Arte 7º A e 7º B Professora Anelise


7º. A




































7º. B




































Matriculado em 18/03/2020




ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 3 – dia 06/04/2020


Linha e Grafismo


A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. Ela está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza.
A linha é obtida através de infinitos pontos, também é obtida através do “rastro” de um ponto, ao colocar um ponto em movimento, ele forma uma linha.
A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados.
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.
As principais propriedade das linhas são:
Contém grande expressividade gráfica e muita energia.
Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.
Cria separação de espaços no grafismo.
A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.




Forma Posição Traçado








Direção





Agora vamos abusar criativamente das cores, respeitando as diferentes linhas aplicadas nesse desenho alusivo à Pascoa!








ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 4 – dia 13/04/2020.

GRAFISMO

Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou representação.
Pode ser também uma forma mais sucinta de representar um objeto ou composição de objetos, contanto que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista.
A arte do grafismo é simples e exuberante das cores, criando conceitos como a repetição, ritmo, equilíbrio e escala. O grafismo pode mostrar uma ideia estática ou com a sensação de movimento.









Atividade


Você tem dois corpos humanos ao lado, a atividade será decorar eles utilizando pintura corporal e adereços que você julga essenciais e que traduzem a personalidade e a cultura indígenas na atualidade.


Bom Trabalho!



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 5 – dia 20/04/2020.


TEXTURA

Textura, nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos. A palavra textura tem origem no ato de tecer. Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como natural – quando encontrada na natureza – ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). A textura natural de alguns animais, como o camaleão, pode ser modificada quando ele simula outra cor de pele. O homem também simula texturas naturais em suas vestimentas (como é o caso dos soldados camuflados). As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis.
A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas. Ela simula as texturas táteis. Ex.: Uma pintura que crie o efeito da maciez de uma pétala de rosa, ou o pêlo do cachorrinho. A textura tátil possui tanto qualidades visuais quanto táteis. Existe textura tátil em todas as superfícies e esta nós podemos realmente sentir através do toque ou do contato com nossa pele.
Quanto à forma de apresentação a textura pode ser geométrica ou orgânica. Nas artes gráficas pode ser reproduzida através de desenhos, pinturas, impressões, fotografia, etc. Podemos representar as texturas em forma de trama de sinais, pontos, traços, manchas com os quais se realizam as mais variadas atividades gráficas e artísticas. Exemplos:





A textura é tão importante quanto a forma, tamanho, cor, etc. Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. O pintor, por exemplo, utiliza uma infinidade de técnicas para reproduzir ou criar a ilusão de textura tátil da vida real em suas obras.
O artista pernambucano Romero Brito é um super fã das texturas em suas obras, o que atrai muito o gosto das crianças por colorir e conhecer a arte deste artista contemporâneo.
A atividade de hoje é colorir e descobrir elementos incríveis através das texturas do artista Romero.








ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOV
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 6 – dia 27/04/2020.


É chegada a hora de recapitularmos alguns aprendizados!
Começamos aprendemos sobre os elementos visuais, o contraste das cores preto/branco, positivo/negativo, sobre a escala cromática, cores primárias, secundárias, terciárias e neutras. Fizemos um passeio pela Linguagem Visual, abordamos os diferentes tipos de linhas, o grafismo, a textura e hoje iremos finalizar falando das formas.
Cada obra de arte inclui uma forma, que se alinha na linha e no espaço. Em essência, uma forma é uma área fechada que é feita quando as linhas se encontram.
Os artistas frequentemente treinam para ver as formas em tudo. Ao quebrar as formas básicas de um tema, ele cria uma representação precisa dele em pinturas e desenhos.
Além disso, as formas podem ser geométricas ou orgânicas. Os primeiros são os triângulos, quadrados e círculos com os quais todos estamos familiarizados. As últimas são aquelas formas que não são bem definidas ou aquelas encontradas na natureza.


Atividade:


1)-Reproduzir a obra São Paulo de Tarsila do Amaral, você pode aplicar novas cores a sua produção, mas é necessário que priorize as formas e proporções do desenho.


Bom Trabalho!!!




____________________________________________________________________________
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 7– dia 02/06/2020.

(copiar no caderno)



MÚSICA: UM POUCO DE HISTÓRIA

Os sons produzem uma sensação física em nós. Escutar é ser capaz de ir além do simples ouvir, é captar o sentido dos sons, perceber e compreender sua estrutura, sua forma, seu sentido, é prestar atenção e estar interessado naquilo que está ouvindo. E quanto maior o conhecimento de sons e de música, maior será nossa compreensão.
A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na antiguidade e se apresentava com um caráter religioso, de rituais em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros


COMPREENDENDO A MÚSICA
O que é som?
O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio de propagação que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.

Como os sons são produzidos?
Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.
Cada instrumento possui uma característica diferente, por isso são tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser dedilhados, percutidos, sacudidos, soprados ou produzidos por interferência eletrônica.

Elementos Formais
Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e é articulando esses cinco elementos que se criam músicas:
Vamos colorir! Pode abusar das cores e das possiblidades, podem utilizar lápis de cor, canetinhas, glitter, cola colorida, giz de cera. Você tem a liberdade de escolher as cores, bem como o material a utilizar nesse momento. Coloque a música que você gosta e mãos a obra






ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 8– dia 09/06/2020.

 (copiar no caderno)



A música começa a fazer parte de nós desde o início da nossa existência, ao embalo de cantigas nossas mães nos nanavam enquanto sonhavam nosso futuro. Desde muito cedo a música participa da nossa vida, a comemoração de um aniversário ao cantar parabéns, as cantigas de rodas nas aulas de educação física, o toque do telefone, o Hino Nacional, o hino nas igrejas e templos, estamos de alguma forma sempre cantarolando.
Feche os olhos e procure pensar em um clip sem música, uma dança sem som, a abertura de uma novela sem áudio? Chato né?!
Agora, pense no seu gosto musical, na melodia, na letra, no ritmo, no estilo... Quais os artistas que você mais gosta de ouvir e os que você menos gosta, e porquê?
Na sua casa, seu gosto musical é respeitado? Por quê?
Parecem questionamentos bobos, mas não é! A música traz ideologia, ela de certa forma narra acontecimentos e identidades dentro de cada estilo, podemos as vezes conhecer um pouco da personalidade de uma pessoa através do que ela escuta, muitas vezes o fone de ouvido e uma playlist são companhias fundamentais quando não estamos bem, ou quando estamos muito bem!

A atividade de hoje é super simples, após esse questionamento sobre essa arte, a da música, você escolherá a musica que por algum motivo mais lhe toca, você vai escrever no mínimo 2 estrofes, o nome da música e do cantor e tentará ilustrar ao máximo essa letra.
Você sabe o quanto a professora valoriza e apoia a criatividade, a criticidade e o capricho, dessa forma desejo que você dedique se a essa tarefa, por que logo, logo estaremos juntos novamente e eu quero ver esse trabalho maravilhoso que você é capaz de realizar. Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário