Atividade de Física Professora Bianca
Turmas 21, 22 , 24
Período 6/4 a 10/4
Dica de vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=fHXIyKetL1k
1)Um cubo oco de alumínio apresenta 100g de massa e volume de 50 cm³. O volume da parte vazia é de 10 cm³. A densidade do cubo e a massa específica do alumínio são, respectivamente:
a) 0,5 g/cm³ e 0,4 g/cm³
b) 2,5 g/cm³ e 2,0 g/cm³
c) 0,4 g/cm³ e 0,5 g/cm³
d) 2,0 g/cm³ e 2,5 g/cm³
e) 2,0 g/cm³ e 10,0 g/cm³
2)A densidade da glicerina tem um valor de 1,26 g/cm³. Calcule o peso de 2 litros de glicerina. Considere g = 10m/s².
Atividade de física prof Bianca
Turmas 21, 22, 24
Período 13 /4 a 17 /4
Lista de Exercícios – Hidrostática
1 - Aplica-se uma força de intensidade 10 N perpendicularmente sobre uma superfície quadrada de área 0,5 m2 . Qual devera ser a pressão exercida sobre a superfície?
a) 5 N.m2
b) 5 N/m2
c) 20 N/m2
d) 10 N/m2
e) n.d.a.
2 - Uma caixa de 500 N tem faces retangulares e suas arestas medem 1,0 m, 2,0 m e 3,0 m Qual
a pressão que a caixa exerce quando apoiada com sua face menor sobre uma superfície horizontal?
a) 100 N/m2 b) 125 N/m2 c) 167 N/m2 d) 250 N/m2 e) 500 N/m2
Atividade de Física Turmas 21, 22, 24
Prof: Bianca Período de 20/4 a 24/4
Dicas de vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=n4puRRmpVXI
https://www.youtube.com/watch?v=ssS9k2RK-XE
Marque apenas uma opção correta:
Questão 1
A respeito da ideia de referencial, marque a alternativa correta:
a) O Sol, por ter uma massa correspondente a 98% de toda a massa do sistema solar, deve ser sempre considerado o referencial para quaisquer fenômenos.
b) Os fenômenos devem sempre ser analisados a partir de um referencial parado.
c) Referencial é o corpo em movimento retilíneo uniforme a partir do qual se analisam os movimentos.
d) Referencial é o corpo a partir do qual os fenômenos são analisados.
e) O movimento e o repouso são absolutos e não dependem de um referencial.
Questão 2
Um professor de Física, durante uma de suas aulas, perguntou aos alunos: “Por que podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?”
Ao dar a resposta correta, um dos alunos disse:
a) Porque o Sol sempre é o referencial adotado, uma vez que é o corpo mais massivo do sistema solar; então, estamos executando o movimento de translação com a Terra.
b) Porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta.
c) Porque a Terra executa um movimento de translação ao redor de seu próprio eixo.
d) Porque nada pode permanecer totalmente parado.
Questão 3
A respeito dos conceitos de movimento, repouso, trajetória e referencial, marque a alternativa correta.
a) A trajetória é o caminho feito por um corpo independentemente do referencial adotado.
b) Movimento e repouso são conceitos relativos, pois dependem da trajetória adotada pelo móvel.
c) O referencial é o corpo a partir do qual as observações dos fenômenos são feitas. O Sol é considerado um referencial privilegiado porque é o corpo mais massivo do sistema solar.
d) A trajetória é o caminho executado por um móvel em relação a um referencial adotado.
e) Mesmo que a Terra seja tomada como referencial, nunca poderemos dizer que os prédios e as demais construções estão em repouso.
Atividade de Física Turmas 21, 22, 24
Prof Bianca Período 27 a 30 de abril
Vamos relembrar este conteúdo que aprendemos ano passado !!!!!!
1. Assinale com V de verdadeiro ou F de falso.
QUEDA LIVRE
a) ( ) As acelerações dos corpos em queda livre dependem das massas dos corpos.
b) ( ) Na queda livre, o tempo de queda pode ser determinado se conhecermos a altura da queda e a aceleração da gravidade do local.
c) ( ) Na queda livre, a velocidade com que o corpo chega ao plano de referência pode ser determinada se conhecermos a altura de queda relativa a esse plano e a aceleração da gravidade do local.
d) ( ) Na queda livre os espaços percorridos na vertical são proporcionais ao tempo de percurso.
e) ( ) Na queda livre, quando o corpo atinge a metade do percurso, sua velocidade será igual à metade da velocidade com que atinge o plano de referência.
f) ( ) Na queda livre os espaços percorridos na vertical são proporcionais aos quadrados do tempo de percurso.
LANÇAMENTO VERTICAL
a) ( ) Um corpo lançado verticalmente para cima realiza movimento uniformemente acelerado.
b) ( ) No lançamento vertical ascendente no vácuo o tempo de subida é igual ao tempo de descida.
c) ( ) A partir de um plano de referência um corpo é lançado verticalmente para cima com velocidade V. Ao retornar ao plano de referência o corpo apresenta velocidade em módulo igual a V.
d) ( ) Você poderá calcular a máxima altura atingida por um corpo lançado verticalmente para cima no vácuo se conhecer a velocidade de lançamento e a aceleração da gravidade do local.
e) ( ) No ponto de cota máxima, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para cima, no vácuo, vale a metade da velocidade de lançamento.
f) ( ) No ponto de altura máxima no lançamento vertical, a aceleração é nula.
g) ( ) No lançamento no ponto de altura máxima a velocidade do móvel é nula.
4. Do alto de uma torre abandonam-se vários corpos simultaneamente. Desprezando-se a resistência do ar, teremos que:
a) a velocidade dos corpos é constante durante a queda.
b) a aceleração dos corpos é a mesma durante a queda.
c) os corpos mais pesados chegam primeiro ao solo.
d) os corpos flutuam, pois foi desprezada a resistência do ar.
e) os corpos, ao caírem, apresentam movimento uniforme mente retardado.
Atividade de Física prof Bianca
Turma T 8
Período 6/4 a 9/4
Calor e termologia
1-Calor é:
A) Energia que aumenta em um corpo quando ele se aquece.
B) Energia que sempre pode ser convertida integralmente em trabalho.
C) O agente físico responsável pelo aquecimento dos corpos.
D) Uma modalidade de energia em trânsito.
2-Calor é a energia que se transfere de um corpo para outro em determinada condição. Para essa transferência de energia é necessário que entre os corpos exista:
A) Vácuo.
B) Contato mecânico rígido.
C) Ar ou um gás qualquer.
D) Uma diferença de temperatura.
3-Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto:
"Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Este conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. E hoje sabe-se que calor é uma forma de (1) _____ e, portanto, não tem sentido falar em (2) _____ “.
A) energia em trânsito / calor contido nos corpos.
B) temperatura / aquecimento dos corpos.
C) pressão / energia interna dos corpos.
D) força / trabalho realizado por um corpo.
E) momento / energia cinética de um corpo.
Atividade de Física prof Bianca
Turma T8
Período 13/4 a 17/4
Marque apenas uma alternativa:
1-Assinale a frase mais correta conceitualmente.
A) "Estou com calor".
B) "Vou medir a febre dele".
C) "O dia está quente; estou recebendo muito calor".
D) "O dia está frio; estou recebendo muito frio".
E) As alternativas (c) e (d) estão corretas.
2-Três corpos encostados entre si estão em equilíbrio térmico. Nessa situação:
A) Os três corpos apresentam-se no mesmo estado físico.
B) A temperatura dos três corpos é a mesma.
C) O calor contido em cada um deles é o mesmo.
D) O corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois.
3-Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário:
A) Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
B) Para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar.
C) Para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar.
D) Devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano.
E) Porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.
Atividade de Física Prof Bianca Turma T8 Período 20 /4 a 24/4
Dica de vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=WiJ3kaxjSTY
vamos relembrar um pouco!!!!
Responda as questões:
1) As aulas diárias de Paulo tem duração de 3 horas e 50 minutos por dia . Esse período é equivalente a :
a. ( ) 150 min b. ( ) 230 min c. ( ) 130 min d. ( ) 350 min
2) A aula da professora começa às 7 horas e 10 minutos e tem duração de 1 hora e 55 minutos. Essa aula termina às:
a. ( ) 8h e 45 min b. ( ) 8 h e 55 min c. ( ) 9 h e 5 min d. ( ) 9 h e 15 min
3) Roberto correu a Maratona da Pampulha em 2008. Ele fez o percurso em 1 hora e 47 minutos . Qual foi o tempo gasto por Roberto para completar essa maratona?
a. ( ) 100 minutos b. ( ) 107 minutos c. ( ) 117 minutos d. ( ) 147 minutos
4) O olho humano enxerga 12 imagens por segundo . Durante 60 segundos , quantas imagens o olho humano consegue enxergar?
a. ( ) 72 b. ( ) 180 c. ( ) 620 d. ( ) 720
5)Um filme durou 2 horas e 15 minutos. Quantos minutos durou este filme?
a. ( ) 75 b. ( ) 135 c. ( ) 215 d. ( ) 300
6) Quantos minutos fica uma criança na escola cujo período de aulas é de 4 horas e 15 minutos?
a. ( ) 120 b. ( ) 225 c. ( ) 240 d. ( ) 255
7) Em uma partida de futebol , o juiz prorrogou o tempo regulamentar em 2 minutos. Esse tempo em segundos é igual a :
a. ( ) 20 segundos b. ( ) 60 segundos c. ( ) 100 segundos d. ( ) 120 segundos
8) Uma partida oficial de futebol dura 1 hora e meia , ou seja:
a. ( ) 30 min b. ( ) 60 min c. ( ) 90 min d. ( ) 120 min
Atividade de Física
Prof Bianca
Turma T8
Período 27 a 30 de abril
https://www.youtube.com/watch?v=WiJ3kaxjSTY
Responda as questões:
a) Uma hora tem quantos segundos?
b) Um dia tem quantos segundos?
c) Uma semana tem quantas horas?
d) Quantos minutos são 3h45min?
e) Uma década tem quantos anos?
f) Quantos minutos 5h05min?
g) Quantos minutos se passaram das 9h50min até as 10h35min?
h) Quantos segundos tem 35min?
i) Quantos segundos tem 2h53min?
j) Quantos minutos tem 12 horas?
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EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
Dica de vídeo:
Pesquise sobre Empuxo e tente responder as seguintes questões:
Questão 1
Um navio flutua porque
a) seu peso é pequeno quando comparado com seu volume.
b) seu volume é igual ao volume do líquido deslocado.
c) o peso do volume do líquido deslocado é igual ao peso do navio.
d) o peso do navio é menor que o peso do líquido deslocado.
e) o peso do navio é maior que o peso do líquido deslocado.
Marque a alternativa correta a respeito do empuxo.
a) O empuxo é uma força vertical e descendente, que atua sobre objetos mergulhados exclusivamente em líquidos.
b) O empuxo é uma força vertical e ascendente, que atua sobre objetos mergulhados em fluidos. Essa grandeza equivale ao peso de fluido deslocado pelo objeto mergulhado.
c) O empuxo terá o mesmo módulo da força peso.
d) O empuxo é uma força vertical e ascendente, que atua sobre objetos mergulhados exclusivamente em líquidos. Essa grandeza equivale ao peso de fluido deslocado pelo objeto mergulhado.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
Pesquise sobre Empuxo e tente responder as seguintes questões:
Questão 1
A expressão “Isso é apenas a ponta de um iceberg” – muito usada conotativamente hoje em dia para mostrar que se vê apenas uma parte muito pequena de um problema, ficando o resto “escondido” – faz referência a uma situação física.
Assinale a alternativa cujos dados relacionam-se corretamente com essa situação:
a) Poder das Pontas e a Rigidez Dielétrica.
b) Arquimedes e o Teorema do Empuxo.
c) Pascal e o Princípio da Prensa Hidráulica.
d) Newton e o Princípio da Ação e Reação.
e) A Lei de Stevin e a Diferença de Pressão.
Questão 2
O empuxo é um fenômeno bastante familiar. Um exemplo é a facilidade relativa com que você pode levantar-se de dentro de uma piscina em comparação com tentar levantar-se de fora da água, ou seja, no ar.
Sobre o princípio de Arquimedes, que define empuxo, marque a proposição correta:
a) Quando um corpo flutua na água, o empuxo recebido pelo corpo é menor que o peso do corpo.
b) O princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não pode ser aplicado para gases.
c) Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre uma força vertical para cima e igual em módulo ao peso do fluido deslocado.
d) Se um corpo afunda na água com velocidade constante, o empuxo sobre ele é nulo.
e) Dois objetos de mesmo volume, quando imersos em líquidos de densidades diferentes, sofrem empuxos iguais.
Sobre temperatura tente responder :
1. Quando usamos um termômetro clínico de mercúrio para medir a nossa
temperatura, esperamos um certo tempo para que o mesmo possa indicar a temperatura
correta do nosso corpo. Com base nisso, analise as proposições a seguir.
I. Ao indicar a temperatura do nosso corpo, o termômetro entra em equilíbrio térmico com
ele, o que demora algum tempo para acontecer.
II. Inicialmente, a indicação do termômetro irá baixar, pois o vidro transmite mal o calor e se
aquece primeiro que o mercúrio, o tubo capilar de vidro se dilata e o nível do líquido desce.
III. Após algum tempo, como o mercúrio se dilata mais que o vidro do tubo, a indicação começa a subir até estabilizar, quando o termômetro indica a temperatura do nosso corpo.
Podemos afirmar que são corretas as afirmativas
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
1. Assinale entre as opções abaixo, aquela que completa corretamente
e em sequencia a afirmativa: “Calor é ................ em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles houver uma ................ .”
a. Energia térmica/igualdade de temperatura.
b. Massa/igualdade de temperatura.
c. Temperatura/diferença de temperatura.
d. Massa/diferença de temperatura.
e. Energia térmica/diferença de temperatura.
A expressão “Isso é apenas a ponta de um iceberg” – muito usada conotativamente hoje em dia para mostrar que se vê apenas uma parte muito pequena de um problema, ficando o resto “escondido” – faz referência a uma situação física.
Assinale a alternativa cujos dados relacionam-se corretamente com essa situação:
a) Poder das Pontas e a Rigidez Dielétrica.
b) Arquimedes e o Teorema do Empuxo.
c) Pascal e o Princípio da Prensa Hidráulica.
d) Newton e o Princípio da Ação e Reação.
e) A Lei de Stevin e a Diferença de Pressão.
Questão 2
O empuxo é um fenômeno bastante familiar. Um exemplo é a facilidade relativa com que você pode levantar-se de dentro de uma piscina em comparação com tentar levantar-se de fora da água, ou seja, no ar.
Sobre o princípio de Arquimedes, que define empuxo, marque a proposição correta:
a) Quando um corpo flutua na água, o empuxo recebido pelo corpo é menor que o peso do corpo.
b) O princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não pode ser aplicado para gases.
c) Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre uma força vertical para cima e igual em módulo ao peso do fluido deslocado.
d) Se um corpo afunda na água com velocidade constante, o empuxo sobre ele é nulo.
e) Dois objetos de mesmo volume, quando imersos em líquidos de densidades diferentes, sofrem empuxos iguais.
Aula programada de Física Prof : Bianca Passos
Junho turma T8
Sobre temperatura tente responder :
1. Quando usamos um termômetro clínico de mercúrio para medir a nossa
temperatura, esperamos um certo tempo para que o mesmo possa indicar a temperatura
correta do nosso corpo. Com base nisso, analise as proposições a seguir.
I. Ao indicar a temperatura do nosso corpo, o termômetro entra em equilíbrio térmico com
ele, o que demora algum tempo para acontecer.
II. Inicialmente, a indicação do termômetro irá baixar, pois o vidro transmite mal o calor e se
aquece primeiro que o mercúrio, o tubo capilar de vidro se dilata e o nível do líquido desce.
III. Após algum tempo, como o mercúrio se dilata mais que o vidro do tubo, a indicação começa a subir até estabilizar, quando o termômetro indica a temperatura do nosso corpo.
Podemos afirmar que são corretas as afirmativas
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
1. Assinale entre as opções abaixo, aquela que completa corretamente
e em sequencia a afirmativa: “Calor é ................ em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles houver uma ................ .”
a. Energia térmica/igualdade de temperatura.
b. Massa/igualdade de temperatura.
c. Temperatura/diferença de temperatura.
d. Massa/diferença de temperatura.
e. Energia térmica/diferença de temperatura.
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