ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 2º ano
Aula Programada 3 – dia 06/04/2020
Assistir ao Filme Com Amor Van Gogh
Ano: 2017
Título Original: Loving, Vincent
Dirigido por: Dorota Kobiela e Hugh Welchman
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)
Com Amor, Van Gogh é uma obra-prima. Por mais que o termo possa soar como um trocadilho simplório com a estética do longa, não há outra palavra para descrevê-lo. Lançado em 2017, está agora disponível na Netflix.
Indicado ao Oscar de Melhor Animação, Com Amor, Van Gogh é uma audaciosa e inovadora produção que levou mais de 100 artistas, durante seis anos, a reproduzirem sobre as filmagens os efeitos de pintura a óleo e estética única do pintor em mais de 65 mil frames.
E pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que a obra é uma homenagem das mais dignas e magníficas já feitas sobre o pintor holandês.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 2º ano
Aula Programada 4 – dia 13/04/2020
Arte e Cultura
A arte se faz presente, no dia a dia sendo responsável por registrar, ilustrar e eternizar muitas vezes fatos históricos, heroicos ou bizarros. Pensando na Páscoa e como a arte poderia resgatar algumas simbologias que se desprendessem um pouco do consumismo e do clichê, vamos pensar na simbologia da páscoa.
Você lembra dos símbolos da páscoa?
Por que ela não tem uma data fixa no calendário?
Por que as pessoas, escondem ninhos recheados de ovos de chocolates e guloseimas embaixo da cama?
E o fundamental, por que uma data cristã tornou se um momento de consumismo entre família e comércio?
Vamos entender um pouco desta história
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e quer dizer: passar além ou passagem e é uma festa comemorada pelos Judeus e Católicos da Igreja Romana e Ortodoxa, mas de formas diferentes.
Para os Judeus a Páscoa é a comemoração da libertação dos que eram escravos no Egito. Ainda dentro da concepção judaica, a Páscoa também é a comemoração da vida do povo em liberdade, da formação da nação judaica e o advento dos Dez Mandamentos. As comemorações duram 7 dias e neste período, é proibido que se coma alimentos ou bebidas fermentadas.
Para os católicos, a Páscoa é a comemoração da ressurreição de Cristo após sua morte na cruz. Simbolicamente, é a passagem da morte para a vida eterna, quando o espírito vence a matéria. A Páscoa cristã começou a ser comemorada no século II d.C, mas em 325 d.C., no Concílio de Nicéia, foi decidido que as Páscoas
Se pensarmos no significado da Páscoa para os povos pagãos, para os judeus e para a igreja católica, romana ou ortodoxa, vamos entender que existe um fio condutor, uma linha mestra em todos. Em todos os casos, Páscoa é a renovação da vida.
Se fizermos uma pesquisa sobre os símbolos da páscoa aparecerão o coelho, o ovo, a vela, o cordeiro, o peixe, o vinho, a coroa, a cruz e o girassol, cada um representando de certa forma a ressureição.
A partir desses elementos vamos pintar a “Releitura da obra Os girassóis de Van Gogh”, que tornou se um símbolo de resistência e perseverança pela vida “que sejamos como os girassóis, de frente pro sol e de costas para a escuridão”, você poderá utilizar as combinações de cores que desejar.
Esta é uma de quatro pinturas dos girassóis que datam entre agosto e setembro 1888. Van Gogh pretendia usar as pinturas para decorar a sala de Gauguin, na casa amarela de Arles, no sul da França. Ele e Gauguin trabalharam juntos entre outubro e dezembro de 1888.
As cores, sombras de amarelo e marrom, e a técnica expressam um belo mundo de esperança e sol. Na época em que este quadro foi pintado, a superfície do quadro, agitada, quase maníaca, refletia o estado de espírito do artista, que se aproximava do final trágico de sua vida.
Professora Anelise – Artes 2º ano
Aula Programada 5 – dia 20/04/2020
“SOMOS PARTE DA TERRA E ELA É PARTE DE NÓS.”
PINTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA
Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no século 20 a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professores. Mas, a maior contribuição que os povos da floresta conseguiu deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A Tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensinam que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e inter-relações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo que do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes. Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um.
Eles pintam o corpo para enfeitá-lo e para defendê-lo contra o Sol, os insetos e os espíritos maus. Também para revelar de quem se trata como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Caprichar na tinta, nas cores e nos desenhos garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é geralmente uma função feminina; a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Assim como a pintura corporal, a arte plumária serve para se enfeitar, como mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e majestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 2º ano
Aula Programada 6 – dia 27/04/2020
Para encerrarmos esse ciclo de atividades programadas, reservei para vocês uma atividade prazerosa e divertida, ela se chama hand lettering.
Para começo de conversa, o que é hand lettering?
Hand lettering é uma criação artística que tem mais a ver com o desenho e a pintura de letras do que com a escrita tradicional. Todo lettering é formado por diferentes formatos que se repetem. Assim, para se tornar proficiente é preciso muita paciência, precisão e criatividade. Existe uma grande quantidade de alfabetos e estilos de caligrafia para lettering, desde variações de letras de forma e letras cursivas, passando por técnicas avançadas tais quais faux calligraphy, bounce lettering e até brush lettering. Além disso, diferentes estilos podem ser combinados entre si, embelezados e modificados. Isso significa que não existe limites para a sua criatividade quando o assunto é hand lettering. Ainda assim, existem algumas regras básicas.
Confira algumas dicas para iniciantes:
Local apropriado: certifique-se de que você sempre terá bastante espaço e luz! Uma mesa bonita e bem iluminada vai fazer a sua criatividade aflorar e ajudar você a praticar por mais tempo.
Postura: já que você vai precisar praticar muito, especialmente no começo, é importante que você cultive uma boa postura desde o começo. Sentar-se de forma ereta não previne apenas dores desnecessárias nas costas, vai também ajudar a manter você na distância certa em relação ao papel, permitindo que você tenha uma visão panorâmica do seu trabalho.
Como você segura a caneta ou o lápis: acostume-se a, desde o princípio, segurar a caneta ou lápis entre o dedão e o indicador. Mantenha a ponta da caneta à certa distância da ponta dos seus dedos. Essa técnica vai ajudar você a prevenir o cansaço dos dedos, além de assegurar um bom controle.
Não tenha pressa: dedique-se a cada letra com muita paciência. Hand lettering se baseia na precisão e simetria da imagem criada pelas suas letras. Com uma prática regular, você vai melhorar em breve!
Primeiro exercite reproduzindo letras individuais, quando sentir segurança comece a escrever palavras curtas e significativas, estilo fé, luz, paz, você vai gostar do resultado.
Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=bTVz3sGZAO8
Agora mãos à obra.
Refaça o alfabeto no seu caderno de desenho.
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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 2º ano
Aula Programada 7– dia 02/06/2020.
MÚSICA
Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.
A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.
A música consegue combinar sons e silêncio como nenhuma outra arte existente. Por ser bastante variável possui muitos elementos artísticos como melodia, harmonia, dinâmica e timbre. Há também muitos ritmos como as músicas eruditas, populares e folclóricas.
Atualmente, não há nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias. Devemos isso ao fato de que a música resgata emoções sentidas e lembranças remotas do ser humano, pois ela é atemporal.
Atualmente temos um leque de opções musicais que atendem aos mais variados gostos, que podemos destacar como os mais apreciados: clássica, MPB (música popular brasileira), samba, pagode, rock, sertanejo, funk, rap e hinos religiosos.
Além disso, somos um país com influências de várias nações. Por esse motivo, cada região é caracterizada por costumes diferentes, o que colabora para uma grande riqueza cultural no Brasil.
A música brasileira tem grande repercussão internacional e é referência em muitos países. Se você, apesar de ser brasileiro, ainda não conhece a variedade de estilos musicais que temos por aqui, chegou a hora de conhecer.
O carimbó tem origem africana e é a grande referência da região Norte. O carimbó está presente, principalmente, no estado do Pará, pois, teve origem em Belém.
Frevo, maracatu, axé, forros e todas as demais variáveis. O Nordeste tem uma variedade de estilos em sua cultura musical.
Pagode, samba e bossa-nova são os três principais estilos do Sudeste brasileiro. Talvez, os mais conhecidos internacionalmente.
Milonga e fandango. Apesar de pouco comentados, são tradicionais do Rio Grande do Sul. A milonga é uma dança a partir do som de guitarras. De origem uruguaia, é comum no Brasil no pampa gaúcho.
Vamos colorir! Pode abusar das cores e das possiblidades, podem utilizar lápis de cor, canetinhas, glitter, cola colorida, giz de cera. Você tem a liberdade de escolher as cores, bem como o material a utilizar nesse momento. Coloque a música que você gosta e mãos a obra!
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 2º ano
Aula Programada 8– dia 09/06/2020.
POÉTICA
Atividade
É hora de exercitar a criatividade e a poética, para essa tarefa você deve colocar uma playlist que você mais gosta, que temais a ver com você, de preferência com fones de ouvido, para que não haja interferência dos sons exteriores.
Comece a desenhar, escrever, rabiscar, inserir fotos, recortes... pense no momento atual, pessoas que estão fazendo falta, rotinas modificadas, pense sobre o perdão, sobre o erro, sobre o acerto..., vá registrando tudo, isso é criação artística, não economize nas cores, apenas deixe fluir, traga versos de letras musicais, desenhe, desabafe, o resultado será maravilhoso.
Essa atividade deve ser realizada em uma folha de ofício ou caderno de desenho!
Aproveite a oportunidade, apaixone se por essa experiência, sua entrega será o diferencial nessa atividade!
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