o exercício é clara:
os pulmões recebem mais ar e difundem uma quantidade maior de oxigênio no sangue;
o coração aumenta de tamanho e pode bombear mais sangue por batimento. O órgão também bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício;
os músculos que utilizam o oxigênio para produzir energia adquirem tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura.
Como começar a praticar atividades físicas?
Com a rotina repleta de atividades, o tempo para as atividades físicas fica comprometido. O ideal é praticar algum tipo de atividade física que movimente grandes grupos musculares como a natação, a caminhada e o ciclismo.
Procure adotar 30 minutos de atividades físicas nos seus dias. Algumas tarefas simples e rápidas podem ajudar a no início. Confira algumas dicas:
Optar por caminhadas em trajetos curtos;
Fazer uso de escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes;
Levar o cachorro para passear na rua;
Lavar o carro;
Andar de bicicleta;
Procurar companhia de outras pessoas para realizar exercícios, isso deixará a atividade mais prazerosa e diminuirá o risco de desistência.
É fundamental ainda beber bastante água e ter uma alimentação saudável. Lembre-se que a dieta balanceada também é indispensável para a manutenção da saúde.
Leia o texto acima, reflita sobre como anda sua saúde, seu corpo, sua mente.
Como as nossas aulas programadas estão sendo muito ativas, iremos continuar com esse ritmo, com uma aula prática e funcional.
*Reuna sua família
*Coloque uma roupa adequada para a prática
*Ligue o som naquela música preferida
*Mantenha a distância
E borá lá colocar o corpo em movimento!!!
**mínimo 3 vezes por semana.
Ao término de cada treino, respire fundo dê uma caminhada curta para recuperar a frequência e não baixe a cabeça....... vá com calma e no seu tempo.
Registre este momento com vídeos ou fotos
1ª SEMANA DE TREINO !!!
Repita o treino durante uma semana, no mínimo, 3x na semana com intervalo de 1 dia
Exemplo: segunda, quarta e sexta ou como preferir.
Aquecimento:
30x polichinelos 
20x agachamentos
30x Corridinha no mesmo lugar
Vamos começar o Treino Funcional !!
Abdominal Reto------ 20 vezes
Flexão na parede ----------- 20 vezes
Afundo/ passada para trás coluna ereta----------- 20 vezes
Prancha reta-------------- 20 vezes
Agachamento com salto--------------- 20 vezes
Prancha lateral------------- 20 vezes cada lado
Faça as séries com intervalos de 10 segundos entre uma e outra
Reiniciando com 30 segundos de polichinelo
NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR O CORPO COM ÁGUA.
2ª SEMANA DE TREINO !!!
Aquecimento
20x Corrida lateral
(coloque duas cadeiras á uma distância de 2m uma da outra)
10x Corrida vai de frente e volta de costas
( aproveitando as cadeiras do 1º exercício)
30x polichinelo
Vamos começar o treino funcional !!!
Apoio---------------------05 VEZES
Abdominal------------------- 20 vezes
Agachamento na parede joelhos num ângulo de 90º-------------- 20 vezes
Abdominal----------------- 20 vezes
(mãos embaixo da lombar)
Flexão de braço------------------- 20 vezes
Abdominal---------------- 20 vezes
Agachamento com abertura lateral----------------10 vezes para cada lado
Flexão e extenção do quadril-------------------- 20 vezes
Agachamento com salto------------------- 20 vezes
**mínimo 3 vezes por semana.
Ao término de cada treino, respire fundo dê uma caminhada curta para recuperar a frequência e não baixe a cabeça....... vá com calma e no seu tempo.
NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR O CORPO COM ÁGUA.
Como vocês já sabem, pois estudamos em aula sempre depois de um treino ou de qualquer atividade física que seja intensa, leve ou moderada devemos fazer ALONGAMENTO. Segue abaixo alguns desses alongamentos para serem feitos após os exercícios. Caso saiba de algum diferente poderá fazê-lo também.
Oie sora aqui e a evillyn eu tenho uma duvida pq n achei em lugar nenhum o filme da rainha de katwe
ResponderExcluirOi, aqui é a jamilly. Não achei o filme rainha de katwe em nenhum lugar
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