Educação Física Turmas 15 e T7 Professor Irajá







Prof. Irajá ferreira


EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 15 e EJA T7


ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS


A atividade física, realizada com regularidade, é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhecemos, o corpo sofre algumas transformações como: perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Todas estas alterações fazem parte do processo natural do envelhecimento, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física.


Conheça os benefícios:

- Melhoria da força muscular e da flexibilidade;
- Manutenção do peso:
- Diminuição do risco de lesões musculares;
- Melhoria do condicionamento cardíaco e respiratório, que consequentemente diminui o risco de doenças do coração como hipertensão e infartos;
- Melhoria do controle do diabetes;
- Melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo consideravelmente o risco de quedas;
- Melhoria da autoestima, do bem-estar social, diminuindo o risco de aparecimento da depressão e da ansiedade.



Seja qual for à atividade física escolhida, ela deve ser feita sob orientação médica. É recomendado que todo programa de exercícios leve em consideração as possibilidades e limitações de cada idoso. As atividades devem ser feitas de forma regular e contínua. Lembrando que a atividade física exagerada pode ser prejudicial.



Entre as principais atividades recomendadas para os idosos, estão as atividades de baixo a moderado impacto. Evitando o risco de lesões musculares e a sobrecarga das articulações. Entre estas atividades estão à caminhada e a hidroginástica.



Para que a atividade física não se torne um problema, é importante tomar alguns cuidados:

- Ingerir líquidos durante a prática da atividade física, para se manter hidratado;


- Alongar-se antes e após os exercícios;


- Utilizar roupas e calçados adequados para cada atividade e em caso de dor ou mal-estar, suspender a atividade e procurar um profissional da saúde.


A atividade física, quando bem orientada e monitorada, só traz benefícios para saúde do idoso. Afinal, quem não deseja chegar aos 60 anos saudável e realizando suas atividades diárias com autonomia?

Portanto, não fique parado!!!


ATIVIDADE:

EM CASA Escolha uma atividade/brincadeira que tenha movimentação com seus pais, irmãos, avós, e incentive a pratica. e cuide da sua saúde!!!!






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EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 15 e EJA T7
PESQUISA - AVALIAÇÃO


TEMAS:

História das Pipas.


Origem de 06 brincadeiras populares: Cabra-cega, Cara ou coroa, Joquempô, Par ou ímpar, Jogo da Velha e Amarelinha.


Brinquedos construídos com reciclados.


Futebol – Por que é a paixão nacional?


Artes marciais e disciplina.


Após a escolha do tema. Faça uma pesquisa, escrito numa folha de caderno, apresente um texto desenvolvendo as seguintes questões;


Quais são os principais conceitos relacionados ao seu tema?


Indique a fonte de pesquisa


Ilustre o tema pesquisado
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO:

Produção do texto conforme sugerido


Conclusão


Ilustre o tema pesquisado


Indicar fonte de pesquisa


DATA DE ENTREGA: Quando retornarmos para as aulas presenciais.






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EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 15 e EJA T7


TEXTO PARA LEITURA





AS ATIVIDADES FÍSICAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE







* Prática esportiva coletiva: momentos de encontros e estabelecimento de relações interpessoais que proporcionam vivências de sentimentos de pertencimento à grupos sociais, importantes para as relações humanas.


Como todo indivíduo é um ser social e a todo momento se relaciona com outras pessoas e com o mundo, é fácil entender que enquanto se cuida da saúde praticando atividades físicas, cria-se laços afetivos fazendo-as em grupo! Esteja antenado para descobrir a força de “todo mundo junto e misturado” e seus benefícios.





Ao rever a história da humanidade é possível perceber a presença da atividade física associada a uma movimentação corporal que produziu um aprimoramento de habilidades motoras prontas para garantir a sobrevivência do homem sobre a terra, ao passo, que estas habilidades também procuraram atender às necessidades e objetivos de cada época histórica. Com o avanço do estágio civilizatório da humanidade, estas habilidades motoras passaram a serem utilizadas com finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional.





Desde os primórdios da civilização, assim que o homem se pôs de pé, sempre necessitou da ação dos movimentos corporais. Segundo Ramos (1982, p.16), “o homem primitivo, tinha sua vida cotidiana assinalada, sobretudo, por duas grandes preocupações – atacar e defender-se”.





Analisando as ações do homem primitivo, podemos dizer que se tratava de um autêntico programa de atividade física com exercícios naturais. As ações como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foram facilitadas cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força, assinalando assim, a sobrevivência do homem primitivo através da aquisição de um verdadeiro repertório psicomotor.





(Fonte: Sidney Santos. A História da Educação Física e a Atividade Física ao Longo dos Tempos. Disponível em http://espaco10.com.br/blog/2012/09/25/a-historia-da-educacao-fisicia-e-a-atividade-fisica-ao-longo-dos-tempos.html#.UooNBIFIBkg, acesso em 15/11/2013.)

























Movimentos corporais em tempos remotos. Desde o início, a movimentação corporal fez parte da história da humanidade.





As Lutas





Na história da humanidade o homem desenvolveu movimentos de defesa, inicialmente contra a hostilidade advinda do meio ambiente, depois, para realizar a caça e conquistar as mulheres, seguido por razões de disputas políticas e territoriais. Essas manifestações sempre estiveram vinculadas as tradições e a cultura popular de cada civilização.





Ao longo do tempo utilizaram-se diferentes termos para designar essas práticas, sendo os termos Lutas e Artes Marciais os mais empregados em diferentes países. Outros termos são utilizados com menos frequência para designar essas práticas de combate, entre eles podemos destacar a Defesa pessoal, Duelo, Batalha, Pugna, Peleja, Prélio, Refrega, Esportes de Combate, Jogos de Luta, Jogos de Combate e Jogos de Oposição.





(Fonte: Tácito Pessoa de Souza Junior, Sérgio Roberto de Lara Oliveira, Sérgio Luiz Carlos dos Santos. Artes marciais, esporte de combate ou jogos de oposição? Disponível em http://www.efdeportes.com/efd148/artes-marciales-o-jogos-de-oposicion. htm, acesso em 15/11/2013.)







Combates corporais. Movimentações de defesa e ataque, caracterizando o que denominamos por lutas.


Exemplificando uma forma de Luta...

A Capoeira

Existe um sem número de histórias e mitos sobre esse assunto. Porém, por enquanto, só há pistas sobre seu surgimento, nas quais vários historiadores, no decorrer dos tempos, vêm reescrevendo sua trajetória. Não há ainda uma data estabelecida ou um local que possa ser apontado como seu berço. O que temos de concreto é que esta manifestação – que é um misto de luta, dança, brincadeira, teatralização, jogo, enfim... – vai ter sua origem a partir do tráfico de escravos. (SILVA, 2001, p. 132-133).








Figura 5: Jogar Capoeira ou Danse de laGuerre, 1935



[...] os escravos africanos não possuindo armas suficientes para se defenderem dos inimigos, senhores de engenhos, e movidos pelo instinto natural de preservação da vida, descobriram no próprio corpo a essên-cia da sua arma: a arte de bater com o corpo, tomando como base as brigas dos animais, suas marradas, coices, saltos e botes, aproveitando ainda as suas manifestações culturais trazidas da África para criarem e praticarem a capoeira.

(Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf>, acesso em 17/07/2013.) SANTOS, 1990, p. 18


Os Jogos

Desde os mais remotos tempos, quando a espécie humana surgiu no planeta, nasceu junto a ela uma necessidade vital para seu crescimento intelectual: jogar.





Manuscritos milenares falam de jogos praticados em todas as regiões do planeta. Dificilmente se poderá delinear exatamente qual foi o primeiro jogo surgido no mundo. Adeptos da teoria Darwiniana afirmam que foi um jogo chamado de Jogo da Evolução, praticado pelos Neanderdhal. Consta que era um jogo bem simples e rude, jogado com um grande osso. Marcava-se pontos destroçando a cabeça dos adversários e com isso conseguindo o domínio de territórios.





A história prossegue com o mundo dos jogos tendo seus períodos de altos e baixos, ora fazendo grandes nomes, ora produzindo verdadeiros algozes. Apesar de todas as dificuldades, os jogos proliferaram pelo mundo e com o advento das grandes navegações as culturas se encontraram e trocaram informações.





Jogos e brincadeiras são perfeitos para alegria e desenvolvimento. Trazem em geral benefício, conhecimento e diversão para todas as idades sem preconceito ou qualquer discriminação.





(Fonte: Mário Lucio Zico. A História dos Jogos. Disponível em http://www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp, acesso em 15/11/2013.)


Jogos coletivos: formas de convívio fraterno com diversão e prazer.


Exemplificando uma forma de Jogo...

Os Jogos Populares


Os jogos populares sempre estiveram presentes na vida cotidiana, não se sabe o criador desses jogos, eles já vêm sendo praticados e transmitidos desde épocas mais remotas. Podem ser encontradas em todos os lugares e em diferentes sociedades. E é fato que povos antigos como os da Grécia e do Oriente brincaram de amarelinha, empinavam papagaios, jogavam pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Tais jogos foram transmitidos de geração em geração através dos conhecimentos empíricos e permanecem na memória.





De acordo com Vieira e Cavalcante (2002, p. 45), Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem está na cultura popular. Uma das características dos jogos populares, é que as mudanças dentro do jogo ficam a critério dos participantes, e para que possam ser desenvolvidas não se faz necessário a utilização de materiais industrializados, sua pratica é realizada em convívio harmonioso, de forma livre espontânea e prazerosa, sendo uma manifestação desenvolvida desde os tempos mais antigos, que visa a ludicidade.





(Fonte: Joaquim Rangel Lucio da Penha. JOGOS POPULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em http://www.arti-gonal.com/educacao-infantil-artigos/jogos-populares-no-ensino-fundamental-4054951.html, acesso em 15/11/2013.)








As Atividades Rítmicas e Expressivas

Se buscarmos a ideia de ritmo em alguns dicionários, encontraremos um termo derivado do grego rhytmos, e que mantém seu significado em alguns idiomas (como em espanhol, inglês e português), designando tudo aquilo que se move, que flui de modo sequencial ou que tem movimento regulado. O ritmo que envolve os movimentos corporais pode ser definido como a compreensão original do tempo que nós exercemos com o corpo, antes mesmo de representá-lo com o pensamento (HELLER, 2003 apud KUNZ, 2003).

Por isso, consideramos que o ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida, abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente

Buscando a ideia de expressão corporal podemos compreendê-la como uma das primeiras formas de comunicação humana. A expressão corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.


(Fonte: Atividades rítmicas. Disponível em http://movimentoccm.blogspot.com.br/p/atividades-ritmicas.html, acesso em 15/11/2013. Texto adaptado pelas autoras.)







Exemplificando uma forma de Atividade Rítmica e Expressiva...


A Dança


Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes.

Por esta definição, vê-se que a dança não é algo restrito a poucos. Logo, qualquer indivíduo pode praticar e se expressar com movimentos cadenciados e no ritmo de uma música! Então, qual é a fórmula correta de dançar? Resposta: não existe fórmula. A melhor forma é o seu modo de se expressar corporalmente!

A dança é uma manifestação cultural que está presente na vida em sociedade, como por exemplo em festas populares, na família e na escola. É uma forma de expressão e de linguagem corporal, e a sua prática contribui para a promoção da saúde. Pode ser vivenciada individualmente ou em grupos. Existem muitos estilos de dança, que vão desde os clássicos, como o balé, até aos populares, como hip hop e breakdance.

Quer conhecer mais? Faça um passeio nas academias, festas e comunidades da sua região e aprecie as tantas formas de danças que acontecem por aí! Após, liste os inúmeros estilos encontrados. Quem sabe você não se anima em começar a praticar um deles?


As Ginásticas

A ginástica, enquanto atividade física, tem sua origem na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.

Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos. De fato, os mesmos a conceberam como uma forma de busca por corpos e mentes sãos, dando à modalidade um papel fundamental na busca do equilíbrio entre aptidões físicas e intelectuais. Além disso, a valorização grega do ideal de beleza humana favoreceu ainda mais a evolução da ginástica, uma vez que sua prática era vista como uma forma de cultuar o corpo.

Posteriormente, na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar. Para a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX o seu grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos. Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver.


(Fonte: História da Ginástica. Disponível em http://www.historiadetudo.com/ginastica.html, acesso em 15/11/2013.)





Exemplificando uma forma de Ginástica...
A Ginástica Funcional


Podemos definir movimentos funcionais como aqueles que utilizamos durante qualquer tarefa diária. Executamos esses movimentos automaticamente e esquecemos que eles foram aprendidos naturalmente, durante os primeiros passos de nossa vida, sem precisar que alguém nos ensinasse. Exemplo: correr, andar, pegar, agachar, etc. Então, podemos dizer que Ginástica Funcional veio resgatar esses movimentos que havíamos esquecidos devido a uma série de motivos. Assim, músculos que eram exigidos, hoje estão ficando hipoativos (pouco ativo), um grande exemplo disso são os músculos dos pés. Quando andávamos descalço eles eram solicitados, hoje andamos de sandálias, tênis, sapatos tornando esses músculos hipoativos. Pode-se dizer que treinamento funcional refere-se a um conjunto de métodos e exercícios utilizados com o fim de desenvolver as capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação.) do praticante de forma integral e especifica para o seu dia-dia.


(Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado. Disponível em http://www.portal educacao.com.br/educacao-fisica/artigos/30419/treinamento-funcional-e-seus-beneficios#ixzz2l11VbbDc, acesso em 15/11/2013.)






Ginástica Funcional: movimentos da vida cotidiana.


Os Esportes

É Inegável o potencial de mobilização que o esporte apresenta na contemporaneidade. Não precisamos de muito esforço para identificar que na sociedade atual, esta prática corporal se constitui como um espaço social a mobilizar pessoas de diferentes etnias, e gêneros.

Os eventos esportivos são exemplares dessa afirmação, pois neles podemos visualizar uma espécie de expressão pública de emoções socialmente consentidas: o congraçamento, a rivalidade, o êxtase, a violência, a frustração, a explosão em aplausos e lágrimas de sentimentos que fazem vibrar a alma dos sujeitos e das cidades no exato momento em que vivificam a tensão entre a liberação e o controle de emoções individuais.

Vale ressaltar que o esporte que hoje vivenciamos é aquele que se consolida no fim do século XIX e início do XX e que se traduz como signo de uma sociedade que enaltece os desafios, as conquistas, as vitórias, o esforço individual. O esporte que passa a ser ensinado consoante as regras sociais e morais desse tempo e que, ao modificar alguns dos antigos jogos populares, impõe a necessidade de uma educação do corpo e do espírito dos jovens de forma a despertar lideranças e a personificar, em carne e osso, os ideais representativos de um grupo social específico.

O esporte é plural e manifesta-se de diferentes maneiras em diferentes culturas e tempos e a essas manifestações agregam-se múltiplos valores. Solidariedade, consagração, celebração, são palavras por demais positivas se pensarmos nas zonas de sombra que também residem no interior do mundo esportivo. Nacionalismos exacerbados, exploração comercial e econômica, corrupção, especialização precoce, doping, violência, discriminação sexual também tem sido temas a fazer parte do cotidiano esportivo mesmo que, por vezes, os minimizemos e busquemos, a todo custo, recuperar a tradição e com ela fazer valer o que do esporte pode ser identificado como promotor de uma humanidade imanente a cada um de nós.


(Fonte: Silvana Vilodre Goellner. Esporte moderno: memória e história. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd77/ esporte.htm, acesso em 15/11/2013.)





Várias modalidades esportivas






Prof. Irajá ferreira


EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 15 e EJA T7


RESPONDA


(COM BASE NO TEXTO: AS ATIVIDADES FÍSICAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE)


1) Na maioria das atividades físicas que praticamos ou vemos a prática, quais movimentos são considerados como “exercícios naturais?”

2) A atividade física natural passou a ter finalidade de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional. Explique.

3) Por que na espécie humana, desde que surgiu no planeta, JOGAR é uma necessidade vital para seu crescimento intelectual?

4) O ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida, abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente. De exemplos de RITMOS presentes na nossa vida.

5) Quais são os valores, segundo o texto que o ESPORTE agrega em nossa vida?
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho
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Prof. Irajá Ferreira

EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 15 e EJA T7

01 a 05/6

Assista os VIDEOS acessando os links abaixo e responda:
https://www.youtube.com/watch?v=Fc6FskHvE1o

https://www.youtube.com/watch?v=mjHR3gNi--4

RESPONDA:


-Quais os componentes do Sistema Locomotor? E por quais ações no nosso cotidiano ele é responsável??


-Quais tipos de ossos nós temos?


-Bebês tem mais ossos que adultos?


-Ossos são órgãos?


-O que é medula óssea?


-Como se divide o esqueleto?

Espero que todos estejam bem!!!!
Abraços!!!!
Prof. Irajá Ferreira


EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 15 e EJA T7
08 a 12/6


Tema Transversal


Higiene Pessoal e o COVID 19

Assista os VIDEOS nos Links abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=F6nIQhxvUAg


https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=Gl8Yh6QPPpA&feature=emb_logo


- Essas informações nos vídeos estão atualizadas? Que outras contribuições podemos acrescentar para complementar o assunto?






Leia o TEXTO abaixo com atenção!!!!!


É muito importante que cada pessoa aja com responsabilidade, praticando o autocuidado, além de estender os cuidados aos meninos e meninas sob sua responsabilidade.






Mudança de hábitos é fundamental
O momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e também contribuir para a contenção da pandemia.
Fique atento às medidas preventivas:
Utilize álcool 70% com glicerina, que é muito eficaz para a higiene das mãos.
Lave as mãos com água e sabão sempre que estiverem sujas.
Evite tocar a boca, o nariz e os olhos sem antes higienizar as mãos.
Não compartilhe copos, talheres e outros objetos pessoais.
Mantenha os ambientes ventilados. Abra as janelas e portas mesmo em dias frios.
Evite aglomerações e contato com pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
Ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço para evitar a disseminação do vírus.
Cumprimente as pessoas sem aperto de mão, beijos ou abraços
Supervisione para que crianças menores, que costumam levar objetos à boca, não compartilhem itens com outras crianças.
Sobre o uso de máscaras cirúrgicas
Outro ponto importante é em relação às máscaras, que são utilizadas para prevenir a transmissão de infecções. O uso dessas máscaras deve ser feito por todos e por indivíduos que já estão com alguma doença respiratória (coriza, tosse e/ou espirro) e cuidadores ou profissionais de saúde que estão envolvidos diretamente com o doente.

Espero que todos estejam bem!!!

Abraços!!!!!!!!!

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