1º SEMANA (06 a 09/04)
1. Revise a pesquisa sobe
os TIPOS DE FRASES e Ouvir: TIPOS DE FRASES
6ªANO - Profa ISCARLETY
2.
FRASES
FRASE
É SÃO PALAVRAS QUE JUNTAS TRANSMITEM UM PENSAMENTO. AS FRASES PODEM SER:
- FRASES DECLARATIVAS AFIRMATIVAS: ELAS FAZEM
UMA AFIRMAÇÃO, UMA DECLARAÇÃO SIMPLES.
- FRASES DECLARATIVAS NEGATIVAS: ELAS NEGAM
ALGUMA COISA.
- FRASES INTERROGATIVAS: FAZEM UMA INTERROGAÇÃO,
UMA PERGUNTA.
- FRASES EXCLAMATIVAS: INDICAM SURPRESA,
EXCLAMAÇÃO, ESPANTO, ADMIRAÇÃO, ALEGRIA, SUSTO, DOR, MEDO, ETC.
- FRASES IMPERATIVAS: PASSAM UMA ORDEM OU PEDIDO.
EXERCÍCIOS
1)
CLASSIFIQUE ADEQUADAMENTE AS FRASES ABAIXO:
A)
POR FAVOR, FECHE A JANELA.
R.:
B)
HOJE NÃO VOU TRABALHAR.
R.:
C)
JOÃO SABE JOGAR.
R.:
D)
QUE BELO CACHORRO!
R.:
E)
VENHA CÁ, JOANA.
R.:
F)
CARMEM GOSTA DE LARANJA.
R.:
G)
QUE HORAS SÃO?
R.:
H)
QUE BOLO DELICIOSO!
R.:
I) CARLOS NÃO VEIO TRABALHAR.
R.:
J)
A JANTA ESTÁ PRONTA?
R.:
K)
O PALHAÇO É ENGRAÇADO.
R.:
2)
ESCREVA UMA FRASE NEGATIVA, UMA INTERROGATIVA E UMA EXCLAMATIVA QUE CONTENHAM A
PALAVRA CARRO:
A)
NEGATIVA:
R.:
B)
INTERROGATIVA:
R.:
C)
EXCLAMATIVA:
R.:
3)
PASSE AS FRASES AFIRMATIVAS PARA NEGATIVAS:
A)
O RAPAZ FEZ UM ELOGIO PARA A MOÇA.
R.:
B)
CAMILA PERDEU SEU CARTÃO.
R.:
C)
O CÉU ESTÁ LINDO.
R.:
D)
JULIO É UM BOM DIRETOR.
R.:
E)
O MENINO SALVOU A VIDA DA MOÇA.
R.:
3. Depois de esclarecer as
dúvidas:
Classifique as
Frases abaixo:
a.Quem é
você
b. Eu sou
Mara do 6º Ano.
c. Faça
as tuas tarefas, menina.
d. Eu não
vou jogar agora.
e. Agora
vou ler o meu livro.
f. E tu,
o que vais fazer?
g. Quando
vais no médico?
h.Leste
algum livro durante o período de Isolamento?
i.
Não, não li nenhum.
j.
Procure faze algo interessante nesse período.
4. Ouve o VÍDEO SINAIS de PONTUAÇÕES
mais usados:
4. Empregue os
sinais de pontuação nas frases abaixo;
a.
Quanta gente adoecendo Meu Deus
b.
Como se chama esse vírus
c.
Hoje assisti um filme muito bom
d.
Quantos anos tu tens joão
e.
Eu estou feliz gente
f.
Tu fizeste as tuas atividades sílvia
j.
Não eu n fiz tudo
2° SEMANA (13 a
17/04)
**************************
1. COMPREESSÃO DE TEXTO
O
homem e a galinha
Ruth
Rocha
Era
uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um
dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
–
Olha o ovo que a galinha botou.
A
mulher ficou contente:
–
Vamos ficar ricos!
E
a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos
os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete.
E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai
que o marido disse:
–
Pra que este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló… Muito
menos sorvete!
Vai
que a mulher falou:
–
É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O
marido não quis conversa:
–
Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí
a mulher disse:
–
E se ela não botar mais ovos de ouro?
–
Bota sim! – o marido respondeu.
A
mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai
que o marido disse:
–
Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer
milho.
–
E se ela não botar mais ovos de ouro?
–
Bota sim. – respondeu o marido.
Aí
a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um
ovo de ouro.
Vai
que o marido disse:
–
Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de-comer no quintal!
–
E se ela não botar mais ovos de ouro?
–
Bota sim – o marido falou.
Aí
a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos
os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um
dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi
embora e não voltou mais.
Dizem,
eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
01
– O texto recebe o título de O homem e a galinha,
por quê?
a)
Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b)
Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c)
Porque são os narradores da história.
d)
Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e)
Porque representam a oposição homem x animal.
02
– O marido não queria tratar a galinha de forma
especial para:
a)
economizar dinheiro.
b)
ganhar fama.
c)
não acostumá-la mal.
d)
não chamar atenção.
e)
ser diferente.
03
– Na passagem “onde tratam dela a pão-de-ló”, a
expressão destacada significa:
a)
desprezada.
b)
infeliz.
c)
humilhada.
d)
bem tratada.
e)
maltratada.
04
– A mulher tratava bem a galinha porque ela era:
a)
comum.
b)
diferente.
c)
pequena.
d)
velha.
e)
grande.
05
– Qual das características a seguir pode ser
atribuída à galinha?
a)
avareza
b)
conformismo
c)
ingratidão
d)
revolta
e)
hipocrisia
06
– A galinha foi embora para:
a)
procurar outras galinhas.
b)
mudar de galinheiro.
c)
procurar boa comida.
d)
fugir dos maus tratos.
e)
para mudar de ambiente.
07
– Antes de dizer que a galinha deveria catar “o
de-comer no quintal”, o que o marido mandou a mulher dar para a galinha?
a)
Farelo
b)
Pão-de-ló
c)
Sorvete
d)
Ovos
e)
Milho
08
– Qual das alternativas a seguir não é correta em
relação ao homem da fábula?
a)
É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b)
Mostra ingratidão em relação à galinha.
c)
Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d)
Identifica-se como autoritário em relação à mulher.
e)
Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
09
– Era uma vez um homem que tinha uma galinha. De que
outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a)
Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b)
Era uma vez um homem criador de galinhas.
c)
Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d)
Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e)
Certa vez um homem criava uma galinha.
10
– Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a)
bem localizado
b)
determinado
c)
preciso
d)
indefinido
e)
bem antigo
11-
A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as
outras. Qual o significado dessa frase?
a)
A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b)
A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c)
A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d)
A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e)
A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
12
– O que faz a galinha ser diferente das demais?
a)
Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
b)
Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c)
Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d)
Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e)
Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
13
– O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase
indica um (a):
a)
causa
b)
tempo
c)
explicação
d)
consequência
e)
comparação
14
– A presença de travessões no texto indica:
a)
a admiração da mulher
b)
a surpresa do homem
c)
a fala dos personagens
d)
a autoridade do homem
e)
a fala do narrador da história
15
– Que elementos demonstram que a galinha passou a
receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a)
pão-de-ló / mingau / sorvete
b)
milho / farelo / sorvete
c)
mingau / sorvete / milho
d)
sorvete / farelo / pão-de-ló
e)
farelo / mingau / sorvete
16
– Dizem, eu não sei… Quem é o responsável por essas
palavras?
a)
o homem
b)
a galinha
c)
o narrador
d)
a mulher
e)
o ovo
2.
Destaque do Texto duas frases:
a.
Declarativa afirmativa:
b.Declarativa
Negativa:
c.
Imperativa,
f.
Interrogativa
3ª
SEMANA (20 a 4/04)
1.
Revise a pesquisa que fizeste sobre FÁBULA e procure criar, no qual os
personagens sejam animais. (
Observação: O texto dever´ter de 20 a 25 linha.
2.
Complete as lacunas com o q se pede:
4ª SEMANA (27 a 30/04)
1. Revisa
a pesquisa sobre SÍLABAS e ouve o VÍDEO para auxiliar no esclarecimento de tuas
dúvidas:https://www.youtube.com/watch?v=lnOey_-HnKg
2.
Separa a Sílabas e circula a Sílaba Tônica das palavra retiradas do Texto
anterior:
galinha;
botou
dias
muito
mulher
diferente
respondeu
dinheirão
encontrou
história
3.Reescreve as
palavras do exercício anterior e classifique-as quanto ao número de
sílabas:MONOSSÍLABAS, DISSÍLABAS, TRISSÍLABAS ou POLISSÍLABAS
--------------------------------------------------------------------------------------------------
EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente
Atividades do mês de junho
1. Compreensão de texto

2. Destaque do texto PALAVRAS:
a. CINCO MONOSSÍLABAS
b. CINCO DISSÍLABAS
c. CINCO TRISSÍLABAS
d. CINCO POLISSÍLABAS
e. CINCO OXÍTONAS
f. CINCO PAROXÍTONAS
OUÇA este vídeo atentamente e depois faça os exercícios abaixo: https://www.youtube. com/watch?v=rT6qiq16QRo
ARTIGOS
AS PALAVRAS QUE COLOCAMOS ANTES DOS SUBSTANTIVOS PARA DETERMINA-LOS SÃO CHAMADAS DE ARTIGOS. OS ARTIGOS PODEM SER:
DEFINIDOS: O, A, OS, AS. NÓS OS USAMOS QUANDO NOS REFERIMOS A ALGO CONHECIDO, ESPECÍFICO.
INDEFINIDOS: UM, UMA, UNS, UMA S. NÓS OS USAMOS QUANDO TRATAMOS DE ALGO NÃO ESPECÍFICO, INDETERMINADO.
EXERCÍCIOS
A) _____ SACOLA.
B) _____ CANETAS.
C) _____ TIGRESA.
D) _____ AGRICULTORES.
E) _____ LARANJAS.
F) _____ BALÕES.
G) _____ ORAÇÕES.
2) CIRCULE OS ARTIGOS DEFINIDOS OU INDEFINIDOS PRESENTES NAS FRASES ABAIXO:
A) UMA MENINA LAVOU A BICICLETA.
B) O CACHORRO É UM ANIMAL MAMÍFERO.
C) AS MULHERES VIRAM OS CARROS.
D) AS ONDAS FAZIAM O NAVIO BALANÇAR.
E) A TELEVISÃO QUEBROU MAIS UMA VEZ.
F) FIZ A LIÇÃO DE CASA ONTEM.H) _____ PROFESSORES
3) OBSERVE AS FRASES ABAIXO E CIRCULE OS ARTIGOS DEFINIDOS, SUBLINHE OS ARTIGOS INDEFINIDOS LIGUE-OS COM UMA SETA AOS SUBSTANTIVOS A Q SE REFEREM:
A) DEI UMAS RISADAS E FIQUEI MELHOR.
B) LEVEI O BOLO PARA A VOVÓ.
C) PASSEI O AVENTAL PARA O LADO.
ATENÇÂO, Tu tens um livro de literatura em casa? Se tiveres escolha um para ler, pois quando retornarmos faremos trabalho sobre o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário