Língua Portuguesa Turma 33 Professora Karla

Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 
Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 33  semana de 6 a 9/04 



ORAÇÕES COORDENADAS

_
                                                         https://youtu.be/Pom691o7ky8

Exercícios
 Após assistir a vídeo aula ....
Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas:

O1 - Não tenha receio, pois eu a protegerei.
02 - Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor.
03 - Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame.
04 - As árvores balançam, logo está ventando.
05 - Fique quieto, pois está incomodando.
06 - Volte logo, que já é tarde.
07 - Comprei o protetor solar e fui à praia.
08 - Ambos se amavam, contudo não se falavam.
09 - Vá correndo, pois o trem parte em meia hora.
10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo.
11 - Não deixe de comparecer, pois a festa será animada.
12 - A doença vem a cavalo e volta a pé.
13 - As pessoas não se mexiam nem falavam.
14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem.
15 - A espada vence, mas não convence.
16 - Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.
17 - Venha agora ou perderá a vez.
18 - A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.
19 - Tens razão, contudo não te exaltes.
20 - Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar.
21 - Chora, que lágrimas lavam a dor.
22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.
23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito.
24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.
25 - Simão não era rico nem pobre.
26 - Não só cantei como também dancei.
27 - Não mintas, porque é pior para ti.
28 - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
29 – A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou.
30 - São todos cegos, portanto não podem ver.
31 - Estudou não somente Portuguêscomo também Geografia.
32 - Tens razão, contudo controle-se.
33 - Ora como comida congelada, ora faço sanduíche.
34 - Estudamos, logo deveremos passar nos exames.
35 - O pedreiro chegou e começou o serviço.
36 - Correu demais, por isso caiu. 

SE TIVER DÚVIDAS ACESSE: ORAÇÕES COORDENADAS


Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 

Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 33  semana de 13 a 17/04 

Acesse o link abaixo, leia com atenção os slides depois realize as atividades sugeridas. 

Exercícios de Coesão e Coerência

1 – (Enem – 2013) – 
Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado. 
RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
a) “[…] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe […]”.
c) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
d) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper […]”.
e) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
2 – (Enem – 2011) – 
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
3 – (Simulado INEP) –
Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.
O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.
O Estado de São Paulo, 20 set. 1992, p.32.
O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que
a) a palavra “mas”, na linha 2, contradiz a afirmação inicial do texto: linhas 1 e 2.
b) a palavra “embora”, na linha 4, introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto.
c) as expressões: “consequências calamitosas”, na linha 2, e “efeitos incalculáveis”, na linha 6, reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa.
d) o uso da palavra “cientistas”, na linha 3, é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto.
e) a palavra “gás”, na linha 5, refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, nas linhas 1 e 2, reforçando a ideia de catástrofe.
Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal ‒ eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais.
Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo ‒ também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de janeiro: Record, 2004.
Os textos fazem uso constante de recurso que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
a) “nisso” introduz o fragmento “botar a cara na janela em crônica de jornal”.
b) “assim” é uma paráfrase de “é como me botarem no colo”.
c) “isso” remete a “escondia em poesia e ficção”.
d) “alguns” antecipa a informação “É isso que digo para meus pais”.
e) “essa” recupera a informação anterior “janela do jornal”.
5 – (ENEM – 2010) –
O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar à área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área.
No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Apóscruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.
Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).
O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que
a) após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça.
b) enquanto tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo.
c) no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência.
d) mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.
e) por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.
6 – (ENEM – 2010) –
Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas
a) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
b) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
c) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
d) contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.
Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano
influenza
e o francês
grippe
. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
a) “[…] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe […]”.
c) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
d) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper […]”.

e) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
                 Após estudar um pouco sobre Coerência e Coesão, vamos praticar a escrita . 
Texto argumentativo

O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O autor utiliza argumentos, fatos e dados que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.

As três características básicas que um corretor espera ver em um texto dissertativo são:
§  Apresentação do ponto de vista
§  Discussão dos argumentos
§  Análise crítica do texto

Para entender isso melhor, vamos fazer uma comparação. A diferença desse modelo para um texto narrativo, por exemplo, é que o texto narrativo descreve uma história, contendo alguns elementos importantes como personagens, local, tempo (intervalo no qual ocorreram os fatos), enredo (fatos que motivaram a escrita). O texto dissertativo, por outro lado, tem como objetivo defender um ponto de vista usando argumentos.

TEXTO I:
Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, como essa, de tão enraizados em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano.
“Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público”, diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção”, que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normal são, na verdade, um desvirtuamento ético (…).
Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções”, afirma o promotor. “Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção.”
Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais. Otimismo: Mas a sondagem também mostra dados positivos, como o fato de 84% dos ouvidos afirmar que, em qualquer situação, existe sempre a chance de a pessoa ser honesta.

PROPOSTA DE REDAÇÃO (esta atividade será avaliativa, deverá ser entregue no retorno às aulas) 
 No Brasil, as manifestações contra a corrupção política intensificou-se muito nos últimos tempos, no entanto, as pessoas não se dão conta que também praticam atos corruptos em situações cotidianas.
A partir da análise do texto I faça em seu caderno um texto argumentativo sobre a corrupção em nossa sociedade.

Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 

Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 33  semana de 20 a 24/04 


ORAÇÕES COORDENADAS

ATIVIDADES

O texto abaixo serve de base para responder às questões 01 e 02

Não Vou Sair   

Nilson Chaves

A geração da gente
Não teve muita chance
De se afirmar e arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar de se mandar desse país
E aí você partiu pro Canadá
Mas eu fiquei no "já vou já"
Pois quando estava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua oi bater no mar
E eu fui que fui brincando...
Distante tantas milhas
São tristes os invernos
Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar
Os velhos de Brasília
Não podem ser eternos
Pior que foi pior que tá não vai ficar
Não vou sair melhor você voltar pra cá
Não vou deixar esse lugar
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando...


01. No verso “Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar”, o autor utiliza o recurso linguístico mas” para:


a) contradizer uma expectativa criada na oração anterior
b) justificar a sugestão declarada na oração anterior
c) construir um raciocínio conclusivo
d) expressar uma procedência de exclusão
e) enfatizar os fatos mencionados anteriormente




02. Sobre esse texto, é correto afirmar que:



a) o quinto verso contém uma oração alternativa
b) o autor evidencia o valor de acréscimo no verso “E a lua foi bater no mar”
c) os dois primeiros versos formam duas orações
d) no terceiro verso ocorre uma relação de explicação
e) o verso “Pois quando tava me arrumando pra ir” foi estruturado a partir de um verbo




03. Reúna as orações abaixo em um só período, empregando elos coesivos com valor de acréscimo.



“Os turistas visitaram os melhores pontos turísticos da cidade.”
“Os turistas degustaram as comidas típicas do Pará o dia inteiro.”
“Os turistas conheceram algumas praias de Salinópolis.”



04. Reintroduza outra pontuação, nas sequências abaixo, explicitando o nexo coesivo por um conector que mantenha a adequada relação entre os enunciados. Posteriormente, indique o tipo de relação implicada pelo conector em uso, conforme o exemplo:




a) Não fui à festa de seu aniversário: passei-lhe um telegrama.
( ) mas... (Relação: Adversativa)




b) Não fui à festa de seu aniversário: estive doente.
( ) porque... (Relação: ____________________ )



c) Não fui à festa de aniversário: não posso dizer quem estava lá.
d) João está desempregado e abatido; deves ajudá-lo.
e) Acenda as luzes; a energia já voltou.
f) Os convidados já chegaram; podemos começar a festa.
g) Não o provoque, não o aborreça; ele é muito violento!
h) Os exercícios estavam bastante difíceis; os alunos conseguiam resolvê-los;
i) A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia vazio.
j) A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia cheio.




Texto para a questão 05



“ (...) Julieta do céu! Ouve a calandra
Já rumoreja o canto da matina,
Tu dizes que eu menti? ... Pois foi mentira...
... Quem cantou foi teu hálito, divinal!”
(Castro Alves, Obra completa, Rio de Janeiro, Aguillar,p.122)




05. Muitas vezes os sinais de pontuação permitem recuperar a coesão textual. No início do último verso dessa estrofe, as reticências equivalem ao seguinte coesivo sequencial:




a) mas
b) e
c) como
d) pois
e) ou



Texto para a questão 06:



“Lutar com as palavras
É a luta mais vã
Entanto lutamos
Mal rompe a manhã”.
(O lutador, Calor Drummond de Andrade




06. A coesão sequencial se tece nessa estrofe por meio de “Entanto” e “Mal”. Esses coesivos introduzem no texto ideias que expressam, respectivamente:



a) oposição e tempo
b) concessão e condição
c) consequência e proporção
e) causa e negação



Texto para a questão 07:



“O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de amar”.
(O mundo é grande, Carlos Drummond de Andrade




07. Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a realidade de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:




a) oposição
b) comparação
c) conclusão
d) alternância
e) finalidade




Texto para a questão 08:



Você desmaia
Quando vê sangue?
Tem gente que morre
Porque não vê.
Doe sangue. Não dói nada
E ajuda e tirar a dor de
Muitas pessoas



08. Os elementos coesivos “quando” e “porque”, no anúncio acima, assumem respectivamente o valor semântico de:



a) condição, causa
b) concessão, explicação
c) confirmação, conclusão
d) tempo, causa
e) causa, modo



09. Na frase: “Bem cuidado como é, o livro apresenta alguns defeitos”.



Começando com: “O livro apresenta alguns defeitos...” manteríamos o mesmo sentido se continuássemos com:



a) desde que bem cuidado
b) ainda que bem cuidado
c) contando que bem cuidado
d) à medida que é bem cuidado
e) tanto que é bem cuidado




10. Em: “Com muito cuidado, você deve fazer a prova de português”.
A expressão grifada denota:



a) afirmação
b) causa
c) explicação
d) modo
e) concessão



11. Em: I – Mário estudou muito e foi reprovado!
II – Mário estudou e foi aprovado!



O valor semântico do conector “e” nos itens I e II é, respectivamente:




a) continuidade e conclusão
b) adversidade e continuidade
c) adição e adição
d) adversidade e conclusão
e) explicação e adversidade




12.Classifique as orações coordenadas nas frases abaixo:




a. A comida do pequeno restaurante era muito boa, entretanto ele permanecia vazio.
b. A comida do pequeno restaurante era muito boa, por isso ele permanecia cheio.
c. Não se dirija ao aeroporto, porquanto a viagem foi cancelada.
d. A viagem foi confirmada, então dirija-se ao aeroporto.
e. Fui à escola e entreguei as provas à secretaria.
f. Fui à escola e não entreguei as provas à secretaria.
g. Economizamos bastante dinheiro, todavia foi insuficiente para comprarmos o computador.
h. Os alunos deste colégio estudam bastante, portanto realizarão boas provas no ENEM.
i. Os alunos deste colégio estudam bastante e realizarão boas provas no ENEM.
j. Corrija-se ou todos lhe virarão as costas.





Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 

Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 33  semana de 27 a 30/04 


1. Leia os enunciados a seguir:

I. Minha irmã saiu, mas voltará logo.
II. Acordei tarde, portanto chegarei atrasado.
III. A vida era proveitosa e divertida.
IV. Não anda nem deixa os outros passarem.
V. Ora deitava ora levantava.

Assinale a sequência correta, em relação às conjunções destacadas nas orações lidas.

(A) I. adversativa; II. conclusiva; III. aditiva; IV. aditiva; V. alternativa.
(B) I. alternativa; II. conclusiva; III. aditiva; IV. conclusiva; V. alternativa.
(C) I. adversativa; II. adversativa; III. aditiva; IV. aditiva; V. alternativa.
(D) I. adversativa; II. conclusiva; III. aditiva; IV. aditiva; V. conclusiva.

2. Complete as orações com as conjunções adequadas.

logo   –   porque   –   mas   -   e


a) Não fomos à escola......................... estava chovendo. (explicação)
b) Explicou o exercício diversas vezes, ................... eu não entendi. (oposição)
c) Conversei um pouco ............... fui embora. (aditiva)
d) A prova foi fácil, ................. serei aprovado. (conclusão).
e) Não fale alto....................... estamos num hospital. (explicação)
f) Estudei muito, ................. tirei nota ruim. (oposição)
g) Estou aqui ............................ gosto de estudar. (explicação).

3. Escreva os períodos a seguir em seu caderno e complete-os com orações coordenadas que expressem as relações de sentido indicadas nos parênteses. Leve em conta os conhecimentos adquiridos pelas leituras e sua visão pessoal.

a) Na adolescência, alguns pais diminuem os cuidados com os filhos porque ......... (explicação)
b) Os filhos tornam-se adultos, logo ...... (conclusão)
c) Algumas pessoas são adultas, mas..... (oposição)
d) Os pais cuidam 100% dos filhos e ....... (adição)
e) Na adolescência, o ideal é esse percentual ir se reduzindo, ou ........ (alternância)
f) Quando as crianças são pequenas, os pais cuidam 100% delas, porque .... (explicação)
g) Quando as crianças são pequenas, os pais cuidam 100% delas, mas ...... (oposição)
h) Só então, após assumir responsabilidades, os jovens se tornam realmente adultos e ....... (adição)

4. Leia o texto a seguir:

E agora?

Já estou com 15 anos e namoro, há dois meses, um rapaz de 17. Meus pais não me deixam namorar, mas eu gosto muito dele, por isso não queria terminar o namoro. Eu queria contar para minha mãe. O que você acha?

J.T.B. – Curitiba, PR.

No primeiro período, a leitora informa a sua idade, a do namorado e o tempo de namoro entre eles.

a) Esse período é formado por três orações. Que ideia expressa a segunda oração em relação à primeira do período?
b) Que conjunção estabelece a ligação entre essas orações? Como ela pode ser classificada?

5. O segundo período é composto por três orações. Releia-o.

a) Separe as orações e destaque as conjunções.
b) Que relação de sentidos essas conjunções estabelecem no período?
c) Como essas orações vêm separadas umas das outras?

6. A frase a seguir foi retirada de uma revista. Leia-a.

“Pra ser feliz, a receita é simples e a gente explica pra você”.

(Todateen, n. 156, novembro de 2008)

Na frase lida, onde poderia ser colocada outra vírgula? Justifique sua resposta.

7. Utilize a conjunção que for mais adequada para ligar em um só período as orações a seguir. Faça as adaptações necessárias.

a) Passe mais tarde. Eu ainda não concluí o serviço.
b) Ontem estava calor. Hoje chovendo.
c) O goleiro não tocou a bola. Estava mal posicionado.
d) Você vai para um lado, vai para o outro, nunca fica no lugar.
e) Nós brigamos ontem. Não sairemos juntos hoje.
f) Não deixe de vir à minha festa. Quero ficar com você.

8. Em relação ao sentido que cada conjunção expressa nas orações a seguir, faça a numeração de forma correta.

(1) oposição.
(2) adição.
(3) alternância.
(4) explicação.
(5) conclusão.

a. (   ) Há jovens casando muito cedo porque começam a namorar muito cedo também.
b. (   ) Os deputados ora preferiam votar, ora desistiam da votação.
c. (   ) Os jovens querem expressar suas ideias, portanto precisam de oportunidades.
d. (   ) As meninas se aproximaram dos meninos, mas ninguém conversou sobre o passeio.
e. (   ) As meninas se aproximaram dos meninos conversaram sobre o passeio.

9. Leia a tira a seguir.




Que outro termo poderia substituir sem perda de sentido a conjunção “mas” usada na tirinha?

10. Leia a tirinha a seguir.



 Disponível em: http://tiranacamiseta.blogspot.com.br/p/banco-de-tiras.html. Acesso em: 23 dez. 2017.


Na fala do sargento há emprego de duas conjunções. São elas, respectivamente, conjunções

(A) aditiva e conclusiva.
(B) adversativa e alternativa.
(C) explicativa e conclusiva.
(D) aditiva e adversativa.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades Programadas para a primeira quinzena de junho

Atividades explorando charges sobre Coronavírus
01) O que a charge acima critica? Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
02) Retire da charge uma interjeição, explicando o que ela exprime:
03) Que palavra da fala do homem apresenta dois sentidos? 
04) Explique esses dois sentidos possíveis para a tal palavra: 
05) O que deu a pista de um dos sentidos?

06) Na charge existe linguagem verbal, não-verbal ou ambas? Comente: 

07) Por que o aluno não escuta o professor? 
08) O que fazer para solucionar essa problemática? 
09) O que a charge denuncia? Você acha que é essa a realidade da maioria dos alunos ou de uma minoria? Explique: 
10) Copie da charge um vocativo: 
11) Por que há esse distanciamento entre professor e aluno? 
12) Na fala do aluno há uma conjunção coordenativa, destaque-a e classifique-a. 
13) Que crítica social encontra-se presente na charge acima?
14) Qual o comportamento do idoso nela retratado? Você acha que ele representa uma maioria? 
15) Qual o sujeito de "Ninguém manda em mim!"? Classifique-o, justificando sua resposta:
16) Copie da charge um vocativo, explicando seu raciocínio:
17) Que sentimento o idoso demonstra sentir? E o Corona-vírus? 
18) Transcreva da charge marcas de oralidade:
19) As conjunções podem ligar termos de uma oração ou orações. Na fala da personagem há uma conjunção. Identifique-a.
a) Na fala da personagem está ligando orações ou termos de uma oração?
b) Reescreva a fala da personagem, de forma que esta mesma conjunção passe a ligar duas orações e classifique-a. 
20) Justifique o emprego do verbo no imperativo na charge acima:
21) Quais são os dois perigos ali citados? O que você tem feito para se livrar dos dois? 
22) Em que caso o verbo LAVAR está sendo usado no sentido denotativo? Por quê? 
23) Explique o que significa a expressão "lavar a alma": 

24) Por que o "noticiário está 100% infectado"? 
25) Você acha que a mídia tem exagerado em algumas notícias ou tem apenas cumprido a função dela? Explique seu ponto de vista: 
26) Crie uma fala para a mulher presente na charge: 
27) Elabore também uma fala para a própria televisão: 
28) Que crítica é feita na charge em questão? 
29) Copie da charge acima todos os vocativos, aproveitando para colocar todas as vírgulas que faltaram: 
30) Que crítica está contida em tal charge?
31) Por que os balões estão tracejados? O que isso indica? 
32) Você acha que a pandemia alterou muito os hábitos familiares? Justifique sua resposta:
33) Circule na charge acima um vocativo:
34) No que reside o humor em tal charge? Você acha isso um certo exagero?
35) De que charge você mais gostou? Por quê? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário