Língua Portuguesa Turma 9º A Professora Karla


Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 
Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 9º ano A  semana de 6 a 9/04 






Assista a vídeo aula sobre o emprego da vírgula com muita atenção. Depois faça, no seu caderno os exercícios.
( Faça os exercícios no caderno)

Leia:

Vida saudável

Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade, o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho o local em que se vive o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoa. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Dr. José Alexandre Portinho Disponível em: 
Questão 1 – A finalidade do texto é:



Questão 2 – No primeiro período do texto, a vírgula indica:
a)   a inserção de uma oração explicativa.
b)   a enumeração de elementos.
c)   a omissão de um termo da oração.
d)   o deslocamento de um trecho da frase.

Questão 3 – Note que o terceiro período do texto foi transcrito sem as vírgulas. Reescreva-o, fazendo as correções necessárias:

Questão 4 – A conjunção “Portanto”, separada por vírgula no último período do texto, estabelece uma relação de:
a)   comparação
b)   conclusão
c)   oposição
d)   explicação

Questão 5 – No texto, predomina o emprego da vírgula para:

Leia:

Um giro pela natureza do Brasil


Amazônia, pampa, cerrado, caatinga, mata atlântica, pantanal: quanto você conhece de cada bioma brasileiro? O livro de hoje vai desvendar detalhes da história e do presente de todos eles, incluindo as principais paisagens observadas, as ameaças sofridas e a biodiversidade encontrada em cada um deles.
Nesta nova obra, a ecóloga Nurit Bensusan reúne números, curiosidades e belas ilustrações que vão mostrar a você como nossa natureza é rica. Você sabia, por exemplo, que a Amazônia tem mais de 100 mil espécies de animais e 40 mil espécies de plantas? E pensar que, 20 milhões de anos atrás, essa região tinha um clima árido, nada favorável ao surgimento de uma floresta tropical…
Já a caatinga, um bioma bom para poetas, virou literatura de cordel e palco de guerra. No passado, esteve alagada e abrigou peixes e tubarões. Até hoje, guarda em seu solo lembranças preciosas da pré-história brasileira!
Você pode descobrir muito mais ao percorrer cada um dos capítulos deste livro. Fique de olho: além de darem informação sobre a natureza, eles falam muito de gente – e a gente também tem tudo a ver com esses biomas, não acha?


Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:
a)  notícia
b)  resumo
c)  resenha
d)  artigo de opinião


Questão 2 – A finalidade do texto é:
a)  apresentar os tipos de biomas brasileiros.
b)  divulgar o livro “Dividir para quê? - Biomas do Brasil”.
c)  destacar o surgimento de espécies de plantas e animais na Amazônia.
d)  chamar a atenção para a necessidade da preservação da biodiversidade brasileira.


Questão 3 – Encontra-se registro de opinião em:
a)  “O livro de hoje vai desvendar detalhes da história e do presente de todos eles [...]”.
b)  “[...] curiosidades e belas ilustrações que vão mostrar a você como nossa natureza é rica.”.
c)  “20 milhões de anos atrás, essa região tinha um clima árido, nada favorável [...]”.
d)  “No passado, esteve alagada e abrigou peixes e tubarões.”.


Questão 4 – Relacione:
Justificativas para o uso da vírgula:
1.   Antes de gerúndio.
2.   Inserção de explicação.
3.   Enumeração dos tipos de biomas brasileiros.
4.   Inversão na ordem das sentenças.
5.   Antes de vocativo.
6.   Antecipação de expressão adverbial indicadora de tempo.


Passagens do texto:
(     ) “Amazônia, pampa, cerrado, caatinga, mata atlântica, pantanal [...]”.
(     ) “[...] detalhes da história e do presente de todos eles, incluindo as principais paisagens [...]”.
(     ) “Já a caatinga, um bioma bom para poetas, virou literatura de cordel e palco de guerra.”.
(     ) “No passado, esteve alagada e abrigou peixes e tubarões.”.
(     ) “[...] além de darem informação sobre a natureza, eles falam muito de gente [...]”.
(     ) “[...] e a gente também tem tudo a ver com esses biomas, não acha?”.


Questão 5 – Em “eles falam muito de gente – e a gente também tem tudo a ver com esses
biomas, não acha?”, o pronome destacado refere-se a: 


Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 
Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 9º ano A  semana de 13 a 17/04 

Produzindo Textos 

Muitas pessoas sentem dificuldades ao escrever um texto, pois toda escrita exige certos detalhes aos quais sempre devemos estar atentos. Dentre eles estão a Coerência e Coesão

Para entender o que é Coerência e Coesão, acesse o link abaixo, prestando muita atenção aos slides. Em seguida realize as atividades 



Atividades   ( Faça os exercícios no caderno) 
1- Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:

A ansiedade costuma surgir ___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica _____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. "____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexual." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
Fonte: Claudia, nov. 2000.


  quando - além de - mas - se - que - como - mesmo que - se – como- embora- que


2- Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.
a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)

b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.   (____________________________).

c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.      (____________________________)

3- Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:

I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III.Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV.Estava doente, mas foi trabalhar.
V.Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.

a) causa, causa, condição, oposição, comparação.  
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.  

Agora estamos mais preparados para escrever....


Proposta Redação 9 ano: Dissertação
O papel da Mídia na formação da opinião pública

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O papel da Mídia na formação da opinião pública”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Seu texto deverá ter no mínimo 20 e no máximo 40 linhas. Não esqueça de atribuir um título a seu texto. 

IMPORTANTE: Esta atividade será avaliativa. devendo ser entregue no retorno às aulas. 

Texto I
A influência dos meios de comunicação na formação da opinião pública
novembro 27, 2010
Os grandes meios de comunicação possuem um intenso poder de influência na sociedade contemporânea. São eles que, por exemplo, definem quais temas devem ser discutidos e quais devem ser excluídos do âmbito da esfera pública. Além disso, a grande mídia impõe suas versões como verdades absolutas, fazendo com que muitos as aceitem sem ao menos questioná-las. Com esse intenso poder, esses grandes meios conseguem facilmente influenciar a opinião pública.
Um recente caso que exemplifica esse fato é o que se refere à criação dos conselhos de comunicação. Com o intuito de regulamentar a comunicação e os artigos 220 e 221 da Constituição nacional, setores do governo Lula e outras entidades propõe a criação dos tais conselhos. Estes, segundo o ministro Franklin Martins, não exerceriam o papel de censores e sim de fiscalizadores, tentando garantir aspectos como o direito de resposta, a proibição dos monopólios dos meios de comunicação, a preferência por programas educativos, entre outros. Entretanto, ao realizarem suas matérias, os grandes veículos como Folha e Estadão não abordaram nenhum desses aspectos, afirmando apenas que os conselhos seriam uma tentativa de censura.
Esse é apenas um exemplo, entre tantos outros, de como os grandes veículos tratam de forma simplista e totalmente parcial determinadas questões. Dessa forma, ao entrarem em contato com esse tipo similar de informação, muitas pessoas formam suas opiniões baseadas nas mesmas versões repetidas incessantemente.
Porém, apesar da prevalência desse fenômeno, não se pode deixar de considerar o importante papel adquirido recentemente pela internet. Esse novo meio de comunicação rompe, ainda que devagar, com esse monopólio da informação tão presente na sociedade. Ao consultarem as páginas da internet, as pessoas podem entrar em contato com as mais diferentes versões, muitas que, inclusive, são censuradas pela chamada grande mídia. Casos como a recente demissão da psicanalista Maria Rita Kehl, por exemplo, só ficaram muito conhecidos devido à divulgação ocorrida na internet.
Conclui-se, portanto, que ainda são os grandes meios de comunicação que mais influenciam a formação da opinião pública.  Entretanto, ao se tornar muito mais popular, a internet pode vir a ser uma forma alternativa e muito mais plural de influência no âmbito da esfera pública.

Fonte: http://grupopolitica2010.wordpress.com/2010/11/27/a-influencia-dos-meios-de-comunicacao-na-formacao-da-opiniao-publica/ (Acessado em 12/10/2014)
  

Texto II



Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 
Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 9º ano A  semana de 20 a 24/04 

O conhecimento das Classes de palavras é outro ponto importante para a boa escrita e para a correta compreensão dos textos que lemos , por isso vamos revisá-las com os slides que estão no link abaixo. 

Revisão das classes gramaticais

N a sequência de slides aparecem alguns exercícios, faça-os no seu caderno.

Músicas sobre as Classes Gramaticais 
Revisão Divertida 

Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 
Atividades Programadas de Língua Portuguesa  - Turma 9º ano A  semana de 27 a 30/04 

Leia o texto abaixo e informe a classe gramatical das palavras grifadas. ( Faça os exercícios no caderno) 

DEUS EXISTE

João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligentemas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material.Um certo dia, estava ele fechando a farmácia,quando chegou uma criança aos prantos,dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.
Muito irritado, e após a insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio.
Sua insensibilidade perante aquele momento era tal, que acabou pegando o remédio mesmo no escuro e entregando à criança, que agradeceu e saiu dali às pressas.
Dois minutos depois, percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança, e que se a mãe dela o tomasse teria morte instantânea.
Desesperado, tentou alcançar a criança, mas não teve êxito.
Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e a dizer que se realmente existisse Deus, que não o deixasse passar por assassino.
De repente, sentiu alguém tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com a criança a dizer:
__Oh, senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?
Sabe...ELE está sempre nos ajudando, nós é que não percebemos isso..

Autor desconhecido

Atividade de Interpretação de Anúncio Publicitário (Propaganda)

1. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo.

a) Qual é o público-alvo do núncio? 
____________________________________________________________


b) Como você chegou a essa conclusão?
____________________________________________________________

2. Identifique no texto:
a) o produto oferecido: ___________
b) há quantos anos o produto é ofertado?  _____________________

3. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação?
____________________________________________________________

4. Qual palavra do anúncio pode ser lida de duas formas diferentes? 
_____________________________________________________________

5. Qual é a ambiguidade presente no anúncio?
_____________________________________________________________



6ª)  O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?
______________________________________________________________________

7ª) Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?
______________________________________________________________________

8ª)  Que recursos foram empregados visando ao sucesso do propaganda?
______________________________________________________________________

9ª) Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
______________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________


Aula Programada para 1ª quinzena de junho



Tipo borboleta

Me diz se você já sentiu 
Que estava perdido
Sem saber seu lugar
Querendo ser um livro em branco 
E recomeçar

Me diz se você já sentiu
Que estava sozinho
Sem ninguém para amar
Querendo encontrar alguém
Ou se encontrar...

Pensando:
Qual é a pílula que eu tenho que tomar
Pra ficar bem?
Qual é a oração que eu tenho que fazer
Pra tudo acontecer?
Quando os planetas vão se alinhar
Pra tudo se encaixar?
Não sei o tempo que você vai esperar nesse casulo
Mas sei que você vai voar...

E ficar tipo borboleta
E transformar
A cor desse planeta 
E brilhar
Sem vergonha de ser feliz
Viver como sempre quis
Vendo a beleza de ser aprendiz
Vem!
Sem vergonha de ser assim
Fazer o que tá a fim
Até o fim

Me diz se você lembra de quem é
Alguém que sempre soube o que é ter fé
Me diz se você lembra da sua luz
Que o mundo te forçou a esconder, 
Mas sempre esteve dentro de você
E agora chega a hora de voltar a sorrir
E sonhar

Pra ficar tipo borboleta
E transformar
A cor desse planeta 
E brilhar
Sem vergonha de ser feliz
Viver como sempre quis
Vendo a beleza de ser aprendiz
Vem!
Sem vergonha de ser assim
Fazer o que tá a fim
Até o fim

Confia no processo
Dá a mão pro Universo
Escuta o coração 
Segue a sua intuição
Se entrega pro amor
E sente a vibração
Confia nesse verso 
É tudo que eu te peço
Aceite a duração
Não bote tanta pressão
Abrace a sua dor
Viver é emoção
Eu sei que a escuridão desse casulo assusta, mas...
Melhor ter medo do escuro
A ter medo da nossa própria luz

(Phill)

01) Justifique o título dado à música:

02) O que querer ser "um livro em branco" revela? Você já teve esse desejo?

03) Você acha que é melhor encontrar alguém ou se encontrar? Por quê?

04) Explique a importância das interrogativas presentes na terceira estrofe da canção, dizendo se elas têm ou não resposta: 

05) O que significa a passagem destacada no texto, especialmente a palavra sublinhada?

06) Copie do texto marcas de oralidade:

07) Você concorda que o mundo força as pessoas a esconderem a sua luz? Justifique sua resposta:

08) Que convite o eu lírico faz? Como você o responderia?

09) Explique a importância dos verbos no modo imperativo presentes na última estrofe da música, circulando-os: 

10) Que mensagem a canção transmite?

11) Explique os versos em destaque no finalzinho da música:

12) De que passagem do texto você mais gostou? Por quê?

                                                                                                             Postado por Andreia Dequinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário