Assunto: Videos 1º ano
https://youtu.be/ohxjIjRJHfQ
https://youtu.be/HnUgfvva-K0
https://youtu.be/vAS1tBwMsPg
Constituição da matéria
Átomo
Toda matéria é formada por partículas muito pequenas. Essas partículas chamamos de átomos.
ÁTOMO – É uma partícula indivisível.
Há cerca de 2,5 mil anos, o filósofo grego Demócrito disse que, se dividirmos a matéria em pedacinhos cada vez menores, chegaremos a grãozinhos indivisíveis, que são os átomos (a = não e tomo = parte). Em 1897, o físico inglês Joseph Thompson (1856-1940) descobriu que os átomos eram divisíveis: lá dentro havia o elétron, partícula com carga elétrica negativa.
Em 1911, o neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) mostrou que os átomos tinham uma região central compacta chamada núcleo e que lá dentro encontravam-se os prótons, partículas com carga positiva.
Em 1932, o físico inglês James Chadwick (1891-1974) descobriu o nêutron, partícula neutra, companheira do próton no núcleo atômico.
No início dos anos 60, os cientistas já achavam que prótons e nêutrons eram formados por partículas ainda menores. Murray Gell-Mann, nascido em 1929 sugere a existência dos quarks, que seriam essas partículas menores. Os quarks são mantidos juntos por outras partículas denominadas gluons.
Acreditava-se, na Antiguidade, que os átomos eram indivisíveis e maciços. No século XX ficou provado que os átomos são formados por outras partículas. São três partículas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.
O átomo se divide em duas partes: o núcleo e a eletrosfera. Os prótons e nêutrons ficam no núcleo do átomo e os elétrons ficam na eletrosfera.
Essas partículas são caracterizadas pelas suas cargas elétricas. O elétron tem carga -1 e massa desprezível (sendo aproximadamente 1/1836 a massa do próton). A massa do próton seria então igual a 1 e a carga +1. O nêutron não possui carga elétrica e sua massa é igual a do próton.
Note que a massa do elétron é 1.836 vezes menor que a do próton, por isso desconsidera-se a sua massa.
A eletrosfera de um átomo é entre 10000 e 100000 vezes maior que o seu núcleo. Essa diferença de tamanho nos leva a admitir que o átomo é quase feito de espaço vazio. Em termos práticos, se o núcleo tivesse o tamanho de uma bola de tênis, o primeiro elétron estaria a uma distância de 1 km.
Desenhe um átomo, dê suas partes e faça um resumo sobre o texto:
Constituição da matéria
Átomo
Toda matéria é formada por partículas muito pequenas. Essas partículas chamamos de átomos.
ÁTOMO – É uma partícula indivisível.
Há cerca de 2,5 mil anos, o filósofo grego Demócrito disse que, se dividirmos a matéria em pedacinhos cada vez menores, chegaremos a grãozinhos indivisíveis, que são os átomos (a = não e tomo = parte). Em 1897, o físico inglês Joseph Thompson (1856-1940) descobriu que os átomos eram divisíveis: lá dentro havia o elétron, partícula com carga elétrica negativa.
Em 1911, o neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) mostrou que os átomos tinham uma região central compacta chamada núcleo e que lá dentro encontravam-se os prótons, partículas com carga positiva.
Em 1932, o físico inglês James Chadwick (1891-1974) descobriu o nêutron, partícula neutra, companheira do próton no núcleo atômico.
No início dos anos 60, os cientistas já achavam que prótons e nêutrons eram formados por partículas ainda menores. Murray Gell-Mann, nascido em 1929 sugere a existência dos quarks, que seriam essas partículas menores. Os quarks são mantidos juntos por outras partículas denominadas gluons.
Acreditava-se, na Antiguidade, que os átomos eram indivisíveis e maciços. No século XX ficou provado que os átomos são formados por outras partículas. São três partículas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.
O átomo se divide em duas partes: o núcleo e a eletrosfera. Os prótons e nêutrons ficam no núcleo do átomo e os elétrons ficam na eletrosfera.
Essas partículas são caracterizadas pelas suas cargas elétricas. O elétron tem carga -1 e massa desprezível (sendo aproximadamente 1/1836 a massa do próton). A massa do próton seria então igual a 1 e a carga +1. O nêutron não possui carga elétrica e sua massa é igual a do próton.
Note que a massa do elétron é 1.836 vezes menor que a do próton, por isso desconsidera-se a sua massa.
A eletrosfera de um átomo é entre 10000 e 100000 vezes maior que o seu núcleo. Essa diferença de tamanho nos leva a admitir que o átomo é quase feito de espaço vazio. Em termos práticos, se o núcleo tivesse o tamanho de uma bola de tênis, o primeiro elétron estaria a uma distância de 1 km.
Desenhe um átomo, dê suas partes e faça um resumo sobre o texto:
Nome:.................................................. Data............................. Turma:.........................
Avaliação de Recuperação de Química
1- Marque C se a sentença for certa e E se for errada, justificando as alternativas que julgares errado:
( ) Quando a água de uma roupa evapora no varal é porque ela esta sofrendo uma mudança de estado físico chamada de evaporação.
( ) Resfriando-se progressivamente água destilada, quando começar a passagem do estado líquido para sólido a temperatura não diminuirá gradativamente.
( ) Analise a frase:” O leite deixa de existir e no seu lugar surge a coalhada”. Ela representa uma transformação química.
( ) A mudança do estado físico da água depende exclusivamente da temperatura.
( ) Massa é a quantidade de matéria de um corpo.
( ) Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço.
( ) Não podemos considerar o ar como matéria, pois não conseguimos visualizá-lo.
Marque a resposta correta:
2- O aquecimento global já apresenta sinais visíveis em alguns pontos do planeta. Numa ilha do Alasca, na Aldeia Shishmaret, por exemplo, as geleiras já demoram mais a congelar, no inverno; descongelam mais rápido, na primavera, e há mais icebergs. Desde 1971, a temperatura aumentou, em média, 2 Cº.
As mudanças de estados descritas no texto, são, respectivamente:
( ) Solidificação e condensação;
( ) Solidificação e fusão;
( ) Sublimação e solidificação;
( ) Solidificação e ebulição;
( ) Fusão e condensação.
3- ( UFPE) Em quais das passagens grifadas abaixo está ocorrendo transformação química?
1- “O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado.”
2- “A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos.”
3- “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4- “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
4- (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
( ) Evaporação da água do mar;
( ) Fusão do gelo;
( ) Digestão dos alimentos;
( ) Sublimação do gelo seco;
( ) Condensação da água.
5- (UFRGS-RS) Entre as transformações citadas a seguir, aquela que é um fenômeno químico é:
( ) O cozimento de um ovo;
( ) A queima do carvão;
( ) O amadurecimento de uma fruta;
( ) O azedamento do leite;
( ) A formação do orvalho;
6- O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica_______________que seria equilibrado por ____________ de carga elétrica ______________que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada_______________.
a) Neutra, prótons, positiva e núcleo.
b) Positiva, elétrons, positiva e eletrosfera.
c) Negativa, prótons, negativa e eletrosfera.
d) Positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.
e) Negativa, prótons, negativa, núcleo.
7- Em relação ao modelo atômico de BOHR podemos dizer:
a) A quantidade de prótons e elétrons são diferentes no núcleo.
b) Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbita fixas e com energia definida.
c) Toda partícula em movimento está associado a uma onda.
d) Lança o princípio da incerteza: não podemos determinar a posição e a energia de um elétron.
8- A principal contribuição para a tabela periódica veio do modelo atômico de:
a) Bohr
b) Rutherford
c) Thomson
d) Dalton
9- Escolha 5 elementos abaixo e faça a distribuição Segundo Linus Pauling, dê seu símbolo, nº atômico, identificando a qual família pertence e diga se são metais, não metais e gases nobres.
Argônio
Gálio
Telúrio
Cloro
Bromo
Carbono
Manganês
Neônio
Sódio
Berílio
138
10-O número de prótons, nêutrons e elétrons representados por Ba é respectivamente? 56
56, 82, 56
56, 82, 54
56, 82, 58
82, 138, 56
82,194, 56
Completar o quadro:
Elemento
Símbolo
Z
E
N
P
A
Cloro
69
61
54
79
Ferro
11- Desenhe um átomo e suas partes
Nome:............................................................ Data......................... Turma:.........................
Classifique os elementos químicos, nome, número atômico, identificando o nome da sua família, seu período, fazendo também sua distribuição segundo Linus Pauling.
a) Mg
b) Al
c) Cl
d) O
e) N
Marque a resposta certa:
1- Isótopos radioativos de iodo são utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas de tireóide, e são, em geral, ministrados na forma de sais de iodeto. O número de prótons, nêutrons e elétrons no isótopo 131 do
131
iodeto I são, respectivamente:
53
53, 78, 52
53, 78, 53
53, 131, 53
131, 53, 131
52, 78, 53
27
2- O isótopo mais abundante do alumínio é o Al . Os números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al 3+
13
deste isótopo são, respectivamente:
13, 14, 13
13, 14, 10
10, 14, 13
16, 14, 10
10, 40, 10
3- Alguns estudantes de química, avaliando seus conhecimentos relativos a conceitos básicos para o estudo do átomo, analisam as seguintes afirmativas;
Átomos isótopos são aqueles que possuem mesmo número atômico e números de massa diferentes;
O número atômico de um elemento corresponde à soma do número de prótons com o de nêutrons;
O número de massa de um átomo, em particular, é a soma do número de prótons com o de elétrons;
Átomos isóbaros são aqueles que possuem números atômicos diferentes e mesmo número de massa;
Átomos isótonos são aqueles que apresentam números atômicos diferentes, números de massa diferentes e mesmo número de nêutrons.
Esses estudantes concluem, corretamente, que as afirmativas verdadeiras são indicadas por:
I, III, V
I, IV, V
II, III
II, III, V
II, V
4- Se um átomo X possui 32 de número atômico e 16 de nêutrons e sabe-se que ele é isótopo de Y . Qual é a massa atômica de X?
32
16
48
18
15
5- (UFF-RJ) Para que um átomo de cálcio se transforme no íon Ca +², ele deve:
Receber dois elétrons, d) perder dois prótons,
Receber dois prótons, e) perder um próton.
Perder dois elétrons.
(Mackenzie-SP) Para que os átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual à dos gases nobres, é necessário que:
O enxofre receba 2 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.
O enxofre ceda 6 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.
O enxofre ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
O enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
O enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
(UFRGS) Os elementos X e Y tem, respectivamente, 2 e 6 elétrons na camada de valência. Quando X e Y reagem, forma-se um composto:
Covalente, de fórmula XY.
Covalente, de fórmula XY2.
Covalente, de fórmula X2 Y3.
Iônico, de fórmula X2+ Y2-.
Iônico, de fórmula X3+ Y2-.
Responda:
1-Um Átomo A tem número de massa 41 e é isótopo de B que tem n° atômico 19.
Com base nessa informação, pode-se dizer que o n° de nêutrons do átomo A é:..........
2- Determine o numero de nêutrons e o número de prótons nos cátions Fé+² e Fé+³, obtidos a partir do isótopo de ferro com massa igual a 56. Sabe-se que o número atômico do ferro é ......
3- Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons.
Qual dos seguintes átomos é seu isótono?
a) 21b) 20 c) 38d) 58 e) 39
A B C D E
19 19 18 39 20
Nome:.................................................. Data............................. Turma:.........................
Avaliação de Química
1- Marque C se a sentença for certa e E se for errada, justificando as alternativas que julgares errado:
( ) Quando a água de uma roupa evapora no varal é porque ela esta sofrendo uma mudança de estado físico chamada de evaporação.
( ) Resfriando-se progressivamente água destilada, quando começar a passagem do estado líquido para sólido a temperatura não diminuirá gradativamente.
( ) Analise a frase:” O leite deixa de existir e no seu lugar surge a coalhada”. Ela representa uma transformação química.
( ) A mudança do estado físico da água depende exclusivamente da temperatura.
( ) Massa é a quantidade de matéria de um corpo.
( ) Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço.
( ) Não podemos considerar o ar como matéria, pois não conseguimos visualizá-lo.
( ) Ao misturarmos água, álcool, cascalho, açúcar e óleo temos uma misturas heterogênea e polifásica.
Marque a resposta correta:
2- O aquecimento global já apresenta sinais visíveis em alguns pontos do planeta. Numa ilha do Alasca, na Aldeia Shishmaret, por exemplo, as geleiras já demoram mais a congelar, no inverno; descongelam mais rápido, na primavera, e há mais icebergs. Desde 1971, a temperatura aumentou, em média, 2 Cº.
As mudanças de estados descritas no texto, são, respectivamente:
( ) Solidificação e condensação;
( ) Solidificação e fusão;
( ) Sublimação e solidificação;
( ) Solidificação e ebulição;
( ) Fusão e condensação.
3- ( UFPE) Em quais das passagens grifadas abaixo está ocorrendo transformação química?
1- “O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado.”
2- “A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos.”
3- “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4- “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
4- (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
( ) Evaporação da água do mar;
( ) Fusão do gelo;
( ) Sublimação do gelo seco;
( ) Condensação da água.
5- (UFRGS-RS) Entre as transformações citadas a seguir, aquela que é um fenômeno químico é:
( ) O cozimento de um ovo;
( ) A queima do carvão;
( ) O amadurecimento de uma fruta;
( ) O azedamento do leite;
( ) A formação do orvalho;
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Assistir os vídeos e após realizar as atividades propostas.
Relate o que ocorreu na 1, 2 e 3 experiência, identificando as misturas homogêneas e heterogêneas com suas respectivas fases:
A partir do vídeo responder:
O que é uma mistura? Dê exemplos:
O que são substâncias químicas? E em quantas são divididas. Quais são? E quem são elas?
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Junho de 2020
Turma 15 e Eja 7
Assistir os vídeos e após realizar as atividades propostas.
Relate o que ocorreu na 1, 2 e 3 experiência, identificando as misturas homogêneas e heterogêneas com suas respectivas fases:
A partir do vídeo responder:
O que é uma mistura? Dê exemplos:
O que são substâncias químicas? E em quantas são divididas. Quais são? E quem são elas?
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