Prof. Irajá ferreira
EDUCAÇÃO FÍSICA EJA T9
ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTENSOS
A hipertensão arterial sistêmica representa uma das maiores causas de morbidade cardiovascular no Brasil e os resultados de estatísticas recentes evidenciam que, dependendo da região do Brasil, de 22% a 44% da população urbana adulta são portadores dessa doença.
Vários estudos mostram que existem alguns fatores, considerados fatores de risco que, associados entre si e a outras condições, favorecem o aparecimento da hipertensão arterial, tais como idade, sexo, antecedentes familiares, raça, obesidade, estresse, vida sedentária, álcool, anticoncepcionais, alimentação rica em sódio e gorduras. O tratamento da hipertensão arterial é baseado em três recursos, os farmacológicos, os não-farmacológico, e adesão do paciente ao tratamento. Desta forma, modificações no estilo de vida, incluindo exercícios físicos, são recomendadas no tratamento da hipertensão arterial.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia e os órgãos competentes internacionais recomendam que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercício físico regular, desde que submetidos à avaliação clínica prévia. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a cinco vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração, realizadas com frequência cardíaca entre 60% e 80% da frequência cardíaca máxima ou entre 50% e 70% do consumo máximo de oxigênio.
Os exercícios aeróbios (caminhada, corrida, bike...) são sabidamente benéficos ao hipertenso tendo uma influencia tão significativa como a de alguns medicamentos anti-hipertensivos. A adaptação da Frequência Cardíaca (F.C.) ao exercício aeróbico (bradicardia de repouso) é outro ponto significativo na melhora do quadro hipertensivo. Atualmente os exercícios de força (principalmente a musculação) tornaram-se mais um aliado no tratamento da HA, como complemento à atividade aeróbica. Tempos atrás essa indicação seria julgada de forma negativa, porém estudos recentes comprovam benefícios significativos para estes indivíduos. Apesar de serem observados picos pressóricos durante esse tipo de treinamento, após o exercício observa-se um quadro de hipotensão (baixa da PA) que em longo prazo provoca adaptações positivas.
O hipertenso sempre deve evitar a manobra de Valsalva (exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado), pois esta reação respiratória eleva os níveis pressóricos de forma desnecessária.
Assim, a atividade física bem orientada, dentro dos níveis de intensidade e volume recomendados, pode e deve ser indicada ao indivíduo hipertenso, agindo de forma imprescindível na melhora do quadro geral de sua saúde.
RESPONDA:
1) O que acontece com a pressão arterial durante o exercício físico?
2) Porque a atividade física reduz a pressão arterial?
3) Tem como se livrar da pressão alta?
PROF. IRAJÁ FERREIRA
QUESTÕES VIDA SAUDÁVEL
EDUCAÇÃO FÍSICA – EJA T9
Existe corpo perfeito? Por que existe um ideal de beleza?
O que é bulimia?
O que é anorexia nervosa?
Porque a atividade física esporádica é perigosa para nosso organismo?
Doenças do coração e atividade física: qual a relação?
Como a atividade física ajuda em relação ao estresse e a ansiedade?
DATA DA ENTREGA: QUANDO VOLTARMOS PARA AS AULAS PRESENCIAIS
P.S. Colocar a fonte da pesquisa.
Prof. Irajá ferreira
EDUCAÇÃO FÍSICA EJA T9
TEXTO PARA LEITURA
AS ATIVIDADES FÍSICAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
* Prática esportiva coletiva: momentos de encontros e estabelecimento de relações interpessoais que proporcionam vivências de sentimentos de pertencimento à grupos sociais, importantes para as relações humanas.
Como todo indivíduo é um ser social e a todo momento se relaciona com outras pessoas e com o mundo, é fácil entender que enquanto se cuida da saúde praticando atividades físicas, cria-se laços afetivos em grupo! Esteja antenado para descobrir a força de “todo mundo junto e misturado” e seus benefícios.
Ao rever a história da humanidade é possível perceber a presença da atividade física associada a uma movimentação corporal produziu um aprimoramento de habilidades motoras prontas para garantir a sobrevivência do homem sobre a terra, ao passo, que estas habilidades também procuraram atender às necessidades e objetivos de cada época histórica. Com o avanço do estágio civilizatório da humanidade, estas habilidades motoras passaram a serem utilizadas com finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional.
Desde os primórdios da civilização, assim que o homem se pôs de pé, sempre necessitou da ação dos movimentos corporais. Segundo Ramos (1982, p.16), “o homem primitivo, tinha sua vida cotidiana assinalada, sobretudo, por duas grandes preocupações – atacar e defender-se”.
Analisando as ações do homem primitivo, podemos dizer que se tratava de um autêntico programa de atividade física com exercícios naturais. As ações como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foram facilitadas cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força, assinalando assim, a sobrevivência do homem primitivo através da aquisição de um verdadeiro repertório psicomotor.
(Fonte: Sidney Santos. A História da Educação Física e a Atividade Física ao Longo dos Tempos. Disponível em http://espaco10.com.br/blog/2012/09/25/a-historia-da-educacao-fisicia-e-a-atividade-fisica-ao-longo-dos-tempos.html#.UooNBIFIBkg, acesso em 15/11/2013.)
Movimentos corporais em tempos remotos. Desde o início, a movimentação corporal fez parte da história da humanidade.
As Lutas
Na história da humanidade o homem desenvolveu movimentos de defesa, inicialmente contra a hostilidade advinda do meio ambiente, depois, para realizar a caça e conquistar as mulheres, seguido por razões de disputas políticas e territoriais. Essas manifestações sempre estiveram vinculadas as tradições e a cultura popular de cada civilização.
Ao longo do tempo utilizaram-se diferentes termos para designar essas práticas, sendo os termos Lutas e Artes Marciais os mais empregados em diferentes países. Outros termos são utilizados com menos frequência para designar essas práticas de combate, entre eles podemos destacar a Defesa pessoal, Duelo, Batalha, Pugna, Peleja, Prélio, Refrega, Esportes de Combate, Jogos de Luta, Jogos de Combate e Jogos de Oposição.
(Fonte: Tácito Pessoa de Souza Junior, Sérgio Roberto de Lara Oliveira, Sérgio Luiz Carlos dos Santos. Artes marciais, esporte de combate ou jogos de oposição? Disponível em http://www.efdeportes.com/efd148/artes-marciales-o-jogos-de-oposicion. htm, acesso em 15/11/2013.)
Combates corporais. Movimentações de defesa e ataque, caracterizando o que denominamos por lutas.
Exemplificando uma forma de Luta...
A Capoeira
Existe um sem número de histórias e mitos sobre esse assunto. Porém, por enquanto, só há pistas sobre seu surgimento, nas quais vários historiadores, no decorrer dos tempos, vêm reescrevendo sua trajetória. Não há ainda uma data estabelecida ou um local que possa ser apontado como seu berço. O que temos de concreto é que esta manifestação – que é um misto de luta, dança, brincadeira, teatralização, jogo, enfim... – vai ter sua origem a partir do tráfico de escravos. (SILVA, 2001, p. 132-133).
Figura 5: Jogar Capoeira ou Danse de laGuerre, 1935
[...] os escravos africanos não possuindo armas suficientes para se defenderem dos inimigos, senhores de engenhos, e movidos pelo instinto natural de preservação da vida, descobriram no próprio corpo a essência da sua arma: a arte de bater com o corpo, tomando como base as brigas dos animais, suas marradas, coices, saltos e botes, aproveitando ainda as suas manifestações culturais trazidas da África para criarem e praticarem a capoeira.
(Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf>, acesso em 17/07/2013.) SANTOS, 1990, p. 18
Os Jogos
Desde os mais remotos tempos, quando a espécie humana surgiu no planeta, nasceu junto a ela uma necessidade vital para seu crescimento intelectual: jogar.
Manuscritos milenares falam de jogos praticados em todas as regiões do planeta. Dificilmente se poderá delinear exatamente qual foi o primeiro jogo surgido no mundo. Adeptos da teoria Darwiniana afirmam que foi um jogo chamado de Jogo da Evolução, praticado pelos Neanderdhal. Consta que era um jogo bem simples e rude, jogado com um grande osso. Marcava-se pontos destroçando a cabeça dos adversários e com isso conseguindo o domínio de territórios.
A história prossegue com o mundo dos jogos tendo seus períodos de altos e baixos, ora fazendo grandes nomes, ora produzindo verdadeiros algozes. Apesar de todas as dificuldades, os jogos proliferaram pelo mundo e com o advento das grandes navegações as culturas se encontraram e trocaram informações.
Jogos e brincadeiras são perfeitos para alegria e desenvolvimento. Trazem em geral benefício, conhecimento e diversão para todas as idades sem preconceito ou qualquer discriminação.
(Fonte: Mário Lucio Zico. A História dos Jogos. Disponível em http://www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp, acesso em 15/11/2013.)
Jogos coletivos: formas de convívio fraterno com diversão e prazer.
Exemplificando uma forma de Jogo...
Os Jogos Populares
Os jogos populares sempre estiveram presentes na vida cotidiana, não se sabe o criador desses jogos, eles já vêm sendo praticados e transmitidos desde épocas mais remotas. Podem ser encontradas em todos os lugares e em diferentes sociedades. E é fato que povos antigos como os da Grécia e do Oriente brincaram de amarelinha, empinavam papagaios, jogavam pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Tais jogos foram transmitidos de geração em geração através dos conhecimentos empíricos e permanecem na memória.
De acordo com Vieira e Cavalcante (2002, p. 45), Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem está na cultura popular. Uma das características dos jogos populares, é que as mudanças dentro do jogo ficam a critério dos participantes, e para que possam ser desenvolvidas não se faz necessário a utilização de materiais industrializados, sua pratica é realizada em convívio harmonioso, de forma livre espontânea e prazerosa, sendo uma manifestação desenvolvida desde os tempos mais antigos, que visa a ludicidade.
(Fonte: Joaquim Rangel Lucio da Penha. JOGOS POPULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em http://www.arti-gonal.com/educacao-infantil-artigos/jogos-populares-no-ensino-fundamental-4054951.html, acesso em 15/11/2013.)
As Atividades Rítmicas e Expressivas
Se buscarmos a ideia de ritmo em alguns dicionários, encontraremos um termo derivado do grego rhytmos, e que mantém seu significado em alguns idiomas (como em espanhol, inglês e português), designando tudo aquilo que se move, que flui de modo sequencial ou que tem movimento regulado. O ritmo que envolve os movimentos corporais pode ser definido como a compreensão original do tempo que nós exercemos com o corpo, antes mesmo de representá-lo com o pensamento (HELLER, 2003 apud KUNZ, 2003).
Por isso, consideramos que o ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida, abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente.
Buscando a ideia de expressão corporal podemos compreendê-la como uma das primeiras formas de comunicação humana. A expressão corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.
(Fonte: Atividades rítmicas. Disponível em http://movimentoccm.blogspot.com.br/p/atividades-ritmicas.html, acesso em 15/11/2013. Texto adaptado pelas autoras.)
Exemplificando uma forma de Atividade Rítmica e Expressiva...
A Dança
Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes.
Por esta definição, vê-se que a dança não é algo restrito a poucos. Logo, qualquer indivíduo pode praticar e se expressar com movimentos cadenciados e no ritmo de uma música! Então, qual é a fórmula correta de dançar? Resposta: não existe fórmula. A melhor forma é o seu modo de se expressar corporalmente!
A dança é uma manifestação cultural que está presente na vida em sociedade, como por exemplo em festas populares, na família e na escola. É uma forma de expressão e de linguagem corporal, e a sua prática contribui para a promoção da saúde. Pode ser vivenciada individualmente ou em grupos. Existem muitos estilos de dança, que vão desde os clássicos, como o balé, até aos populares, como hip hop e breakdance.
Quer conhecer mais? Faça um passeio nas academias, festas e comunidades da sua região e aprecie as tantas formas de danças que acontecem por aí! Após, liste os inúmeros estilos encontrados. Quem sabe você não se anima em começar a praticar um deles?
As Ginásticas
A ginástica, enquanto atividade física, tem sua origem na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.
Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos. De fato, os mesmos a conceberam como uma forma de busca por corpos e mentes sãos, dando à modalidade um papel fundamental na busca do equilíbrio entre aptidões físicas e intelectuais. Além disso, a valorização grega do ideal de beleza humana favoreceu ainda mais a evolução da ginástica, uma vez que sua prática era vista como uma forma de cultuar o corpo.
Posteriormente, na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar. Para a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX o seu grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos. Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver.
(Fonte: História da Ginástica. Disponível em http://www.historiadetudo.com/ginastica.html, acesso em 15/11/2013.)
Exemplificando uma forma de Ginástica...
A Ginástica Funcional
Podemos definir movimentos funcionais como aqueles que utilizamos durante qualquer tarefa diária. Executamos esses movimentos automaticamente e esquecemos que eles foram aprendidos naturalmente, durante os primeiros passos de nossa vida, sem precisar que alguém nos ensinasse. Exemplo: correr, andar, pegar, agachar, etc. Então, podemos dizer que Ginástica Funcional veio resgatar esses movimentos que havíamos esquecidos devido a uma série de motivos. Assim, músculos que eram exigidos, hoje estão ficando hipoativos (pouco ativo), um grande exemplo disso são os músculos dos pés. Quando andávamos descalço eles eram solicitados, hoje andamos de sandálias, tênis, sapatos tornando esses músculos hipoativos. Pode-se dizer que treinamento funcional refere-se a um conjunto de métodos e exercícios utilizados com o fim de desenvolver as capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação.) do praticante de forma integral e especifica para o seu dia-dia.
(Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado. Disponível em http://www.portal educacao.com.br/educacao-fisica/artigos/30419/treinamento-funcional-e-seus-beneficios#ixzz2l11VbbDc, acesso em 15/11/2013.)
Ginástica Funcional: movimentos da vida cotidiana.
Os Esportes
É Inegável o potencial de mobilização que o esporte apresenta na contemporaneidade. Não precisamos de muito esforço para identificar que na sociedade atual, esta prática corporal se constitui como um espaço social a mobilizar pessoas de diferentes etnias, e gêneros.
Os eventos esportivos são exemplares dessa afirmação, pois neles podemos visualizar uma espécie de expressão pública de emoções socialmente consentidas: o congraçamento, a rivalidade, o êxtase, a violência, a frustração, a explosão em aplausos e lágrimas de sentimentos que fazem vibrar a alma dos sujeitos e das cidades no exato momento em que vivificam a tensão entre a liberação e o controle de emoções individuais.
Vale ressaltar que o esporte que hoje vivenciamos é aquele que se consolida no fim do século XIX e início do XX e que se traduz como signo de uma sociedade que enaltece os desafios, as conquistas, as vitórias, o esforço individual. O esporte que passa a ser ensinado consoante as regras sociais e morais desse tempo e que, ao modificar alguns dos antigos jogos populares, impõe a necessidade de uma educação do corpo e do espírito dos jovens de forma a despertar lideranças e a personificar, em carne e osso, os ideais representativos de um grupo social específico.
O esporte é plural e manifesta-se de diferentes maneiras em diferentes culturas e tempos e a essas manifestações agregam-se múltiplos valores. Solidariedade, consagração, celebração, são palavras por demais positivas se pensarmos nas zonas de sombra que também residem no interior do mundo esportivo. Nacionalismos exacerbados, exploração comercial e econômica, corrupção, especialização precoce, doping, violência, discriminação sexual também tem sido temas a fazer parte do cotidiano esportivo mesmo que, por vezes, os minimizemos e busquemos, a todo custo, recuperar a tradição e com ela fazer valer o que do esporte pode ser identificado como promotor de uma humanidade imanente a cada um de nós.
(Fonte: Silvana Vilodre Goellner. Esporte moderno: memória e história. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd77/ esporte.htm, acesso em 15/11/2013.)
Várias modalidades esportivas
Prof. Irajá ferreira
EDUCAÇÃO FÍSICA EJA T9
RESPONDA
(COM BASE NO TEXTO: AS ATIVIDADES FÍSICAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE)
1) Na maioria das atividades físicas que praticamos ou vemos a prática, quais movimentos são considerados como “exercícios naturais?”
2) A atividade física natural passou a ter finalidade de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional. Explique.
3) Por que na espécie humana, desde que surgiu no planeta, JOGAR é uma necessidade vital para seu crescimento intelectual?
4) O ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida, abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente. De exemplos de RITMOS presentes na nossa vida.
5) Quais são os valores, segundo o texto que o ESPORTE agrega em nossa vida?
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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Prof. Irajá Ferreira
EDUCAÇÃO FÍSICA EJA T9
01 a 05/6
DICAS PRA UMA MENTE E UM CORPO SAUDAVEL
Mantenha uma rotina
Organize o seu dia e suas tarefas por ordem de prioridade. É importante determinar quais os momentos que você terá para estudar e realizar suas atividades e quais momentos você poderá ficar livre.
Não perca contato com as pessoas
Utilize as redes sociais para entrar em contato com as pessoas. A distância é um grande causador de sofrimento durante a quarentena, mas ligações e videoconferências podem ser uma forma de minimizar os impactos.
Delimite um horário para ver notícias
É importante estar informado durante a pandemia. No entanto, estar constantemente procurando notícias e informações pode causar estresse e ansiedade. Além disso, podemos encontrar diversas fake news. É importante que busquemos as informações em fontes confiáveis e seguras, como no site oficial da Organização Mundial de Saúde.
Autocuidado
Não esqueça que, durante este período, é importante que você esteja bem fisicamente e emocionalmente. Para manter ou melhorar a imunidade é essencial que você se hidrate, mantenha uma alimentação saudável e o sono regulado. A atividade física também é um fator importante para a regulação da imunidade e para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Use também o tempo para realizar tarefas que gosta de fazer.
Não se julgue
No momento repleto de incertezas, preocupações e mudanças de rotinas que estamos vivenciando, é possível que em alguns momentos fiquemos tristes e ansiosos. Não tem nada de errado em se sentir assim. Tente escrever um diário ou faça uma lista sobre o que está sentindo para procurar compreender os sentimentos. Lembre-se que esses sentimentos não te definem e que logo vão passar, não serão para sempre.
Questões:
1) Está fazendo alguma atividade física em casa? Na rua?
2) E a sua mente? Já pensou em uma atividade física como uma atividade que pode ser um antiestresse para controlar a ansiedade e ir colorindo a vida??? Escreva sobre isso (pequeno texto).
Desejo muito que todos estejam bem!!!!!!!
Abraços!!!!!!
PROF. IRAJÁ FERREIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA – EJA T9
08 a 12/6
Tema Transversal
Higiene Pessoal e o COVID 19
Assista os VIDEOS nos Links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=F6nIQhxvUAg
https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=Gl8Yh6QPPpA&feature=emb_logo
- Essas informações nos vídeos estão atualizadas? Que outras contribuições podemos acrescentar para complementar o assunto?
Leia o TEXTO abaixo com atenção!!!!!
É muito importante que cada pessoa aja com responsabilidade, praticando o autocuidado, além de estender os cuidados aos meninos e meninas sob sua responsabilidade.
Mudança de hábitos é fundamental
O momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e também contribuir para a contenção da pandemia.
Fique atento às medidas preventivas:
Utilize álcool 70% com glicerina, que é muito eficaz para a higiene das mãos.
Lave as mãos com água e sabão sempre que estiverem sujas.
Evite tocar a boca, o nariz e os olhos sem antes higienizar as mãos.
Não compartilhe copos, talheres e outros objetos pessoais.
Mantenha os ambientes ventilados. Abra as janelas e portas mesmo em dias frios.
Evite aglomerações e contato com pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
Ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço para evitar a disseminação do vírus.
Cumprimente as pessoas sem aperto de mão, beijos ou abraços.
Supervisione para que crianças menores, que costumam levar objetos à boca, não compartilhem itens com outras crianças.
Sobre o uso de máscaras cirúrgicas
Outro ponto importante é em relação às máscaras, que são utilizadas para prevenir a transmissão de infecções. O uso dessas máscaras deve ser feito por todos e por indivíduos que já estão com alguma doença respiratória (coriza, tosse e/ou espirro) e cuidadores ou profissionais de saúde que estão envolvidos diretamente com o doente.
Espero que todos estejam bem!!!
Abraços!!!!!!!!!
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