EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Profª: Cíntia H. Rizzi
1º ano EM e Tot 7
Atividades para o período de 06 a 30 de abril de 2020
Nome: ________________________________________________
Turma:_____ Data:___________
TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS DEVEM SER ENTREGUES, POIS FAZEM PARTE DA AVALIAÇÃO PARA O TRIMESTRE!
LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES DE CADA ATIVIDADE ANTES DE REALIZÁ-LA!
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Após assistir ao vídeo do professor de sociologia João Gabriel sobre o surgimento da sociologia e de ler os textos do polígrafo “A sociedade como objeto de estudo” (pg. 3); e “A sociologia na sociedade contemporânea” (pg. 5 e 6), realizar as atividades 3, 4, 5 e 6 propostas abaixo.
Link do vídeo: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia
Acessar o vídeo 30.
ATIVIDADE 3
(semana de 6 a 9 de abril)
De acordo com o vídeo do professor João Gabriel, o que caracteriza uma ciência? Apresente seus três elementos principais e explique resumidamente cada um deles.
Ainda de acordo com o vídeo, por que a neutralidade e a objetividade científicas em sociologia são pretensões?
ATIVIDADE 4
(semana de 13 a 17 de abril)
O professor afirma que a sociologia é fruto da modernidade. Apresente e caracterize:
As transformações políticas
As transformações econômicas
As mudanças nas ciências
ATIVIDADE 5
(semana de 20 a 24 de abril)
Pesquisar e definir:
acumulação primitiva do capital
mercantilismo
metalismo
colonização
absolutismo
ATIVIDADE 6
(semana de 27 a 30 de abril)
Por que as revoluções burguesas (revolução industrial e revolução francesa) foram tão importantes para o surgimento da sociologia?
Definir Sociologia e seu objeto de estudo.
Pesquisar o que é senso comum e por que a ciência não pode se utilizar dele para produzir conhecimento.
DISCIPLINA: FILOSOFIA
ATIVIDADE 3
(semana de 6 a 9 de abril)
Após realizar a leitura das páginas 1 até 9 do polígrafo, procurar no caça-palavras as respostas que preenchem as lacunas do texto abaixo:
Sócrates nasceu e viveu em _______________ e foi considerado o pai da______________. Não deixou obras escritas. Seu pensamento foi registrado por seus discípulos, _____________e ______________. Todos diziam que era ____________. Então foi a cidade de ____________ onde ficava o templo de _________ para descobrir se que diziam sobre ele era verdade. Sobre o portal de entrada desse santuário estava
escrita a grande mensagem "_________ -te a ti mesmo." O oráculo, que era uma mulher, perguntou-lhe: "O que você sabe?". Ele respondeu: "Só sei que nada sei." Ao que o oráculo disse: "Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe." Sócrates questionava a realidade, a religião e a política da época e, assim, incomodou muita gente. Foi condenado à ____________ por ser injusto com os deuses e corromper a juventude.
ATIVIDADE 4
(semana de 13 a 17 de abril)
Após realizar a leitura dos textos “Nossas Crenças Costumeiras” (polígrafo pg. 11 e 12), “E se não for bem assim” (pg 14 até 16) e “Momentos de crise” (16 e 17), responda as seguintes questões:
Que são crenças?
O que são crenças costumeiras e qual sua origem?
O que é crise e em que momentos ela aparece?
ATIVIDADE 5
(semana de 20 a 24 de abril)
Considerando ainda as crenças costumeiras e o mito da caverna, leia o texto “Buscando a saída da caverna ou a atitude filosófica” (pg 17 e 18) e responda a pergunta: No que a atitude filosófica pode nos ajudar em momentos de crise?
ATIVIDADE 6
(semana de 27 a 30 de abril)
Após ouvir o podcast (no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_p-7pu8xNeU) e considerando o momento pelo qual a humanidade inteira está passando por causa da epidemia de covide19 (mortes, medo e incerteza perante o futuro, isolamento social, tédio, tristeza, etc.), fazer uma reflexão e escrever um parágrafo (de no mínimo 5 linhas) sobre o estamos aprendendo com tudo isso e como a filosofia pode nos ajudar a reagir a tudo isso. Leve em conta em sua reflexão, os ensinamentos de Platão na Alegoria do Mito da caverna e a mensagem do podcast.
OBS: ouvir o podcast a partir do minuto 20. Claro que se quiser, pode ouvir todo!
Bom trabalho!
Se cuidem e fiquem em casa!
____________________________________________________________________
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Sociologia e Filosofia
Profª: Cíntia H. Rizzi
Por que você deve pensar no “Novo Normal”
Por Roniel Sampaio Silva
Esse texto traz algumas reflexões para pensamos o impacto social que a pandemia tem trazido à nossa vida moderna a ponto do mundo inteiro pensar em quais serão os novos aspectos da nova normalidade. Neste sentido, trazemos aqui a definição do que é “novo normal” que está sendo esboçado pelas Nações Unidas e alguns de seus desdobramentos.
Na visão da Sociologia, quando falamos em normalidade faz-se alusão à “norma social”, “parâmetros sociais”. Quem é “normal” é quem está dentro das normas socialmente estabelecida. São as diretrizes que regem os jogos sociais os quais estamos inseridos. A partir do momento que o cenário muda completamente, os jogadores precisam se adequar às novas regras e também reinventar regras para que as relações sociais sejam estáveis.
Pensando nessas regras, as Nações Unidas tem rascunhado algumas diretrizes que podem ser agrupadas em cinco eixos-chave, cujos esforços devem trabalhar de forma solidária e global para almejar os respectivos objetivos:
- Proteger e fortalecer sistemas de saúde existentes e suas respectivas capacidades a fim de combater a pandemia e outras que possam vir;
- Auxiliar as pessoas a lidarem com as dificuldades, fortalecendo sistemas de proteção social e serviços públicos básicos;
- Resguardar empregos, apoiar médias e pequenas empresas, trabalhadores informais por meio de políticas de recuperação da economia;
- Mobilizar recursos financeiros e estímulos fiscais para fazer com que as políticas macroeconomicas trabalhem na defesa dos mais necessitados, fortalecendo ações multilaterais e regionais;
- Promover a coesão social e investir em sistemas de resiliência e resposta liderados pela comunidade.
A saúde mais do que nunca tem tomado uma dimensão cada vez mais coletiva. A ideia liberal de que a saúde é uma responsabilidade meramente individual mostrou-se um disparate, um ato ilógico uma vez que a saúde de uma pessoa no planeta pode comprometer até mesmo existência da espécie humana. Em um mundo cada vez mais globalizado e integrado, de deslocamentos rápidos faz com que tenhamos que pensar em meios que resguardem a saúde não apenas dos que gozam de boa condição financeira, mas de todos indiscriminadamente.
O número de pessoas em situação de vulnarabilidade social tem crescido no mundo como todo, assim como a desigualdade social. Pensar em formas de reverter esse processo é fundamental para que tenhamos o mínimo de justiça social. A informalidade e o subemprego crescem em países como o Brasil. Este fato vulnerabiliza as pessoas a tal ponto de muitos não terem garantidos sequer a refeição do dia a ponto de uma enfermidade comprometer a garantia de alimento diário.
O capitalismo tem como característica inerente e estrutural o desemprego. Tanto mais a tecnologia evolui, menos se necessita de mão de obra uma vez que as máquinas protagonizam o processo no lugar dos trabalhadores. Neste sentido, o emprego, especialmente o formal tem sido comprometido. Essa característica do capitalismo gera um movimento de debandada para o setor de serviços, fato que tem levado ao crescimento do empreendedorismo, da precarização e informalização do trabalho. Por isso que a ONU tem aconselhado governos a criarem políticas públicas para promoção do trabalho e da renda que têm sido afetados por tal movimento.
Políticas macroeconômicas são politicas pensadas a partir de relações globais e totalizantes a partir de estratégias nacionais e globais para lidar com grandes agregados econômicos tais como renda e produtos, emprego e desemprego, níveis de preços, taxa de juros, estoque de moeda, taxa de câmbio e balança de pagamentos. Portanto, a situação de empobrecimento e vulnerabilização da população carece de uma resposta nacional e – porque não global - para diminuir impostos aos mais carentes e ao mesmo tempo em que também reverte renda em favor desta parcela da população, a mais afetada pela crise.
A pandemia tem descentralizado as economias em de uma forma brutal. Há poucos meses havia uma grande integração e fluxo de pessoas e nos dias atuais temos barreiras sanitárias que impedem tal fluxo. A resposta para essa situação é o fortalecimento de ações regionais, as quais podem e devem ser capitaneados por lideranças regionais e comunitárias. Afinal, são eles que conhecem bem a realidade na qual estão inseridos e cabe aos governos e organizações incentivarem a mudança positiva que queremos no mundo.
Considerações finais
Esses cinco eixos são apenas diretrizes gerais de relações econômicas as quais devem ser repensadas nesse momento. Há muitas outras coisas envolvidas as quais um texto como esse não seria capaz de abalar. O mais importante nesse momento é pensar no “novo normal” que queremos para o mundo. Qual o seu? Quais os problemas que ficaram mais evidentes nesta pandemia? Quais contradições? A nossa vida social é regida por regras e normas sociais, certamente estas regras mudarão, resta saber quem vai criar essas regras e até que ponto elas serão arbitrárias. Pense nas regras que devemos estabelecer porque certamente tem alguém pensando quais regras você vai seguir.
Após realizar a leitura do texto, responda as seguintes questões:
- O que é o “normal” de acordo com texto?
- Considerando o “novo normal” como um momento ou situação que exige novas posturas e comportamentos, tanto por parte dos governos no mundo todo para cuidarem de seu povo e da economia, como também de todas as pessoas em suas rotinas cotidianas, faça uma lista relatando como você realizava suas atividades cotidianas antes da pandemia de Covid-19 e como elas estão agora (faça uma espécie de antes e depois). Liste também o que você deixou de fazer (principalmente se for algo de que gostava bastante) e quais seus sentimentos e impressões sobre tudo isso.
- Ainda considerando o “novo normal”, quais problemas (que já tínhamos antes em nossa sociedade) ficaram mais evidentes? E que sugestões ou propostas de um “novo normal” você poderia apresentar para a sociedade (que novas atitudes e posturas as pessoas, os governos, as instituições poderiam começar a fazer de acordo com o “seu novo normal” para resolver ou amenizar os problemas que você percebeu)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário