Vamos aproveitar estes dias para refletir sobre um assunto muito importante para nós enquanto cidadãos do mesmo planeta: consumo sustentável.
Bons estudos!
Profª Maiara
Disciplina: Ciências
O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo incontrolável da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente e tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.
O consumidor consciente é aquele que se preocupa com o seu bem estar, com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.
Atividade 1: Vamos testar o seu nível de consciência ambiental? Para isso, responda as seguintes questões marcando um X na alternativa que julgar correta.
Atividade 2: Para ajudá-lo(a) a entender mais sobre essa temática, tem um documentário que é super interessante e fala sobre ‘A história das coisas’. Com este vídeo caseiro baseado em desenhos, Annie Leornad conquistou o mundo ao mostrar os efeitos de uma economia que valoriza o acúmulo de riquezas e de “coisas”. No vídeo de 20 minutos, Annie apresenta os resultados de mais de dez anos de pesquisas sobre o sistema de produção, distribuição, consumo e descarte de produtos no mundo. Vamos assistir? Para visualizar o vídeo, digita este link no youtube https://youtu.be/7qFiGMSnNjw e assista quantas vezes quiser!
Atividade 3: Após a visualização do vídeo, responda as seguintes questões:
O que você entende por consumo?
Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando os recursos naturais?
O tema do vídeo traz informações importantes para nossa vida cotidiana? Quais?
É importante entendermos que só a reciclagem de materiais não é suficiente para acabar com a quantidade de lixo e resíduos que produzimos. Que mudanças práticas você acredita serem necessárias a fim de repensar o consumo e reduzi-lo?
Fale um pouco sobre alguma informação que mais chamou a sua atenção durante a visualização do vídeo.
Atividade 4: Neste espaço, represente através de uma imagem, um símbolo ou o que achar interessante o que para você representa o consumo consciente ou sustentável. Seja criativo!
Vamos aproveitar estes dias em casa para conhecermos mais sobre esse vírus que vem afetando a nossa saúde e convivência: o coronavírus. Ele é perigoso sim, mas podemos enfrentá-lo juntos.
Acesse o site: https://coronavirus.saude.gov.br/ para informações mais atualizadas.
Disciplina: Ciências
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse vírus, responda as seguintes questões:
* Você pode realizar pesquisas na internet para ajudá-lo(a) a obter essas respostas.
1) Onde surgiu esse vírus e quais os países mais afetados por ele até então?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A transmissão descontrolada do coronavírus tem sido apontada como uma pandemia. Defina esse termo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que é transmissão comunitária do vírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais são os sintomas mais característicos que indicam que uma pessoa está contaminada pelo coronavírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) O que uma pessoa com sintomas deve fazer?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Quem é mais vulnerável a esse vírus (grupo de risco)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Já existe vacina, medicamento ou tratamento para prevenção ao coronavírus? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Cite pelo menos 3 atitudes essenciais para evitar a contaminação em humanos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Pesquise uma notícia mais recente sobre o coronavírus que tenha chamado a sua atenção e a escreva aqui (indique a fonte de onde copiou):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Faça uma ilustração do vírus.
12) Por que lavar as mãos com água e sabão é útil para higienizar a pele contra o vírus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13)
Agora, se possível, tire fotos e descreva como foi a experiência:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14) Assista ao documentário EPISÓDIO COMPLETO | PANDEMIA | HISTORY com duração de 1h 26 min. disponibilizado no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=YR6f2dliJdM. Faça um breve resumo sobre o documentário relacionando-o com a pandemia que enfrentamos hoje causada pelo coronavírus.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bons estudos!
Profª Maiara
--------------------------------------------------------------------------------------------
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Disciplina: Ciências 6º ano A Atividade para junho
Tipos de misturas: Misturas homogêneas e heterogêneas
As misturas (união de duas ou mais substâncias diferentes), de uma forma geral, estão muito presentes no nosso dia a dia. Quer ver um exemplo? A mistura de um pouco de chocolate em pó com leite que quase todos nós fazemos no café da manhã é formada por dois materiais.
Misturas homogêneas ou soluções
As misturas homogêneas ou soluções possuem, a olho nu, uma única fase (quer dizer que quando olhamos para essa mistura vemos uma coisa só), temos como exemplo a água com pequenas quantidades de açúcar. As misturas homogêneas são normalmente formadas por duas ou mais substâncias que se misturam entre si.
Exemplo A:
Misturas heterogêneas
É a mistura que possui, a olho nu, pelo menos duas fases (quer dizer que quando olhamos para essa mistura conseguimos ver as substâncias separadas), como acontece, por exemplo, quando misturamos água e óleo ou água e areia. Podemos citar exemplos de misturas heterogêneas deliciosas como os chocolates com pedaços de amendoim; sorvete com pedaços de frutas, a mistura de arroz com feijão... enfim, na culinária temos inúmeros exemplos de misturas heterogêneas.
Exemplo B:
Mas o que são fases de uma mistura?
Nos exemplos A e B citados anteriormente, podemos observar que a mistura A possui somente 1 fase, pois os componentes se misturam, já na mistura B é possível identificar 2 fases, pois os componentes não se misturam completamente. Sendo assim, em relação às misturas: quando 2 componentes não se misturam, chamamos de mistura bifásica; quando 3 componentes não se misturam, chamamos de mistura trifásica e quando 4 componentes não se misturam chamamos de mistura polifásica. Vejamos o exemplo abaixo:
para exemplificar na prática o que são esses tipos de misturas, assista o vídeo introdutório: Misturas - as moléculas se aproximam...mas nem sempre dá para ver. Para vê-lo digite este link: https://youtu.be/3XlzE66xWqk no youtube.
Para auxiliar mais o entendimento veja o vídeo que mostra exemplos de misturas: Experimento de Ciências – Misturas homogêneas e heterogêneas. Acesse o link: https://youtu.be/cy9KVi9ZtAg no youtube.
Atividade 1: Analise o texto e faça as atividades a seguir:
Você já passou por alguma situação parecida com a de Cauê? Ou conhece alguém que já passou? Responda.
Você sabe em quais situações utilizamos o soro caseiro? Se sim, escreva-as aqui, se não, peça ajuda para a sua família.
Mãos à obra! Pesquise na internet ou pergunte para a sua família como se faz um soro caseiro e quais os ingredientes e as quantidades utilizadas. Em seguida, procure fazê-lo com a ajuda de um adulto e escreva o passo a passo da mistura aqui:
Após a realização da mistura, o líquido se misturou completamente com as outras substâncias ou não? Que nome damos a essa mistura?
Atividade
a) Considere as substâncias:
I) Água e óleo
II) Areia e álcool
III) Água e sal
IV) Água e álcool
Indique quais dessas são exemplos de misturas homogêneas (que se misturam):
Indique quais dessas são exemplos de misturas heterogêneas (que não se misturam):
b) Qual o nome que se dá a uma mistura de 2 fases?
c) Dê 1 exemplo de uma mistura homogênea e 1 exemplo de mistura heterogênea utilizada no seu dia-a-dia.
Processo de separação de misturas
Separação de misturas é o processo utilizado para separar substâncias diferentes. Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água do mar para obter o sal, a separação de poluentes no tratamento da água, a própria separação de lixo, etc.
Os principais processos de separação dessas misturas são:
Catação;
Peneiração;
Levigação;
Flotação;
Ventilação;
Imantação;
Filtração;
Decantação;
Centrifugação;
Destilação simples.
Atividade 2: Pesquise um dos processos de separação de misturas citados acima e descreva brevemente como ele funciona, para quê é usado e para qual tipo de mistura é utilizado (homogênea ou heterogênea), etc. Faça um desenho ilustrativo sobre esse processo e, se possível, assista algum vídeo sobre ele e comente.
Bons estudos,
Profª Maiara
Nenhum comentário:
Postar um comentário