Matemática 11, 12, 13, 14 Prof. Quenia


Atividades Programadas de Matemática
Turmas: 11, 12, 13 e 14
Data: 06/04 até 10/04

Plano Cartesiano
                Criado por René Descartes, o plano cartesiano consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas. O plano cartesiano foi desenvolvido por Descartes no intuito de localizar pontos num determinado espaço. O ponto no plano é determinado por um par ordenado (x,y). As disposições dos eixos no plano formam quatro quadrantes, mostrados na figura a seguir:
             
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Acesse o site abaixo, veja os exemplos e faça as atividades interativas:
ü  Exemplos de pontos no plano cartesiano
ü  Pontos no plano cartesiano
ü  Praticar: Pontos no plano cartesiano
ü  Praticar: Problemas de plano cartesiano em todos os quatro quadrantes

Exercícios:
1) Marque os pares ordenados num gráfico (papel quadriculado). Una os pontos em ordem alfabética e descubra a figura que vai aparecer:


A(9,0)
B(8,1)
C(2,1)
D(0,7)
E(-2,8)
F(-1,1)
G(-8,1)
H(-9,3)
I(-11,3)
J(-10,0)
K(-11,-3)
L(-9,-3)
M(-8,-1)
N(-1,-1)
O(-2,-8)
P(0,-7)
Q(2,-1)
R(8,-1)
S(9,0)



                2) Quais são as coordenadas que estão indicando os estados:


a) Acre
b) Mato grosso do Sul
c) Rio Grande do Norte


d) Minas Gerais
e) Amazonas
f) Espírito Santo


g) Roraima
h) Rio Grande do Sul
i) Pará


j) Mato Grosso
k) Pernambuco
l) São Paulo



3) Identifique na imagem abaixo a localização:
a) Morcego
b) Balão que o menino está segurando
c) O primeiro pato que segue a mamãe pata
d) Macaco
e) Quadro que o homem tira foto
f) Cobra
g) Avião de papel
h) Skate

4) Marque os pontos abaixo no plano cartesiano utilizando a folha quadriculada:
# (1,2) (0,8) (0,12) (3,15) (5,15) (5,14) (3,12) (2,12) (2,9) (4,11) (6,11) (8,9) (8,13) (10,11) (14,11) (16,13) (16,7) (15,6) (13,5) (11,5) (9,6) (8,7) (8,4) (9,4) (9,2) (6,2) (6,6) (4,6) (3,5) (3,4) (5,4) (5,2) (1,2)
#(9,8) (9,10) (11,10) (11,8) (9,8)
#(13,8) (13,10) (15,10) (15,8) (13,8)
#(11,7) (12,8) (13,7) (11,7)

5) Identifique os pares ordenados desenhados no plano cartesiano:

AULAS PROGRAMADAS DE MATEMÁTICA
DATA: 13/04 ATÉ 24/04
TURMAS: 11, 12. 13 E 14
PROFESSORA QUENIA OLIVEIRA



TIPOS DE GRÁFICOS

Esquema visual de análise de dados



Os tipos de gráficos incluem diversas ferramentas na representação visual de fenômenos através de dados estatísticos. Eles resumem e facilitam a interpretação dos conteúdos, tornando-os mais atrativos.



Gráficos são esquemas que avaliam informações quantitativas, qualitativas e ordenadas baseadas em conceitos matemáticos. Por isso, entendê-los corretamente traz uma nova forma de leitura dos acontecimentos no mundo.



O que são gráficos?



Gráficas são representações utilizadas em análises informativas ou de valores numéricos. Esses dados são transmitidos por pontos, linhas e formas geométricas.



Servem para destacar a dimensão estática dos fenômenos, indicarem padrões e tendências, além de comparar determinadas circunstâncias em um período de tempo.





Normalmente são aplicados em pesquisas, concursos, vestibulares, nos meios de comunicação (jornais impressos, internet, TV, etc.) e em disciplinas escolares (matemática, história, química, física, entre outros).



Componentes do gráfico



Alguns elementos estão presentes em todos os tipos de gráficos. São eles:



Título: frases curtas com a palavra-chave do assunto apresentado.



Fonte: parte importante para dar credibilidade ao gráfico. Identificação da fonte (estudos científicos, órgãos públicos, instituições privadas, economistas, etc.) no qual a informação foi retirada.



Números: valores que são essenciais para a comparação dos fatos. Eles são organizados em ordem crescente e apontam quantidades e períodos (mês, semestre, ano).



Legendas: pequeno resumo das informações analisadas no gráfico. Podem ser colocadas em qualquer parte e destacadas por cores.



Tipos de Gráficos



Existem variados tipos de gráficos, que atuam conforme os dados coletados, e como serão transmitidos. Por esse motivo, nem todos eles são adequados em certas situações.



A escolha incorreta pode comprometer a análise dos números e a autenticidade da informação. Conheça a utilidade de cada um deles:



Gráfico de Colunas



O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, é usado na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal.









Modelo de gráfico vertical. (Foto: Educa Mais Brasil)





Modelo de gráfico horizontal. (Foto: Educa Mais Brasil)





Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente). Podem ser projetados em barras agrupadas, barras empilhadas, cones, cilindros e pirâmides.



Gráfico de Linhas



Também conhecido como gráfico de segmento, é utilizado para exemplificar parâmetros de evolução e regressão. Ou seja, sequências numéricas presentes em certos espaços de tempo.









Exemplo de gráfico de linhas. (Educa Mais Brasil)



Considere a sua aplicação caso não seja necessário discutir a continuidade das variações. São projetados das seguintes maneiras:



• Linha com marcadores

• Linha empilhada

• Linha empilhada com marcadores

• Linha 3D



Gráfico de Pizza









Tipos de gráficos: pizza. ( Foto: Educa Mais Brasil)





O gráfico de pizza ou gráfico de setores é adequado para estatísticas e percentuais (porcentagens). As partes, quando somadas, devem resultar no todo (100%). É viável para série de dados, valores positivos e diferentes de zero, menos de sete categorias avaliadas. Podem aparecer em 3D, pizza de pizza e barra de pizza.


Gráfico de Área



Semelhante ao gráfico de linhas com marcadores, destaca as alterações e compara as variáveis em relação ao tempo. Assim como o de pizza, representa partes de um todo e as categorias em duas ou mais dimensões.









Tipos de gráficos: área. ( Foto: Educa Mais Brasil)





Os tipos são: área 3D, área empilhada, área 3D empilhada e porcentual de área empilhada.



Gráfico de Dispersão



Também conhecido como gráfico de Scatter, esse tipo mostra a relação entre diferentes variáveis e seus resultados.



O uso desse modelo é aconselhado em trabalhos que destacam as semelhanças entre os valores sem o auxílio do tempo. Quanto mais dados forem incluídos, melhores serão as análises.









Tipos de gráficos: dispersão (Foto: Educa Mais Brasil)





Podem ser elaborados de tais formas:



• Dispersão com linhas suaves

• Dispersão com linhas suaves e marcadores

• Dispersão com linhas retas

• Dispersão com linhas retas e marcadores



Gráfico de Rede









Tipos de gráficos: rede. (Foto: Pixabay)





Fluxograma com sequências interligadas para determinar os dados que ainda não foram concluídos e as suas dependências. Desenhos com nós e flechas são os mais usados.



Histogramas



Assim como o gráfico de colunas, utiliza a distribuição e análise de dados estatísticos. A altura dos desenhos é proporcional a frequência dos acontecimentos e as barras são separadas entre si.









Modelo de histograma. (Foto: Educa Mais Brasil)





A variável precisa ser quantitativa e os valores de forma contínua. A depender da sua estética, são classificadas em:



• Histograma simétrico

• Histograma assimétrico

• Histograma Despenhadeiro

• Histograma com Dois Picos

• Histograma Platô

• Histograma Retângulos Isolados



Infográficos









Exemplo de infográfico. (Foto: Wikimedia Commons)





Entre os tipos de gráficos, essa categoria explora é a que mais explora imagens, desenhos e variados elementos visuais, tornando-os altamente atrativos ao público leitor. Por isso, é comum a aparição em matérias jornalísticas, livros didáticos e campanhas publicitárias.








Exercícios:

1) O gráfico a seguir mostra uma variação real do salário-mínimo, diferença entre o reajuste nominal e o INPC, no período de 2003 a 2018.



Disponível em:<www.dieese.org.br>. Acesso em: 4 nov. 2019 (Adaptação)

Com os dados do gráfico, é correto afirmar que a variação do salário-mínimo foi

(A) crescente entre 2003 e 2006.

(B) crescente entre 2007 e 2010.

(C) decrescente entre 2012 e 2015.

(D) decrescente entre 2015 e 2018.

2) O gráfico a seguir mostra a produção e as vendas de uma fábrica de liquidificadores nos quatro primeiros meses de 2019.



Com base nas informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar:

(A) Nesses quatro meses, o número de liquidificadores vendidos excedeu o número de liquidificadores produzidos.

(B) Os meses de maior e menor produção de liquidificadores foram abril e março, respectivamente.

(C) O número de liquidificadores produzidos em janeiro coincide com o número de liquidificadores produzidos em março.

(D) O número de liquidificadores produzidos em março coincide com o número de liquidificadores vendidos em abril.



3) Em um depósito, há determinado número de unidades de um produto, que será distribuído entre as lojas A, B, C e D. O gráfico mostra algumas informações da porcentagem, sobre o número total de unidades desse produto, destinadas a cada loja.



Sabendo que as lojas C e D, juntas, receberam 120 unidades do produto, então, o número de unidades recebidas pela loja A foi

(A) 192.

(B) 168.

(C) 144.

(D) 72.

(E) 48.

4) (Sejus ES – Vunesp). Observe os gráficos e analise as afirmações I, II e III.

Procura por graduação aumenta ano a ano

Explosão do número de inscritos

I. Em 2010, o aumento percentual de matrículas em cursos tecnológicos, comparado com 2001, foi maior que 1000%.

II. Em 2010, houve 100,9 mil matrículas a mais em cursos tecnológicos que no ano anterior.

III. Em 2010, a razão entre a distribuição de matrículas no curso tecnológico presencial e à distância foi de 2 para 5.



É correto o que se afirma em

(A) I e II, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

5) Pesquisar (jornal, revista, internet,...) um gráfico com seus elementos e analisar.

6) Assistir a vídeo aula:

https://youtu.be/P_SnCOqMYqQ



7) Construir um gráfico conforme as orientações acima. Troque nomes e valores.
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho

Atividades Programadas de Matemática
Turmas: 11, 12, 13 e 14
Data: 01/06 até 12/06
Professora Quenia Oliveira
Atividade 1


Como você está?

Essa pandemia nos trouxe muitos momentos nunca vividos antes, e quero saber como está se sentindo em meio a tudo isso. Quais as dificuldades, quais os benefícios, como vê esse retorno as aulas e o que espera de um futuro próximo?




Atividade 2

Marque os pares ordenados num gráfico. Uma os pontos em ordem alfabética e descubra a figura que vai aparecer.
A ( 7 , 0 )
B ( 2 , 2 )
C ( 0 , 7 )
D ( -2 , 2 )
E ( -7 , 0 )
F ( -3 , -3 )
G ( -5 , -7 )
H ( 0 , -5 )
I ( 5 , -7 )
J ( 3 , -3 )
K ( 7 , 0 )


Atividade 3
Atualmente existem diversas locadoras de veículos permitindo uma concorrência saudável para o mercado fazendo com que os preços se tornem acessíveis. Nas locadoras P e Q, o valor da diária de seus carros depende da distância percorrida, conforme o gráfico.
http://www.profcardy.com/exercicios/DOCS/1125.png
O valor pago na locadora Q é menor ou igual àquele pago na locadora P para distâncias, em quilômetros, presentes em qual(is) intervalo(s)?

A) De 20 a 100.
B) De 80 a 130.
C) De 100 a 160.
D) De 0 a 20 e de 100 a 160.
E) De 40 a 80 e de 130 a 160.

Atividade 4
Um investidor inicia um dia com  x ações de uma empresa. No decorrer desse dia, ele efetua apenas dois tipos de operações, comprar ou vender ações.
Para realizar essas operações, ele segue estes critérios:
I. vende metade das ações que possui, assim que seu valor fica acima do valor ideal (Vi);
II. compra a mesma quantidade de ações que possui, assim que seu valor fica abaixo do valor mínimo (Vm);
III. vende todas as ações que possui, quando seu valor fica acima do valor ótimo (Vo).
O gráfico apresenta o período de operações e a variação do valor de cada ação, em reais, no decorrer daquele dia e a indicação dos valores ideal, mínimo e ótimo.
http://www.profcardy.com/exercicios/DOCS/1119.png
Quantas operações o investidor fez naquele dia?
A) 3
B) 4
C) 5
D) 6
E) 7



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