MAPA DA MESOPOTÂMIA ANTIGA – 1 ANOS- Atividades do dia 06/4 à 30/4
1 – Pintar
*de azul: mares, rios e oceanos;
* de verde,
a crescente fértil;
* de marrom, terras restantes.
2 – Cite nomes dos povos que se destacam no mapa.
3 - Qual significado
de MESOPOTÂMIA?
4 – Significado de CRESCENTE FÉRTIL?
5 – Pesquise no mapa-mundi atual, que países
localizam-se atualmente nessa área.
Textos: brasilescola.uol
mundoeducação.bol.uol.com.br
SLIDES E VIDEOS
VER TB.:
SITE - DESCOMPLICA
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- acessem os links acima para visualização dos slides e vídeo.
2-completem no quadro abaixo sobre os povos da Mesopotâmia.
CIVILIZAÇÕES
|
SUMÉRIOS
|
ACÁDIOS
|
AMORITAS
|
ASSÍRIOS
|
CALDEUS
|
LOCALIZAÇÃO
|
|||||
POLÍTICA
|
|||||
ECONOMIA
|
|||||
RELIGIÃO
|
|||||
CRIAÇÕES
|
3- Redijam um texto explicativo sobre os povos da Mesopotâmia, contendo
as palavras abaixo:
primeira
civilização
|
Cidades - Estados
|
Sumérios
|
Assírios
|
Povos guerreiros
|
Império
Caldeu
|
Torre de Babel
|
Nabucodonosor
|
deuses
|
escritas
|
leis
|
persas
|
4 – Elabore uma linha do tempo com o período do predomínio de cada
povo da mesopotâmia, contendo as informações abaixo:
Título da linha do tempo:
Período de domínio:
Localização:
Principais realizações:
-------------------------------------------------------------------------------------------
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
1ºs anos
EGITO: UMA CIVILIZAÇÃO ÀS MARGENS DO RIO NILO
Os egípcios desenvolveram sua sociedade às margens de um grande rio, em uma região desértica do continente africano. Aproveitando os recursos naturais da região, os egípcios acabaram construindo uma grande civilização.
TEXTO: O ANTIGO EGITO
“(...) A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactos com o estrangeiro tenha sido também uma realidade. (...) O território no qual se desenvolveu a civilização do Antigo Egipto corresponde, em termos tradicionais, à região situada entre a primeira catarata do rio Nilo, em Assuão, e o Delta do Nilo. O Sinai, situado a leste do Delta do Nilo, funcionou como via de acesso ao corredor sírio-palestiniano, designação atribuída à faixa de terra que ligava o Egipto à Mesopotâmia. A oeste do Delta, surge o deserto da Líbia (ou deserto ocidental), onde se encontram vários oásis dos quais se destacam o de Siuá, Kharga, Farafra, Dakhla e Bahareia. O deserto da Arábia (ou deserto oriental) estende-se até ao Mar Vermelho. A sul da primeira catarata situava-se a Núbia, cuja cultura e habitantes já eram vistos como estrangeiros. Em diversos momentos, o Egipto ultrapassou a primeira catarata e tomou posse de territórios Núbios, onde obtinha diversas matérias-primas. (...)” Disponível em: http://neo-spirit.blogspot.com/2008/01/o-antigo-egpto.html
Disponível em: http://www.jurassico.com.br/resumo-antigo-egito/
Disponível em: http://antigoegito.hd1.com.br/mapas.html
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SgxE4TUrPx4&feature=related
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=widsgjI42jg
Tarefa 01 : Elaborar uma pirâmide social, ilustrada, representando as classes sociais do Egito antigo.
A RELIGIÃO EGÍPCIA
Para os egípcios tudo que acontecia na sua vida diária dependia da vontade dos deuses. Os egípcios eram politeístas e acreditavam na vida após a morte e, por isso, costumavam mumificar os corpos a fim de conservá-los para a eternidade.
TEXTO: EGITO ANTIGO PARTE 2- RELIGIÃO
“Egito, local em que se formou uma das primeiras civilizações, que dava destaque à religião. Esta era baseada na crença em vários deuses, ou seja, uma religião politeísta. Cada sacerdote era conhecido como servo de Deus e os templos, eram ditos as casas de Deus.” Disponível em: http://diversidadevisual.blogspot.com/2010/06/egito-antigo-parte-2-religiao.html
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QwazciVTClI&feature=related
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqTeDiFc4wY&feature=related
Tarefa 02
1- Criar uma síntese com as principais informações do que eles entenderam sobre a religião egípcia.
2) Em sua opinião, por que a religião era considerada o centro da vida no Egito?
3) Para os antigos egípcios, o que acontecia com uma pessoa após a sua morte?
4) Por que os egípcios mumificavam os mortos?
5) Em sua opinião, atualmente, existe alguma semelhança entre as crenças e práticas funerárias dos antigos egípcios e as utilizadas no Brasil?
6) O que era o Livro dos Mortos?
TRABALHANDO COM IMAGENS
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito
Disponível em: http://www.geocities.ws/lumini_enigmas/LUMINI_ENIGMAS_E_MISTERIOS_ARQUIVOS/Crencas_Funerarias.html
Tarefa 03 -Montar uma história em quadrinhos com o título: A religião e a vida no Egito.
A HERANÇA DOS EGÍPCIOS
Professor, os egípcios deixaram várias invenções sofisticadas como herança à humanidade. Nesta atividade, os alunos conhecerão algumas dessas contribuições dos povos egípcios.
TEXTO: EGIPTOLOGIA
No Egito, mais de cinco mil anos de história nos contemplam através de pratos, ingredientes e usos culinários que mantêm viva uma pequena parte do legado dos faraós. (...) Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes (...) algumas palavras da língua portuguesa, como alquimia, química, adobe, saco, papel, gazela e girafa, têm origens na língua egípcia. De igual forma, certas expressões, como "anos de vacas magras", são também de origem egípcia. (...)
Acesso em 09/11/11.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KT5CGTN7Q48
Por gentileza, habilitem o botão de imprimir nas postagens... Assim facilita muito a vida dos alunos.
ResponderExcluir