Língua Portuguesa -EJA
Turma: T9
Professora: Marliesi
1ª Semana: Produção Textual;
2ª Semana: Revisão Classes Gramaticais;
3ª Semana: Concordância Nominal;
4ª Semana: Produção Textual.
Material de apoio: Textos do material.
Observação: As atividades aparecerão ao final de cada
texto e deverão ser realizadas no caderno.
Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de
COVID-19
Os coronavírus
são uma família de vírus, conhecida há muito tempo,
responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias
graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave
(Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do
contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi
descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante
preocupação.
Vale
salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser
transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com
todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre
os animais.

→ Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus
§
Tosse;
§
Dificuldade
respiratória;
§
Falta de
ar;
§
Febre.
Em casos
de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e
até mesmo morte.
→ Prevenção do coronavírus
Para se
prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:
§
Evitar
contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
§
Lavar bem
as mãos;
§
Evitar
tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
§
Evitar
compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
§
Evitar
contato com animais doentes;
§
Cozinhar
bem ovos e carne.
→ Síndromes respiratórias agudas graves causadas por coronavírus
A
Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do
Oriente Médio (Mers) são duas ocorrências graves causadas pelo coronavírus.
A Síndrome
Respiratória Aguda Grave (Sars) foi identificada pela primeira vez na
China, em 2002. Essa doença espalhou-se rapidamente e causou a morte de mais de
800 pessoas. A epidemia global da doença foi controlada em 2003. Os sintomas da
Sars são febre, tosse e dificuldade respiratória, evoluindo rapidamente para
insuficiência respiratória. Não há casos da doença desde 2004. Hoje se sabe que
a transmissão da doença apresentava relação com gatos selvagens que continham o
vírus.
A
Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) foi identificada pela primeira
vez na Arábia Saudita, no ano de 2012. Os sintomas são semelhantes aos de
outras doenças causadas por coronavírus, ou seja, febre, tosse e falta de ar.
Alguns pacientes também relataram sintomas gastrointestinais. Hoje se sabe que
o vírus ligado à Mers tinha nos dromedários um importante reservatório. Esses
animais eram, portanto, os transmissores da doença.
→ Coronavírus (COVID-19)

O SARS-CoV-2
é o coronavírus mais recentemente descoberto. Inicialmente recebeu a
denominação de 2019-nCoV, mas, no dia 11 de fevereiro de 2020, passou a
ser chamado de SARS-CoV-2. O vírus foi isolado no dia 7 de janeiro de
2020 e detectado primeiramente na cidade chinesa de Wuhan. Antes dessa
identificação, a China já havia informado a Organização Mundial de Saúde, no
dia 31 de dezembro de 2019, da ocorrência de uma pneumonia de causa
desconhecida.
A
primeira morte ocorrida em decorrência desse novo vírus aconteceu no dia 11
de janeiro de 2020. Rapidamente a doença, que ficou conhecida por COVID-19,
alastrou-se pelo planeta. Em março de 2020, todos os continentes já haviam
sido afetados. Isso levou a OMS a declarar, no dia 11 de março de
2020, que a COVID-19 é, sim, uma pandemia.
Até o dia
31 de março de 2020, foram registrados pela OMS 44.494 mil mortes decorrentes
da doença e 846.576 mil casos confirmados. No Brasil, de acordo com o
Ministério da Saúde, até o dia 31 de março, 5.717 casos foram confirmados pelo
Ministério da Saúde e 201 mortes ocorreram no país até a data. No mundo,
a letalidade do vírus é de cerca de 4,7%.
Inicialmente,
acreditou-se que a doença era transmitida apenas de animais para humanos.
Entretanto, após o aumento do número de casos, descobriu-se que a transmissão
poderia ocorrer também de uma pessoa para outra. Os sintomas da infecção causada
pelo novo coronavírus são: febre, dificuldade respiratória, tosse e falta de
ar. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e síndrome
respiratória aguda grave. Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa
realizada na China, os principais fatores de risco para a morte por COVID-19
são a idade avançada e problemas de coagulação.
A
recomendação para se prevenir da doença é lavar as mãos regularmente,
fazer a higienização das mãos utilizando álcool em gel e evitar tocar nos
olhos, nariz e boca. Recomenda-se também evitar contato próximo com pessoas com
sintomas de doenças respiratórias. As máscaras só são recomendadas para
pessoas com sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade respiratória, e
para profissionais de saúde que cuidarão de pessoas com esses sintomas. Caso
não tenha nenhum sintoma respiratório, o uso da máscara não é necessário.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia
Professora de Biologia
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de COVID-19"; Brasil
Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus.htm. Acesso em 03 de abril
de 2020.
Atividade
da 1ª Semana:
Produção Textual:
Escreva
uma pequena reflexão acerca das seguintes perguntas: De que forma a pandemia do
Coronavírus mudou a tua rotina? Qual a importância da conscientização de todos
em relação ao momento que vivemos? Tu concordas com as medidas preventivas
adotadas pelos governantes? Quais as tuas sugestões para que possamos superar este
momento de crise mundial?
Classes
gramaticais: as 10 classes de palavras
Segundo
um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e
catalogadas em dez classes
de palavras ou classes
gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo,
adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e
interjeição.
Substantivo
Substantivos
são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre
outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número
(singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a
função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto
direto, objeto indireto e agente da passiva).
Substantivos simples
·
casa;
·
amor;
·
roupa;
·
livro;
·
felicidade.
Substantivos compostos
·
passatempo;
·
arco-íris;
·
beija-flor;
·
segunda-feira;
·
malmequer.
Substantivos primitivos
·
folha;
·
chuva;
·
algodão;
·
pedra;
·
quilo.
Substantivos derivados
·
território;
·
chuvada;
·
jardinagem;
·
açucareiro;
·
livraria.
Substantivos próprios
·
Flávia;
·
Brasil;
·
Carnaval;
·
Nilo;
·
Serra da Mantiqueira.
Substantivos comuns
·
mãe;
·
computador;
·
papagaio;
·
uva;
·
planeta.
Substantivos coletivos
·
rebanho;
·
cardume;
·
pomar;
·
arquipélago;
·
constelação.
Substantivos concretos
·
mesa;
·
cachorro;
·
samambaia;
·
chuva;
·
Felipe.
Substantivos abstratos
·
beleza;
·
pobreza;
·
crescimento;
·
amor;
·
calor.
Substantivos comuns de dois gêneros
·
o estudante / a estudante;
·
o jovem / a jovem;
·
o artista / a artista.
Substantivos sobrecomuns
·
a vítima;
·
a pessoa;
·
a criança;
·
o gênio;
·
o indivíduo.
Substantivos epicenos
·
a formiga;
·
o crocodilo;
·
a mosca;
·
a baleia;
·
o besouro.
Substantivos de dois números
·
o lápis / os lápis;
·
o tórax / os tórax;
·
a práxis / as práxis.
Artigo
Artigos
são palavras que antecedem os substantivos, determinando a definição ou a
indefinição dos mesmos. Sendo flexionados em gênero (masculino e feminino) e
número (singular e plural), indicam também o gênero e o número dos substantivos
que determinam.
Artigos definidos
·
o;
·
a;
·
os;
·
as.
Artigos indefinidos
·
um;
·
uma;
·
uns;
·
umas.
Adjetivo
Adjetivos são palavras
que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica,
aspecto ou estado. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino),
número (singular e plural) e grau (normal, comparativo, superlativo).
Adjetivos simples
·
vermelha;
·
lindo;
·
zangada;
·
branco.
Adjetivos compostos
·
verde-escuro;
·
amarelo-canário;
·
franco-brasileiro;
·
mal-educado.
Adjetivo primitivo
·
feliz;
·
bom;
·
azul;
·
triste;
·
grande.
Adjetivo derivado
·
magrelo;
·
avermelhado;
·
apaixonado.
Adjetivos biformes
·
bonito;
·
alta;
·
rápido;
·
amarelas;
·
simpática.
Adjetivos uniformes
·
competente;
·
fácil;
·
verdes;
·
veloz;
·
comum.
Adjetivos pátrios
·
paulista;
·
cearense;
·
brasileiro;
·
italiano;
·
romeno.
Pronome
Pronomes
são palavras que substituem o substantivo numa frase (pronomes substantivos) ou
que acompanham, determinam e modificam os substantivos, atribuindo
particularidades e características aos mesmos (pronomes adjetivos). Podem ser
flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e
pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso).
Pronomes pessoais retos
·
eu;
·
tu;
·
ele;
·
nós;
·
vós;
·
eles.
Pronomes pessoais oblíquos
·
me;
·
mim;
·
comigo;
·
o;
·
a;
·
se;
·
conosco;
·
vos.
Pronomes pessoais de tratamento
·
você;
·
senhor;
·
Vossa Excelência;
·
Vossa Eminência.
Pronomes possessivos
·
meu;
·
tua;
·
seus;
·
nossas;
·
vosso;
·
sua.
Pronomes demonstrativos
·
este;
·
essa;
·
aquilo;
·
o;
·
a;
·
tal.
Pronomes interrogativos
·
que;
·
quem;
·
qual;
·
quanto.
Pronomes relativos
·
que;
·
quem;
·
onde;
·
a qual;
·
cujo;
·
quantas.
Pronomes indefinidos
·
algum;
·
nenhuma;
·
todos;
·
muitas;
·
nada;
·
algo.
Numeral
Numerais
são palavras que indicam quantidades de pessoas ou coisas, bem como a ordenação
de elementos numa série. Alguns numerais podem ser flexionados em gênero
(masculino e feminino) e número (singular e plural), outros são invariáveis.
Numerais cardinais
·
um;
·
sete;
·
vinte e oito;
·
cento e noventa;
·
mil.
Numerais ordinais
·
primeiro;
·
vigésimo segundo;
·
nonagésimo;
·
milésimo.
Numerais multiplicativos
·
duplo;
·
triplo;
·
quádruplo;
·
quíntuplo.
Numerais fracionários
·
um meio;
·
um terço;
·
três décimos.
Numerais coletivos
·
dúzia;
·
cento;
·
dezena;
·
quinzena
Verbo
Verbos
são palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma
ocorrência, um estado ou um fenômeno. Podem ser flexionados em número (singular
e plural), pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso), modo (indicativo,
subjuntivo e imperativo), tempo (passado, presente e futuro), aspecto
(incoativo, cursivo e conclusivo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Verbos regulares
·
cantar;
·
amar;
·
vender;
·
prender;
·
partir;
·
abrir.
Verbos irregulares
·
medir;
·
fazer;
·
ouvir;
·
haver;
·
poder;
·
crer.
Verbos anômalos
·
ser;
·
ir.
Verbos principais
·
comer;
·
dançar;
·
saltar;
·
escorregar;
·
sorrir;
·
rir.
Verbos auxiliares
·
ser;
·
estar;
·
ter;
·
haver;
·
ir.
Verbos de ligação
·
ser;
·
estar;
·
parecer;
·
ficar;
·
tornar-se;
·
continuar;
·
andar;
·
permanecer.
Verbos defectivos
·
falir;
·
banir;
·
reaver;
·
colorir;
·
demolir;
·
adequar.
Verbos impessoais
·
haver;
·
fazer;
·
chover;
·
nevar;
·
ventar;
·
anoitecer;
·
escurecer.
Verbos unipessoais
·
latir;
·
miar;
·
cacarejar;
·
mugir;
·
convir;
·
custar;
·
acontecer.
Verbos abundantes
·
aceitado / aceito;
·
ganhado / ganho;
·
pagado / pago.
Verbos pronominais essenciais
·
arrepender-se;
·
suicidar-se;
·
zangar-se;
·
queixar-se;
·
abster-se;
·
dignar-se.
Verbos pronominais acidentais
·
pentear / pentear-se;
·
sentar / sentar-se;
·
enganar / enganar-se
·
debater / debater-se.
Advérbio
Advérbios
são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma
circunstância (tempo, lugar, modo, intensidade,…). São invariáveis, não sendo
flexionadas em gênero e número. Contudo, alguns advérbios podem ser flexionados
em grau.
Advérbio de lugar
·
aqui;
·
ali;
·
atrás;
·
longe;
·
perto;
·
embaixo.
Advérbio de tempo
·
hoje;
·
amanhã;
·
nunca;
·
cedo;
·
tarde;
·
antes.
Advérbio de modo
·
bem;
·
mal;
·
rapidamente;
·
devagar;
·
calmamente;
·
pior.
Advérbio de afirmação
·
sim;
·
certamente;
·
certo;
·
decididamente.
Advérbio de negação
·
não;
·
nunca;
·
jamais;
·
nem;
·
tampouco.
Advérbio de dúvida
·
talvez;
·
quiçá;
·
possivelmente;
·
provavelmente;
·
porventura.
Advérbio de intensidade
·
muito;
·
pouco;
·
tão;
·
bastante;
·
menos;
·
quanto.
Advérbio de exclusão
·
salvo;
·
senão;
·
somente;
·
só;
·
unicamente;
·
apenas.
Advérbio de inclusão
·
inclusivamente;
·
também;
·
mesmo;
·
ainda.
Advérbio de ordem
·
primeiramente;
·
ultimamente;
·
depois.
Preposição
Preposições
são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos da
oração. Através de preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o
sentido do primeiro termo (termo antecedente). São invariáveis, não sendo
flexionadas em gênero e número.
Preposições simples essenciais
·
a;
·
após;
·
até;
·
com;
·
de;
·
em;
·
entre;
·
para;
·
sobre.
Preposições simples acidentais
·
como;
·
conforme;
·
consoante;
·
durante;
·
exceto;
·
fora;
·
mediante;
·
salvo;
·
segundo;
·
senão.
Preposições compostas ou locuções
prepositivas
·
acima de;
·
a fim de;
·
apesar de;
·
através de;
·
de acordo com;
·
depois de;
·
em vez de;
·
graças a;
·
perto de;
·
por causa de.
Conjunção
Conjunções
são palavras utilizadas como elementos de ligação entre duas orações ou entre
termos de uma mesma oração, estabelecendo relações de coordenação ou de
subordinação. São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.
Conjunções coordenativas aditivas
·
e;
·
nem;
·
também;
·
bem como;
·
não só...mas também.
Conjunções coordenativas adversativas
·
mas;
·
porém;
·
contudo;
·
todavia;
·
entretanto;
·
no entanto;
·
não obstante.
Conjunções coordenativas alternativas
·
ou;
·
ou...ou;
·
já…já;
·
ora...ora;
·
quer...quer;
·
seja...seja.
Conjunções coordenativas conclusivas
·
logo;
·
pois;
·
portanto;
·
assim;
·
por isso;
·
por consequência;
·
por conseguinte.
Conjunções coordenativas explicativas
·
que;
·
porque;
·
porquanto;
·
pois;
·
isto é.
Conjunções subordinativas integrantes
·
que;
·
se.
Conjunções subordinativas adverbiais
causais
·
porque;
·
que;
·
porquanto;
·
visto que;
·
uma vez que;
·
já que;
·
pois que;
·
como.
Conjunções subordinativas adverbiais
concessivas
·
embora;
·
conquanto;
·
ainda que;
·
mesmo que;
·
se bem que;
·
posto que.
Conjunções subordinativas adverbiais
condicionais
·
se;
·
caso;
·
desde;
·
salvo se;
·
desde que;
·
exceto se;
·
contando que.
Conjunções subordinativas adverbiais
conformativas
·
conforme;
·
como;
·
consoante;
·
segundo.
Conjunções subordinativas adverbiais
finais
·
a fim de que;
·
para que;
·
que.
Conjunções subordinativas adverbiais
proporcionais
·
à proporção que;
·
à medida que;
·
ao passo que;
·
quanto mais… mais,…
Conjunções subordinativas adverbiais
temporais
·
quando;
·
enquanto;
·
agora que;
·
logo que;
·
desde que;
·
assim que;
·
tanto que;
·
apenas.
Conjunções subordinativas adverbiais
comparativas
·
como;
·
assim como;
·
tal;
·
qual;
·
tanto como.
Conjunções subordinativas adverbiais
consecutivas
·
que;
·
tanto que;
·
tão que;
·
tal que;
·
tamanho que;
·
de forma que;
·
de modo que;
·
de sorte que;
·
de tal forma que.
Interjeição
Interjeições são
palavras que exprimem emoções, sensações, estados de espírito. São invariáveis
e seu significado fica dependente da forma como as mesmas são pronunciadas
pelos interlocutores.
Interjeições de alegria
·
Oh!;
·
Ah!;
·
Oba!;
·
Viva!;
·
Opa!.
Interjeições de estímulo
·
Vamos!;
·
Força!;
·
Coragem!;
·
Ânimo!;
·
Adiante!.
Interjeições de aprovação
·
Apoiado!;
·
Boa!;
·
Bravo!.
Interjeições de desejo
·
Oh!;
·
Tomara!;
·
Oxalá!.
Interjeições de dor
·
Ai!;
·
Ui!;
·
Ah!;
·
Oh!.
Interjeições de surpresa
·
Nossa!;
·
Cruz!;
·
Caramba!;
·
Opa!;
·
Virgem!;
·
Vixe!.
Interjeições de impaciência
·
Diabo!;
·
Puxa!;
·
Pô!;
·
Raios!;
·
Ora!.
Interjeições de silêncio
·
Psiu!;
·
Silêncio!.
Interjeições de alívio
·
Uf!;
·
Ufa!;
·
Ah!.
Interjeições de medo
·
Credo!;
·
Cruzes!;
·
Uh!;
·
Ui!.
Interjeições de advertência
·
Cuidado!;
·
Atenção!;
·
Olha!;
·
Alerta!;
·
Sentido!.
Interjeições de concordância
·
Claro!;
·
Tá!;
·
Hã-hã!.
Interjeições de desaprovação
·
Credo!;
·
Francamente!;
·
Xi!;
·
Chega!;
·
Basta!;
·
Ora!.
Interjeições de incredulidade
·
Hum!;
·
Epa!;
·
Ora!;
·
Qual!.
Interjeições de socorro
·
Socorro!;
·
Aqui!;
·
Piedade!;
·
Ajuda!.
Interjeições de cumprimentos
·
Olá!;
·
Alô!;
·
Ei!;
·
Tchau!;
·
Adeus!.
Interjeições de afastamento
·
Rua!;
·
Xô!;
·
Fora!;
·
Passa!.
Atividade
da 2ª Semana:
1) Classifique a classe gramatical das
palavras sublinhadas e numeradas no texto abaixo, em seguida preencha o quadro.
O
primeiro amor é vivido em fantasia
Como regra geral, nosso(1) primeiro(2) grande(3) amor é uma
espécie de sonho. A pessoa que desperta em nós todo o(4) sentimento,
toda a vontade de aconchegar e ser aconchegado, na maior parte das vezes nem
sabe do nosso amor por ela. Não(5) temos coragem de contar, pois
morremos de medo da rejeição. Não queremos também, contudo, a aceitação, pois
isso nos levaria a um relacionamento real(6) para o qual não estamos
preparados. Ou seja, não contar interessa nos dois(7) casos. Se algum
amigo superíntimo fica sabendo e faz alguma brincadeira a respeito, ficamos com
o rosto vermelho, negamos tudo e fingimos indignação. A outra(8) pessoa,
a amada, fica sem saber se é gozação ou(9) se é verdade. Melhor assim.
Tudo se passará apenas na cabeça da gente, longe dos riscos da vida real.
No sonho é claro que somos
correspondidos. Beijamos e somos beijados. Beijos de(10) ternura. O
sexo, na maioria dos casos, está em segundo plano. Passeamos(11), de
mãos dadas, por jardins floridos. Sentamos na grama e nos olhamos com olhar de
enlevo próprio do encantamento amoroso. Dizemos coisas bonitas para o outro,
falamos das virtudes do outro. Não cansamos de elogiar a pessoa amada.
[...] Se pensarmos bem, o sonho(12)
romântico é muito(13) criativo. Quase sempre é a mesma história. As
variações são mais de cenário e(14) figurino: uns preferem a montanha,
outros a praia. Uns preferem saias
rodadas, outros as calças jeans. O amor é o prazer da companhia, os elogios que
esse prazer costuma trazer para nossos lábios, e também a insegurança - o medo de perder a pessoa que nos traz toda
a felicidade. Assim sendo, uma parte do discurso é de reasseguramento: “ Vou
amar você(15) para(16) sempre. Vou dizer toda hora que amo você.
Se me(17) largar eu morro” etc. Sempre(18) que vivemos o amor,
fazemos como se estivéssemos vivendo uma história extraordinária(19). A
verdade, no entanto, é que é uma “
história extraordinária” exatamente(20) igual a todas as outras
histórias de amor! E isso não faz mal algum, porque é bom do mesmo jeito!
Flávio
Gikovate. Namoro: relação de amor e sexo.
São Paulo: Moderna, 1993
1)
|
11)
|
2)
|
12)
|
3)
|
13)
|
4)
|
14)
|
5)
|
15)
|
6)
|
16)
|
7)
|
17)
|
8)
|
18)
|
9)
|
19)
|
10)
|
20)
|
Concordância Nominal
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as
classes de palavras (nomes).
É o que faz com que substantivos concordem com pronomes,
numerais e adjetivos, entre outros.
Exemplo:
Estas
três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Neste
caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".
"Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já
que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa.
E por
que "maravilhosas" e não "maravilhoso"? Porque o
substantivo está no plural e é feminino, ou seja, tudo muito bem combinado.
Regras
de Concordância Nominal
1. Adjetivo e um substantivo
O
adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplo:
·
Que pintura
bonita!
1.1.
Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que
está mais próximo.
Exemplo:
·
Que bonita
pintura e poema!
Mas, se
os substantivos forem nomes próprios, o adjetivo deve ficar no plural.
Exemplo:
·
Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos é uma composição dos grandes Roberto Carlos e Erasmo
Carlos em homenagem à Caetano Veloso.
1.2.
Quando há mais do que um substantivo, e
o adjetivo vem depois dos substantivos, deve concordar com
aquele que está mais próximo ou com todos eles.
Exemplos:
·
Que pintura
e poema bonito!
·
Que poema
e pintura bonita!
·
Que pintura
e poema bonitos!
·
Que poema
e pintura bonitos!
2. Substantivo e mais do que um adjetivo
Quando
um substantivo é caracterizado por mais do que um adjetivo, a concordância pode
ser feita das seguintes formas:
2.1.
Colocando o artigo antes do último adjetivo.
Exemplo:
·
Adoro a
comida italiana e a
chinesa.
2.2.
Colocando o substantivo e o artigo que o antecede no plural.
Exemplo:
·
Adoro as
comidas italiana e chinesa.
3. Números ordinais
3.1.
Nos casos em que há número ordinais
antes do substantivo, o substantivo pode ser usado tanto no
singular como no plural.
Exemplos:
·
A segunda e a terceira casa.
·
A segunda e a terceira casas.
3.2.
Nos casos em que há número ordinais
depois do substantivo, o substantivo deve ser usado no plural.
Exemplo:
·
As casas segunda e terceira.
4. Expressões
4.1. Anexo
A
palavra "anexo" deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplos:
·
Segue anexo
o recibo.
·
Segue anexa
a fatura.
Mas, a
expressão "em anexo" não varia.
Exemplo:
·
Segue em
anexo a fatura.
4.2. Bastante(s)
4.2.1.
Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar
em gênero e número com o substantivo.
Exemplo:
·
Recebemos bastantes
telefonemas.
4.2.2.
Quando tem a função de advérbio, a palavra "bastante" não varia.
Exemplo:
·
Eles cantam
bastante bem.
4.3. Meio
4.3.1.
Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em
gênero e número com o substantivo.
Exemplos:
·
Atrasado, tomou meio
copo de leite e saiu correndo.
·
Atrasado, tomou meia
xícara de leite e saiu correndo.
4.3.2.
Quando tem a função de advérbio, a palavra "meio" não varia.
Exemplo:
·
Ele é meio
maluco.
·
Ela é meio
maluca.
4.4. Menos
A
palavra "menos" não varia.
Exemplos:
4.5. É proibido, é bom, é necessário
4.1. As expressões "é proibido, é bom, é necessário" não
variam, a não ser que sejam acompanhadas por determinantes que as modifiquem.
Exemplos:
·
É proibido entrada.
·
É proibida a entrada.
·
Verdura é bom.
·
A verdura é boa.
·
Paciência é necessário.
·
A paciência é necessária.
Atividade
da 3ª Semana:
1.
Leia o poema abaixo e a seguir reescreva-o, fazendo a concordância das palavras
entre parênteses.
Receita de acordar palavras
palavras são como estrelas
facas ou flores
eles têm raízes pétalas espinhos
são (liso) (áspero) (leve) ou (denso)
para acordá- (lo) basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho.
(Roseana Murray)
2. Reescreva
as frases a seguir utilizando a palavra entre parênteses. Observe a
concordância.
a)
Não havia motivos ... para ele viajar. (bastante)
..............................................................................................................
b)
Muito ... , respondeu a aluna. (obrigado)
..............................................................................................................
c)
Elas ... entregaram a documentação solicitada pela empresa. (mesmo)
..............................................................................................................
d)
Seguem ... as fotografias. (anexo)
..............................................................................................................
e)
É .... entrada de animais neste ambiente. (proibido)
..............................................................................................................
f)
É ... a entrada de animais naquele ambiente. (proibido)
..............................................................................................................
g)
Segunda-feira, faltou mais de .... sala. (meio)
..............................................................................................................
h)
A aluna estava ... preocupada com o resultado do ENEM. (meio)
..............................................................................................................
i)
Seguem ... à carta os documentos de contratação. (incluso)
..............................................................................................................
j)
Segue ... à carta o documento de contratação. (incluso)
..............................................................................................................
k)
A porta estava ... fechada. (meio)
..............................................................................................................
l)
Bebeu ... garrafa de refrigerante. (meio)
..............................................................................................................
m)
Estudaram ... para a prova. (bastante)
..............................................................................................................
n)
Os ingressos eram ... (barato)
..............................................................................................................
o)
Pagaram ... pelos ingressos. (barato)
..............................................................................................................
Atividade
da 4ª Semana:
Produção Textual:
Escreva um pequeno texto relatando
como foram essas quatro semanas em confinamento social. O que está te causando
maior preocupação em relação à pandemia do coronavírus? Por quê?
___________________________________________________________________
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Turma: T9
Professora: Marliesi
1ª Semana: Classes gramaticais;
2ª Semana: Produção textual (texto dissertativo-argumentativo).
Coronavírus: família usa cartazes para afastar visitas em Lagoa Formosa
Filha tenta proteger seus pais e três crianças que moram em um sítio no distrito de Água Limpa, na Região do Alto Paranaíba.
LR Luiz Ribeiro
postado em 28/04/2020 18:10 / atualizado em 28/04/2020 20:06
Moradores de sítio em Lagoa Formosa não querem visitantes com medo da contaminação pelo coronavírus (foto: Arquivo pessoal)
O uso de um cartaz para(1) afastar visitantes e impedir o risco de contágio do coronavírus (COVID-19) para pessoas do grupo de risco da doença. Esta foi uma estratégia adotada por uma família(2) na zona rural(3) de Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, visando à proteção de um casal de idosos e dos seus netos.
“Não estamos recebendo visitas. Idosos e crianças em isolamento”. Este foi o aviso colocado na cerca de(4) um sítio na localidade de Água Limpa, distante 22 quilômetros da área urbana(5) de Lagoa Formosa – de 18 mil habitantes.
Uma(6) das proprietárias do terreno, a agente de saúde Marta Braga Amaral explica que decidiu usar o cartaz para proteger seus(7) pais, os aposentados Joao Batista de Santana, de 87; e(8) Maria Santana Magalhaes, de 83. Marta disse que a intenção também foi preservar a saúde de três(9) crianças da família.
Em março, logo depois dos registros dos primeiros(10) casos da COVID-19 no Brasil(11), o casal de idosos saiu de Uberlândia, no Triângulo, onde mora, e foi para a casa da filha Marta, na zona rural de Lagoa Formosa, em busca de maior garantia de isolamento. No entanto, como Joao Batista e Maria Santana são(12) de família conhecida da região, moradores despertaram interesse em visitá-los.
Marta relata que que então teve a ideia de afastar os visitantes de uma maneira educada, recorrendo ao aviso sobre o isolamento social. “Como as redes sociais contam tudo hoje(13), as pessoas começaram a questionar sobre fazer visitas aos hóspedes. Foi aí que decidi confeccionar uma placa pra colocar na entrada do sítio”, explica a agente de saúde, lembrando que o alerta foi endereçado também a vendedores ambulantes.
A moradora de Lagoa Formosa conta que a estratégia deu certo. Ela disse que seus pais permaneceram(14) na propriedade rural durante 37 dias e, nesse período, receberam visitas de apenas três pessoas da redondeza, que não tiveram contato recente com moradores de outras regiões. Marta Santana revelou(15) que(16) seus pais retornaram a Uberlândia nesta semana.
A “ferramenta” do aviso para evitar visitantes e amenizar os ricos de contágio da COVID-19 está sendo adotada também na residência do casal de idosos na cidade-polo do Triângulo. Na entrada da moradia, junto ao interfone, foi afixado um cartaz: “Não estamos recebendo visitas”. A informação foi divulgada ainda em um grupo de whatsApp da família.
A agente de saúde(17) afirma que espera que as pessoas continuem seguindo o aviso da entrada da residência dos seus pais, a fim de que eles não recebam visitas durante o isolamento social(18) contra o coronavírus. Marta ressalta ainda que há(19) ciência geral da pandemia e dos riscos para os idosos.
Marta Santana conta que perdeu um cunhado em Lagoa Formosa, cuja morte entrou para as consideradas suspeitas de COVID-19. No entanto, no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde ainda não consta nenhuma confirmação de óbito ou(20) do registro de caso de paciente com coronavírus nessa cidade do Alto Paranaíba.
Atividade 1:
Classifique a classe gramatical das palavras sublinhadas e numeradas no texto: “Coronavírus: família usa cartazes para afastar visitas em Lagoa Formosa”, em seguida preencha o quadro.
1)
11)
2)
12)
3)
13)
4)
14)
5)
15)
6)
16)
7)
17)
8)
18)
9)
19)
10)
20)
Texto dissertativo-argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo persuadir e convencer, ou seja, levar o leitor a concordar com a tese defendida. É expressa uma opinião crítica acerca de um assunto, sendo defendida uma tese sobre esse assunto através de uma argumentação clara e objetiva, fundamentada em fatos verídicos e dados concretos.
Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
A apresentação e defesa da tese desenvolvem-se através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
Na introdução ocorre a apresentação de um assunto e de uma tese que será defendida sobre esse assunto. Assim, após a identificação de um problema num determinado assunto, é apresentada a tese de forma clara e objetiva, sendo essencial que esta esteja bem definida e delimitada. A reflexão crítica sobre a tese e sua argumentação serão feitas no desenvolvimento do texto.
Desenvolvimento
No desenvolvimento ocorre a apresentação e a exploração dos diversos argumentos que suportam a tese. Podem ser apresentados através do reconhecimento das causas e consequências do problema, da identificação de seus aspectos positivos e negativos ou da contra-argumentação de uma tese contrária. Pode haver um foco no argumento justificando a tese ou um foco na tese que ocorre por um determinado argumento. O que importa é que se utilize uma linguagem coerente, objetiva e precisa.
A apresentação dos argumentos deve seguir uma sequência lógica. Pode haver um argumento principal e argumentos auxiliares ou vários argumentos fortes. O mais importante é que estes sejam objetivos e detalhados e que haja conexão entre eles.
Os diversos argumentos deverão ser sustentados com exemplos e provas que os validem, tornando-os indiscutíveis, como:
fatos comprovados;
conhecimentos consensuais;
dados estatísticos;
pesquisas e estudos;
citações de autores renomados;
depoimentos de personalidades renomadas;
alusões históricas;
fatores sociais, culturais e econômicos.
Estas estratégias argumentativas validam os argumentos, dotando-os de autoridade, consenso, lógica, competência e veridicidade. Assim, os leitores não só refletem sobre estes, como ficam obrigados a concordar com os argumentos, sem hipótese de os rebater.
Além disso, diversos recursos de linguagem podem ser usados para captar a atenção do leitor e convencê-lo da correção da tese, como a utilização de uma linguagem formal, de perguntas retóricas, de repetições, de ironia, de exclamações,…
Conclusão
Na conclusão há a retoma e reafirmação da tese inicial, já defendida pelos diversos argumentos apresentados no desenvolvimento. Pode ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção. A conclusão aparece como um desfecho natural e inevitável visto o pensamento do leitor já ter sido direcionado para a mesma durante a apresentação dos argumentos.
Exemplo de texto dissertativo-argumentativo:
“Não é de hoje que a sociedade brasileira sofre com os tormentos ocasionados pela disseminação da violência. Esse fato estarrecedor gera debates e mais debates, na tentativa de sanar, ou ao menos coibir, os sérios impactos sociais que as ações violentas representam para a coletividade. Para esse fim, seria a redução da maioridade penal um componente de primeira grandeza?
Constata-se que o envolvimento de jovens infratores em graves delitos pode não ser uma exclusividade dos tempos modernos; no entanto, é inegável o aumento de casos envolvendo crianças e adolescentes em situações deploráveis, como furtos, roubos e, em muitos contextos, homicídios.
Com esse cenário, parece irrefutável a tese que defende o declínio de dois anos nas contas da maioridade penal. Para os mais inconformados com a realidade, aqueles tomados pelo afã do “justiceiro implacável”, não parecem existir outras saídas. Todavia, nem sempre o que se revela aparentemente óbvio o é. Há fatores envolvidos nas estatísticas da criminalidade covardemente camuflados por alguns setores governamentais, bem como por áreas específicas da sociedade civil.
Se reduzir a idade mínima penal tivesse consequências positivas imediatas para a diminuição dos índices criminais, essa certamente já seria uma medida adotada por todas as nações. Fatores bem mais importantes como priorização efetiva dos investimentos em educação e cultura, bem como distribuição de emprego e renda, inserindo o jovem no universo acadêmico ou técnico, indubitavelmente aplacariam com mais rapidez e eficácia os deploráveis números.
A participação de menores infratores em crimes hediondos não deve ser ignorada, é inegável; diminuir a idade base para a criminalização de seus atos pode ser uma saída, mas necessita, ainda, de discussões e argumentos mais convincentes. De concreto, fica a certeza de que só um programa capaz de incluir crianças, adolescentes e jovens nos interesses mais prioritários do país terá a força suficiente para contornar quadro tão desfavorável.” (Prof. Eduardo Sampaio
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.
Atividade 2:
Elabore uma dissertação-argumentativa, contendo no mínimo 20 linhas, sobre o tema “Coronavírus” (formas de prevenção ao novo vírus).
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Língua Portuguesa -EJATurma: T9
Professora: Marliesi
1ª Semana: Classes gramaticais;
2ª Semana: Produção textual (texto dissertativo-argumentativo).
Coronavírus: família usa cartazes para afastar visitas em Lagoa Formosa
Filha tenta proteger seus pais e três crianças que moram em um sítio no distrito de Água Limpa, na Região do Alto Paranaíba.
LR Luiz Ribeiro
postado em 28/04/2020 18:10 / atualizado em 28/04/2020 20:06
O uso de um cartaz para(1) afastar visitantes e impedir o risco de contágio do coronavírus (COVID-19) para pessoas do grupo de risco da doença. Esta foi uma estratégia adotada por uma família(2) na zona rural(3) de Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, visando à proteção de um casal de idosos e dos seus netos.
“Não estamos recebendo visitas. Idosos e crianças em isolamento”. Este foi o aviso colocado na cerca de(4) um sítio na localidade de Água Limpa, distante 22 quilômetros da área urbana(5) de Lagoa Formosa – de 18 mil habitantes.
Uma(6) das proprietárias do terreno, a agente de saúde Marta Braga Amaral explica que decidiu usar o cartaz para proteger seus(7) pais, os aposentados Joao Batista de Santana, de 87; e(8) Maria Santana Magalhaes, de 83. Marta disse que a intenção também foi preservar a saúde de três(9) crianças da família.
Em março, logo depois dos registros dos primeiros(10) casos da COVID-19 no Brasil(11), o casal de idosos saiu de Uberlândia, no Triângulo, onde mora, e foi para a casa da filha Marta, na zona rural de Lagoa Formosa, em busca de maior garantia de isolamento. No entanto, como Joao Batista e Maria Santana são(12) de família conhecida da região, moradores despertaram interesse em visitá-los.
Marta relata que que então teve a ideia de afastar os visitantes de uma maneira educada, recorrendo ao aviso sobre o isolamento social. “Como as redes sociais contam tudo hoje(13), as pessoas começaram a questionar sobre fazer visitas aos hóspedes. Foi aí que decidi confeccionar uma placa pra colocar na entrada do sítio”, explica a agente de saúde, lembrando que o alerta foi endereçado também a vendedores ambulantes.
A moradora de Lagoa Formosa conta que a estratégia deu certo. Ela disse que seus pais permaneceram(14) na propriedade rural durante 37 dias e, nesse período, receberam visitas de apenas três pessoas da redondeza, que não tiveram contato recente com moradores de outras regiões. Marta Santana revelou(15) que(16) seus pais retornaram a Uberlândia nesta semana.
A “ferramenta” do aviso para evitar visitantes e amenizar os ricos de contágio da COVID-19 está sendo adotada também na residência do casal de idosos na cidade-polo do Triângulo. Na entrada da moradia, junto ao interfone, foi afixado um cartaz: “Não estamos recebendo visitas”. A informação foi divulgada ainda em um grupo de whatsApp da família.
A agente de saúde(17) afirma que espera que as pessoas continuem seguindo o aviso da entrada da residência dos seus pais, a fim de que eles não recebam visitas durante o isolamento social(18) contra o coronavírus. Marta ressalta ainda que há(19) ciência geral da pandemia e dos riscos para os idosos.
Marta Santana conta que perdeu um cunhado em Lagoa Formosa, cuja morte entrou para as consideradas suspeitas de COVID-19. No entanto, no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde ainda não consta nenhuma confirmação de óbito ou(20) do registro de caso de paciente com coronavírus nessa cidade do Alto Paranaíba.
Atividade 1:
Classifique a classe gramatical das palavras sublinhadas e numeradas no texto: “Coronavírus: família usa cartazes para afastar visitas em Lagoa Formosa”, em seguida preencha o quadro.
1)
11)
2)
12)
3)
13)
4)
14)
5)
15)
6)
16)
7)
17)
8)
18)
9)
19)
10)
20)
Texto dissertativo-argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo persuadir e convencer, ou seja, levar o leitor a concordar com a tese defendida. É expressa uma opinião crítica acerca de um assunto, sendo defendida uma tese sobre esse assunto através de uma argumentação clara e objetiva, fundamentada em fatos verídicos e dados concretos.
Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
A apresentação e defesa da tese desenvolvem-se através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
Na introdução ocorre a apresentação de um assunto e de uma tese que será defendida sobre esse assunto. Assim, após a identificação de um problema num determinado assunto, é apresentada a tese de forma clara e objetiva, sendo essencial que esta esteja bem definida e delimitada. A reflexão crítica sobre a tese e sua argumentação serão feitas no desenvolvimento do texto.
Desenvolvimento
No desenvolvimento ocorre a apresentação e a exploração dos diversos argumentos que suportam a tese. Podem ser apresentados através do reconhecimento das causas e consequências do problema, da identificação de seus aspectos positivos e negativos ou da contra-argumentação de uma tese contrária. Pode haver um foco no argumento justificando a tese ou um foco na tese que ocorre por um determinado argumento. O que importa é que se utilize uma linguagem coerente, objetiva e precisa.
A apresentação dos argumentos deve seguir uma sequência lógica. Pode haver um argumento principal e argumentos auxiliares ou vários argumentos fortes. O mais importante é que estes sejam objetivos e detalhados e que haja conexão entre eles.
Os diversos argumentos deverão ser sustentados com exemplos e provas que os validem, tornando-os indiscutíveis, como:
fatos comprovados;
conhecimentos consensuais;
dados estatísticos;
pesquisas e estudos;
citações de autores renomados;
depoimentos de personalidades renomadas;
alusões históricas;
fatores sociais, culturais e econômicos.
Estas estratégias argumentativas validam os argumentos, dotando-os de autoridade, consenso, lógica, competência e veridicidade. Assim, os leitores não só refletem sobre estes, como ficam obrigados a concordar com os argumentos, sem hipótese de os rebater.
Além disso, diversos recursos de linguagem podem ser usados para captar a atenção do leitor e convencê-lo da correção da tese, como a utilização de uma linguagem formal, de perguntas retóricas, de repetições, de ironia, de exclamações,…
Conclusão
Na conclusão há a retoma e reafirmação da tese inicial, já defendida pelos diversos argumentos apresentados no desenvolvimento. Pode ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção. A conclusão aparece como um desfecho natural e inevitável visto o pensamento do leitor já ter sido direcionado para a mesma durante a apresentação dos argumentos.
Exemplo de texto dissertativo-argumentativo:
“Não é de hoje que a sociedade brasileira sofre com os tormentos ocasionados pela disseminação da violência. Esse fato estarrecedor gera debates e mais debates, na tentativa de sanar, ou ao menos coibir, os sérios impactos sociais que as ações violentas representam para a coletividade. Para esse fim, seria a redução da maioridade penal um componente de primeira grandeza?
Constata-se que o envolvimento de jovens infratores em graves delitos pode não ser uma exclusividade dos tempos modernos; no entanto, é inegável o aumento de casos envolvendo crianças e adolescentes em situações deploráveis, como furtos, roubos e, em muitos contextos, homicídios.
Com esse cenário, parece irrefutável a tese que defende o declínio de dois anos nas contas da maioridade penal. Para os mais inconformados com a realidade, aqueles tomados pelo afã do “justiceiro implacável”, não parecem existir outras saídas. Todavia, nem sempre o que se revela aparentemente óbvio o é. Há fatores envolvidos nas estatísticas da criminalidade covardemente camuflados por alguns setores governamentais, bem como por áreas específicas da sociedade civil.
Se reduzir a idade mínima penal tivesse consequências positivas imediatas para a diminuição dos índices criminais, essa certamente já seria uma medida adotada por todas as nações. Fatores bem mais importantes como priorização efetiva dos investimentos em educação e cultura, bem como distribuição de emprego e renda, inserindo o jovem no universo acadêmico ou técnico, indubitavelmente aplacariam com mais rapidez e eficácia os deploráveis números.
A participação de menores infratores em crimes hediondos não deve ser ignorada, é inegável; diminuir a idade base para a criminalização de seus atos pode ser uma saída, mas necessita, ainda, de discussões e argumentos mais convincentes. De concreto, fica a certeza de que só um programa capaz de incluir crianças, adolescentes e jovens nos interesses mais prioritários do país terá a força suficiente para contornar quadro tão desfavorável.” (Prof. Eduardo Sampaio
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.
Atividade 2:
Elabore uma dissertação-argumentativa, contendo no mínimo 20 linhas, sobre o tema “Coronavírus” (formas de prevenção ao novo vírus).
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