7º. A
7º. B
Matriculado em 18/03/2020
Nome: Turma: Data:
Professora: Daiane Disciplina: Educação Física
Trabalho Avaliativo
Assista o filme “Rainha de Katwe” disponível no Netflix e responda as seguintes perguntas:
Reescrava as fases na sequência correta de acordo com o filme, dividindo-as em 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase:
...momento em que sofre uma derrota em uma disputa internacional...
...após participar de um torneio no Sudão...
...aos 14 anos ganha o título de campeã do xadrez do País...
...xadrez é uma forma de poder...
...é vista pelos outros como alguém no nível mais baixo da hierarquia social...
Qual o nome da protagonista do filme?
Onde se passa o filme rainha de Katwe? Qual a real situação deste lugar?
O filme é baseado na vida real de uma atleta, quem é a verdadeira rainha de Katwe?
O Filme nos faz refletir sobre nossas capacidades, nossos objetivos e nossa visão sobre conquistas e vitórias, por isso, responda:
O que podemos pensar sobre a vida?
Porque o xadrez é considerado uma forma de poder?
A importância do professor para o sucesso da menina?
Qual o papel da família neste contexto social?
O que o esporte representa para a mudança de vida de quem o escolhe?
O que significa “Rainha de Katwe”?
A superação é um ingrediente necessário para por fim a um drama familiar. Você concorda com essa colocação: Justifique sua resposta.
O que dizer dos milhares de adolescentes que assim como ela tentam, mas nunca conseguem?
Quais os valores ensinados pelo filme?
OBS: Responda as perguntas em uma folha separada, com letra legível.
Não RASURE.
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período: 27/04 a 30/04
Trabalho Avaliaitvo
O tataravô do futebol
Foram os chineses que inventaram o futebol há cerca de 4.500 anos. Se bem que o que eles jogavam naquele tempo era uma espécie de tataravô do futebol moderno. Nem era considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados. Os chineses antigos deram ao seu jogo o nome de Kerami. Cada time tinha oito jogadores e as balizas eram feitas com varas de bambu fincadas no chão. O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
O futebol continuou por muito tempo como treinamento para soldados. Foi assim na Grécia Antiga e também em Roma. Os jogadores gregos chutavam a bola feita com uma bexiga de boi cheia de areia. Coitados, seus pés deviam ficar doendo muito depois das partidas. Como eram soldados, não deviam ligar muito para isso.
Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram tirar o futebol dos militares, transformando-o em esporte. O campo media então 120 metros de largura por 180 de comprimento. Em cada uma de suas extremidades existiam dois postes de madeira chamados goal (a palavra gol vem do inglês goal). A bola já era de couro cheia de ar. Mas era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
Com o tempo, passou a ser praticado pelos alunos dos colégios internos. E era a maior confusão; cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar partidas entre eles. O jeito era organizar a coisa. Na cidade de Cambridge, os alunos de várias escolas fizeram uma reunião para estabelecer um código único de regras que servisse para todos. Nascia assim o futebol moderno.
Folha de São Paulo – Folhinha
1) Marque (X) na resposta correta:
a) Quando e onde surgiu o futebol?
( ) Em Roma no ano de 4.500.
( ) Na China há cerca de 4.500.
( ) No século XVII, na Inglaterra.
( ) Em Kerami há cerca de 4.500 anos.
b) Qual era o nome que o jogo recebia e qual sua finalidade?
( ) Kerami. Era apenas um treinamento para soldados.
( ) Kerami. Era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
( ) Kerami. Os chineses que inventaram o futebol
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Onde e quando ele se tornou um esporte?
d) Quais as inovações que os ingleses acrescentaram ao esporte?
e) Qual o objetivo da criação das regras?
( ) Para ser considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados.
( ) Por ser um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
( ) Cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar partidas entre eles.
( ) O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
2) Numere as frases na ordem em que aparecem no texto:
( ) A bola era feita com uma bexiga de boi cheia de areia.
( ) Os alunos fizeram uma reunião para estabelecer um código único.
( ) O futebol surgiu como um treinamento de soldados.
( ) Os chineses podem ser considerados os tataravós do futebol.
3) Observe a tirinha abaixo:
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período: 27/04 a 30/04
Trabalho Avaliaitvo
O tataravô do futebol
Foram os chineses que inventaram o futebol há cerca de 4.500 anos. Se bem que o que eles jogavam naquele tempo era uma espécie de tataravô do futebol moderno. Nem era considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados. Os chineses antigos deram ao seu jogo o nome de Kerami. Cada time tinha oito jogadores e as balizas eram feitas com varas de bambu fincadas no chão. O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
O futebol continuou por muito tempo como treinamento para soldados. Foi assim na Grécia Antiga e também em Roma. Os jogadores gregos chutavam a bola feita com uma bexiga de boi cheia de areia. Coitados, seus pés deviam ficar doendo muito depois das partidas. Como eram soldados, não deviam ligar muito para isso.
Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram tirar o futebol dos militares, transformando-o em esporte. O campo media então 120 metros de largura por 180 de comprimento. Em cada uma de suas extremidades existiam dois postes de madeira chamados goal (a palavra gol vem do inglês goal). A bola já era de couro cheia de ar. Mas era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
Com o tempo, passou a ser praticado pelos alunos dos colégios internos. E era a maior confusão; cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar partidas entre eles. O jeito era organizar a coisa. Na cidade de Cambridge, os alunos de várias escolas fizeram uma reunião para estabelecer um código único de regras que servisse para todos. Nascia assim o futebol moderno.
Folha de São Paulo – Folhinha
1) Marque (X) na resposta correta:
a) Quando e onde surgiu o futebol?
( ) Em Roma no ano de 4.500.
( ) Na China há cerca de 4.500.
( ) No século XVII, na Inglaterra.
( ) Em Kerami há cerca de 4.500 anos.
b) Qual era o nome que o jogo recebia e qual sua finalidade?
( ) Kerami. Era apenas um treinamento para soldados.
( ) Kerami. Era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
( ) Kerami. Os chineses que inventaram o futebol
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Onde e quando ele se tornou um esporte?
d) Quais as inovações que os ingleses acrescentaram ao esporte?
e) Qual o objetivo da criação das regras?
( ) Para ser considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados.
( ) Por ser um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
( ) Cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar partidas entre eles.
( ) O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
2) Numere as frases na ordem em que aparecem no texto:
( ) A bola era feita com uma bexiga de boi cheia de areia.
( ) Os alunos fizeram uma reunião para estabelecer um código único.
( ) O futebol surgiu como um treinamento de soldados.
( ) Os chineses podem ser considerados os tataravós do futebol.
3) Observe a tirinha abaixo:
No jogo de futebol, os amigos do Cebolinha correm atrás dele por que:
( ) eles querem pegar a bola que espetou no cabelo do Cebolinha.
( ) eles querem brincar de pega-pega.
( ) eles querem brincar de maratona.
( ) eles querem brincar com o Cebolinha.
4) Resolva a cruzadinha:
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina Educação Física
Período: 20/04 a 24/04
Trabalho Avaliativo
- Resolva a cruzadinha:
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SEDENTARISMO
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida.
EXERCÍCIOS
01 – O que é sedentarismo?
02 – Quais são as consequências do sedentarismo?
03 – Quais doenças estão relacionadas à vida sedentária?
04 – Como podemos deixar de ser pessoas sedentárias?
05 – Existe alguma contra indicação para a prática de atividade física?
06 – Como realizar atividades físicas com maior segurança?
OBS: As respostas deverão ser feitas em folha separada
Letra legível
Não RASURE
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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Escola Estadual Maria Teresa Vilanova Castilhos
Nome: Turma: Data:
Professora Daiane Disciplina: Educação Física
Período:Junho Aula Programada
Benefícios da atividade física para seu corpo, saúde e qualidade de vida
Os diversos benefícios da atividade física já não são segredo para ninguém. Quando um indivíduo abraça essa prática, é possível desfrutar de uma série de vantagens para sua saúde e qualidade de vida — seja no âmbito pessoal ou profissional.
Mas, infelizmente, nem todos investem na ideia, principalmente após a chegada da tecnologia, que, de forma indireta, incentiva a população a levar uma vida mais sedentária.
Por essa razão, é de extrema importância que as empresas realizem, frequentemente, campanhas para promover a prática regular de exercícios físicos, como uma maneira de manter o bem-estar de seus funcionários.
Os benefícios da atividade física são muitos, sendo que o principal deles está na possibilidade de prevenir que o indivíduo desenvolva uma série de doenças.
Diferentemente do que se imagina, não é preciso ser um atleta, de fato, para fugir do sedentarismo. Pelo contrário: ainda de acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente.
Tais atividades ainda podem ser divididas em três dias da semana, apresentando sessões de, no mínimo 10 minutos. Esta é, inclusive, uma excelente oportunidade para que os gestores implementem aulas de curta duração dentro do ambiente de trabalho.
Vamos falar da relação benéfica da atividade física no controle do estresse. Shakespeare, em Cymbeline, ato III, disse: “uma ou duas voltas eu andarei, para a minha mente acalmar”.
O dicionário define “estresse”, em termos humanos, como sofrimento, adversidade, aflição. A palavra inglesa “stress” é simplesmente uma forma encurtada de “distress”, que significa aflição, angústia, sofrimento. Os cientistas têm dificuldade em definir estresse, pois se trata de um fenômeno subjetivo e que difere para cada indivíduo. Ou seja, todos nós reagimos a ele de forma diferente.
Segundo Guiselini, recentes pesquisas têm dado uma importância significativa à prática regular de atividade física como uma maneira de combater o estresse.
A parte do cérebro que nos permite fazer exercícios, o córtex motor, está localizada somente a alguns milímetros da parte cerebral que controla as emoções e os pensamentos. Essa proximidade pode significar que, quando o exercício estimula o córtex motor, ocorre um efeito paralelo sobre a cognição, a emoção ou o estado psicológico.
Em uma revisão de estudos com, aproximadamente 1.500 indivíduos, os que mostravam aptidão aeróbica também apresentavam uma resposta da reatividade reduzida frente a uma ampla variedade de situações estressantes.
Em outro estudo, com 278 administradores de 12 corporações diferentes e duração de quatro anos, verificou-se que a atividade física tinha um efeito de tamponamento sobre a relação entre os eventos da vida e as doenças. Em outras palavras, administradores de corporações ativos apresentam menos problemas com saúde decorrentes do estresse do que os inativos.
O estresse é, geralmente, consequência da forma como enfrentamos as adversidades. A atividade física melhora a saúde psíquica, pois há um maior sentimento de controle e autoconfiança, mais interação social e elevação dos opiáceos corporais.
O estudo ainda revelou que apresentar bom poder aeróbico não está diretamente relacionado a um menor nível de estresse, e, percentualmente, indivíduos com alta capacidade aeróbica podem ter níveis altos de estresse.
Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:
redução da tendência à depressão;
aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
ajuda a dormir e a repousar melhor;
melhora da autoimagem.
A vigilância à saúde, modelo de atuação fundamental no campo da saúde ocupacional, deverá seguir a lógica das decisões baseadas em evidências.
O paradigma “physical activity-health” (atividade física-saúde) é uma ideia baseada em muitos conceitos e premissas bem estabelecidas cientificamente. Como se sabe, o paradigma é validado por relativa consistência dos dados e de diferentes tipos de estudos específicos. Eles indicam, neste caso, que, em geral, os indivíduos com hábitos de vida mais ativos estão associados a melhores condições de saúde.
Os benefícios biológicos e psicológicos atribuídos ao exercício físico são extremamente variados e diferem substancialmente quanto à documentação científica.
Algumas dessas vantagens foram definitivamente estabelecidas e podem ser obtidas por qualquer pessoa que se exercite de forma apropriada e queira melhorar sua capacidade aeróbica. Outros benefícios da atividade física, frequentemente apontados pelos defensores dos exercícios, normalmente não ocorrem, sendo que, por vezes, é dada uma orientação imprópria que pode colocar os pacientes em risco.
Embora a ideia de que o exercício físico pode promover a saúde não seja nova, muitos dos detalhes relativos a benefícios específicos para a saúde e necessidade de exercícios ainda não são muito discutidos e permanecem sob investigação.
Diferentes associações de saúde no mundo (como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras) recomendam a prática regular de atividades físicas para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares, além de outras complicações crônicas.
Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos. Isso significa que há uma interessante relação risco/benefício. A íntima relação entre ventilação, circulação e metabolismo durante o exercício é clara:
os pulmões recebem mais ar e difundem uma quantidade maior de oxigênio no sangue;
o coração aumenta de tamanho e pode bombear mais sangue por batimento. O órgão também bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício;
os músculos que utilizam o oxigênio para produzir energia adquirem tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura.
Como começar a praticar atividades físicas?
Com a rotina repleta de atividades, o tempo para as atividades físicas fica comprometido. O ideal é praticar algum tipo de atividade física que movimente grandes grupos musculares como a natação, a caminhada e o ciclismo.
Procure adotar 30 minutos de atividades físicas nos seus dias. Algumas tarefas simples e rápidas podem ajudar a no início. Confira algumas dicas:
Optar por caminhadas em trajetos curtos;
Fazer uso de escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes;
Levar o cachorro para passear na rua;
Lavar o carro;
Andar de bicicleta;
Procurar companhia de outras pessoas para realizar exercícios, isso deixará a atividade mais prazerosa e diminuirá o risco de desistência.
É fundamental ainda beber bastante água e ter uma alimentação saudável. Lembre-se que a dieta balanceada também é indispensável para a manutenção da saúde.
Leia o texto acima, reflita sobre como anda sua saúde, seu corpo, sua mente.
Como as nossas aulas programadas estão sendo muito ativas, iremos continuar com esse ritmo, com uma aula prática e funcional.
*Reuna sua família
*Coloque uma roupa adequada para a prática
*Ligue o som naquela música preferida
*Mantenha a distância
E borá lá colocar o corpo em movimento!!!
**mínimo 3 vezes por semana.
Ao término de cada treino, respire fundo dê uma caminhada curta para recuperar a frequência e não baixe a cabeça....... vá com calma e no seu tempo.
Registre este momento com vídeos ou fotos
1ª SEMANA DE TREINO !!!
Repita o treino durante uma semana, no mínimo, 3x na semana com intervalo de 1 dia
Exemplo: segunda, quarta e sexta ou como preferir.
Aquecimento:
30x polichinelos 
20x agachamentos
30x Corridinha no mesmo lugar
Vamos começar o Treino Funcional !!
Abdominal Reto------ 20 vezes
Flexão na parede ----------- 20 vezes
Afundo/ passada para trás coluna ereta----------- 20 vezes
Prancha reta-------------- 20 vezes
Agachamento com salto--------------- 20 vezes
Prancha lateral------------- 20 vezes cada lado
Faça as séries com intervalos de 10 segundos entre uma e outra
Reiniciando com 30 segundos de polichinelo
NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR O CORPO COM ÁGUA.
2ª SEMANA DE TREINO !!!
Aquecimento
20x Corrida lateral
(coloque duas cadeiras á uma distância de 2m uma da outra)
10x Corrida vai de frente e volta de costas
( aproveitando as cadeiras do 1º exercício)
30x polichinelo
Vamos começar o treino funcional !!!
Apoio---------------------05 VEZES
Abdominal------------------- 20 vezes
Agachamento na parede joelhos num ângulo de 90º-------------- 20 vezes
Abdominal----------------- 20 vezes
(mãos embaixo da lombar)
Flexão de braço------------------- 20 vezes
Abdominal---------------- 20 vezes
Agachamento com abertura lateral----------------10 vezes para cada lado
Flexão e extenção do quadril-------------------- 20 vezes
Agachamento com salto------------------- 20 vezes
**mínimo 3 vezes por semana.
Ao término de cada treino, respire fundo dê uma caminhada curta para recuperar a frequência e não baixe a cabeça....... vá com calma e no seu tempo.
NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR O CORPO COM ÁGUA.
Como vocês já sabem, pois estudamos em aula sempre depois de um treino ou de qualquer atividade física que seja intensa, leve ou moderada devemos fazer ALONGAMENTO. Segue abaixo alguns desses alongamentos para serem feitos após os exercícios. Caso saiba de algum diferente poderá fazê-lo também.
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