ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 6º ano
Aula Programada 3 – dia 0704/2020
PONTO E LINHA – Elementos Visuais do Desenho-
A linha é o principal elemento do desenho e pode ter diferentes características. Ela pode ser, por exemplo, reta, curva, mista ou pontilhada. As imagens abaixo mostram alguns exemplos de tipos diferentes de linhas.
Quando duas linhas se encontram temos um ponto e quando vários pontos se alinham temos uma linha.
A utilização dos pontos e linhas pode variar bastante e criar todo o tipo de forma. No geral, quando concentramos esses elementos é possível, inclusive, ter uma ilusão de profundidade.
Agora que já sabemos que o ponto e a linha são elementos fundamentais na linguagem visual do desenho, vamos tentar fechar as linhas faltantes no desenho da obra Igreja Matriz de Aljezur - método de simplificação da linha, finalizando com uma pintura de escolha pessoal.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 6º ano
Aula Programada 4 - dia 14/04/2020
TRABALHO ALUSIVO A PÁSCOA.
Após termos estudado a função do ponto e da linha na arte, vamos colorir esse lindo desenho antiestresse. Caso você não consiga imprimir, tente desenha lo em seu caderno, (não se preocupe se não ficar igual, o importante e´ tentar fazer o mais parecido possível, priorizando o usa das linhas e pontos).
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 6º ano
Aula Programada 5 - dia 21/04/2020
No dia 19 de abril de 1940 houve o primeiro Congresso Indigenista Interamericano no México, aonde a data ficou marcada como o Dia do Índio, neste dia além de fazer homenagens aos indígenas é uma oportunidade de conhecer um pouco da importância da cultura indígena na sociedade e perceber o quanto hoje em dia ainda temos hábitos antigos de origem indígena. No Rio Grande do Sul, os gaúchos valorizam e permanecem utilizando muitos hábitos inseridos pelos povos indígenas, temos como exemplo o : chimarrão, o pala, o chiripá, a boleadeira, os chás, a culinária, as benzeduras, as lendas, o arteanato dentre outros.
Hoje iremos aprender um pouco de arte em cerâmica. O grafismo foi e continua sendo um recurso da arte muito utilizada pelos índios no artesanato. Vamos exercitar?
Após fazer o exercício, pinte os vasos usando criatividade e variadas combinações de core. Bom Trabalho...
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 6º ano
Aula Programada 6 - dia 28/04/2020
PONTO, LINHA E FORMA
É chegada a hora de recapitularmos alguns aprendizados!
Aprendemos que o ponto e a linha fazem parte da Linguagem Visual na arte. Digamos que elas são ingredientes do “bolo”, são elementos que variam quanto a espessura, direção e quantidade.
Hoje falaremos das formas, elas são parte integrante das Linguagens Visuais, você em algum momento já deve ter falado das formas geométricas por exemplo: quadrado, retângulo, triângulo, círculo..., elas são as que ajudarão a dar forma aos desenhos.
Para encerrar esse ciclo de aulas programadas, reuniremos as cores primárias e secundárias, com a linha e construiremos desenhos destacando as formas.
Para esse exercício, você precisará de uma folha de ofício ou faça no caderno de desenho, lápis de cores (somente as cores primárias e secundárias), lápis, borracha e muita criatividade, pois os desenhos sugeridos estão aqui como informação, não copie, inspire se.
Bom trabalho!
Bjs da Profª.Anelise
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 6º ano
Aula Programada 7– dia 02/06/2020.
(copiar no caderno)
MÚSICA: UM POUCO DE HISTÓRIA
Os sons produzem uma sensação física em nós. Escutar é ser capaz de ir além do simples ouvir, é captar o sentido dos sons, perceber e compreender sua estrutura, sua forma, seu sentido, é prestar atenção e estar interessado naquilo que está ouvindo. E quanto maior o conhecimento de sons e de música, maior será nossa compreensão.
A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na antiguidade e se apresentava com um caráter religioso, de rituais em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros
COMPREENDENDO A MÚSICA
O que é som?
O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio de propagação que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.
Como os sons são produzidos?
Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.
Cada instrumento possui uma característica diferente, por isso são tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser dedilhados, percutidos, sacudidos, soprados ou produzidos por interferência eletrônica.
Elementos Formais
Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e é articulando esses cinco elementos que se criam músicas:
Vamos colorir! Pode abusar das cores e das possiblidades, podem utilizar lápis de cor, canetinhas, glitter, cola colorida, giz de cera. Você tem a liberdade de escolher as cores, bem como o material a utilizar nesse momento. Coloque a música que você gosta e mãos a obra!
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MARIA TERESA VILANOVA
Professora Anelise – Artes 7º ano
Aula Programada 8– dia 27/04/2020.
(copiar no caderno)
A música começa a fazer parte de nós desde o início da nossa existência, ao embalo de cantigas nossas mães nos nanavam enquanto sonhavam nosso futuro. Desde muito cedo a música participa da nossa vida, a comemoração de um aniversário ao cantar parabéns, as cantigas de rodas nas aulas de educação física, o toque do telefone, o Hino Nacional, o hino nas igrejas e templos, estamos de alguma forma sempre cantarolando.
Feche os olhos e procure pensar em um clip sem música, uma dança sem som, a abertura de uma novela sem áudio? Chato né?!
Agora, pense no seu gosto musical, na melodia, na letra, no ritmo, no estilo... Quais os artistas que você mais gosta de ouvir e os que você menos gosta, e porquê?
Na sua casa, seu gosto musical é respeitado? Por quê?
Parecem questionamentos bobos, mas não é! A música traz ideologia, ela de certa forma narra acontecimentos e identidades dentro de cada estilo, podemos as vezes conhecer um pouco da personalidade de uma pessoa através do que ela escuta, muitas vezes o fone de ouvido e uma playlist são companhias fundamentais quando não estamos bem, ou quando estamos muito bem!
A atividade de hoje é super simples, após esse questionamento sobre essa arte, a da música, você escolherá a musica que por algum motivo mais lhe toca, você vai escrever no mínimo 2 estrofes, o nome da música e do cantor e tentará ilustrar ao máximo essa letra.
Você sabe o quanto a professora valoriza e apoia a criatividade, a criticidade e o capricho, dessa forma desejo que você dedique se a essa tarefa, por que logo, logo estaremos juntos novamente e eu quero ver esse trabalho maravilhoso que você é capaz de realizar. Beijos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário