Língua Portuguesa turma 31 Professora Marliesi


Língua Portuguesa

Turma: 31

Professora: Marliesi

1ª Semana: Classes de palavras;

2ª Semana: Termos essenciais da oração;

3ª Semana: Termos integrantes da oração;

4ª Semana: Termos acessórios da oração;




Material de apoio:

1)           Textos do material;

2)            Videoaulas:

Classes de Palavras:      Link:https://youtu.be/PWsrFPyIZg

Termos da oração:         Link:https://youtu.be/ZhBpk8sRxHA



Observação: As atividades deverão ser realizadas no caderno.

  

Classes gramaticais: as 10 classes de palavras


Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Substantivo

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).

Substantivos simples

·                     casa;
·                     amor;
·                     roupa;
·                     livro;
·                     felicidade.

Substantivos compostos

·                     passatempo;
·                     arco-íris;
·                     beija-flor;
·                     segunda-feira;
·                     malmequer.

Substantivos primitivos

·                     folha;
·                     chuva;
·                     algodão;
·                     pedra;
·                     quilo.

Substantivos derivados

·                     território;
·                     chuvada;
·                     jardinagem;
·                     açucareiro;
·                     livraria.

Substantivos próprios

·                     Flávia;
·                     Brasil;
·                     Carnaval;
·                     Nilo;
·                     Serra da Mantiqueira.

Substantivos comuns

·                     mãe;
·                     computador;
·                     papagaio;
·                     uva;
·                     planeta.

Substantivos coletivos

·                     rebanho;
·                     cardume;
·                     pomar;
·                     arquipélago;
·                     constelação.

Substantivos concretos

·                     mesa;
·                     cachorro;
·                     samambaia;
·                     chuva;
·                     Felipe.

Substantivos abstratos

·                     beleza;
·                     pobreza;
·                     crescimento;
·                     amor;
·                     calor.

Substantivos comuns de dois gêneros

·                     o estudante / a estudante;
·                     o jovem / a jovem;
·                     o artista / a artista.

Substantivos sobrecomuns

·                     a vítima;
·                     a pessoa;
·                     a criança;
·                     o gênio;
·                     o indivíduo.

Substantivos epicenos

·                     a formiga;
·                     o crocodilo;
·                     a mosca;
·                     a baleia;
·                     o besouro.

Substantivos de dois números

·                     o lápis / os lápis;
·                     o tórax / os tórax;
·                     a práxis / as práxis.

Artigo

Artigos são palavras que antecedem os substantivos, determinando a definição ou a indefinição dos mesmos. Sendo flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), indicam também o gênero e o número dos substantivos que determinam.

Artigos definidos

·                     o;
·                     a;
·                     os;
·                     as.

Artigos indefinidos

·                     um;
·                     uma;
·                     uns;
·                     umas.

Adjetivo

Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (normal, comparativo, superlativo).

Adjetivos simples

·                     vermelha;
·                     lindo;
·                     zangada;
·                     branco.

Adjetivos compostos

·                     verde-escuro;
·                     amarelo-canário;
·                     franco-brasileiro;
·                     mal-educado.

Adjetivo primitivo

·                     feliz;
·                     bom;
·                     azul;
·                     triste;
·                     grande.

Adjetivo derivado

·                     magrelo;
·                     avermelhado;
·                     apaixonado.

Adjetivos biformes

·                     bonito;
·                     alta;
·                     rápido;
·                     amarelas;
·                     simpática.

Adjetivos uniformes

·                     competente;
·                     fácil;
·                     verdes;
·                     veloz;
·                     comum.

Adjetivos pátrios

·                     paulista;
·                     cearense;
·                     brasileiro;
·                     italiano;
·                     romeno.

Pronome

Pronomes são palavras que substituem o substantivo numa frase (pronomes substantivos) ou que acompanham, determinam e modificam os substantivos, atribuindo particularidades e características aos mesmos (pronomes adjetivos). Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso).

Pronomes pessoais retos

·                     eu;
·                     tu;
·                     ele;
·                     nós;
·                     vós;
·                     eles.

Pronomes pessoais oblíquos

·                     me;
·                     mim;
·                     comigo;
·                     o;
·                     a;
·                     se;
·                     conosco;
·                     vos.

Pronomes pessoais de tratamento

·                     você;
·                     senhor;
·                     Vossa Excelência;
·                     Vossa Eminência.

Pronomes possessivos

·                     meu;
·                     tua;
·                     seus;
·                     nossas;
·                     vosso;
·                     sua.

Pronomes demonstrativos

·                     este;
·                     essa;
·                     aquilo;
·                     o;
·                     a;
·                     tal.

Pronomes interrogativos

·                     que;
·                     quem;
·                     qual;
·                     quanto.

Pronomes relativos

·                     que;
·                     quem;
·                     onde;
·                     a qual;
·                     cujo;
·                     quantas.

Pronomes indefinidos

·                     algum;
·                     nenhuma;
·                     todos;
·                     muitas;
·                     nada;
·                     algo.

Numeral

Numerais são palavras que indicam quantidades de pessoas ou coisas, bem como a ordenação de elementos numa série. Alguns numerais podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), outros são invariáveis.

Numerais cardinais

·                     um;
·                     sete;
·                     vinte e oito;
·                     cento e noventa;
·                     mil.

Numerais ordinais

·                     primeiro;
·                     vigésimo segundo;
·                     nonagésimo;
·                     milésimo.

Numerais multiplicativos

·                     duplo;
·                     triplo;
·                     quádruplo;
·                     quíntuplo.

Numerais fracionários

·                     um meio;
·                     um terço;
·                     três décimos.

Numerais coletivos

·                     dúzia;
·                     cento;
·                     dezena;
·                     quinzena

Verbo

Verbos são palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma ocorrência, um estado ou um fenômeno. Podem ser flexionados em número (singular e plural), pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (passado, presente e futuro), aspecto (incoativo, cursivo e conclusivo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Verbos regulares

·                     cantar;
·                     amar;
·                     vender;
·                     prender;
·                     partir;
·                     abrir.

Verbos irregulares

·                     medir;
·                     fazer;
·                     ouvir;
·                     haver;
·                     poder;
·                     crer.

Verbos anômalos

·                     ser;
·                     ir.

Verbos principais

·                     comer;
·                     dançar;
·                     saltar;
·                     escorregar;
·                     sorrir;
·                     rir.

Verbos auxiliares

·                     ser;
·                     estar;
·                     ter;
·                     haver;
·                     ir.

Verbos de ligação

·                     ser;
·                     estar;
·                     parecer;
·                     ficar;
·                     tornar-se;
·                     continuar;
·                     andar;
·                     permanecer.

Verbos defectivos

·                     falir;
·                     banir;
·                     reaver;
·                     colorir;
·                     demolir;
·                     adequar.

Verbos impessoais

·                     haver;
·                     fazer;
·                     chover;
·                     nevar;
·                     ventar;
·                     anoitecer;
·                     escurecer.

Verbos unipessoais

·                     latir;
·                     miar;
·                     cacarejar;
·                     mugir;
·                     convir;
·                     custar;
·                     acontecer.

Verbos abundantes

·                     aceitado / aceito;
·                     ganhado / ganho;
·                     pagado / pago.

Verbos pronominais essenciais

·                     arrepender-se;
·                     suicidar-se;
·                     zangar-se;
·                     queixar-se;
·                     abster-se;
·                     dignar-se.

Verbos pronominais acidentais

·                     pentear / pentear-se;
·                     sentar / sentar-se;
·                     enganar / enganar-se
·                     debater / debater-se.

Advérbio

Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância (tempo, lugar, modo, intensidade,…). São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número. Contudo, alguns advérbios podem ser flexionados em grau.

Advérbio de lugar

·                     aqui;
·                     ali;
·                     atrás;
·                     longe;
·                     perto;
·                     embaixo.

Advérbio de tempo

·                     hoje;
·                     amanhã;
·                     nunca;
·                     cedo;
·                     tarde;
·                     antes.

Advérbio de modo

·                     bem;
·                     mal;
·                     rapidamente;
·                     devagar;
·                     calmamente;
·                     pior.

Advérbio de afirmação

·                     sim;
·                     certamente;
·                     certo;
·                     decididamente.

Advérbio de negação

·                     não;
·                     nunca;
·                     jamais;
·                     nem;
·                     tampouco.

Advérbio de dúvida

·                     talvez;
·                     quiçá;
·                     possivelmente;
·                     provavelmente;
·                     porventura.

Advérbio de intensidade

·                     muito;
·                     pouco;
·                     tão;
·                     bastante;
·                     menos;
·                     quanto.

Advérbio de exclusão

·                     salvo;
·                     senão;
·                     somente;
·                     só;
·                     unicamente;
·                     apenas.

Advérbio de inclusão

·                     inclusivamente;
·                     também;
·                     mesmo;
·                     ainda.

Advérbio de ordem

·                     primeiramente;
·                     ultimamente;
·                     depois.

Preposição

Preposições são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos da oração. Através de preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o sentido do primeiro termo (termo antecedente). São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.

Preposições simples essenciais

·                     a;
·                     após;
·                     até;
·                     com;
·                     de;
·                     em;
·                     entre;
·                     para;
·                     sobre.

Preposições simples acidentais

·                     como;
·                     conforme;
·                     consoante;
·                     durante;
·                     exceto;
·                     fora;
·                     mediante;
·                     salvo;
·                     segundo;
·                     senão.

Preposições compostas ou locuções prepositivas

·                     acima de;
·                     a fim de;
·                     apesar de;
·                     através de;
·                     de acordo com;
·                     depois de;
·                     em vez de;
·                     graças a;
·                     perto de;
·                     por causa de.

Conjunção

Conjunções são palavras utilizadas como elementos de ligação entre duas orações ou entre termos de uma mesma oração, estabelecendo relações de coordenação ou de subordinação. São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.

Conjunções coordenativas aditivas

·                     e;
·                     nem;
·                     também;
·                     bem como;
·                     não só...mas também.

Conjunções coordenativas adversativas

·                     mas;
·                     porém;
·                     contudo;
·                     todavia;
·                     entretanto;
·                     no entanto;
·                     não obstante.

Conjunções coordenativas alternativas

·                     ou;
·                     ou...ou;
·                     já…já;
·                     ora...ora;
·                     quer...quer;
·                     seja...seja.

Conjunções coordenativas conclusivas

·                     logo;
·                     pois;
·                     portanto;
·                     assim;
·                     por isso;
·                     por consequência;
·                     por conseguinte.

Conjunções coordenativas explicativas

·                     que;
·                     porque;
·                     porquanto;
·                     pois;
·                     isto é.

Conjunções subordinativas integrantes

·                     que;
·                     se.

Conjunções subordinativas adverbiais causais

·                     porque;
·                     que;
·                     porquanto;
·                     visto que;
·                     uma vez que;
·                     já que;
·                     pois que;
·                     como.

Conjunções subordinativas adverbiais concessivas

·                     embora;
·                     conquanto;
·                     ainda que;
·                     mesmo que;
·                     se bem que;
·                     posto que.

Conjunções subordinativas adverbiais condicionais

·                     se;
·                     caso;
·                     desde;
·                     salvo se;
·                     desde que;
·                     exceto se;
·                     contando que.

Conjunções subordinativas adverbiais conformativas

·                     conforme;
·                     como;
·                     consoante;
·                     segundo.

Conjunções subordinativas adverbiais finais

·                     a fim de que;
·                     para que;
·                     que.

Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais

·                     à proporção que;
·                     à medida que;
·                     ao passo que;
·                     quanto mais… mais,…

Conjunções subordinativas adverbiais temporais

·                     quando;
·                     enquanto;
·                     agora que;
·                     logo que;
·                     desde que;
·                     assim que;
·                     tanto que;
·                     apenas.

Conjunções subordinativas adverbiais comparativas

·                     como;
·                     assim como;
·                     tal;
·                     qual;
·                     tanto como.

Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas

·                     que;
·                     tanto que;
·                     tão que;
·                     tal que;
·                     tamanho que;
·                     de forma que;
·                     de modo que;
·                     de sorte que;
·                     de tal forma que.

Interjeição

Interjeições são palavras que exprimem emoções, sensações, estados de espírito. São invariáveis e seu significado fica dependente da forma como as mesmas são pronunciadas pelos interlocutores.

Interjeições de alegria

·                     Oh!;
·                     Ah!;
·                     Oba!;
·                     Viva!;
·                     Opa!.

Interjeições de estímulo

·                     Vamos!;
·                     Força!;
·                     Coragem!;
·                     Ânimo!;
·                     Adiante!.

Interjeições de aprovação

·                     Apoiado!;
·                     Boa!;
·                     Bravo!.

Interjeições de desejo

·                     Oh!;
·                     Tomara!;
·                     Oxalá!.

Interjeições de dor

·                     Ai!;
·                     Ui!;
·                     Ah!;
·                     Oh!.

Interjeições de surpresa

·                     Nossa!;
·                     Cruz!;
·                     Caramba!;
·                     Opa!;
·                     Virgem!;
·                     Vixe!.

Interjeições de impaciência

·                     Diabo!;
·                     Puxa!;
·                     Pô!;
·                     Raios!;
·                     Ora!.

Interjeições de silêncio

·                     Psiu!;
·                     Silêncio!.

Interjeições de alívio

·                     Uf!;
·                     Ufa!;
·                     Ah!.

Interjeições de medo

·                     Credo!;
·                     Cruzes!;
·                     Uh!;
·                     Ui!.

Interjeições de advertência

·                     Cuidado!;
·                     Atenção!;
·                     Olha!;
·                     Alerta!;
·                     Sentido!.

Interjeições de concordância

·                     Claro!;
·                     Tá!;
·                     Hã-hã!.

Interjeições de desaprovação

·                     Credo!;
·                     Francamente!;
·                     Xi!;
·                     Chega!;
·                     Basta!;
·                     Ora!.

Interjeições de incredulidade

·                     Hum!;
·                     Epa!;
·                     Ora!;
·                     Qual!.

Interjeições de socorro

·                     Socorro!;
·                     Aqui!;
·                     Piedade!;
·                     Ajuda!.

Interjeições de cumprimentos

·                     Olá!;
·                     Alô!;
·                     Ei!;
·                     Tchau!;
·                     Adeus!.

Interjeições de afastamento

·                     Rua!;
·                     Xô!;
·                     Fora!;
·                     Passa!.

 

Termos Constituintes da Oração


            Os termos constituintes da oração são as palavras que compõem ou estruturam os discursos linguísticos. São classificados em:

Termos essenciais (sujeito e predicado)
Termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva)
Termos acessórios (adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo)

 

 

Termos Essenciais da Oração

 

O nome já indica que não há oração sem a existência do sujeito e do predicado, vistos que correspondem aos termos essenciais da construção frasal.

 

Sujeito

sujeito é a pessoa responsável pela ação, ou seja, é o termo o qual se declara ou enuncia algo.

 

Tipos de Sujeito

Os sujeitos são classificados em:
1. Sujeito Simples: formado por um único núcleo, por exemplo:
Maria andava na praia. (um sujeito responsável pela ação)
2. Sujeito Composto: formado por dois ou mais núcleos, por exemplo:
MariaJoão Manuel foram fazer compras. (três sujeitos que compõem a ação)
3. Sujeito Oculto: também chamado de "sujeito elíptico ou desinencial", o sujeito oculto não aparece declarado na frase, porém existe uma pessoa que desenvolve a ação, por exemplo:
Fui comprar óleo para fritar as batatas.
(Segundo a conjugação verbal, fica fácil determinar qual pessoa é responsável por aquela ação, nesse caso, “eu” fui comprar óleo para fritar as batatas.)
4. Sujeito Indeterminado: nesse caso não é possível determinar o sujeito da ação. Ocorre geralmente nas orações que apresentam verbos na 3ª pessoa do plural sem referência ao elemento anterior, por exemplo:
Fizeram acusações sobre você.
Pode também aparecer nas orações compostas por verbos na 3ª pessoa do singular + partícula “se” (índice de indeterminação do sujeito), por exemplo:
Acredita-se na conscientização da população.
5. Sujeito Inexistente: são chamadas de “orações sem sujeito”, uma vez que não há qualquer elemento ao qual o predicado se refere.
Esse tipo de sujeito pode ocorrer nas frases que apresentem verbos impessoais, ou seja, o “verbo haver” com significado de existir, acontecer e indicando o tempo passado, por exemplo:
Houve muitos comentários
Em frases com o “verbo ser” indicando tempo (horas, datas, etc.) e distâncias, por exemplo
São três horas.
Ou ser utilizado nas orações que possuam “verbos indicativos” de fenômenos da natureza (chover, nevar, garoar, entardecer, anoitecer, etc.), por exemplo:
Chuviscou o dia todo.

 

Predicado

predicado corresponde às informações sobre o sujeito os quais concordam com ele em número (singular ou plural) e pessoa (eu, tu, ele, nos, vós, eles). Em outras palavras, o predicado é o termo que se refere ao sujeito constituído de verbos e complementos.

 

Tipos de Predicado

Os predicados são classificados em:
1. Predicado Nominal: orações formadas por verbos de ligação (indicam estado), cujo núcleo corresponde a um nome (predicativo do sujeito), por exemplo:
As pessoas permanecem caladas.
Note que o predicativo do sujeito designa o termo responsável por exprimir o estado ou modo de ser do sujeito, de modo que destaca uma característica ou atributo do sujeito.
2. Predicado Verbal: expressa ação, sendo o núcleo um verbo que podem ser: transitivo direto (VTD), transitivo indireto (VTI), transitivo direto e indireto (VTDI) ou intransitivo (VI), por exemplo:
·                     Luana viajou.(verbo intransitivo)
·                     A menina gosta de vestidos novos. (verbo transitivo indireto)
3. Predicado Verbo-Nominal: nesse caso, o predicado é formado por dois núcleos, ou seja, um nome e um verbo, por exemplo:
A menina chegou atrasada na escola.
No exemplo, temos o verbo “chegar” com o predicativo “atrasada”, uma vez que refere-se e complemente diretamente o sujeito “menina”, sendo, portanto, predicativo do sujeito.

 

Termos Integrantes da Oração

 

            Os termos integrantes complementam os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), são eles: os complementos verbais (objeto direto e indireto); o complemento nominal e o agente da passiva. Embora alguns estudiosos classifiquem o agente da passiva como um termo acessório.

 

Complemento Verbal

Os complementos verbais constituintes da oração são classificados em:

Objeto Direto

Termo não regido por preposição o qual completa o sentido do verbo transitivo direto (VTD); pode ser trocado por o, as, os, as, por exemplo:
Bianca esperava o namorado.

Objeto Indireto

Termo regido por preposição o qual completa o sentido do verbo transitivo direto (VTI), por exemplo:
Marcela gosta de chocolates.

 

Complemento Nominal

complemento nominal corresponde aos termos que complementam os nomes por meio de preposição, que podem ser substantivos, adjetivos e advérbios, por exemplo:
Joana tem orgulho do filho.

 

Agente da Passiva

agente da passiva é o termo utilizado para determinar o praticante da ação na voz verbal passiva, onde o sujeito é denominado “paciente”, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo.
Geralmente são acompanhados por preposição (por, pelo ou de), por exemplo:
A casa foi arrumada pelo filho (agente da passiva).
VEJA TAMBÉM: Vozes verbais

 

Termos Acessórios da Oração

 

Os termos acessórios da oração apresentam função secundária na construção das orações, visto que são utilizados em determinados contextos sendo dispensáveis em outros.
Os termos acessórios possuem a função de determinar os substantivos exprimindo circunstâncias, são eles: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

 

Adjunto Adverbial

Adjunto Adverbial corresponde ao termo que se refere ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio.
São classificados em: modo, tempo, intensidade, negação, afirmação, dúvida, finalidade, matéria, lugar, meio, concessão, argumento, companhia, causa, assunto, instrumento, fenômeno da natureza, paladar, sentimento, preço, oposição, acréscimo, condição, por exemplo:
Felizmente a noiva chegou (adjunto adverbial de modo).

Adjunto Adnominal

adjunto adnominal é o termo que indica o agente da ação, de forma que caracteriza, modifica, determina ou qualifica o nome ao qual se refere (substantivo); por exemplo:

As duas crianças pequenas brincaram.

 

Aposto

aposto é o termo encarregado de explicar ou detalhar melhor o nome ao qual se refere, por exemplo:
Brasília, capital do Brasil, foi construída na década de 60.

 

Vocativo

vocativo é um termo independente da oração que não se relaciona com o sujeito ou predicado. Ele indica o “chamamento” ou a “invocação” de uma pessoa ou de um ser (interlocutor), sendo isolado por vírgulas, por exemplo:
Pessoal, vamos para a festa. 





Atividade 1ª Semana:

1)    Classifique a classe gramatical das palavras sublinhadas e numeradas no texto abaixo, em seguida  preencha o quadro.

O primeiro amor é vivido em fantasia

            Como regra geral, nosso(1)  primeiro(2) grande(3) amor é uma espécie de sonho. A pessoa que desperta em nós todo o(4) sentimento, toda a vontade de aconchegar e ser aconchegado, na maior parte das vezes nem sabe do nosso amor por ela. Não(5) temos coragem de contar, pois morremos de medo da rejeição. Não queremos também, contudo, a aceitação, pois isso nos levaria a um relacionamento real(6) para o qual não estamos preparados. Ou seja, não contar interessa nos dois(7) casos. Se algum amigo superíntimo fica sabendo e faz alguma brincadeira a respeito, ficamos com o rosto vermelho, negamos tudo e fingimos indignação. A outra(8) pessoa, a amada, fica sem saber se é gozação ou(9) se é verdade. Melhor assim. Tudo se passará apenas na cabeça da gente, longe dos riscos da vida real.
            No sonho é claro que somos correspondidos. Beijamos e somos beijados. Beijos de(10) ternura. O sexo, na maioria dos casos, está em segundo plano. Passeamos(11), de mãos dadas, por jardins floridos. Sentamos na grama e nos olhamos com olhar de enlevo próprio do encantamento amoroso. Dizemos coisas bonitas para o outro, falamos das virtudes do outro. Não cansamos de elogiar a pessoa amada.
            [...] Se pensarmos bem, o sonho(12) romântico é muito(13) criativo. Quase sempre é a mesma história. As variações são mais de cenário e(14) figurino: uns preferem a montanha, outros a praia. Uns  preferem saias rodadas, outros as calças jeans. O amor é o prazer da companhia, os elogios que esse prazer costuma trazer para nossos lábios, e também a insegurança  - o medo de perder a pessoa que nos traz toda a felicidade. Assim sendo, uma parte do discurso é de reasseguramento: “ Vou amar você(15) para(16) sempre. Vou dizer toda hora que amo você. Se me(17) largar eu morro” etc. Sempre(18) que vivemos o amor, fazemos como se estivéssemos vivendo uma história extraordinária(19). A verdade, no entanto, é que é uma  “ história extraordinária” exatamente(20) igual a todas as outras histórias de amor! E isso não faz mal algum, porque é bom do mesmo jeito!

Flávio Gikovate. Namoro: relação de amor e sexo.
São Paulo: Moderna, 1993.


1)
11)
2)
12)
3)
13)
4)
14)
5)
15)
6)
16)
7)
17)
8)
18)
9)
19)
10)
20)




Atividade 2ª Semana:

1)Separe o sujeito do predicado, circule o(s) núcleo(s) do sujeito e informe se o sujeito é simples(s) ou composto(c).
(   ) Alguém cometeu um engano terrível.
(   ) A imagem e o som estavam perfeitos.
(   ) No final, esse filme ficou sem graça.
(   ) O síndico ouvia tudo assustado.
(   ) Clamavam por justiça os familiares.
(   ) Eu e meu pai ajudamos a pobre vítima.
(   ) Desvendaram o caso, um detetive e um policial.




2) Determine o sujeito oculto das orações:
a) Fiquei indignado com aquele ato. (         )
b) Não reconheceríamos você tão facilmente.(           )
c) Tens medo de escuro? (             )
d) De longe, observamos toda a confusão. (                 )
e) Amanhã, retornarei a esse assunto. (                 )

3)    Informe o tipo de sujeito das orações: simples (S), composto (C) ou oculto (O).
(   ) Você precisa de ajuda?
(   ) Às vezes, somos levados pelo impulso.
(   ) A bofetada e o pontapé são agressões físicas.
(   ) Dormi tarde ontem.
(   ) Para sua surpresa, eu estou aqui novamente.
(   ) Moravam no mesmo andar várias pessoas conhecidas.
(   ) Encontramos a chave no chão.

4)    Escreva três frases com sujeito indeterminado:
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5) Forme orações sem sujeito, usando na 3ª pessoa do singular os verbos indicados:
a) ...............................tantos problemas assim no futuro? (haver)
b) ..........................um calor tremendo no verão passado.(fazer)
c) Nas regiões montanhosas, geralmente .......................... muito. (ventar)
d) ............................ seis meses que eu procurava por você. ( haver ou fazer)
e) ............................. um pouco frio lá fora agora. (estar)
f) Em breve, ......................... inverno naquele país. (ser)
6) Classifique o predicado das orações seguintes, marcando:
(1) se for predicado verbal          (2) se for predicado nominal

a.(   ) Seus olhos pareciam duas joias raras.
b.(   ) A Eduarda vinha pela rua Augusta sem capa.
c.(   ) O rapaz ofereceu para Eduarda um cantinho no guarda-chuva.
d.(   ) Para o rapaz, a chuva foi um presente do céu.
e.(   ) A chuva ficou fraca.
f.(   ) E o rapaz fechou o guarda-chuva.
g.(   ) Eduarda afastou-se para o lado do Conjunto Nacional.
h.(   ) Ela ficou pequeneninha, pequeneninha dentro do olho do rapaz.
i. (   ) E Eduarda sumiu atrás de uma carrocinha da Kibon.

7)  Nas orações abaixo, grifamos o predicativo do sujeito. Informe a classe gramatical por que ele é representado.
(1) substantivo
(2) adjetivo
(3) pronome
(4) numeral

a.(   )Vocês pareciam cansados.
b.(   )Este livro é seu?
c.(   )Paulo será agrônomo.
d.(   )Mara permaneceu calada.
e.(   )Na reunião éramos dez.
f.(   )Ele se tornará capitão.

8) O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito, pois ele constitui o centro da informação do predicado. Sublinhe o núcleo do predicado nas orações abaixo:
a) A menina ficou surpresa.
b) O braço da cadeira era baixo.
c) A sensação do beijo foi grande.
d) O marido era o seu deus.
e) Esse pobre homem parecia uma ruína.


Atividade 3ª Semana:


01 - A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:
1. Objeto direto preposicionado
2. Objeto indireto
3. Complemento nominal
4. Agente da passiva
(    ) “ A geração passada é sempre criticada pela próxima.”
(    ) “ Para muitos a casa própria é a realização de um sonho.”
(    ) “ A violência é um mal que atinge a todos.”
(    ) “... Aponte-me um indivíduo que não necessite de carinho.”
A) 3, 4, 2, 1
B) 1, 3, 2, 4
C) 2, 1, 4, 3
D) 4, 3, 1, 2
E) 4, 2, 3, 1

02.
Em: As ruas foram lavadas pela chuva / Tinha grande amor à humanidade / Ele é carente de virtudes. Os termos destacados são, respectivamente:
A) complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal
B), agente da passiva, complemento nominal, objeto indireto
C) objeto indireto, objeto direto preposicionado, objeto indireto
D) agente da passiva, complemento nominal, complemento nominal
E) objeto direto, objeto indireto, complemento nominal

03.
Marque V para Verdadeiro e F para falso conforme a função correspondente ao termo em destaque:
(  ) Comer demais traz malefícios à saúde.
(complemento nominal)
(  ) Jamais me esquecerei de ti.
(objeto indireto )
(  ) Ele foi cercado de amigos sinceros.
(complemento nominal)
(  ) Não tens interesse pelos estudos.
(agente da passiva)
(  ) Ele simpatizava com todos a sua volta.
(objeto indireto)

04.
Em todas as alternativas abaixo, há objeto direto preposicionado, exceto em:
A) Acho que ela não se referia a ninguém em especial.
B) Marta namora a qualquer um que lhe dê atenção.
C) Para sair com a turma o diretor escolheu a nós.
D) Ofenderam a mim e não a ele.
E) O professor elogiou a todos.

05.
O agente da passiva foi corretamente destacado em todas as opções, exceto em:
A) O presídio tinha sido cercado pelos soldados.
B) Ela é autorizada pela organizadora festa.
C) O time foi derrotado para desespero da torcida.
D) O mestre foi homenageado pelos alunos.
E) A casa foi destruída pela inundação.

06
. Assinale a frase em que o objeto direto é pleonástico:
A) A borboleta negra, encontrei à noite.
B) Eu a sacudi de novo.
C) Fiquei a olhar o cadáver com simpatia.
D) Um golpe de toalha rematou a aventura.
E) O retrato de meu pai, vi-o próximo à janela.

07
. "A recordação da cena fere-me a alma até hoje". Os termos em destaque são:
A) objeto indireto – objeto indireto;
B) complemento nominal – objeto direto;
C) objeto indireto – objeto direto;
D) complemento nominal – objeto indireto;
E) agente da passiva – objeto indireto.

08.
Dentre as opções abaixo assinale aquela em que há objeto direto preposicionado:
A) Passou aos filhos a herança recebida dos pais;
B) Amou a seu pai, com a mais plena grandeza da alma;
C) Não devo nada a ninguém.
D) Naquele tempo era muito fácil viajar para o Exterior.
E) Em dias ensolarados, gosto de ver nuvens flutuarem nos céus de agosto.

09.
Assinale a alternativa em que o termo grifado é complemento nominal:
A) A enchente alagou a cidade.
B) Precisamos de mais informações.
C) A resposta ao aluno não foi convincente.
D) O professor não quis responder ao aluno.
E) Muitos caminhos foram abertos pelos bandeirantes.

10.
Na oração “Não foi aceita por mim a recompensa oferecida”, os termos “por mim” e “recompensa oferecida” são, respectivamente:
A) objeto indireto e agente da passiva.
B) agente da passiva e sujeito.
C) adjunto adverbial e objeto direto.
D) objeto direto e sujeito
E) adjunto adverbial e sujeito.

11
. Assinale a alternativa correspondente ao período onde há predicativo do sujeito:
A) Como o povo anda tristonho!
B) Agradou ao chefe o novo funcionário.
C) Ele nos garantiu que viria em breve.
D) No Rio, não faltam diversões.
E) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.

12
. Em "Usando do direito que lhe confere a Constituição", as palavras sublinhadas exercem a função, respectivamente, de:
A) objeto direto e objeto direto
B) sujeito e objeto indireto
C) objeto indireto e sujeito
D) sujeito e sujeito
E) objeto direto e objeto indireto

13. . "Não faças a outrem o que não queres que te façam." Na oração "não faças a outrem ", a expressão sublinhada é:
A) objeto indireto
B) objeto direto preposicionado
C) sujeito da passiva
D) adjunto adverbial de modo
E) predicativo do sujeito

14. . Na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Assinale a alternativa cuja oração não está em voz passiva:
A) Sua mente será ampliada pela leitura.
B) Ele foi transformado pela fé.
C) Abel foi morto por Caim.
D) Todos têm simpatia pelo professor.
E) A população seria protegida pela força policial.

15
. Analise o pronome oblíquo nas orações e marque a sequência adequada: ( D ) para objeto direto ( I ) para objeto indireto
1. (  ) Emprestei-lhe o dinheiro.
2. (  ) Espero-o na estação.
3. (  ) Não nos viram na estação.
4. (  ) Isto nos pertence.
5. (  ) Eles me convidaram para festa.
A). I, D, D, I, D
B). I, D, I, D, I
C). D, D, D, I, I
D). I, I, D, D, D
E). D, I, D, I , D

16
. No trecho que segue: “Se você ama alguém, deixe-o livre. Se ele voltar, é seu. Se não, nunca foi.” o termo sublinhado corresponde a um:
A) predicativo do sujeito
B) adjunto adnominal
C) predicativo do objeto
D) complemento nominal
E) objeto direto

17
. Assinale a frase em que ocorre objeto direto preposicionado:
A) Ainda não respondi à carta de Beatriz.
B) Muitos encontram a paz servindo o próximo.
C) Quem resiste a seus encantos?
D) Não se prenda a minúcias.
E) Será que as barbas longas honram mais a quem as cultiva?

18. Assinale a alternativa cujo objeto não é pleonástico:
A) A casa, nós já reformamos.
B) Seus cavalos, ela os montava com frequência.
C) A mim, quem pode me ajudar?
D) O carro, já o revisamos.
E) A ele, não lhe devo nada.

19. Assinale a alternativa em que a expressão grifada tem a função de complemento nominal:
A) A curiosidade do homem incentivava-o à pesquisa.
B) A cidade de Londres merece ser conhecida por todos.
C) O respeito ao próximo é dever de todos.
D) O pobre homem mendigava pela cidade.
E) O receio de errar, normalmente, dificulta o aprendizado das línguas.

20. Assinale a frase que contém agente da passiva:
A) Fiquei ouvindo aquilo por longo tempo.
B) Dei cinco reais pelo cachorrinho.
C) As colheitas foram levadas pela chuva.
D) Sempre saía a esmo pelos caminhos.
E) Agrada–me por todas as formas. 


Atividade 4ª Semana:


1. “Termos acessórios são os que desempenham na oração uma função secundária, qual seja a de caracterizar um ser, determinar os substantivos, exprimir alguma circunstância. ” (CEGALLA, 2007, p. 363).
Analise as frases e os termos em negrito e assinale a alternativa correta:
·         Maria do Carmo, melhor aluna da turma, ganhou o prêmio de literatura
·         Joana, venha ver seu programa favorito.
·         Mudou-se havia três semanas.
·         Morei com Bruno perto de dois anos
a) adjunto adnominal, complemento verbal, aposto e vocativo
b) vocativo, aposto, adjunto adnominal e adjunto adverbial
c) aposto, vocativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial
d) complemento nominal, vocativo, numeral e complemento verbal
e) vocativo, complemento nominal, adjunto adverbial e adjunto nominal

2. “Adjunto adverbial é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc.) ou, em outras palavras, que modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.” (CEGALLA, 2007, p. 364).
Assinale a alternativa abaixo que não desempenha a função de adjunto adverbial:
a) Talvez Juan tivesse razão.
b) Gosto muito de chocolate.
c) Chegamos à cidade ao fim da noite.
d) Voltamos de carro para a praia.
e) José, avô de Daniel, comprou um carro.


3. Qual das frases abaixo não apresenta um aposto?
a) A geografia, estudo da terra, é uma disciplina fundamental do currículo escolar.
b) Joana apresentou seu trabalho na escola que recebeu nota máxima.
c) Diana e Richard foram os vencedores, aquela na corrida, e este no atletismo.
d) Na bolsa levava o que precisava: roupas, comida e remédios.
e) A garota, que parecia desacordada, foi levada para o hospital.
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho

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Língua Portuguesa


Turma: 31


Professora: Marliesi


1ª Semana: Texto dissertativo-argumentativo (Produção textual);


2ª Semana: Produção textual.


Junho

Texto dissertativo-argumentativo



O texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo persuadir e convencer, ou seja, levar o leitor a concordar com a tese defendida. É expressa uma opinião crítica acerca de um assunto, sendo defendida uma tese sobre esse assunto através de uma argumentação clara e objetiva, fundamentada em fatos verídicos e dados concretos.


Estrutura do texto dissertativo-argumentativo


A apresentação e defesa da tese desenvolvem-se através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão.


Introdução




Na introdução ocorre a apresentação de um assunto e de uma tese que será defendida sobre esse assunto. Assim, após a identificação de um problema num determinado assunto, é apresentada a tese de forma clara e objetiva, sendo essencial que esta esteja bem definida e delimitada. A reflexão crítica sobre a tese e sua argumentação serão feitas no desenvolvimento do texto.


Desenvolvimento


No desenvolvimento ocorre a apresentação e a exploração dos diversos argumentos que suportam a tese. Podem ser apresentados através do reconhecimento das causas e consequências do problema, da identificação de seus aspectos positivos e negativos ou da contra-argumentação de uma tese contrária. Pode haver um foco no argumento justificando a tese ou um foco na tese que ocorre por um determinado argumento. O que importa é que se utilize uma linguagem coerente, objetiva e precisa.


A apresentação dos argumentos deve seguir uma sequência lógica. Pode haver um argumento principal e argumentos auxiliares ou vários argumentos fortes. O mais importante é que estes sejam objetivos e detalhados e que haja conexão entre eles.


Os diversos argumentos deverão ser sustentados com exemplos e provas que os validem, tornando-os indiscutíveis, como:


fatos comprovados;


conhecimentos consensuais;


dados estatísticos;


pesquisas e estudos;


citações de autores renomados;


depoimentos de personalidades renomadas;


alusões históricas;


fatores sociais, culturais e econômicos.


Estas estratégias argumentativas validam os argumentos, dotando-os de autoridade, consenso, lógica, competência e veridicidade. Assim, os leitores não só refletem sobre estes, como ficam obrigados a concordar com os argumentos, sem hipótese de os rebater.


Além disso, diversos recursos de linguagem podem ser usados para captar a atenção do leitor e convencê-lo da correção da tese, como a utilização de uma linguagem formal, de perguntas retóricas, de repetições, de ironia, de exclamações,…


Conclusão


Na conclusão há a retoma e reafirmação da tese inicial, já defendida pelos diversos argumentos apresentados no desenvolvimento. Pode ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção. A conclusão aparece como um desfecho natural e inevitável visto o pensamento do leitor já ter sido direcionado para a mesma durante a apresentação dos argumentos.


Exemplo de texto dissertativo-argumentativo:



“Não é de hoje que a sociedade brasileira sofre com os tormentos ocasionados pela disseminação da violência. Esse fato estarrecedor gera debates e mais debates, na tentativa de sanar, ou ao menos coibir, os sérios impactos sociais que as ações violentas representam para a coletividade. Para esse fim, seria a redução da maioridade penal um componente de primeira grandeza?
Constata-se que o envolvimento de jovens infratores em graves delitos pode não ser uma exclusividade dos tempos modernos; no entanto, é inegável o aumento de casos envolvendo crianças e adolescentes em situações deploráveis, como furtos, roubos e, em muitos contextos, homicídios.
Com esse cenário, parece irrefutável a tese que defende o declínio de dois anos nas contas da maioridade penal. Para os mais inconformados com a realidade, aqueles tomados pelo afã do “justiceiro implacável”, não parecem existir outras saídas. Todavia, nem sempre o que se revela aparentemente óbvio o é. Há fatores envolvidos nas estatísticas da criminalidade covardemente camuflados por alguns setores governamentais, bem como por áreas específicas da sociedade civil.
Se reduzir a idade mínima penal tivesse consequências positivas imediatas para a diminuição dos índices criminais, essa certamente já seria uma medida adotada por todas as nações. Fatores bem mais importantes como priorização efetiva dos investimentos em educação e cultura, bem como distribuição de emprego e renda, inserindo o jovem no universo acadêmico ou técnico, indubitavelmente aplacariam com mais rapidez e eficácia os deploráveis números.
A participação de menores infratores em crimes hediondos não deve ser ignorada, é inegável; diminuir a idade base para a criminalização de seus atos pode ser uma saída, mas necessita, ainda, de discussões e argumentos mais convincentes. De concreto, fica a certeza de que só um programa capaz de incluir crianças, adolescentes e jovens nos interesses mais prioritários do país terá a força suficiente para contornar quadro tão desfavorável.” (Prof. Eduardo Sampaio)


Flávia Neves


Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.









Atividade 1:






Escreva um texto dissertativo usando exemplos para embasar suas opiniões:





Sugestão de assunto: A fidelidade é importante no namoro entre adolescentes?





Título na redação: cinco dicas que podem resolver suas dúvidas


O título é o responsável por chamar a atenção do leitor e resumir o assunto do qual ele trata


Por Ana Lourenço


Imagine que você está em uma livraria. Na hora de procurar um livro para comprar, quais fatores você leva em conta? A capa e o nome com certeza fazem toda a diferença na hora de julgar se aquele livro é ou não bom, ou se te deu vontade de ler. Com a redação também é assim: o título é o responsável por chamar a atenção do leitor e resumir o assunto do qual ele trata.


Apesar de importante, algumas provas de redação não pedem título – caso do Enem, em que ele é opcional. Outras, como a Fuvest, exigem o título, mas nesses casos a exigência é sempre colocada na proposta (não precisa sair decorando quais provas pedem e quais não pedem).





Obrigatório ou não, o título pode ser o diferencial no seu texto. Se você souber fazê-lo e ficar bem colocado no texto, é recomendável o uso, mesmo que ele não seja exigido pela prova.


Veja cinco dicas sobre o que é importante saber sobre esse recurso:


1) O título é a síntese do tema


Se o nome de um livro ou de um filme deve entregar um pouco do que será tratado naquela obra, com o título da redação é a mesma coisa: ele deve sintetizar o que o leitor vai encontrar ao longo do texto. Além disso, um título bem trabalhado pode fazer o corretor notar que você entendeu perfeitamente a proposta. Por isso, use a simplicidade e faça um título em que o tema fique claro.





Dica: Algumas pessoas preferem fazer o título antes do texto, para servir como guia. Mas nem sempre isso dá certo: pode ser que, ao longo do texto, você acabe mudando o foco e o título perca um pouco do sentido. Para evitar que isso aconteça, uma sugestão é fazer o título sempre depois que o texto estiver pronto. Assim, você pode se basear nele para definir exatamente qual frase encaixa mais com o que você escreveu.



2) Nada de frases longas


Primeira regra para fazer um bom título: ele deve ser curto! Procure usar no mínimo três palavras, e evite que o tamanho da frase seja maior do que metade da linha.


3) O verbo é opcional


O título não precisa ser, necessariamente, uma oração completa com sujeito e predicado, como “O desmatamento é o pior crime contra a natureza”. Pode, também, ser uma expressão sem verbo, como “O problema da reforma agrária”. Mas usar a expressão, apesar de resolver o problema do título longo, pode ser perigoso: é preciso que ela consiga sintetizar o tema, mesmo sem o verbo. Na dúvida, aposte no que parecer mais fácil na hora.





Lembrete: Jamais use o tema dado pela banca como título. O tema é o assunto estipulado pela banca sobre o qual você vai escrever; o título é a frase para encabeçar o seu texto, que você mesmo deve criar. Fique atento, copiar qualquer parte da proposta de redação pode provocar a anulação do texto!



4) Aposte na sua criatividade


É importante que o título deixe claro o que você vai abordar, mas usar da criatividade pode deixá-lo muito mais interessante para a banca corretora. Nada impede que você use figuras de linguagem ou mesmo uma citação (entre aspas, sempre) no título. Mas lembre-se que a simplicidade é fundamental: tentar rebuscar demais pode dificultar o entendimento da frase.





Dica: fuja de lugares-comuns, chavões, frases prontas e gírias. Usar da criatividade é o oposto disso.



5) Ponto final, letras maiúsculas, linha em branco


– Pode usar ponto no fim da frase? O título normalmente não tem ponto, mas, se for uma oração, você pode usar o ponto final. Se for uma expressão sem verbo, não.


– Devo usar letra maiúscula em todas as palavras? Não. Escreva o título como se estivesse escrevendo uma frase normal, usando a maiúscula apenas em palavras que a exijam, como nomes próprios.


– Devo pular uma linha depois do título? Depende. Pular a linha deixa o texto esteticamente melhor – mais bonito, digamos. Mas não é obrigatório, especialmente se o limite de linhas for pequeno.


Consultoria:


– Dez passos para a redação nota dez


Sérgio Vieira Brandão


Editora Artes e Ofícios






Atividade 2:


Elabore uma dissertação-argumentativa, contendo no mínimo 20 linhas, sobre o tema “Coronavírus” (formas de prevenção ao novo vírus).



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