Literatura Turma T7 Professora Suzana

Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 
Atividades Programadas de Literatura - Turma T7  semana de 6 a 9/04 
https://youtu.be/bMHKfHL32ak 

Literatura: arte da  palavra


Questão 1




Comenta-se, um pouco rápido demais, que a predileção que os leitores sentimos por um ou outro perso- nagem vem da facilidade com que nos identificamos com eles. Esta formulação exige algumas pontuações: não é que nos identifiquemos com o personagem, mas sim que este nos identifica, nos aclara e define frente a nós mesmos; algo em nós se identifica com essa individualidade imaginária, algo contraditório com outras 'identificações semelhantes', algo que de outro modo apenas em sonhos haveria logrado estatuto de natureza. A paixão pela literatura é também uma maneira de reconhecer que cada um somos muitos, e que dessa raiz, oposta ao senso comum em que vivemos, brota o prazer literário.
(Traduzido de SAVATER, Fernando. "Criaturas del aire". Barcelona: Ediciones Destino,1989.)




Esse texto trata de um conceito importante na teoria da literatura: o conceito de catarse.

De acordo com o autor, pode-se definir catarse como o processo que afeta o leitor no sentido de

a.          valorizar o imaginário
b.         superar o senso comum
c.          construir a personalidade
d.         liberar emoções reprimidas

                                

                                   Leia os textos I e II para responder às questões 2 e 3.


I-                    "... o objetivo da poesia (e da arte literária em geral) não é o real concreto, o verdadeiro, aquilo que de fato aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode acontecer, considerado na sua universalidade."
SILVA,Vítor M. de A. "Teoria de Literatura". Coimbra: Almedina, 1982.

II-                   Verossímil. 1. Semelhante à verdade; que parece verdadeiro. 2. Que não repugna à verdade, provável.

FERREIRA. A. B. de Holanda, Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.



Questão 2


A partir da leitura de ambos os fragmentos, deduz-se que a obra literária tem o objetivo de

a.                   opor-se ao real para afirmar a imaginação criadora
b.                   anular a realidade concreta para superar contradições aparentes
c.                    construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido
d.                   buscar uma parcela representativa do real para contestar sua validade



Questão 3


Em cada ato de fala, dependendo de sua finalidade, predomina um dos elementos da comunicação. Por isso, afirma-se que a linguagem apresenta diferentes funções, cada uma delas com características específicas. Geralmente, em cada texto que lemos ou ouvimos, há o predomínio de uma dessas funções. Nos textos I e II, destaca-se a função referencial ou denotativa. Por quê?

Questão 4


Plurissignificação (ou multissignificação) é um dos atributos da linguagem mais sofisticada, e aparece no teatro, poemas, romances, contos, publicidade, filmes, letras de música; até na mais simples comunicação do cotidiano deixa traços visíveis em declarações como: “Meu coração está dando saltos de alegria”. Levando em conta tais aspectos e interpretando o texto misto dos quadrinhos apresentados, podemos afirmar que:


(A)            histórias em quadrinhos, por serem textos mistos (visual e escrito), não contêm linguagem plurissignificativa.
(B)           ao registrar “Olhe bem, a vida te requisita…”, os autores dos quadrinhos colocaram, na sequência, a figura de uma baleia, significando que a vida é ágil, nos persegue com violência e, não raramente, nos mata.
(C)         no segundo quadrinho, ao afirmar “A vida corre atrás da gente, não adianta fugir”, a personagem usa linguagem denotativa e, portanto, difícil de ser interpretada.
(D)        apenas no quarto quadrinho existe linguagem plurissignificativa.
(E)                     a linguagem usada pelos quadrinistas, na história, tem apelo plurissignificativo e desenvolve, de acordo com a informação e formação do leitor, interpretações múltiplas.

Questão 5

Os textos a seguir foram escritos por Manuel Bandeira, poeta brasileiro do século XX.

Texto I

Poema de finados
Amanhã que é dia dos mortos Vai ao cemitério. Vai
E procura entre as sepulturas A sepultura de meu pai.

Leva três rosas bem bonitas. Ajoelha e reza uma oração. Não pelo pai, mas pelo filho: O filho tem mais precisão.

O que resta de mim na vida É a amargura do que sofri.
Pois nada quero, nada espero. Em verdade estou morto ali.

Texto II Toada

Fui sempre um homem alegre. Mas depois que tu partiste, Perdi de todo a alegria:
Fiquei triste, triste, triste. Nunca dantes me sentira Tão desinfeliz assim:
É que ando dentro da vida Sem vida dentro de mim.


Levando em consideração a linguagem e as ideias dos textos apresentados, assinale a opção
correta.

(A) Ambos os textos são literários: o poeta, por meio de uma linguagem figurada, realiza uma mensagem objetiva da realidade.
(B) Esses textos de Bandeira levam em consideração apenas o plano da informação: transmitem, de modo denotativo, informações a respeito do escritor.
(C) A mensagem e a linguagem desses dois textos são semelhantes: expressam uma vida quase inútil, provocada pela perda de alguém por meio de uma linguagem não habitual.
Apenas o segundo texto pode ser considerado literário, porque, no primeiro, não há preocupação com a maneira de dizer, mas apenas com o conteúdo.
(E) O texto conotativo, exemplificado pelo “Poema de finados”, apresenta sempre leituras complexas e difíceis e o texto denotativo, a exemplo de “Toada”, geralmente é fácil, já que é escrito para leitores mais apressados e sedentos e informação.



Questão 6


Estação [do lat. statione]. S.f. 1. Cada um dos quatro períodos do ano que constam de três meses, dos quais dois começam nos solstícios e dois nos equinícios, e que se distinguem entre si pelas características climáticas: primavera, verão, outono e inverno. 2. Centro transmissor de rádio e televisão.
3. Local escolhido para determinada pesquisa ou observação para se colocar um marco ou uma baliza.

Considerando a leitura do texto acima, assinale a opção correta.
(A)   As ideias apresentadas apresentam características tanto denotativas quanto conotativas, caracterizando-se como um texto criativo, rico em sentidos.
(B)   As palavras apresentam sentidos carregados de valores afetivos e, por isso, caracterizam a linguagem conotativa.
(C) As ideias são, literalmente, conotativas, o que se pode observar, apenas, pelas definições das características climáticas do ano.
(D)   Para caracterizar o termo estação, o escritor utilizou termos exatos, precisos. Nesse caso, escreveu um texto denotativo.
(E)   O texto apresenta linguagem plurissignificativa ao informar o significado da palavra estação.


Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 

Atividades Programadas de Literatura - Turma T7  semana de 13 a 17/04 

Figuras de Estilo ou de Linguagem 

1- (ENEM-2004)

As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas
Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para
a) condenar a prática de exercícios físicos.
b) valorizar aspectos da vida moderna.
c) desestimular o uso das bicicletas.
d) caracterizar o diálogo entre gerações.
e) criticar a falta de perspectiva do pai. 
2- (ENEM-2004)
Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)
Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a
a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
3-
 Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal;
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade;
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem todos dormem, todos dormem;
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
(Monte Castelo, Renato Russo. Do álbum As quatro estações, Legião Urbana)
Analisando a letra da música Monte Castelo, pode-se afirmar que a figura de linguagem predominante é:
a) Metonímia.
b) Paradoxo.
c) Antítese.
d) Prosopopeia.
e) Hipérbole.

4-Relacione as definições abaixo com as figuras de linguagem:
( ) Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos.
( ) Figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de enfatizá-la ou destacá-la.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência, proximidade.
( ) Figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou grosseira.
( ) Figura de linguagem que consiste em aproximar dois termos a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.
1. Eufemismo.
2. Metáfora.
3. Comparação.
4. Prosopopeia ou personificação.
5. Hipérbole.
6. Metonímia
Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 

Atividades Programadas de Literatura - Turma T7  semana de 20 a 24/04 
Gêneros Literários 

Acesse o link para saber mais sobre Gêneros Literários 


Exercícios de fixação - ( faça no seu caderno)
1- O gênero narrativo, na maioria das vezes, é expresso pela:
a) Poesia.
b) Show.
c) Jornal.
d) Romance.
e) Ode.
2- O soneto é uma das formas mais tradicionais e, na maioria das vezes, tem conteúdo:
a) lírico.
b) cronístico.
c) épico.
d) dramático.
e) satírico.

3-Assinale a afirmativa correta:
a) Aristóteles afirma que os textos épicos apresentam uma narrativa e sempre terão um narrador-personagem.
b) A tragédia é um gênero literário.
c) O gênero lírico é um texto de caráter emocional, porém, as emoções expressas nesse gênero não representam a
subjetividade do autor; é apenas ficção.
d) O gênero dramático apresenta esta estrutura: apresentação e desfecho.
e) Os elementos essenciais de uma narrativa são: narrador, enredo, personagens, tempo e espaço.

4- Relacione cada texto com o seu gênero correspondente:

Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos 

Atividades Programadas de Literatura - Turma T7  semana de 27 a 30/04 
Pesquise as principais características, autores e obras  dos seguintes períodos literários: 
Era Medieval da Literatura Portuguesa : TROVADORISMO 
                                                                  HUMANISMO
Era Clássica da Literatura Portuguesa : CLASSICISMO
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente

Atividades do mês de junho
Atividades Programadas de Literatura da t.: T7
Professora Suzana Scholl                                   Fone: 997077926(somente p/a dúvidas)
Aulas do mês de junho
.Obs.: Fazer a atividade abaixo, de acordo com os conteúdos enviados nas últimas postagens.

Atividade sobre Texto Literário e Texto Não Literário - denotação e conotação.


Texto I - Descuidar do lixo é sujeira 
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência (de uma das filiais do McDonald’s) deposita na calçada, dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba proporcionando um frequente e lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23/12/1992)

Texto II - O Bicho (Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho 
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Exercícios:
1. Os dois textos apresentam semelhança quanto ao conteúdo. Qual é essa semelhança?
2. O texto I, considerando o título, parece enfocar o quê?
a) homens se alimentam de lixo
b) sujeira que os mendigos deixam na rua
c) o McDonald´s deposita sacos de lixo na calçada
d) o caminhão da prefeitura recolhe o lixo

3. No Texto II, que sentimento do eu lírico se manifesta na expressão "meu Deus"?
a) crueldade
b) indignação
c) euforia
d) conformismo

4. Qual dos dois textos é literário? Por quê?

5. Qual é não literário? Por quê?


 Fiquem bem!!!!!!!!!

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