CIÊNCIAS
Professora Natalí
Lucas Paradeda
Atividades
programadas relativa ao mês de abril.
9° ano do ensino
fundamental
Aula para semana
6/04/2020 à 10/04/2020
Assista
o vídeo e responda:
ESTADOS
FÍSICOS DA MATÉRIA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA
Canal:
Descomplica
Questões:
1.
Qual
a relação da proximidade das partículas e da energia que elas possuem?
2.
Relacione
as palavras: Sólido – Líquido – Gasoso
Com as frases:
Moléculas muito próximas – Moléculas dispersas, menos agregadas – Moléculas
completamente aleatórias.
3.
Cite
as principais características dos três estados físicos da matéria:
4.
Complete
com a mudança de estado físico:
a.
Sólido
para líquido: _________________________
b.
Líquido
para gasoso: ________________________
c.
Sólido
para gasoso: _________________________
d.
Gasoso
para líquido: ________________________
5.
Qual
a diferença entre Ebulição, evaporação e calefação?
Aula para semana
13/04/2020 à 17/04/2020
Olhe
o vídeo e responda:
Ponto
de Fusão e Ebulição - diferentes substâncias em diferentes estados físicos
Canal:
O incrível pontinho azul
Questões:
1.
Por
que os diferentes materiais se encontram em diferentes estados físicos à uma
mesma temperatura?
2.
Explique
o que é ponto de ebulição:
3.
Explique
o que é ponto de fusão:
4.
Qual
o ponto de fusão do gás oxigênio?
Aula para semana
20/04/2020 à 24/04/2020
Assista
o vídeo e responda:
Introdução
a Química: Substância e Misturas
Canal:
Química com Prof. Paulo Valim - Ciência em Ação
Questões:
1. O que é uma
substância pura?
2. O que é uma mistura?
3. O que é uma
substância pura composta?
4. O que é uma
substância pura simples?
5. O que é uma mistura
homogênea?
6. O que é uma mistura
heterogênea?
7.
. Em um experimento, água, óleo de cozinha, corante
alimentício e açúcar foram utilizados para produzir misturas. Após cada
mistura, observaram-se quando ocorria dissolução ou não. A tabela a seguir
resume as informações relativas e esse experimento.
N°
|
MATERIAIS MISTURADOS
|
HOUVE
DISSOLUÇÃO?
|
1
|
ÁGUA E ÓLEO
|
Não
|
2
|
CORANTE E ÁGUA
|
Sim
|
3
|
AÇÚCAR E ÁGUA
|
Sim
|
4
|
ÓLEO E CORANTE
|
Não
|
Quais são misturas homogêneas e quais
são heterogêneas.
Aula para semana
27/04/2020 à 30/04/2020
Com base nos conhecimentos adquiridos
assistindo nas aulas anteriores responda:
1.
Quando
um composto não apresenta forma nem volume definido, em qual estado ele se
encontra?
2.
A
naftalina utilizada para espantar traças de dentro dos armários apresenta a
passagem direta do estado sólido para o estado gasoso. A essa mudança de estado
físico, damos o nome de ______________________.
3.
O
aquecimento global já apresenta sinais visíveis em alguns pontos do planeta.
Numa ilha do Alasca na aldeia de Shishmaret, por exemplo, as geleiras já
demoram mais a congelar, no inverno; descongelam mais rápido, na primavera; e
há mais icebergs. Desde 1971, a temperatura aumentou, em média2 ºC. As mudanças
de estados descritas no texto, são, respectivamente:
4
Leia a tirinha acima:
A tirinha mostra que a personagem Garfild se espanta ao ouvir falar que sorvetes derretem, pois:
a. A temperatura de fusão do sorvete é superior à temperatura ambiente e, portanto, não derrete enquanto está sendo consumido.
b. A casquinha em que o sorvete é servido é um excelente isolante térmico, impedindo que ele derreta.
c. Nem todas as substâncias têm temperaturas de fusão, portanto, seu estado físico permanece inalterado.
d. A velocidade com que ele come o sorvete é tão alta que não há tempo suficiente par o sorvete fundir
Leia a tirinha acima:
A tirinha mostra que a personagem Garfild se espanta ao ouvir falar que sorvetes derretem, pois:
a. A temperatura de fusão do sorvete é superior à temperatura ambiente e, portanto, não derrete enquanto está sendo consumido.
b. A casquinha em que o sorvete é servido é um excelente isolante térmico, impedindo que ele derreta.
c. Nem todas as substâncias têm temperaturas de fusão, portanto, seu estado físico permanece inalterado.
d. A velocidade com que ele come o sorvete é tão alta que não há tempo suficiente par o sorvete fundir
5.
Escreva o nome da mudança de estado físico que
ocorre em cada quadrinho:
Do
quadrinho 1 para o quadrinho 2:_______________ Do quadrinho 2 para o 3:
_____________________
6.
Classifique
as substâncias puras apresentadas em substâncias puras simples (elementar) ou
compostas:
a.
HNO3
__________c. AgCl _____________
b.
P4
_____________ d. N2 _____________
_____________________________________________________________-
Atividades do mês de junho
Ensino Fundamental
Professora Natalí Lucas Paradeda
Aulas programadas para omês de junho.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Para responder as questões referentes à aula prevista para esta quinzena você precisa assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Os dois questionários deverão ser registrados em seu caderno
Após assistir ao vídeo “A história das coisas” responda as questões como forma de reflexão.
1. Você já comprou algo que não usou? O quê?
2. Você já comprou algo que logo estragou? O quê?
3. Se você respondeu sim a uma das perguntas acima, o que você imagina que aconteceu com esses objetos? Será que foram reciclados?
4. Faça uma breve pesquisa na internet se é possível a reciclagem dos materiais que você citou e escreva resumidamente o que acho:
Agora você irá escolher um de seus familiares e fazer alguns questionamentos a ele:
Nome do entrevistado:
Nível de parentesco:
1. Você já comprou algo que não usou? O quê?
2. Você já comprou algo que logo estragou? O quê?
3. Com as mudanças de hábito provocadas pela pandemia de COVID-19 existe algo em sua casa que ficou em desuso? O quê?
4. Existe algo que você planejava comprar antes da pandemia e desistiu? Por quê?
5. Existe algo (objeto, móvel da casa, aparelho eletrônico, entre outros) em seu dia a dia que você não utilizava muito e agora está utilizando mais?
6. Quando você vai comprar um bem durável para sua casa ou para você a quais características você dá mais valor, preço, qualidade ou durabilidade?
Após responder as perguntas você pode elencar (listar) aspectos positivos e negativos de seus hábitos de consumo e de sua família, usaremos essas considerações para a atividade da próxima aula.
Quer reaproveitar garrafas PET que iriam para o lixo e ainda criar utensílios criativos como um porta-carregador, organizador de fones de ouvido e até um abridor de garrafas? Assista ao vídeo e faça uma das 30 maneiras de reutilizar uma garrafa PET.
https://www.youtube.com/watch?v=M9qkDVRJJjA
_____________________________________________________________-
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Ensino Fundamental
Professora Natalí Lucas Paradeda
Aulas programadas para omês de junho.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Para responder as questões referentes à aula prevista para esta quinzena você precisa assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Os dois questionários deverão ser registrados em seu caderno
Após assistir ao vídeo “A história das coisas” responda as questões como forma de reflexão.
1. Você já comprou algo que não usou? O quê?
2. Você já comprou algo que logo estragou? O quê?
3. Se você respondeu sim a uma das perguntas acima, o que você imagina que aconteceu com esses objetos? Será que foram reciclados?
4. Faça uma breve pesquisa na internet se é possível a reciclagem dos materiais que você citou e escreva resumidamente o que acho:
Agora você irá escolher um de seus familiares e fazer alguns questionamentos a ele:
Nome do entrevistado:
Nível de parentesco:
1. Você já comprou algo que não usou? O quê?
2. Você já comprou algo que logo estragou? O quê?
3. Com as mudanças de hábito provocadas pela pandemia de COVID-19 existe algo em sua casa que ficou em desuso? O quê?
4. Existe algo que você planejava comprar antes da pandemia e desistiu? Por quê?
5. Existe algo (objeto, móvel da casa, aparelho eletrônico, entre outros) em seu dia a dia que você não utilizava muito e agora está utilizando mais?
6. Quando você vai comprar um bem durável para sua casa ou para você a quais características você dá mais valor, preço, qualidade ou durabilidade?
Após responder as perguntas você pode elencar (listar) aspectos positivos e negativos de seus hábitos de consumo e de sua família, usaremos essas considerações para a atividade da próxima aula.
Quer reaproveitar garrafas PET que iriam para o lixo e ainda criar utensílios criativos como um porta-carregador, organizador de fones de ouvido e até um abridor de garrafas? Assista ao vídeo e faça uma das 30 maneiras de reutilizar uma garrafa PET.
https://www.youtube.com/watch?v=M9qkDVRJJjA
Nenhum comentário:
Postar um comentário