Ensino Religioso turma 31 Professora Suzana




Atividade Programada – Ensino Religioso- t. 31.

Aula 1e2/4


Nome:

Quem sou eu?


Você, jovem, alguma vez parou e pensou: Quem sou eu? O que significa ser gente? Tenho procurado descobrir – me? Quais os meus defeitos? E as minhas virtudes? O que quero da minha vida? Para mim o que é importante na vida? Se já pensou nisso, está convidado a continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir – se! Não deixe para amanhã! Há muito interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem. Algumas são movidas pelo espírito científico e educacional, como os sociólogos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e às vezes, até seus próprios pais! Querem saber quem é o jovem atual, verdadeiro? O que ele quer? Desejam saber por que você, às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, e, por outro lado, de pequenas covardias também você fica revoltado com as grandes injustiças, mas em casa é injusto com seus próprios irmãos. Outras tem sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes da moda, as editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, as emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles? Outros ainda veem o jovem como uma arma política perigosa, cuja força deve ser manipulada, controlada a seu favor, ou então marginalizada. Enfim, você está sendo bombardeado de todos os lados.


Responda : respostas pessoais.


1- Quem sou eu?


2- Quais os meus defeitos e minhas qualidades?


3- 3- O que eu quero da minha vida? Quais são os meus ideais?


4- Sou coerente com o que penso e faço? Por quê?


5- Como preservo minha individualidade diante das pressões da sociedade, família, escola, colegas, novidades, etc...)


Atividade programada-Ensino Religioso-t.: 31

Aula 3 e 4/4

Nome:

A Arte de conviver consigo mesmo


Somos levados pela velocidade das comunicações, entre elas a internet, a televisão, o celular. Onde encontrar a força necessária e a orientação para conseguirmos tudo quanto é exigido de nós a cada dia? Numa época de transformações aceleradas vemos estruturas que simplesmente deixam de funcionar e da noite para o dia passa a ser mais importante o caminho para o conhecimento do nosso interior, para nossas raízes e fontes de espiritualidade. Novos estilos mentais moldam o modo como absorvemos informações, aprendemos, reagimos à persuasão, decidimos e nos expressamos. A experiência de olhar para si mesmo, visitar o eu interior, significa que podemos apelar para alguma coisa mais profunda que nos alimenta, sustenta e que não depende das turbulências externas e das fraquezas humanas, mas nos remete para algo maior, a um encontro supremo com algo que em nossa cultura chamamos de “DEUS”. Anselm Grün e Frederich Asslander afirmam: “Assim como eu convivo comigo mesmo, também convivo com os outros. De maneira análoga a esta conhecida experiência, também se pode dizer que: Assim como eu me conduzo, da mesma maneira conduzo também os outros”. A arte de conviver consigo mesmo é encontrada na forma da expressão humana. Acima da procura das necessidades vitais, comum a todas as criaturas vivas, ela é uma superabundância gratuita da riqueza interior do ser humano e uma forma de sabedoria prática que une conhecimento para dar forma à verdade de uma realidade na linguagem acessível à vista e ao ouvido, na medida em que se inspira na verdade de nossa grandeza interior e no amor dos seres humanos.

ATIVIDADE: Com que frequência você costuma olhar para si mesmo? O que tem orientado a sua vida? (respostas pessoais).





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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho

Atividades Programadas de ER da t.: 31

Professora:Suzana Scholl                      Fone: 997077926 

Aulas junho
A Fé
Qual

idade Humana


Vendo com o coração


Além das descobertas científicas, invenções tecnológicas e habilidades artísticas, o homem precisa desenvolver a potencialidade das emoções, dos sentimentos, dos afetos, da ternura. Os antigos localizavam no coração a fonte dessas qualidades. A palavra “coração” vem do latim cor/cordis. Dela deriva as palavras cordial e cordialidade. Cordialidade é a qualidade de quem é cordial: amoroso, afetuoso, compreensivo e sensível às necessidades dos outros.


O ser humano deve ver e interpretar a natureza, o mundo, pela inteligência e pelo coração. É importante aprender matemática, informática, ciências e tecnologia, mas isso não basta. Quem não desenvolve as qualidades do coração é uma pessoa humanamente deficiente. E, com certeza, não é feliz. A cordialidade é uma maneira de ser, de viver com e para os outros. Ela é a base, o fundamento do relacionamento humano.


Jesus diz que pelos frutos se conhece a qualidade de uma árvore. Toda árvore boa dá bons frutos e a árvore má dá maus frutos.





ATIVIDADES


Responda:


1-Quais as potencialidades humanas mais importantes? Por quê?














2- Marque um X nas expressões que complementam a frase: “Há cordialidade quando as pessoas...”






Se tratam bem. b) Mostram-se gentis. c)Ignoram os outros.






d) Se compreendem. e) Falam mal uma das outras. f) Se ajudam mutuamente.






g) Se preocupam com o bem estar de todos. h) Se tratam com indiferença.















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