Arte turmas 31, 33, T9 Professora Anelise



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA

Professora Anelise – Artes 3º ano

Aula Programada 3 – dia 06/04/2020 
   
Retrato e autorretrato

             “Desde tempos imemoriais o homem é fascinado por sua própria imagem e pela de seus semelhantes. 
Na antiguidade, os egípcios retratavam os faraós e seus séquitos em pinturas impressionantes nas paredes das sepulturas da realeza. Bustos, medalhões e moedas era uma forma popular de pintura entre os romanos, em geral extremamente natural, que davam uma boa ideia de como as pessoas retratadas eram na vida real. [...]
            Como na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo passou a incluir os novos ricos – prósperos comerciantes e banqueiros, por exemplo – e dali em diante o mundo da arte foi povoado por uma multidão de novos rostos, alguns muito famosos, que viriam a fazer parte da história, e outros menos conhecidos, ligados ao dia a dia, porem igualmente irresistíveis.
            Grandes pintores começaram a se especializar em retratos, que durante o século XVI e XVII serviam aos interesses de famílias, de parentes e às ambições. O retrato era, de forma geral considerada um símbolo de status, uma expressão de realização pessoal e uma forma de assegurar um lugar na prosperidade. No século XVII, era provavelmente por meio de um retrato quo o artista alcançava riqueza e fama.

Presta atenção nos detalhes do rosto e o reproduza na metade de uma folha de ofício.
Quando conseguir chegar próximo dessa imagem acrescente cabelos e pinte o rosto escolhendo as cores que desejar.



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 3º ano
Aula Programada 4 – dia 13/04/2020 

POP ART
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.
A pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas. 
Este fenômeno artístico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.
O movimento influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda.
Características da Pop Art.
  • Aproximação da arte com a vida cotidiana;
  • Utilização de cores intensas e vibrantes;
  • Reproduções de peças publicitárias;
  • Inspiração na cultura de massa;
  • Uso da serigrafia;
  • Imitação da estética industrial;
  • Reproduções em série do mesmo tema;
  • Uso da imagem de celebridades;
  • Inspiração no universo das histórias em quadrinhos.

Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade. Eles elegiam as imagens pictóricas e os símbolos de natureza popular.
A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX por meio de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e ao hermetismo da arte moderna.

Ela recusa-se à separação entre arte e vida. Daí a arte pop ser capaz de se conectar ao seu público a partir de signos e símbolos extraídos do imaginário da cultura de massa e da vida cotidiana.


A atividade será colorir o ovo de páscoa, utilizando cores vibrantes e neon, trazendo a essência do pop art e desmitificando a imagem, com o símbolo real de consumo.

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes  3º ano
Aula Programada 5 – dia 20/04/2020 

OP ART

A palavra Op Art deriva do inglês Optical Art e significa Arte Óptica. Esse termo pode ter sido usado pela primeira vez pelo artista e escritor Donald Judd, em uma revisão de uma exposição de “Pinturas Ópticas” por Julian Stanczak. Mas tornou-se popular por seu uso em um artigo de revista Time, de 1964.
Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art, pois é excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto às da ciência e da tecnologia.
A razão da Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos. O auge do movimento aconteceu em 1965, quando o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque abraçou o estilo com a exposição The Responsive Eye (O Olho que Responde), que apresentou 123 pinturas e esculturas de artistas como Victor Vasarely, Richard Anusziewicz, Bridget Riley, Ad Reinhardt, Frank Stella, Carlos Cruz-Diez, Jesus Rafael Soto, Josef Albers, Kenneth Noland dentre outros.
As principais características da Op Art são:

  • Explorar a falibilidade do olho pelo uso de ilusões de óticas;
  • Defender para arte “menos expressão e mais visualização”;
  • Quando as obras são observadas, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se;
  • Oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras, produzindo o efeito ótico;
  • Observador participante;
  • Busca nos efeitos ópticos sua constante alteração;
  • As cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador.



ATIVIDADE

ESCOLHA DUAS CORES QUE CAUSEM O EFEITO DE CONTRASTE, E DIVIRTA SE COLORIDO O DESENHO COM TÉCNICA EM OP ART.




ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 3º ano
Aula Programada 6 – dia 27/04/2020 

Para encerrarmos esse ciclo de atividades programadas, reservei para vocês uma atividade prazerosa e divertida, ela se chama hand lettering
Para começo de conversa, o que é hand lettering?
Hand lettering é uma criação artística que tem mais a ver com o desenho e a pintura de letras do que com a escrita tradicional. Todo lettering é formado por diferentes formatos que se repetem. Assim, para se tornar proficiente é preciso muita paciência, precisão e criatividade. Existe uma grande quantidade de alfabetos e estilos de caligrafia para lettering, desde variações de letras de forma e letras cursivas, passando por técnicas avançadas tais quais faux calligraphy, bounce lettering e até brush lettering. Além disso, diferentes estilos podem ser combinados entre si, embelezados e modificados. Isso significa que não existe limites para a sua criatividade quando o assunto é hand lettering. Ainda assim, existem algumas regras básicas.
Confira algumas dicas para iniciantes:
Local apropriado: certifique-se de que você sempre terá bastante espaço e luz! Uma mesa bonita e bem iluminada vai fazer a sua criatividade aflorar e ajudar você a praticar por mais tempo.
Postura: já que você vai precisar praticar muito, especialmente no começo, é importante que você cultive uma boa postura desde o começo. Sentar-se de forma ereta não previne apenas dores desnecessárias nas costas, vai também ajudar a manter você na distância certa em relação ao papel, permitindo que você tenha uma visão panorâmica do seu trabalho.
Como você segura a caneta ou o lápis: acostume-se a, desde o princípio, segurar a caneta ou lápis entre o dedão e o indicador. Mantenha a ponta da caneta à certa distância da ponta dos seus dedos. Essa técnica vai ajudar você a prevenir o cansaço dos dedos, além de assegurar um bom controle.
Não tenha pressa: dedique-se a cada letra com muita paciência. Hand lettering se baseia na precisão e simetria da imagem criada pelas suas letras. Com uma prática regular, você vai melhorar em breve!
Primeiro exercite reproduzindo letras individuais, quando sentir segurança comece a escrever palavras curtas e significativas, estilo fé, luz, paz, você vai gostar do resultado.



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente


Atividades do mês de junho
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 7– dia 02/06/2020.

MÚSICA

Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.
A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.
A música consegue combinar sons e silêncio como nenhuma outra arte existente. Por ser bastante variável possui muitos elementos artísticos como melodia, harmonia, dinâmica e timbre. Há também muitos ritmos como as músicas eruditas, populares e folclóricas.
Atualmente, não há nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias. Devemos isso ao fato de que a música resgata emoções sentidas e lembranças remotas do ser humano, pois ela é atemporal.
Atualmente temos um leque de opções musicais que atendem aos mais variados gostos, que podemos destacar como os mais apreciados: clássica, MPB (música popular brasileira), samba, pagode, rock, sertanejo, funk, rap e hinos religiosos.
Além disso, somos um país com influências de várias nações. Por esse motivo, cada região é caracterizada por costumes diferentes, o que colabora para uma grande riqueza cultural no Brasil.
A música brasileira tem grande repercussão internacional e é referência em muitos países. Se você, apesar de ser brasileiro, ainda não conhece a variedade de estilos musicais que temos por aqui, chegou a hora de conhecer
O carimbó tem origem africana e é a grande referência da região Norte. O carimbó está presente, principalmente, no estado do Pará, pois, teve origem em Belém.
Frevo, maracatu, axé, forros e todas as demais variáveis. O Nordeste tem uma variedade de estilos em sua cultura musical.
Pagode, samba e bossa-nova são os três principais estilos do Sudeste brasileiro. Talvez, os mais conhecidos internacionalmente.
Milonga e fandango. Apesar de pouco comentados, são tradicionais do Rio Grande do Sul. A milonga é uma dança a partir do som de guitarras. De origem uruguaia, é comum no Brasil no pampa gaúcho.

Vamos colorir! Pode abusar das cores e das possiblidades, podem utilizar lápis de cor, canetinhas, glitter, cola colorida, giz de cera. Você tem a liberdade de escolher as cores, bem como o material a utilizar nesse momento. Coloque a música que você gosta e mãos a obra!






ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 9º ano
Aula Programada 8– dia 09/06/2020.

POÉTICA

Atividade


É hora de exercitar a criatividade e a poética, para essa tarefa você deve colocar uma playlist que você mais gosta, que temais a ver com você, de preferência com fones de ouvido, para que não haja interferência dos sons exteriores.

Comece a desenhar, escrever, rabiscar, inserir fotos, recortes... pense no momento atual, pessoas que estão fazendo falta, rotinas modificadas, pense sobre o perdão, sobre o erro, sobre o acerto..., vá registrando tudo, isso é criação artística, não economize nas cores, apenas deixe fluir, traga versos de letras musicais, desenhe, desabafe, o resultado será maravilhoso.


Essa atividade deve ser realizada em uma folha de ofício ou caderno de desenho!

Aproveite a oportunidade, apaixone se por essa experiência, sua entrega será o diferencial nessa atividade!

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