Atividades do mês de junho
Gráficos são esquemas que avaliam informações quantitativas, qualitativas e ordenadas baseadas em conceitos matemáticos. Por isso, entendê-los corretamente traz uma nova forma de leitura dos acontecimentos no mundo.
São representações utilizadas em análises informativas ou de valores numéricos. Esses dados são transmitidos por pontos, linhas e formas geométricas.
Servem para destacar a dimensão estática dos fenômenos, indicarem padrões e tendências, além de comparar determinadas circunstâncias em um período de tempo.
Os tipos de gráficos incluem diversas ferramentas na representação visual de fenômenos através de dados estatísticos. Eles resumem e facilitam a interpretação dos conteúdos, tornando-os mais atrativos.
Normalmente são aplicados em pesquisas, concursos, vestibulares, nos meios de comunicação (jornais impressos, internet, TV, etc.) e em disciplinas escolares (matemática, história, química, física, entre outros).
TIPOS DE GRÁFICOS
Existem variados tipos de gráficos, que atuam conforme os dados coletados, e como serão transmitidos. Por esse motivo, nem todos eles são adequados em certas situações.
Gráfico de Colunas - O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, é usado na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal.

Modelo de gráfico vertical. (Foto: Educa Mais Brasil)

Modelo de gráfico horizontal. (Foto: Educa Mais Brasil

Tipos de gráficos: dispersão (Foto: Educa Mais Brasil)
Histogramas- Assim como o gráfico de colunas, utiliza a distribuição e análise de dados estatísticos. A altura dos desenhos é proporcional a frequência dos acontecimentos e as barras são separadas entre si.

Com base nas informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar:
(A) Nesses quatro meses, o número de liquidificadores vendidos excedeu o número de liquidificadores produzidos.
(B) Os meses de maior e menor produção de liquidificadores foram abril e março, respectivamente.
(C) O número de liquidificadores produzidos em janeiro coincide com o número de liquidificadores produzidos em março.
(D) O número de liquidificadores produzidos em março coincide com o número de liquidificadores vendidos em abril.
3) Em um depósito, há determinado número de unidades de um produto, que será distribuído entre as lojas A, B, C e D. O gráfico mostra algumas informações da porcentagem, sobre o número total de unidades desse produto, destinadas a cada loja.
https://youtu.be/P_SnCOqMYqQ
AULAS
PROGRAMADAS DE MATEMÁTICA
DATA:
01/06 ATÉ 15/06
TURMAS:
15 e T7
Gráficos são esquemas que avaliam informações quantitativas, qualitativas e ordenadas baseadas em conceitos matemáticos. Por isso, entendê-los corretamente traz uma nova forma de leitura dos acontecimentos no mundo.
São representações utilizadas em análises informativas ou de valores numéricos. Esses dados são transmitidos por pontos, linhas e formas geométricas.
Servem para destacar a dimensão estática dos fenômenos, indicarem padrões e tendências, além de comparar determinadas circunstâncias em um período de tempo.
Os tipos de gráficos incluem diversas ferramentas na representação visual de fenômenos através de dados estatísticos. Eles resumem e facilitam a interpretação dos conteúdos, tornando-os mais atrativos.
Normalmente são aplicados em pesquisas, concursos, vestibulares, nos meios de comunicação (jornais impressos, internet, TV, etc.) e em disciplinas escolares (matemática, história, química, física, entre outros).
TIPOS DE GRÁFICOS
Existem variados tipos de gráficos, que atuam conforme os dados coletados, e como serão transmitidos. Por esse motivo, nem todos eles são adequados em certas situações.
Gráfico de Colunas - O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, é usado na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal.
Modelo de gráfico vertical. (Foto: Educa Mais Brasil)
Modelo de gráfico horizontal. (Foto: Educa Mais Brasil
Gráfico de Linhas-Também conhecido como gráfico de segmento, é utilizado
para exemplificar parâmetros de evolução e regressão. Ou seja, sequências
numéricas presentes em certos espaços de tempo.
Exemplo de gráfico de linhas. (Educa Mais Brasil)
Gráfico de Pizza- O gráfico de pizza ou gráfico de setores é adequado
para estatísticas e percentuais (porcentagens). As partes, quando somadas,
devem resultar no todo (100%). É viável para série de dados, valores positivos
e diferentes de zero, menos de sete categorias avaliadas. Podem aparecer em 3D,
pizza de pizza e barra de pizza.
Tipos de gráficos: pizza. ( Foto: Educa Mais Brasil)
Gráfico de Área- Semelhante ao gráfico de linhas com marcadores, destaca as alterações e compara as variáveis em relação ao tempo. Assim como o de pizza, representa partes de um todo e as categorias em duas ou mais dimensões.
Gráfico de Área- Semelhante ao gráfico de linhas com marcadores, destaca as alterações e compara as variáveis em relação ao tempo. Assim como o de pizza, representa partes de um todo e as categorias em duas ou mais dimensões.
Tipos de gráficos: área. ( Foto: Educa Mais Brasil)
Gráfico de Dispersão-Também conhecido como gráfico de Scatter, esse tipo
mostra a relação entre diferentes variáveis e seus resultados.O uso desse
modelo é aconselhado em trabalhos que destacam as semelhanças entre os valores
sem o auxílio do tempo. Quanto mais dados forem incluídos, melhores serão as
análises.
Tipos de gráficos: dispersão (Foto: Educa Mais Brasil)
Gráfico de Rede- Fluxograma com sequências interligadas para determinar
os dados que ainda não foram concluídos e as suas dependências. Desenhos com
nós e flechas são os mais usados.
Tipos de gráficos: rede. (Foto: Pixabay)
Histogramas- Assim como o gráfico de colunas, utiliza a distribuição e análise de dados estatísticos. A altura dos desenhos é proporcional a frequência dos acontecimentos e as barras são separadas entre si.
Modelo
de histograma. (Foto: Educa Mais Brasil)
Exercícios:
1) O gráfico a seguir mostra uma variação real do salário-mínimo, diferença entre o reajuste nominal e o INPC, no período de 2003 a 2018.
1) O gráfico a seguir mostra uma variação real do salário-mínimo, diferença entre o reajuste nominal e o INPC, no período de 2003 a 2018.
Com os dados do gráfico, é correto afirmar que a variação do
salário-mínimo foi
(A) crescente entre 2003 e 2006.
(B) crescente entre 2007 e 2010.
(C) decrescente entre 2012 e 2015.
(D) decrescente entre 2015 e 2018.
2) O gráfico a seguir mostra a produção e as vendas de uma fábrica de
liquidificadores nos quatro primeiros meses de 2019.
Com base nas informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar:
(A) Nesses quatro meses, o número de liquidificadores vendidos excedeu o número de liquidificadores produzidos.
(B) Os meses de maior e menor produção de liquidificadores foram abril e março, respectivamente.
(C) O número de liquidificadores produzidos em janeiro coincide com o número de liquidificadores produzidos em março.
(D) O número de liquidificadores produzidos em março coincide com o número de liquidificadores vendidos em abril.
3) Em um depósito, há determinado número de unidades de um produto, que será distribuído entre as lojas A, B, C e D. O gráfico mostra algumas informações da porcentagem, sobre o número total de unidades desse produto, destinadas a cada loja.
Sabendo que as lojas C e D, juntas, receberam 120 unidades do produto,
então, o número de unidades recebidas pela loja A foi
(A) 192.
(B) 168.
(C) 144.
(D) 72.
(E) 48.
4) (Sejus ES – Vunesp). Observe os gráficos e analise as afirmações I,
II e III.
Procura por graduação aumenta ano a ano
Explosão do número de inscritos
Explosão do número de inscritos
I. Em 2010, o aumento percentual de matrículas em cursos tecnológicos,
comparado com 2001, foi maior que 1000%.
II. Em 2010, houve 100,9 mil matrículas a mais em cursos tecnológicos que no
ano anterior.
III. Em 2010, a razão entre a distribuição de matrículas no curso tecnológico
presencial e à distância foi de 2 para 5.
É correto o que se afirma em
(A) I e II, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
5) Pesquisar (jornal,
revista, internet,...) um gráfico com seus elementos e analisar.
6) Assistir a vídeo aula:
https://youtu.be/P_SnCOqMYqQ
7)Marque os pares ordenados num
gráfico. Uma os pontos em ordem alfabética e descubra a figura que vai aparecer.
A ( 7 , 0 )
B ( 2 , 2 )
C ( 0 , 7 )
D ( -2 , 2 )
E ( -7 , 0 )
F ( -3 , -3 )
G( -5 , -7 )
H ( 0 , -5 )
I ( 5 , -7 )
J ( 3 , -3 )
K ( 7 , 0 )
8) Atualmente existem diversas locadoras de veículos
permitindo uma concorrência saudável para o mercado fazendo com que os preços
se tornem acessíveis. Nas locadoras P e Q, o valor da diária de seus carros
depende da distância percorrida, conforme o gráfico.
O valor pago na locadora Q é menor ou igual àquele pago na locadora P
para distâncias, em quilômetros, presentes em qual(is) intervalo(s)?
A) De 20 a 100.
B) De 80 a 130.
C) De 100 a 160.
D) De 0 a 20 e de 100 a 160.
E) De 40 a 80 e de
130 a 160.
9) Um
investidor inicia um dia com x ações de uma empresa. No decorrer desse dia,
ele efetua apenas dois tipos de operações, comprar ou vender ações.
Para
realizar essas operações, ele segue estes critérios:
I. vende
metade das ações que possui, assim que seu valor fica acima do valor ideal (Vi);
II.
compra a mesma quantidade de ações que possui, assim que seu valor fica abaixo
do valor mínimo (Vm);
III.
vende todas as ações que possui, quando seu valor fica acima do valor ótimo (Vo).
O
gráfico apresenta o período de operações e a variação do valor de cada ação, em
reais, no decorrer daquele dia e a indicação dos valores ideal, mínimo e ótimo.
Quantas operações o investidor fez naquele dia?
A) 3
B) 4
C) 5
D) 6
E) 7
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