Biologia turmas 33, T9 professora Natali


BIOLOGIA
Prof. Natali Lucas Paradeda
Atividade extraclasse relativa as semanas que compreendem 19/03/2020 até 02/04/2020
3° ano do ensino médio noturno  e T9
Para responder as atividades os alunos deveram utilizar mecanismos de pesquisa à internet, livros didáticos e vídeos.




1.    A mitose ocorre em quais células humanas? Dê um exemplo de processo do corpo que ocorre mitose:

2.    Na meiose, a divisão celular origina quantas células, e qual a principal diferença entre as células geradas através da mitose e da meiose?

De uma única célula a um organismo
No núcleo das células, há o material genético, que está agrupado em cromossomos. Em cada célula humana, há 46 cromossomos. As únicas exceções são as células reprodutivas masculinas (espermatozóides) e femininas (ovócitos), que têm 23 cromossomos cada.
Para que surja uma nova vida humana é necessário que ocorra a fecundação. A fecundação é encontro das células reprodutivas, em que os núcleos se fundem, sendo 23 herdados do pai e 23 herdados da mãe, somando 46 cromossomos. A partir dessa única célula, serão originadas todas as células que compõem o ser humano.
A célula-ovo, então, passa por sucessivas divisões celulares e forma-se o embrião. No estágio em que o embrião está com 32 células, esse conjunto é chamado de células tronco embrionárias. Essas células contêm as informações necessárias para diferenciar-se em todos os tecidos do corpo, que formarão os órgãos especializados no desempenho de funções específicas.”

3.    Qual o nome dado ao agrupamento de DNA no interior do núcleo? Como é chamado o processo de união do espermatozóide com o ovócito?
4.    Onde são encontrados os cromossomos? Quantos cromossomos têm o espermatozóide e o ovócito humano?
5.    Como o número de cromossomos da espécie humana se mantém mesmo após a união de duas células em uma, ovócito e espermatozóide?


Leis de Mendel
O monge austríaco Gregor Mendel, em 1864, deu à Genética como ela é hoje conhecida sua fundamental contribuição. Ele realizou diversas experiências com ervilhas, revelando de maneira inédita os modelos hereditários presentes nas ervilheiras, descobrindo que eles estavam submetidos a normas estatísticas fáceis de compreender. A partir destas investigações ele propôs a criação de várias leis que regem os procedimentos próprios da hereditariedade, sem ainda ter estudado a molécula de DNA.
Embora suas descobertas não possam ser aplicadas a todos os casos hoje conhecidos, bem mais intrincados, a hereditariedade mendeliana trouxe aos geneticistas a preciosa associação das ciências estatísticas à genética. Somente após o falecimento deste genial cientista é que a Ciência começou a compreender seus trabalhos, em princípios do século XX, e a utilizá-los intensivamente.
Gregor Mendel  (1822 – 1884), cultivou e estudou durante sua vida, as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum).
 Estas ervilhas são fáceis de cultivar e produzem muitas sementes, o que facilitou o trabalho de Mendel. Além disso, possuem características morfológicas bem distintas, como, por exemplo a cor das sementes, que podem ser amarelas ou verdes, não havendo uma cor intermediária e sua textura pode ser lisa ou rugosa, sua flor é púrpura ou branca e sua vagem pode ser verde ou amarela.

6.    Qual a importância das descobertas de Mendel para o estudo da genética?


Genética
A Genética  é a área da Ciência, mais especificamente da Biologia, que investiga a constituição dos genes, como se processa a hereditariedade, de que forma os atributos orgânicos são passados de uma geração para a outra, que distúrbios físicos podem estar presentes no mapa genético do organismo de cada um. Ela também estuda a forma como se dá a transmissão química de dados contidos nos genes, de pais  para filhos, ao longo do tempo.

A Genética é muito utilizada atualmente para mapear o funcionamento irregular de estruturas cromossômicas, ainda no feto, bem como para prevenir e erradicar problemas que posteriormente poderiam tomar proporções irreversíveis, através das chamadas terapias gênicas. É possível dispor das teorias genéticas para descobrir o funcionamento dos genes e como eles interagem entre si.
Futuramente será uma prática comum traçar o mapa genético de todos, revelando assim as predisposições do organismo para algumas enfermidades, o que permitirá eliminar doenças ainda em sua fase embrionária. Pesquisas sobre o genoma do ser humano possibilitarão a extirpação de males como a leucemia, o albinismo, a doença de Alzheimer, entre outros.
Cada pessoa recebe de seus antepassados o que se conhece como herança genética, que dita, entre outras coisas, suas características físicas, determinadas tendências psíquicas, certa propensão à aquisição de algumas enfermidades. No seio dos organismos humanos os dados transmitidos pelos genes estão geralmente armazenados nos cromossomos, impressos na molécula de DNA.
A expressão ‘genética’ foi inicialmente usada pelo pesquisador Wiliam Batesson, em correspondência dirigida a Adam Sedgewick, em 1908, para justificar a diversidade existente entre os homens e o mecanismo hereditário vivenciado por eles. Mas os próprios pré-históricos tinham uma noção de certa forma desenvolvida sobre esta ciência, pois mantinham o hábito de domesticar animais, e de acasalar de forma seletiva a flora e a fauna.


Leis de Mendel


Mendel realizava cruzamentos entre linhagens que ele chamava de puras. Para obter essa pureza, ele realizava um processo chamado autofecundação  (no qual os gametas femininos são fecundados por gametas masculinos da mesma planta) até que todos os descendentes possuíssem as mesmas características da geração parental.
Em um de seus experimentos, cruzou ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, a qual chamou de Geração Parental, representada pela letra P  e observou que todos os descendentes possuíam sementes lisas, e foram chamados de Geração F1. A variedade rugosa não aparecia na F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1, obteve-se a geração F2, na qual 75% ou 3/4 dos indivíduos possuíam sementes lisas e 25% ou 1/4 possuíam sementes rugosas.
Mendel concluiu que o fator responsável pela textura lisa da semente era dominante sobre o fator para a textura rugosa, ocultando-a na geração F1, e que este caráter é determinado por um par de fatores. Na geração parental esses fatores são iguais, pois os indivíduos são puros, e são representados da seguinte forma:
RR para semente lisa, dominante (utiliza-se a letra inicial da característica recessiva);
rr para semente rugosa, recessiva;
Na produção de gametas, esses fatores se separam e vai cada um pra um gameta, para que a carga genética seja sempre constante nas espécies, pois metade vem do gameta feminino e a outra metade do masculino.
Ao cruzar indivíduos RR com rr, obteve-se 100% da geração F1 Rr, porém apenas o fator dominante se expressava:
R
R
r
Rr
Rr
r
Rr
Rr
E ao cruzar os híbridos da geração F1, 3/4 dos indivíduos eram dominantes e 1/4 eram recessivos:
R
r
R
RR
Rr
r
Rr
RR
Este estudo ficou conhecido como 1ª Lei de Mendel e pode ser enunciado da seguinte forma: “cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro.


7.      O que é herança genética?

8.      Explique com suas palavras como Mendel descobriu a genética:


9.      Os seres humanos podem ter o lóbulo da orelha preso ou solto. Essa característica é determinada por um gene com dois alelos, um para a forma presa e outro para a forma solta. O alelo para forma solta é dominante em relação àquele. Assim, pessoas PP ou Pp têm lóbulo da orelha solto e pessoas PP têm lóbulo da orelha preso.

Um casal é formado por uma mulher com lóbulo da orelha preso e um homem com lóbulo solto que é heterozigoto para essa característica. Quais podem ser os genótipos e os fenótipos de um filho entre eles?

10.   O albinismo caracteriza-se pela ausência de pigmento (melanina) na pele, nos pelos, nos cabelos e nos olhos. O alelo que condiciona a produção de pigmento (A) é dominante sobre o alelo que condiciona ausência de pigmento (a). Com base nessas informações faça o que se pede.
a.      Determine os genótipos possíveis para um indivíduo com pigmentação na pele e um indivíduo albino.
b.     Um homem albino casa-se com uma mulher com pigmentação na pele. Sabe-se que ela é heterozigota para a característica albinismo. Como poderão ser os filhos desse casal quanto à pigmentação da pele? Monte um esquema para explicar sua resposta.

Caixa de texto:   ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA CASTILHOS
POLIVALENTE
Rua Marechal Deodoro, 863 – Centro – Osório - RS
Fone:    3663.1620                          E-mail: escolapoli@gmail.com
BIOLOGIA
Atividade programadas para o mês de abril.
Professora Natalí Lucas Paradeda
3° ano turma 33
T9

Aula para semana 6/04/2020 à 10/04/2020

Assista o vídeo e responda:

Vídeo:
EVOLUÇÃO - LAMARCK x DARWIN - TEORIAS EVOLUTIVAS - Prof. Kennedy Ramos
Canal: Kennedy Ramos


1.    O que é fixíssimo?
2.    Qual a importância de Lamarck para a evolução?
3.    Qual a relação entre as adaptações dos seres vivos e o meio ambiente relatada por Lamarck?
4.    Qual a principal diferença entre a teoria de Lamarck e Darwin?
5.    “Na evolução sobrevive o mais forte”. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Explique sua resposta.

Aula para semana 13/04/2020 à 17/04/2020


Ideias de Lamarck
Foi o primeiro a propor a evolução, dizia que formas mais simples de vida surgiam da geração espontânea, ou seja, a origem da vida era a partir de matéria bruta.
Duas leis fundamentais de Lamarck:
·         Lei do uso e desuso: o uso de determinada parte do corpo faz com que se desenvolva e o desuso faz com que atrofie.
·         Lei da transmissão de caracteres adquiridos: alterações no corpo adquiridas, pelo uso e desuso, ao longo da vida, são transmitidas para os descendentes.
Teoria da seleção natural
Criada por Charles Darwin a bordo do navio Beagle em 1983.O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.
Em 1858 Alfred Wallace chegou as mesmas conclusões de forma independente.
Livro a origem das espécies:
·         Todos os organismos descendem, com modificações, de um ancestral comum.
·         O principal agente de modificação é a seleção natural sobre variações individuais.

Atividade:
Através de pesquisa a sites confiáveis como: brasilescola.uol.com.br – escolakids.uol.com.br – mundoeducacao.bol.uol.com.br - www.todamateria.com.br – www.sobiologia.com.br; responda:

1.    Explique com mais detalhes a teoria da geração espontânea:
2.    As teorias de Lamark ainda são aceitas? Explique por que.
3.    Explique a seleção natural:



Aula para semana 20/04/2020 à 24/04/2020


Darwin, Coronavírus e a Seleção Natural das Empécies

Charles Darwin, famoso pela sua teoria sobre a evolução das espécies, disse certa vez: “não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.1
Desde muito cedo a Teoria da Evolução das Espécies, através da seleção natural, me chamou a atenção. Sempre gostei de ler a respeito e observar as características que nos trouxeram até aqui.
Mas de uns tempos pra cá, comecei enxergar uma relação muito forte entre a Teoria da Evolução e empreendedores, empresas e startups. É impossível não fazer essa referência e eu vou explicar.
No reino animal – e nas empresas – a evolução nunca acontece numa única direção. A girafa de pescoço grande, como conhecemos, não foi a única opção evolutiva. Foi a que deu certo. Dezenas de outras alternativas falharam para as girafas primitivas. Mas quando uma hipótese evolutiva se mostrou viável, a vida seguiu naquela direção.
As girafas precisavam alcançar as folhas verdes do alto das árvores nos tempos de seca. Eram as únicas que restavam. Era fator de vida ou morte. Então, o caminho viável foi a evolução do tamanho do pescoço2. Para os elefantes, de maneira diferente, o que funcionou foi um crescimento desproporcional do nariz. A tromba é usada especialmente para alcançar as mesmas folhas que as girafas buscam.
Nas empresas, tudo acontece do mesmo jeito. Para dar o próximo passo, inúmeras hipóteses serão testadas e a imensa maioria vai falhar. Mas a hipótese que responder como verdadeira, guiará a companhia para um patamar acima.
Porém, assim como no caso da girafa e do elefante, empresas são organismos distintos. Nem tudo o que funciona para uma, funciona para a outra. E a validação das hipóteses é o que determina o futuro do negócio.
Posto isto, é importante perceber que a evolução não acontece por acaso. Ela surge de uma necessidade vital de mudança e adaptação. Ou seja, ela parte do forte desejo de seguir em frente.
No estágio em que estamos, com o mundo de cabeça pra baixo, com coisas novas acontecendo a cada minuto e novos padrões sendo desenhados, a velocidade da evolução precisa ser imensa.
Nunca foi tão importante testar hipóteses. Dezenas, centenas de hipóteses até encontrar o caminho. E é a capacidade de fazer isso muito rápido que torna as startups mais adaptáveis aos novos modelos do que as empresas tradicionais.
Só que diferente do que acontece com os seres vivos, onde a evolução leva milhares e até milhões de anos3, na “nova economia” ela precisa acontecer todos os dias. Afinal, mercados inteiros estão sendo disruptados 2 ou 3 vezes numa mesma década.
E, nessa velocidade, a melhor forma de evoluir é aprender com quem está fazendo isso neste exato momento. Isso diminui os esforços, reduz tempo, aumenta as chances de seguir na direção correta.
Assim como na evolução das espécies, nem todas as empresas conseguirão vencer essa crise.
Adaptado de: https://www.startse.com/noticia/startups/darwin-coronavirus-e-a-selecao-natural-das-empresas

Atividade:
1.    Charles Darwin e Jean-Baptiste de Lamarck explicavam a evolução de formas diferentes, com base nas pesquisas utilizadas na aula anterior, explique a diferença entre a teoria dos dois pensadores em relação ao exemplo sublinhado no texto (1):
2.    A primeira frase sublinhada no texto diz respeito a que teoria?
3.    Ainda sobre a primeira frase sublinhada, apesar do erro do autor em atribuir a Darwin uma frase que comprovadamente não foi dita por ele, a frase em questão nos leva a reflexão sobre um ponto importante das constatações de Darwin. Explique por que o termo espécie é utilizado e não o termo indivíduo.
4.    Em relação a última frase sublinhada no texto, responda por que, quando falamos em evolução biológica, especialmente em mamíferos, a evolução precisa de milhares de anos:
5.    Todos as espécies de seres vivos precisam de tanto tempo para mudanças significativas em suas populações ocorrerem através da seleção natura? Explique sua resposta.







Aula para semana 27/04/2020 à 30/04/2020

Assistir ao vídeo:
Construindo o Planeta Terra
Canal: Word D
 
Responder as questões:
1.    Todos os seres vivos existentes hoje na Terra têm um único ancestral comum. Explique como era esse ser vivo:
2.    Os primeiros seres vivos eram autótrofos ou heterótrofos?
3.    Qual a importância histórica dos organismos fotossintetizantes:
4.    As primeiras formas de vida surgiram em ambiente aquático ou terrestre? Explique por quê:
5.    Todos do Reino Animalia que existente hoje no planeta vem de um mesmo ancestral. Explique como era esse primeiro animal:
6.     Explique por que os anfíbios, apesar de viver boa parte de sua vida em terra, precisam manter uma relação de estreito contato com a água:
7.    Qual importante característica faz dos répteis animais mais independentes do meio aquático que os anfíbios:
8.    A mesma independência da água conquistada pelos répteis pode ser vista em alguns grupos de plantas, explique:
9.    Explique por que o meteorito, que provocou a extinção da maior parte dos dinossauros, favoreceu os mamíferos:

EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho


Turma 33 e T9


Professora Natalí Lucas Paradeda


Aulas programadas para o mês de junho.










Primeira atividade 04/05


Leitura


Darwin e sua viagem no Beagle


O livro seminal de Darwin, A Origem das Espécies, apresentou suas ideias sobre a evolução e a seleção natural. Essas ideias foram amplamente baseadas em observações diretas das viagens de Darwin ao redor do globo. De 1831 a 1836, ele foi parte de uma expedição de levantamento topográfico feita pelo navio HMS Beagle, a qual incluía paradas na América do sul, Austrália e a ponta sul da África. Em cada uma das paradas da expedição, Darwin teve a oportunidade de estudar e catalogar as plantas e os animais locais.


Durante seu percurso, Darwin começou a observar padrões intrigantes na distribuição e características dos organismos. Podemos ver alguns dos padrões mais importantes que Darwin percebeu na distribuição dos organismos ao examinarmos suas observações nas Ilhas Galápagos ao longo da costa do Equador.





_Créditos da imagem: "Darwin's finches," por John Gould (domínio público)._


Darwin descobriu que espécies similares de tentilhões, mas não idênticas, habitavam ilhas próximas a Galápagos . Além disso, ele percebeu que cada espécie de tentilhão estava bem adaptada para seu ambiente e sua função. Por exemplo, espécies que comiam sementes grandes e tendiam a ter bico largo e duro, enquanto aquelas que comiam insetos tinham bico fino e afiado. Finalmente, ele observou que os tentilhões (e outros animais) encontrados nas Ilhas Galápagos eram similares às espécies do vizinho continente do Equador, mas diferentes dos encontrados no resto do mundo.


Darwin não percebeu tudo isso em sua viagem. De fato, ele nem mesmo tinha entendido que tentilhões eram espécies relacionadas, porém distintas, até mostrar os espécimes coletados para um ornitólogo especializado (biólogo de aves) anos mais tarde^33cubed! No entanto, gradualmente, ele teve a ideia que poderia explicar o padrão de tentilhões relacionados, mas diferentes.


Segundo a ideia de Darwin, o padrão faria sentido se as Ilhas Galápagos tivessem sido habitadas, muito tempo antes, por aves das terras continentais vizinhas. Em cada ilha, os tentilhões devem ter se adaptado gradualmente às condições locais (por muitas gerações e longos períodos de tempo). Esse processo pode ter levado a formação de uma ou várias espécies em cada ilha.


Se a ideia estava correta, então por que estava correta? Que mecanismos poderiam explicar como cada população adquiriu adaptações, ou características que as tornaram bem adaptadas àquele ambiente, naquele determinado momento? Durante sua viagem e nos anos posteriores, Darwin desenvolveu e aperfeiçoou um conjunto de ideias que poderiam explicar os padrões que ele observou ao longo de sua viagem. Em seu livro, A Origem das Espécies, Darwin ressaltou duas ideias principais: a evolução e a seleção natural.

Segunda atividade 11/05
Copie em seu caderno e responda as questões:
Qual a importância do livro “A origem das espécies” para o estudo da evolução?
Quando falamos de Tentilhões de Galápagos na ciência sempre temos relacionados a ele Darwin, o que Darwin descobriu observando essas aves?


Olá queridos alunos
Quero passar um recado para todos

Agora tenho um número de WhatsApp especialmente para atender as dúvidas dos alunos nos dias em que estamos afastados, se você está com alguma dúvida é só enviar uma mensagem, durante o dia, para o número (51) 91509751. Lembrando, esse número é apenas para contato por mensagem. Responderei todas as mensagens assim que possível.

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