Biologia turmas 24, T8 professora Natali

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA CASTILHOS
POLIVALENTE
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Atividade programadas para o mês de abril.
Professora Natalí Lucas Paradeda
2° ano turma 24
Tot 8
Aula para semana 6/04/2020 à 10/04/2020

CNIDÁRIOS
Os cnidários – do filo cnidaria – são animais exclusivamente aquáticos, sendo a maioria marinhos. Existem cnidários que vivem fixos durante toda a sua vida (sésseis) e outros de vida livre, que podem ser levados por ondas e correntezas ou por movimentos gerados pelo próprio corpo.
Apesar de apresentarem formas variadas os cnidários podem ser reconhecidos por dois tipos básicos: pólipos e medusas (ou águas-vivas).
Os corais, por exemplo, apresentam a forma corporal de pólipos, nesses animais a base fica presa a um substrato e a boca, rodeada por tentáculos, fica na extremidade superior. As medusas têm a boca voltada para baixo.
Os pólipos são sésseis e vivem isolados ou em colônias, como os corais. Os corais secretam uma substância, o carbonato de cálcio, que se deposita ao redor de seu corpo, formando esqueleto externo (exoesqueleto). As colônias de corais, que crescem a milhares de anos, formam recifes enormes. Nos recifes, a porção superficial é a parte onde estão os indivíduos vivos, assentados sobre bilhões de exoesqueletos de pólipos mortos.
As medusas nadam livremente, mas também podem formar colônias, como a caravela-portuguesa, formada por vários pólipos, cada qual com sua função como: flutuação, defesa, digestão, reprodução.
Os cnidários têm boca que se abre na cavidade central e muitos ainda têm tentáculos, com cnidoblastos, células dos tentáculos com filamentos urticantes que injeta uma toxina paralisante nos seres vivos dos quais se alimenta.
Quando uma presa encosta em um cnidário ele movimenta os tentáculos, e os filamentos urticantes dos cnidoblastos são disparados e paralisa a presa, ele então empurra com os tentáculos para boca, terminando na cavidade central, onde é digerido. Os resíduos, após a digestão, também saem pela boca.
As trocas gasosas nesses animais ocorrem em contato direto com a epiderme, por ela entra o oxigênio e sai o gás carbônico.
Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. Na reprodução assexuada, forma-se um broto no animal. Se for um animal solitário, o broto se solta e forma outro indivíduo, se for uma colônia o novo indivíduo aumenta o número de indivíduos na colônia. Os cnidários também podem se reproduzir por fragmentação ou regeneração, quando parte do indivíduo é perdida e forma outro indivíduo.
A reprodução sexuada ocorre por fecundação, que pode ser externa ou na cavidade interna do animal. Algumas espécies apresentam alternâncias de geração: uma geração de pólipos e outra de medusas. Os pólipos se reproduzem assexuadamente, originando medusas, que são móveis e se reproduzem sexuadamente.

1.            As águas-vivas são exemplos de representantes do filo Cnidaria que frequentemente causam acidentes nas praias. São comuns relatos de pessoas que apresentaram queimaduras por esses animais. Esses seres apresentam como forma de defesa uma célula capaz de liberar um líquido urticante, que em humanos pode ocasionar queimaduras. O nome dessa célula é:________________________________________________

2.            Grande parte dos cnidários passa por dois estágios na vida: o de pólipo e de medusa. A respeito do ciclo de vida desses animais, marque a alternativa incorreta.
a)            Os pólipos, na maioria das vezes, são sésseis, ou seja, ficam presos ao substrato.
b)            As medusas geralmente são natantes.
c)            Pólipos e medusas apresentam boca, porém não possuem ânus.
d)            Apenas as medusas apresentam tentáculos.
e)            Algumas espécies de pólipos são capazes de se mover pelo substrato.



Aula para semana 13/04/2020 à 17/04/2020

Assista o vídeo e responda
Poríferos - Brasil Escola
Canal: Brasil Escola
Questões:
1.    Podemos encontrar poríferos no ambiente terrestre?
2.    Qual a forma de nutrição dos poríferos?
3.    Os poríferos possuem tecidos verdadeiros? Explique sua resposta.
4.    Faça um desenho de uma esponja apontando os poros, espongiocele e ósculo. Em seu desenho também deve ser ilustrado a movimentação de água, ou seja, entrada e saída de água na esponja através de flechas.

Aula para semana 20/04/2020 à 24/04/2020

Assista o vídeo e responda
CNIDÁRIOS [CELENTERADOS] - ZOOLOGIA - Reino Animalia - Prof. Kennedy Ramos
Canal: Kennedy Ramos

Questões:

1.    Quais os dois tipos de cnidários existentes?
2.    O que quer dizer simetria birradial? Se você achar necessário pode desenhar.
3.    Qual a forma de nutrição das esponjas?
4.    Qual a classe dos cnidários compreende as águas-vivas?
5.    Qual a função da cavidade gastrovascular? Qual a diferença entre a forma de digestão dos poríferos e dos cnidários?
6.    Qual a função do cnidócito?

Aula para semana 27/04/2020 à 30/04/2020
Copie a tabela e complete no caderno.

Habitat
Forma de vida
Formas de reprodução
Forma de corpo (descrição)
Componentes do filo
(nome popular)
Poríferos






Cnidários
















24 e T8

Professora Natalí Lucas Paradeda
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho


Primeira atividade junho

Leitura

Classificando vírus animais

Vírus animais vêm em diferentes tipos e eles entram, comandam e saem das células de diferentes maneiras. Como nós podemos organizar esse furdunço viral de uma maneira consistente e que faça sentido?

O sistema de Baltimore agrupa os vírus de acordo com seu tipo de material genético e como ele é usado para fazer RNA mensageiro (RNAm), parte intermediária essencial na produção de proteínas virais e na montagem de novos vírus. O grupo de Baltimore do vírus depende de:

A molécula que ele usa como material genético (DNA ou RNA)

Se o material genético é de fita simples ou dupla

Os mecanismos que o vírus usa para fazer mRNA

O sistema de Baltimore divide vírus em sete grupos. Você pode ver as características básicas de cada um, incluindo seu material genético e mecanismo de escolha para produção de mRNA no diagrama abaixo:






Vírus humanos são encontrados em todos os sete grupos de Baltimore, enquanto vírus de plantas e bactérias são encontrados apenas em subconjuntos de grupos.

Se queremos desenvolver uma droga para mirar num vírus, é importante sobre os detalhes de seu ciclo de vida—inclusive seu grupo de Baltimore e outros aspectos da sua biologia—para que possamos bloquear esse ciclo efetivamente. Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/biology-of-viruses/virus-biology/a/animal-viruses-hiv








Faça uma pesquisa e complete a tabela a seguir em seu caderno com quatro doenças causadas por vírus e o tipo de vírus causador da doença



Nome da doença

Tipo de vírus segundo Baltimore


Exemplo: HIV

VI

Olá queridos alunos

Quero passar um recado para todos

Agora tenho um número de WhatsApp especialmente para atender as dúvidas dos alunos nos dias em que estamos afastados, se você está com alguma dúvida é só enviar uma mensagem, em seu turno de aula, para o número (51) 91509751. Lembrando, esse número é apenas para contato por mensagem. Responderei todas as mensagens assim que possível.

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