Língua Portuguesa Turma T8 Professora Marliesi

Língua Portuguesa -EJA

Turma: T8

Professora: Marliesi

1ª Semana: Produção Textual;

2ª Semana: Revisão Classes Gramaticais;

3ª Semana: Frase, oração e período;

4ª Semana: Produção Textual.




Material de apoio: Textos do material.



Observação: As atividades aparecerão ao final de cada texto e deverão ser realizadas no caderno.




Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de COVID-19

Os coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.
Vale salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre os animais.
Descrição:  Coronavírus é uma família de vírus que apresenta tipos capazes de desencadear infecções respiratórias graves.Coronavírus é uma família de vírus que apresenta tipos capazes de desencadear infecções respiratórias graves.
→ Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus
§  Tosse;
§  Dificuldade respiratória;
§  Falta de ar;
§  Febre.
Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e até mesmo  morte.
→ Prevenção do coronavírus
Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:
§  Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
§  Lavar bem as mãos;
§  Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
§  Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
§  Evitar contato com animais doentes;
§  Cozinhar bem ovos e carne.
→ Síndromes respiratórias agudas graves causadas por coronavírus
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) são duas ocorrências graves causadas pelo coronavírus.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) foi identificada pela primeira vez na China, em 2002. Essa doença espalhou-se rapidamente e causou a morte de mais de 800 pessoas. A epidemia global da doença foi controlada em 2003. Os sintomas da Sars são febre, tosse e dificuldade respiratória, evoluindo rapidamente para insuficiência respiratória. Não há casos da doença desde 2004. Hoje se sabe que a transmissão da doença apresentava relação com gatos selvagens que continham o vírus.
A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) foi identificada pela primeira vez na Arábia Saudita, no ano de 2012. Os sintomas são semelhantes aos de outras doenças causadas por coronavírus, ou seja, febre, tosse e falta de ar. Alguns pacientes também relataram sintomas gastrointestinais. Hoje se sabe que o vírus ligado à Mers tinha nos dromedários um importante reservatório. Esses animais eram, portanto, os transmissores da doença.

→ Coronavírus (COVID-19)
Descrição: sarsO SARS-CoV-2, identificado na China, é um novo tipo de coronavírus.

O SARS-CoV-2 é o coronavírus mais recentemente descoberto. Inicialmente recebeu a denominação de 2019-nCoV, mas, no dia 11 de fevereiro de 2020, passou a ser chamado de SARS-CoV-2. O vírus foi isolado no dia 7 de janeiro de 2020 e detectado primeiramente na cidade chinesa de Wuhan. Antes dessa identificação, a China já havia informado a Organização Mundial de Saúde, no dia 31 de dezembro de 2019, da ocorrência de uma pneumonia de causa desconhecida.
A primeira morte ocorrida em decorrência desse novo vírus aconteceu no dia 11 de janeiro de 2020. Rapidamente a doença, que ficou conhecida por COVID-19, alastrou-se pelo planeta. Em março de 2020, todos os continentes já haviam sido afetados. Isso levou a OMS a declarar, no dia 11 de março de 2020, que a COVID-19 é, sim, uma pandemia.
Até o dia 31 de março de 2020, foram registrados pela OMS 44.494 mil mortes decorrentes da doença e 846.576 mil casos confirmados. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 31 de março, 5.717 casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde e 201 mortes ocorreram no país até a data. No mundo, a letalidade do vírus é de cerca de 4,7%.
Inicialmente, acreditou-se que a doença era transmitida apenas de animais para humanos. Entretanto, após o aumento do número de casos, descobriu-se que a transmissão poderia ocorrer também de uma pessoa para outra. Os sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus são: febre, dificuldade respiratória, tosse e falta de ar. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave. Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa realizada na China, os principais fatores de risco para a morte por COVID-19 são a idade avançada e problemas de coagulação.
A recomendação para se prevenir da doença é lavar as mãos regularmente, fazer a higienização das mãos utilizando álcool em gel e evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Recomenda-se também evitar contato próximo com pessoas com sintomas de doenças respiratórias. As máscaras só são recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade respiratória, e para profissionais de saúde que cuidarão de pessoas com esses sintomas. Caso não tenha nenhum sintoma respiratório, o uso da máscara não é necessário.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de COVID-19"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus.htm. Acesso em 03 de abril de 2020.


Atividade  da 1ª Semana:
Produção Textual:
Escreva uma pequena reflexão acerca das seguintes perguntas: De que forma a pandemia do Coronavírus mudou a tua rotina? Qual a importância da conscientização de todos em relação ao momento que vivemos? Tu concordas com as medidas preventivas adotadas pelos governantes? Quais as tuas sugestões para que possamos superar este momento de crise mundial?



Classes gramaticais: as 10 classes de palavras


Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Substantivo

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).

Substantivos simples

·                     casa;
·                     amor;
·                     roupa;
·                     livro;
·                     felicidade.

Substantivos compostos

·                     passatempo;
·                     arco-íris;
·                     beija-flor;
·                     segunda-feira;
·                     malmequer.

Substantivos primitivos

·                     folha;
·                     chuva;
·                     algodão;
·                     pedra;
·                     quilo.

Substantivos derivados

·                     território;
·                     chuvada;
·                     jardinagem;
·                     açucareiro;
·                     livraria.

Substantivos próprios

·                     Flávia;
·                     Brasil;
·                     Carnaval;
·                     Nilo;
·                     Serra da Mantiqueira.

Substantivos comuns

·                     mãe;
·                     computador;
·                     papagaio;
·                     uva;
·                     planeta.

Substantivos coletivos

·                     rebanho;
·                     cardume;
·                     pomar;
·                     arquipélago;
·                     constelação.

Substantivos concretos

·                     mesa;
·                     cachorro;
·                     samambaia;
·                     chuva;
·                     Felipe.

Substantivos abstratos

·                     beleza;
·                     pobreza;
·                     crescimento;
·                     amor;
·                     calor.

Substantivos comuns de dois gêneros

·                     o estudante / a estudante;
·                     o jovem / a jovem;
·                     o artista / a artista.

Substantivos sobrecomuns

·                     a vítima;
·                     a pessoa;
·                     a criança;
·                     o gênio;
·                     o indivíduo.

Substantivos epicenos

·                     a formiga;
·                     o crocodilo;
·                     a mosca;
·                     a baleia;
·                     o besouro.

Substantivos de dois números

·                     o lápis / os lápis;
·                     o tórax / os tórax;
·                     a práxis / as práxis.

Artigo

Artigos são palavras que antecedem os substantivos, determinando a definição ou a indefinição dos mesmos. Sendo flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), indicam também o gênero e o número dos substantivos que determinam.

Artigos definidos

·                     o;
·                     a;
·                     os;
·                     as.

Artigos indefinidos

·                     um;
·                     uma;
·                     uns;
·                     umas.

Adjetivo

Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (normal, comparativo, superlativo).

Adjetivos simples

·                     vermelha;
·                     lindo;
·                     zangada;
·                     branco.

Adjetivos compostos

·                     verde-escuro;
·                     amarelo-canário;
·                     franco-brasileiro;
·                     mal-educado.

Adjetivo primitivo

·                     feliz;
·                     bom;
·                     azul;
·                     triste;
·                     grande.

Adjetivo derivado

·                     magrelo;
·                     avermelhado;
·                     apaixonado.

Adjetivos biformes

·                     bonito;
·                     alta;
·                     rápido;
·                     amarelas;
·                     simpática.

Adjetivos uniformes

·                     competente;
·                     fácil;
·                     verdes;
·                     veloz;
·                     comum.

Adjetivos pátrios

·                     paulista;
·                     cearense;
·                     brasileiro;
·                     italiano;
·                     romeno.

Pronome

Pronomes são palavras que substituem o substantivo numa frase (pronomes substantivos) ou que acompanham, determinam e modificam os substantivos, atribuindo particularidades e características aos mesmos (pronomes adjetivos). Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso).

Pronomes pessoais retos

·                     eu;
·                     tu;
·                     ele;
·                     nós;
·                     vós;
·                     eles.

Pronomes pessoais oblíquos

·                     me;
·                     mim;
·                     comigo;
·                     o;
·                     a;
·                     se;
·                     conosco;
·                     vos.

Pronomes pessoais de tratamento

·                     você;
·                     senhor;
·                     Vossa Excelência;
·                     Vossa Eminência.

Pronomes possessivos

·                     meu;
·                     tua;
·                     seus;
·                     nossas;
·                     vosso;
·                     sua.

Pronomes demonstrativos

·                     este;
·                     essa;
·                     aquilo;
·                     o;
·                     a;
·                     tal.

Pronomes interrogativos

·                     que;
·                     quem;
·                     qual;
·                     quanto.

Pronomes relativos

·                     que;
·                     quem;
·                     onde;
·                     a qual;
·                     cujo;
·                     quantas.

Pronomes indefinidos

·                     algum;
·                     nenhuma;
·                     todos;
·                     muitas;
·                     nada;
·                     algo.

Numeral

Numerais são palavras que indicam quantidades de pessoas ou coisas, bem como a ordenação de elementos numa série. Alguns numerais podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), outros são invariáveis.

Numerais cardinais

·                     um;
·                     sete;
·                     vinte e oito;
·                     cento e noventa;
·                     mil.

Numerais ordinais

·                     primeiro;
·                     vigésimo segundo;
·                     nonagésimo;
·                     milésimo.

Numerais multiplicativos

·                     duplo;
·                     triplo;
·                     quádruplo;
·                     quíntuplo.

Numerais fracionários

·                     um meio;
·                     um terço;
·                     três décimos.

Numerais coletivos

·                     dúzia;
·                     cento;
·                     dezena;
·                     quinzena

 

Verbo

Verbos são palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma ocorrência, um estado ou um fenômeno. Podem ser flexionados em número (singular e plural), pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (passado, presente e futuro), aspecto (incoativo, cursivo e conclusivo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Verbos regulares

·                     cantar;
·                     amar;
·                     vender;
·                     prender;
·                     partir;
·                     abrir.

Verbos irregulares

·                     medir;
·                     fazer;
·                     ouvir;
·                     haver;
·                     poder;
·                     crer.

Verbos anômalos

·                     ser;
·                     ir.

Verbos principais

·                     comer;
·                     dançar;
·                     saltar;
·                     escorregar;
·                     sorrir;
·                     rir.

Verbos auxiliares

·                     ser;
·                     estar;
·                     ter;
·                     haver;
·                     ir.

Verbos de ligação

·                     ser;
·                     estar;
·                     parecer;
·                     ficar;
·                     tornar-se;
·                     continuar;
·                     andar;
·                     permanecer.

Verbos defectivos

·                     falir;
·                     banir;
·                     reaver;
·                     colorir;
·                     demolir;
·                     adequar.

Verbos impessoais

·                     haver;
·                     fazer;
·                     chover;
·                     nevar;
·                     ventar;
·                     anoitecer;
·                     escurecer.

Verbos unipessoais

·                     latir;
·                     miar;
·                     cacarejar;
·                     mugir;
·                     convir;
·                     custar;
·                     acontecer.

Verbos abundantes

·                     aceitado / aceito;
·                     ganhado / ganho;
·                     pagado / pago.

Verbos pronominais essenciais

·                     arrepender-se;
·                     suicidar-se;
·                     zangar-se;
·                     queixar-se;
·                     abster-se;
·                     dignar-se.

Verbos pronominais acidentais

·                     pentear / pentear-se;
·                     sentar / sentar-se;
·                     enganar / enganar-se
·                     debater / debater-se.

Advérbio

Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância (tempo, lugar, modo, intensidade,…). São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número. Contudo, alguns advérbios podem ser flexionados em grau.

Advérbio de lugar

·                     aqui;
·                     ali;
·                     atrás;
·                     longe;
·                     perto;
·                     embaixo.

Advérbio de tempo

·                     hoje;
·                     amanhã;
·                     nunca;
·                     cedo;
·                     tarde;
·                     antes.

Advérbio de modo

·                     bem;
·                     mal;
·                     rapidamente;
·                     devagar;
·                     calmamente;
·                     pior.

Advérbio de afirmação

·                     sim;
·                     certamente;
·                     certo;
·                     decididamente.

Advérbio de negação

·                     não;
·                     nunca;
·                     jamais;
·                     nem;
·                     tampouco.

Advérbio de dúvida

·                     talvez;
·                     quiçá;
·                     possivelmente;
·                     provavelmente;
·                     porventura.

Advérbio de intensidade

·                     muito;
·                     pouco;
·                     tão;
·                     bastante;
·                     menos;
·                     quanto.

Advérbio de exclusão

·                     salvo;
·                     senão;
·                     somente;
·                     só;
·                     unicamente;
·                     apenas.

Advérbio de inclusão

·                     inclusivamente;
·                     também;
·                     mesmo;
·                     ainda.

Advérbio de ordem

·                     primeiramente;
·                     ultimamente;
·                     depois.

Preposição

Preposições são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos da oração. Através de preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o sentido do primeiro termo (termo antecedente). São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.

Preposições simples essenciais

·                     a;
·                     após;
·                     até;
·                     com;
·                     de;
·                     em;
·                     entre;
·                     para;
·                     sobre.

Preposições simples acidentais

·                     como;
·                     conforme;
·                     consoante;
·                     durante;
·                     exceto;
·                     fora;
·                     mediante;
·                     salvo;
·                     segundo;
·                     senão.

Preposições compostas ou locuções prepositivas

·                     acima de;
·                     a fim de;
·                     apesar de;
·                     através de;
·                     de acordo com;
·                     depois de;
·                     em vez de;
·                     graças a;
·                     perto de;
·                     por causa de.

Conjunção

Conjunções são palavras utilizadas como elementos de ligação entre duas orações ou entre termos de uma mesma oração, estabelecendo relações de coordenação ou de subordinação. São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.

Conjunções coordenativas aditivas

·                     e;
·                     nem;
·                     também;
·                     bem como;
·                     não só...mas também.

Conjunções coordenativas adversativas

·                     mas;
·                     porém;
·                     contudo;
·                     todavia;
·                     entretanto;
·                     no entanto;
·                     não obstante.

Conjunções coordenativas alternativas

·                     ou;
·                     ou...ou;
·                     já…já;
·                     ora...ora;
·                     quer...quer;
·                     seja...seja.

Conjunções coordenativas conclusivas

·                     logo;
·                     pois;
·                     portanto;
·                     assim;
·                     por isso;
·                     por consequência;
·                     por conseguinte.

Conjunções coordenativas explicativas

·                     que;
·                     porque;
·                     porquanto;
·                     pois;
·                     isto é.

Conjunções subordinativas integrantes

·                     que;
·                     se.

Conjunções subordinativas adverbiais causais

·                     porque;
·                     que;
·                     porquanto;
·                     visto que;
·                     uma vez que;
·                     já que;
·                     pois que;
·                     como.

Conjunções subordinativas adverbiais concessivas

·                     embora;
·                     conquanto;
·                     ainda que;
·                     mesmo que;
·                     se bem que;
·                     posto que.

Conjunções subordinativas adverbiais condicionais

·                     se;
·                     caso;
·                     desde;
·                     salvo se;
·                     desde que;
·                     exceto se;
·                     contando que.

Conjunções subordinativas adverbiais conformativas

·                     conforme;
·                     como;
·                     consoante;
·                     segundo.

Conjunções subordinativas adverbiais finais

·                     a fim de que;
·                     para que;
·                     que.

Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais

·                     à proporção que;
·                     à medida que;
·                     ao passo que;
·                     quanto mais… mais,…

Conjunções subordinativas adverbiais temporais

·                     quando;
·                     enquanto;
·                     agora que;
·                     logo que;
·                     desde que;
·                     assim que;
·                     tanto que;
·                     apenas.

Conjunções subordinativas adverbiais comparativas

·                     como;
·                     assim como;
·                     tal;
·                     qual;
·                     tanto como.

Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas

·                     que;
·                     tanto que;
·                     tão que;
·                     tal que;
·                     tamanho que;
·                     de forma que;
·                     de modo que;
·                     de sorte que;
·                     de tal forma que.

Interjeição

Interjeições são palavras que exprimem emoções, sensações, estados de espírito. São invariáveis e seu significado fica dependente da forma como as mesmas são pronunciadas pelos interlocutores.

Interjeições de alegria

·                     Oh!;
·                     Ah!;
·                     Oba!;
·                     Viva!;
·                     Opa!.

Interjeições de estímulo

·                     Vamos!;
·                     Força!;
·                     Coragem!;
·                     Ânimo!;
·                     Adiante!.

Interjeições de aprovação

·                     Apoiado!;
·                     Boa!;
·                     Bravo!.

Interjeições de desejo

·                     Oh!;
·                     Tomara!;
·                     Oxalá!.

Interjeições de dor

·                     Ai!;
·                     Ui!;
·                     Ah!;
·                     Oh!.

Interjeições de surpresa

·                     Nossa!;
·                     Cruz!;
·                     Caramba!;
·                     Opa!;
·                     Virgem!;
·                     Vixe!.

Interjeições de impaciência

·                     Diabo!;
·                     Puxa!;
·                     Pô!;
·                     Raios!;
·                     Ora!.

Interjeições de silêncio

·                     Psiu!;
·                     Silêncio!.

Interjeições de alívio

·                     Uf!;
·                     Ufa!;
·                     Ah!.

Interjeições de medo

·                     Credo!;
·                     Cruzes!;
·                     Uh!;
·                     Ui!.

Interjeições de advertência

·                     Cuidado!;
·                     Atenção!;
·                     Olha!;
·                     Alerta!;
·                     Sentido!.

Interjeições de concordância

·                     Claro!;
·                     Tá!;
·                     Hã-hã!.

Interjeições de desaprovação

·                     Credo!;
·                     Francamente!;
·                     Xi!;
·                     Chega!;
·                     Basta!;
·                     Ora!.

Interjeições de incredulidade

·                     Hum!;
·                     Epa!;
·                     Ora!;
·                     Qual!.

Interjeições de socorro

·                     Socorro!;
·                     Aqui!;
·                     Piedade!;
·                     Ajuda!.

Interjeições de cumprimentos

·                     Olá!;
·                     Alô!;
·                     Ei!;
·                     Tchau!;
·                     Adeus!.

Interjeições de afastamento

·                     Rua!;
·                     Xô!;
·                     Fora!;
·                     Passa!.

 



Atividade  da 2ª Semana:

1)    Classifique a classe gramatical das palavras sublinhadas e numeradas no texto abaixo, em seguida  preencha o quadro.

O primeiro amor é vivido em fantasia

            Como regra geral, nosso(1)  primeiro(2) grande(3) amor é uma espécie de sonho. A pessoa que desperta em nós todo o(4) sentimento, toda a vontade de aconchegar e ser aconchegado, na maior parte das vezes nem sabe do nosso amor por ela. Não(5) temos coragem de contar, pois morremos de medo da rejeição. Não queremos também, contudo, a aceitação, pois isso nos levaria a um relacionamento real(6) para o qual não estamos preparados. Ou seja, não contar interessa nos dois(7) casos. Se algum amigo superíntimo fica sabendo e faz alguma brincadeira a respeito, ficamos com o rosto vermelho, negamos tudo e fingimos indignação. A outra(8) pessoa, a amada, fica sem saber se é gozação ou(9) se é verdade. Melhor assim. Tudo se passará apenas na cabeça da gente, longe dos riscos da vida real.
            No sonho é claro que somos correspondidos. Beijamos e somos beijados. Beijos de(10) ternura. O sexo, na maioria dos casos, está em segundo plano. Passeamos(11), de mãos dadas, por jardins floridos. Sentamos na grama e nos olhamos com olhar de enlevo próprio do encantamento amoroso. Dizemos coisas bonitas para o outro, falamos das virtudes do outro. Não cansamos de elogiar a pessoa amada.
            [...] Se pensarmos bem, o sonho(12) romântico é muito(13) criativo. Quase sempre é a mesma história. As variações são mais de cenário e(14) figurino: uns preferem a montanha, outros a praia. Uns  preferem saias rodadas, outros as calças jeans. O amor é o prazer da companhia, os elogios que esse prazer costuma trazer para nossos lábios, e também a insegurança  - o medo de perder a pessoa que nos traz toda a felicidade. Assim sendo, uma parte do discurso é de reasseguramento: “ Vou amar você(15) para(16) sempre. Vou dizer toda hora que amo você. Se me(17) largar eu morro” etc. Sempre(18) que vivemos o amor, fazemos como se estivéssemos vivendo uma história extraordinária(19). A verdade, no entanto, é que é uma  “ história extraordinária” exatamente(20) igual a todas as outras histórias de amor! E isso não faz mal algum, porque é bom do mesmo jeito!

Flávio Gikovate. Namoro: relação de amor e sexo.
São Paulo: Moderna, 1993.


1)
11)
2)
12)
3)
13)
4)
14)
5)
15)
6)
16)
7)
17)
8)
18)
9)
19)
10)
20)


Frase, Oração e Período


Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo.
Exemplos:
·         Silêncio!
·         E agora, José?
·         Choveu.
·         Não sei o que dizer ...
As frases são marcadas por entonação que, na escrita, ocorrem com o recurso dos sinais de pontuação. Sem a pontuação, as palavras são apenas vocábulos.

Oração

A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. As orações podem ou não ter sentido completo.
Exemplos:
·         Acabamos, finalmente!
·         Levaram tudo.
·         É provável.
·         Estamos indo ...

 

Período

Período é frase organizada em uma ou mais orações. O período pode ser simples ou composto.

 

Período Simples

O período simples é formado por somente uma oração agrupada em torno de um único verbo ou de uma única locução verbal. Quando isso ocorre, o período é denominado oração absoluta.
Exemplos:
·         Estamos felizes com os resultados.
·         Faltam apenas alguns dias.
·         Talvez eu .

 

Período Composto

O período composto é formado por mais de uma oração. Nesse caso, a quantidade de orações é sujeita ao número de verbos ou de locuções verbais.
Exemplos:
·         Faça como eu pedi.
·         Não sei se tenho coragem.
·         Começou a gritar enquanto ele ia passando.

 

Termos Essenciais da Oração

As orações são estruturadas em torno de um sujeito e de um predicado que, juntos, são denominados termos essenciais da oração.
Para saber mais leia:
·         Termos Essenciais da Oração
·         Termos Acessórios da Oração
O sujeito é o elemento da oração sobre o qual se declara algo. Cabe ao sujeito estabelecer a concordância com o verbo. Predicado é a declaração feita sobre o sujeito.








Atividade  da 3ª Semana:
Leia e responda:

“O SARS-CoV-2 é o coronavírus mais recentemente descoberto. Inicialmente recebeu a denominação de 2019-nCoV, mas, no dia 11 de fevereiro de 2020, passou a ser chamado de SARS-CoV-2. O vírus foi isolado no dia 7 de janeiro de 2020 e detectado primeiramente na cidade chinesa de Wuhan. Antes dessa identificação, a China já havia informado a Organização Mundial de Saúde, no dia 31 de dezembro de 2019, da ocorrência de uma pneumonia de causa desconhecida.”

1)    Quantos períodos compõem o parágrafo acima?
2)    Quais os períodos simples? Quais são compostos?
3)    Quantas orações compõem o parágrafo?





Atividade  da 4ª Semana:

Produção Textual:
            Escreva um pequeno texto relatando como foram essas quatro semanas em confinamento social. O que está te causando maior preocupação em relação à pandemia do coronavírus? Por quê?

_____________________________________________


EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho
Língua Portuguesa -EJA





Turma: T8





Professora: Marliesi





1ª Semana: Frase, oração e período;


2ª Semana: Texto dissertativo – argumentativo.






Coronavírus: família usa cartazes para afastar visitas em Lagoa Formosa


Filha tenta proteger seus pais e três crianças que moram em um sítio no distrito de Água Limpa, na Região do Alto Paranaíba.





LR Luiz Ribeiro


postado em 28/04/2020 18:10 / atualizado em 28/04/2020 20:06





Moradores de sítio em Lagoa Formosa não querem visitantes com medo da contaminação pelo coronavírus (foto: Arquivo pessoal)





O uso de um cartaz para afastar visitantes e impedir o risco de contágio do coronavírus (COVID-19) para pessoas do grupo de risco da doença. Esta foi uma estratégia adotada por uma família na zona rural de Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, visando à proteção de um casal de idosos e dos seus netos.


“Não estamos recebendo visitas. Idosos e crianças em isolamento”. Este foi o aviso colocado na cerca de um sítio na localidade de Água Limpa, distante 22 quilômetros da área urbana de Lagoa Formosa – de 18 mil habitantes.


Uma das proprietárias do terreno, a agente de saúde Marta Braga Amaral explica que decidiu usar o cartaz para proteger seus pais, os aposentados Joao Batista de Santana, de 87; e Maria Santana Magalhaes, de 83. Marta disse que a intenção também foi preservar a saúde de três crianças da família.


Em março, logo depois dos registros dos primeiros casos da COVID-19 no Brasil, o casal de idosos saiu de Uberlândia, no Triângulo, onde mora, e foi para a casa da filha Marta, na zona rural de Lagoa Formosa, em busca de maior garantia de isolamento. No entanto, como Joao Batista e Maria Santana são de família conhecida da região, moradores despertaram interesse em visitá-los.


Marta relata que que então teve a ideia de afastar os visitantes de uma maneira educada, recorrendo ao aviso sobre o isolamento social. “Como as redes sociais contam tudo hoje, as pessoas começaram a questionar sobre fazer visitas aos hóspedes. Foi aí que decidi confeccionar uma placa pra colocar na entrada do sítio”, explica a agente de saúde, lembrando que o alerta foi endereçado também a vendedores ambulantes.


A moradora de Lagoa Formosa conta que a estratégia deu certo. Ela disse que seus pais permaneceram na propriedade rural durante 37 dias e, nesse período, receberam visitas de apenas três pessoas da redondeza, que não tiveram contato recente com moradores de outras regiões. Marta Santana revelou que seus pais retornaram a Uberlândia nesta semana.


A “ferramenta” do aviso para evitar visitantes e amenizar os ricos de contágio da COVID-19 está sendo adotada também na residência do casal de idosos na cidade-polo do Triângulo. Na entrada da moradia, junto ao interfone, foi afixado um cartaz: “Não estamos recebendo visitas”. A informação foi divulgada ainda em um grupo de whatsApp da família.


A agente de saúde afirma que espera que as pessoas continuem seguindo o aviso da entrada da residência dos seus pais, a fim de que eles não recebam visitas durante o isolamento social contra o coronavírus. Marta ressalta ainda que há ciência geral da pandemia e dos riscos para os idosos.


Marta Santana conta que perdeu um cunhado em Lagoa Formosa, cuja morte entrou para as consideradas suspeitas de COVID-19. No entanto, no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde ainda não consta nenhuma confirmação de óbito ou do registro de caso de paciente com coronavírus nessa cidade do Alto Paranaíba.






Atividade 1:





Exemplifique, utilizando frases do texto:


Um período simples:


Um período composto:


Uma oração:





Leia e responda:





“A moradora de Lagoa Formosa conta que a estratégia deu certo. Ela disse que seus pais permaneceram na propriedade rural durante 37 dias e, nesse período, receberam visitas de apenas três pessoas da redondeza, que não tiveram contato recente com moradores de outras regiões. Marta Santana revelou que seus pais retornaram a Uberlândia nesta semana.”





Quantos períodos compõem o parágrafo acima?


Quantas orações compõem o parágrafo?








Texto dissertativo-argumentativo


O texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo persuadir e convencer, ou seja, levar o leitor a concordar com a tese defendida. É expressa uma opinião crítica acerca de um assunto, sendo defendida uma tese sobre esse assunto através de uma argumentação clara e objetiva, fundamentada em fatos verídicos e dados concretos.


Estrutura do texto dissertativo-argumentativo


A apresentação e defesa da tese desenvolvem-se através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão.


Introdução






Na introdução ocorre a apresentação de um assunto e de uma tese que será defendida sobre esse assunto. Assim, após a identificação de um problema num determinado assunto, é apresentada a tese de forma clara e objetiva, sendo essencial que esta esteja bem definida e delimitada. A reflexão crítica sobre a tese e sua argumentação serão feitas no desenvolvimento do texto.






Desenvolvimento






No desenvolvimento ocorre a apresentação e a exploração dos diversos argumentos que suportam a tese. Podem ser apresentados através do reconhecimento das causas e consequências do problema, da identificação de seus aspectos positivos e negativos ou da contra-argumentação de uma tese contrária. Pode haver um foco no argumento justificando a tese ou um foco na tese que ocorre por um determinado argumento. O que importa é que se utilize uma linguagem coerente, objetiva e precisa.


A apresentação dos argumentos deve seguir uma sequência lógica. Pode haver um argumento principal e argumentos auxiliares ou vários argumentos fortes. O mais importante é que estes sejam objetivos e detalhados e que haja conexão entre eles.


Os diversos argumentos deverão ser sustentados com exemplos e provas que os validem, tornando-os indiscutíveis, como:


fatos comprovados;


conhecimentos consensuais;


dados estatísticos;


pesquisas e estudos;


citações de autores renomados;


depoimentos de personalidades renomadas;


alusões históricas;


fatores sociais, culturais e econômicos.


Estas estratégias argumentativas validam os argumentos, dotando-os de autoridade, consenso, lógica, competência e veridicidade. Assim, os leitores não só refletem sobre estes, como ficam obrigados a concordar com os argumentos, sem hipótese de os rebater.


Além disso, diversos recursos de linguagem podem ser usados para captar a atenção do leitor e convencê-lo da correção da tese, como a utilização de uma linguagem formal, de perguntas retóricas, de repetições, de ironia, de exclamações,…


Conclusão


Na conclusão há a retoma e reafirmação da tese inicial, já defendida pelos diversos argumentos apresentados no desenvolvimento. Pode ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção. A conclusão aparece como um desfecho natural e inevitável visto o pensamento do leitor já ter sido direcionado para a mesma durante a apresentação dos argumentos.


Exemplo de texto dissertativo-argumentativo:



“Não é de hoje que a sociedade brasileira sofre com os tormentos ocasionados pela disseminação da violência. Esse fato estarrecedor gera debates e mais debates, na tentativa de sanar, ou ao menos coibir, os sérios impactos sociais que as ações violentas representam para a coletividade. Para esse fim, seria a redução da maioridade penal um componente de primeira grandeza?
Constata-se que o envolvimento de jovens infratores em graves delitos pode não ser uma exclusividade dos tempos modernos; no entanto, é inegável o aumento de casos envolvendo crianças e adolescentes em situações deploráveis, como furtos, roubos e, em muitos contextos, homicídios.
Com esse cenário, parece irrefutável a tese que defende o declínio de dois anos nas contas da maioridade penal. Para os mais inconformados com a realidade, aqueles tomados pelo afã do “justiceiro implacável”, não parecem existir outras saídas. Todavia, nem sempre o que se revela aparentemente óbvio o é. Há fatores envolvidos nas estatísticas da criminalidade covardemente camuflados por alguns setores governamentais, bem como por áreas específicas da sociedade civil.
Se reduzir a idade mínima penal tivesse consequências positivas imediatas para a diminuição dos índices criminais, essa certamente já seria uma medida adotada por todas as nações. Fatores bem mais importantes como priorização efetiva dos investimentos em educação e cultura, bem como distribuição de emprego e renda, inserindo o jovem no universo acadêmico ou técnico, indubitavelmente aplacariam com mais rapidez e eficácia os deploráveis números.
A participação de menores infratores em crimes hediondos não deve ser ignorada, é inegável; diminuir a idade base para a criminalização de seus atos pode ser uma saída, mas necessita, ainda, de discussões e argumentos mais convincentes. De concreto, fica a certeza de que só um programa capaz de incluir crianças, adolescentes e jovens nos interesses mais prioritários do país terá a força suficiente para contornar quadro tão desfavorável.” (Prof. Eduardo Sampaio)


Flávia Neves


Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.


Atividade 2:





Considerando o texto: “Coronavírus: família usa cartazes para afastar visitas em Lagoa Formosa”, podemos afirmar positiva a atitude da moradora de Lagoa Formosa? Escreva um texto dissertativo com o seguinte assunto: a importância do isolamento social durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).



















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