Literatura turma 31 Professora Suzana


Atividade Programada – Literatura – turma 31.
Obs.: Somente para leitura.
Aula 1/4.

Parnasianismo.
Com o intuito de apreciar a arte clássica, o movimento Parnasiano
 visava recuperar o prestígio e o culto à perfeição formal, como
também, combater os traços de subjetividade da escola literária anterior,
a Romântica. Nesse sentido, uns de seus aspectos mais marcantes são: a
 retomada da valorização do universalismo, a harmonização de ideias e o
 afastamento do campo emocional.
CARACTERÍSTICAS DO PARNASIANISMO
Ao longo de nossos estudos sobre os movimentos literários, percebemos que
a maioria dos autores de uma determinada época tentam combater ou alterar
 um tipo de visão sobre uma escola literária anterior, com a apresentação de
 uma nova temática e de novos recursos estilísticos. No entanto, podemos
 observar também, o resgate de características pregadas no passado, como o Arcadismo (século XVIII), que pretendia reutilizar alguns aspectos do Classicismo.
Na metade do século XIX, como já estudamos, surgiram movimentos que visavam combater a subjetividade de Romantismo e, assim, promover uma aproximação com o mundo real, são elas: Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. Esta última foi a que mais se afastou do contexto histórico e social, evitando transmitir essas referências à sua produção literária.
Desse modo, o Parnasianismo acreditava que o Romantismo havia 
distorcido o valor artístico e o conceito de belo e se apoia na recuperação da arte clássica para reafirmar sua visão sobre o “fazer artístico”. Com isso, podemos destacar entre seus principais aspectos:
I- A linguagem culta e sofisticada;     
II- Arte pela arte (poesia voltada para si mesma);  
III- Racionalismo e objetivismo no tratamento do tema;
IV- Universalismo;
V- Forma clássica do soneto e presença de versos decassílabos; 
VI- Valorização da mitologia greco-latina;   
VII – Imparcialidade;     
VII- Contenção de Sentimentos.
É importante ressaltar que há poucas diferenças entre o Parnasianismo Europeu e o Parnasianismo Brasileiro. Inclusiva, na terra tupiniquim esse movimento adquiriu uma grande popularidade, uma adesão maior do que no continente europeu. Entre os autores brasileiros, podemos destacar: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho, Francisca Júlia e Teófilo Dias.
O autor Olavo Bilac é um dos principais autores desse momento literário, no entanto, devemos nos atentarmos à sua obra, pois a mesma apresenta alguns traços de patriotismo, subjetividade e de sentimentalismo amoroso, afastando-se da contenção amorosa. 





Atividade Programada – Literatura –Turma 31- Professora Suzana.
Aula 2/4.
Nome:
Obs.: Responder à questão conforme o resumo da aula anterior (Parnasianismo).

1-(ENEM) Mal secreto
Se a cólera que espuma, a dor que mora
N’aIma, e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;
Se se pudesse, o espírito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!
Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisível chaga cancerosa!
Quanta gente que ri, talvez exista,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!
(CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasília: Alhambra, 1995.)
Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que:
a) a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.
b) o sofrimento intimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.
c) a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.
d) o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.
e) a transfiguração da angústia em alegria é um artificio nocivo ao convívio social.









Atividade programada Literatura- turma 31 – Professora Suzana.

Aula ¾
Texto somente para leitura.

Nome:

O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
Literatura Realista

Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura. Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.

Podemos citar como importantes obras da passagem do romantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré de Balzac, O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen de Prosper Merimée e Almas Mortas de Nikolai Gogol.

Porém, a obra que marca o início do realismo na literatura é a obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras importantes obras são: Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon TolstóiOliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz.

REALISMO NO BRASIL 

Literatura realista brasileira

Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa. Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.








Atividade Programada – Literatura – turma 31-Professora Suzana.
Aula 4/4.

Fazer uma Pesquisa sobre a Semana de Arte Moderna e responda as questões abaixo:

a.            Qual foi o principal objetivo da Semana de Arte Moderna (SAM) no Brasil?
  1.  
c.            Quem leu o poema “Sapos”, na abertura da SAM? Qual escola literária o poema criticava? Justifique a sua resposta.
  1.  
e.            Cite os nomes dos principais artistas que participaram da SAM:
  1.  
g.            Quem idealizou a SAM?
  1.  
i.               Onde e quando aconteceu a SAM?
  1.  
k.            Se fosse nos dias atuais, o que você acha que seria criticado em um início de uma Semana de Arte Moderna no Brasil? (resposta pessoal). 
  1.  
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho
_________________________________

                    Atividades programadas de Literatura p/a t.: 31

PROFESSORA: Suzana Scholl        fone-997077926(dúvidas)
Aulas do mês de junho
Pesquisar e fazer anotações: (pode ser no caderno de aula)
1-O que foram as vanguardas europeias?


2- Pesquisar sobre os movimentos abaixo relacionados: 

  • Expressionismo
  • Cubismo
  • Surrealismo
  • Futurismo
  • Dadaísmo

                                        Se cuidem!!!!!!!!Até o retorno!!!!!!!



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