Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos
Atividades Programadas de Língua Portuguesa - Turma 8ºA semana de 6 a 9/04
Se Possível assista ao filme "Mulher Maravilha" para responder às questões abaixo:
1)
Abaixo você irá ler a passagem em que a Rainha das Amazonas conta para Diana
como tudo começou, porém, a história está embaralhada. Sua função será analisar
as opções e assinalar na alternativa que corresponde a sequência correta dos
fatos narrados por Hipólita.
IV
- Zeus criou os seres que os deuses governariam , seres nascidos a sua imagem;
justos e bons, fortes e apaixonados. Ele chamou a sua criação de homem e a raça
humana era boa, mas o filho de Zeus sentia inveja dos homens e corrompeu
o que seu pai havia criado.
V
- Ares envenenou o coração dos homens com inveja e desconfiança colocou uns
contra os outros e a guerra devastou a Terra.
III
- Seu nome era Ares o Deus da Guerra.
VI
- Então os deuses nos criaram: As Amazonas para influenciar os corações dos
homens com amor e restabelecer a paz na Terra e por um curto período houve
paz, mas ela não durou.
X
- Então a Amazona Rainha, mãe da Diana liderou uma rebelião que
libertou as Amazonas da escravidão.
IX
- E com seu último sopro de vida ele criou uma ilha para que as Amazonas
pudessem viver em paz.
VII
- Ares matou todos os deuses e sobrou apenas seu pai Zeus.
VIII
- Zeus usou todas as forças que ainda restava para deter Ares e o fazer recuar,
sabendo que um dia ele voltaria para terminar a sua missão, uma guerra sem fim
em que a raça humana destruiria todos.
II
- Os deuses dominavam a Terra e Zeus era o rei entre eles.
I
- Então Zeus deixou uma arma poderosa, a única capaz de matar um
deus.
A
sequência correta dos fatos narrados é:
a)
II,IV,III,V,VI,X,VII,VIII,I,IX
b)
IV,II,III,V,VI,X,VII,VIII,I,IX
c)
II,IV,III,V,VI,X,VIII,VII,IX,I
d)
II,III,IV,V,X,VI,VII,VIII,I,IX
2.Diana é uma menina muito agitada e esperta. Ela quer a todo custo ser
guerreira como as Amazonas, no entanto, porque sua mãe, a Rainha proíbe que sua
filha seja treinada?
3.Quando a Rainha percebe que não consegue impedir Diana de ser uma
guerreira, ela pede para sua irmã
Antíope treiná-la intensamente. Um dia Diana vence sua tia em um treino; nesse
momento, qual poder ela descobre que possui?
4.Após Diana vencer sua tia no treino, ela fica chateada e
vai até a beira de um precipício. Nas próximas cenas ocorre algo que muda
completamente a vida da moça. Relate os acontecimentos a partir desse momento.
5.Qual era a missão de Trevor? Quem ele era realmente?
6.Diana é uma mulher valente, destemida, guerreira e
determinada. Você conhece alguém que possui essas características? Comente
sobre essa pessoa.
7.Relate qual cena do filme causou impacto em você e por
quê?
8.Você gostou do filme?
Mudaria o final ou os fatos aconteceram como você esperava?
Os tipos textuais
Os tipos textuais, por apresentarem enunciados
estáveis, são entendidos como a forma como os textos apresentam-se. Neles,
apoiam-se os diversos gêneros textuais.
Você sabe o que são tipos textuais?
Podemos chamar de tipos
textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura
bem definida e facilmente identificada por suas características predominantes.
O termo tipologia textual (outra nomenclatura possível) designa uma
sequência definida pela natureza linguística de sua composição, ou seja, está
relacionado com questões estruturais da língua, determinadas por aspectos
lexicais, sintáticos, relações lógicas e tempo verbal. Objetivamente, dizemos
que o tipo textual é a forma como o texto apresenta-se.
Podem variar entre cinco e nove tipos, contudo, os
mais estudados e exigidos nas diferentes provas de vestibular e concursos no
Brasil são a narração,
a dissertação, a descrição,
a injunção e a exposição.
Veja as principais características de
cada um deles:
→ Narração
Sua principal característica é contar uma história,
real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco
narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que
se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance,
biografias etc.
→ Dissertação
Tipo de texto opinativo em que ideias são
desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é
conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se
apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.
→ Descrição
Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente
coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura
descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc.
Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição
subjetiva.
→ Injunção
São textos que apresentam a finalidade de instruir e
orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente
do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da
estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
→ Exposição
O texto expositivo tem por finalidade apresentar
informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características
por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da
estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo
científico, seminário etc.
Para que você conheça com detalhes cada um dos tipos
textuais citados, o sítio de Português preparou uma seção sobre tipologia
textual. Nela você encontrará vários artigos que têm como objetivo discutir as
características que compõem a narração, a dissertação, a descrição,
a injunção e a exposição, bem como apresentar as diferenças
entre tipos e gêneros
textuais. Esperamos que você aproveite o conteúdo disponibilizado e,
principalmente, desejamos que todas as informações aqui encontradas possam
transformar-se em conhecimento.
EXERCÍCIOS –
TIPOLOGIA TEXTUAL ( realize as atividades no seu caderno)
1) Qual a tipologia textual do
trecho apresentado abaixo?
Dona
Julieta chamou os filhos mais novos para uma conversa séria. Era uma manhã de
domingo, o dia estava claro e ensolarado. Pediu a eles que compreendessem a
situação do pai, que não tinha no momento condição de colocá-los em uma escola
melhor.
a)
dissertação subjetiva
b)
descrição
c)
narração com alguns traços descritivos
d)
dissertação objetiva com alguns
traços descritivos
e)
narração com alguns traços dissertativos
2) Assinale o trecho com características dissertativas.
a)
Era um homem alto, escuro,
vestindo paletó cinza-claro.
b)
Encontrei os dois amigos numa
pracinha perto daqui.
c)
Os ajudantes levaram a mesa para o palco.
d)
Nossa rua sempre foi escura, com
muitas árvores nas duas calçadas.
e)
É importante manter o equilíbrio,
pois só assim conseguimos resolver os problemas.
3)
Marque o texto com características narrativas.
a)
O ideal é que todos colaborem.
Caso contrário, o Brasil continuará sem rumo.
b)
Rodrigo e Juliana estavam na sala,
quando ocorreu a explosão.
c)
Ela tem olhos azuis e cabelos
louros. Não parece brasileira.
d)
Minha casa tem dois andares. Os
quartos ficam na parte de cima.
e)
A inteligência humana deve ser
usada para o bem.
4) Assinale a afirmativa errada.
a)
Na dissertação, o centro é a idéia.
b)
No discurso direto é empregado um
verbo de elocução.
c)
Há três tipos de discurso: direto,
indireto e indireto livre
d)
O texto descritivo está centrado
no objeto.
e)
O personagem-narrador leva o verbo
normalmente à terceira pessoa.
5) Marque a afirmação correta em relação ao texto abaixo:
“Senti
tocar-me no ombro; era Lobo Neves. Encaramo-nos alguns instantes, mudos,
inconsoláveis. Indaguei de Virgília, depois ficamos a conversar uma meia hora.
No fim desse tempo, vieram trazer-lhe uma carta; ele leu-a, empalideceu muito e
fechou-a com a mão
trêmula.” (Machado
de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
a)
É texto dissertativo com alguns
elementos descritivos.
b)
Não se trata de texto narrativo,
pois não há personagens.
c)
É um texto descritivo, com alguns
elementos narrativos.
d)
O texto não apresenta personagem-narrador.
e)
Trata-se de uma narração, sem
nenhum traço dissertativo.
6) Assinale a alternativa que apresenta trecho com discurso indireto livre.
a)
- Pegue o brinquedo, disse a mãe.
b)
O homem saiu tarde. Será que vou
conseguir? Àquela hora seus familiares já estavam preocupados.
c)
Todos garantiram que fariam o
melhor possível.
d)
Ela indagou na recepção como
deveria se vestir.
e)
Afirmou, de modo a não deixar
dúvidas: - Já corrigi as provas
Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos
Atividades Programadas de Língua Portuguesa - Turma 8ºA semana de 13 a 17/04
Seguindo nossos estudos sobre Tipologia Textual. Neste momento, vamos nos deter um pouco mais no texto narrativo, observe o mapa conceitual abaixo:
Falando ou escrevendo, o bom contador de histórias é sempre muito popular. Sua descrição dos fatos mantém o ouvinte ou leitor ansiosos à espera da próxima reviravolta ou do desfecho da situação.
Apesar de algumas pessoas terem uma facilidade natural para isso, a maioria precisa aprender quais são os elementos da narrativa para usá-los de forma consciente ao longo do texto.
E você, conhece esses elementos? Sabe quais são suas características, para que servem e como usá-los para criar uma narrativa interessante e coerente? É sobre tudo isso que vamos falar neste post. Então, fique atento e descubra como se tornar um bom contador ou contadora de histórias.
Estrutura da narrativa
Diferente da dissertação, a narrativa é um texto que trata de acontecimentos e ações realizadas por personagens fictícios ou reais. Na Literatura, ela aparece principalmente em romances, novelas, fábulas, contos e crônicas. Ela também é a base de muitas peças de teatro e dos filmes produzidos pelo cinema.
Mas, para que o leitor ou ouvinte se sinta atraído e até mesmo entenda toda a situação, ela precisa ter uma estrutura e elementos essenciais ao desenvolvimento da história.
A narrativa começa com a introdução, que é seguida pelo desenvolvimento e o clímax. Finalmente, a história termina com uma conclusão ou desfecho, que coloca um ponto final nas aventuras do personagem e nas expectativas do leitor. Vamos falar de cada uma delas a seguir.
Introdução
É a parte do texto que apresenta as personagens e mostra ao leitor onde elas se localizam em relação ao tempo e espaço.
Desenvolvimento
Nesse trecho, o autor conta as ações da personagem. A ideia é formar uma trama com os acontecimentos, mostrar a ocorrência de um problema ou complicação com objetivo de criar algum tipo de suspense que vai conduzir ao clímax da história.
Conclusão
Trata-se do final da história. Na maioria das vezes, os autores concluem encerrando a trama com um desfecho favorável ou não para o problema.
No entanto, essa é apenas uma forma de fazer a conclusão. A criatividade pode levar a outros caminhos e até mesmo criar um suspense ainda maior.
Elementos da narrativa
Depois de conhecer essa estrutura, é importante entender quais são os elementos que não podem faltar em uma narrativa.
Enredo
O enredo é um elemento fundamental para a narrativa. Trata-se do conjunto de fatos que acontecem, ligados entre si, e que contam as ações dos personagens. Ele é dividido em algumas partes:
- Situação inicial: é quando o autor apresenta os personagens e mostra o tempo e o espaço em que estão inseridos, geralmente logo na introdução;
- Estabelecimento de um conflito: um acontecimento é responsável por modificar a situação inicial dos personagens, exigindo algum tipo de ação;
- Desenvolvimento: ao longo desta seção, o autor conta o que os personagens fizeram para tentar solucionar o conflito;
- Clímax: depois de diversas ações dos personagens, a narrativa é levada a um ponto de alta tensão ou emoção, uma espécie de “encruzilhada literária” que exige uma decisão ou desfecho;
- Desfecho: é a parte da narrativa que mostra a solução para o conflito.
Espaço
Espaço é o lugar em que a narrativa acontece. Ele é importante não só para situar o leitor quanto ao local, mas principalmente porque contribui para a elaboração dos personagens.
Afinal, o espaço onde as pessoas (mesmo que fictícias) vivem interfere na sua aparência, vestimenta, costumes, oportunidades, atividades e até mesmo sua personalidade.
Tempo
O tempo da narrativa diz respeito ao desencadear das ações, e pode ser dividido em:
Cronológico
Está relacionado a passagem das horas, dos dias, meses, anos etc.
Psicológico
Está relacionado às lembranças da personagem e aos sentimentos vivenciados por ele.
Assim como espaço, ele é muito importante para definir características das personagens, principalmente as psicológicas. Afinal, pessoas que vivem em épocas diferentes costumam ter visões de mundo, atitudes, pensamentos e situações também diferentes.
Ação
Envolve tudo que as personagens fazem na narrativa. Inclui não só os movimentos, mas também aquilo que falam e pensam no decorrer da história.
Tipos de narrador
Sempre que existe uma narrativa, a história é contada por alguém. Esse é o papel do narrador. Ele pode relatar os fatos a partir de perspectivas diferentes, o que pode transformá-lo em um personagem, um observador ou um ser onisciente. Entenda as diferenças:
Narrador personagem
Neste caso, o narrador participa da história, e por isso o texto é escrito em primeira pessoa do singular ou plural (eu, nós).
Narrador observador
Também existe a possibilidade de o narrador não participar da história. Ele observa a situação de fora, o que faz o texto ser escrito em terceira pessoa (ele, ela, eles, elas).
Narrador onisciente
É aquele que sabe de todos os fatos, mesmo que não participe da história. Sua compreensão costuma ir além dos acontecimentos. Ele consegue narrar até mesmo os pensamentos e sentimentos dos personagens, como se tivesse um conhecimento sobrenatural.
Pelo falo desse narrador conhecer muito os personagens, bem como seus pensamentos, sentimentos, ideias, atitudes, etc, ele pode opinar sobre tais comportamentos ao longo da narrativa.
Tipos de personagens
Finalmente, vamos falar das estrelas da narrativa: os personagens. São os seres reais ou fictícios que participam da história. Como a Literatura é criativa, pode ser uma pessoa, um animal, um ser mitológico ou fantástico, um objeto personificado ou até mesmo um sentimento.
Os personagens podem ser divididos entre:
- Protagonistas: são destaques da narrativa, ocupam o lugar principal da história;
- Antagonistas: são os adversários dos protagonistas, aqueles que vão criar ou alimentar o conflito, dificultando a vida dos principais;
- Secundários: são personagens menos importantes na história, mas que de alguma forma contribuem para a sequência de fatos do enredo.
Para esclarecer um pouco mais ....
Atividades sobre elementos da
narrativa com texto de Inácio de Loyola Brandão
( faça no caderno)
Leia o texto a seguir, de Inácio de Loyola Brandão:
O verde
Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez, em São
Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da
floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre
o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia
e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta
cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente,
até que amanheceu inerte, sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no
bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a
árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da
rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de
uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um
regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com
calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
— Matei mesmo essa maldita árvore.
— Por quê?
— Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
Exercícios:
1) Por que, no começo do texto, o narrador afirma que "Estranha é a cabeça das pessoas.".
— Matei mesmo essa maldita árvore.
— Por quê?
— Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
Exercícios:
1) Por que, no começo do texto, o narrador afirma que "Estranha é a cabeça das pessoas.".
2) Observe a frase: "Na época da floração, ela enchia a calçada de cores." (2º parágrafo).
a) Qual é a época da floração?
b) O que significa a expressão "enchia a calçada de cores"?
3) Observe a frase: [...] esquecíamos o cinza que nos envolvia [...]" (2º parágrafo). Que cinza era esse ao qual o autor se referia?
4) Por que a árvore parou de florescer?
5) Releia atentamente a seguinte frase e responda às questões:
"Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador." (2º parágrafo).
a) Qual é a primeira impressão que temos ao ler que a vizinha regava a árvore todos os dias?
b) Essa impressão se confirma no final do texto? Por quê?
6) Por qual motivo a árvore foi morta?
7) Identifique, no texto , os elementos da narrativa abaixo:
a) Narrador:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:
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Atividades Programadas de Língua Portuguesa - Turma 8ºA semana de 20 a 24/04
Produção de texto -
Narrativa de suspense
IMPORTANTE:
esta atividade será avaliativa, deverá ser entregue no retorno das aulas.
Ao produzir uma
narrativa, lembre-se: o título deve ser interessante, fazer parágrafos,
usar pontuação adequada, manter o mesmo foco narrativo, manter o interesse do
leitor, prestar atenção à ortografia...
Continue o texto a partir
da seguinte situação inicial:
No
sábado, resolvemos ir a uma festa na casa de um colega, do outro lado da
cidade. Como não conhecíamos bem o bairro, descemos do ônibus dois pontos antes
e tivemos que caminhar. Já estava escurecendo e o que encontramos naquela
esquina, encheu-nos de pavor.
Quando seu texto estiver concluído identifique nele os elementos da narrativa abaixo:
a) Narrador:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:
b) Espaço:
c) Enredo:
d) Clímax:
e) Desfecho:
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Atividades Programadas de Língua Portuguesa - Turma 8ºA semana de 27 a 30/04
Leia os slides com atenção e realiza, no seu caderno, os exercícios que aparecem no final da apresentação.
Leia o texto e responda
às questões sobre classes gramaticais
Como o avião voa?
O
básico é vencer duas forças que
grudam o “bichão” à terra. A primeira é a resistência do ar contra o avião ou
qualquer objeto em movimento. Para
superá-la, os aviões usam hélices,
turbinas ou foguetes para conseguir um impulso maior que a resistência. A segunda é o próprio peso da aeronave.
Nesse caso, é preciso criar uma força mais poderosa que o peso para empurrar o avião para cima ─ o
empuxo. Fácil? Nem tanto, se a
gente lembrar um princípio da física
traduzido pelo inglês Isaac Newton: toda ação gera uma reação de mesma intensidade, mas com sentido contrário. Ou seja,
sempre que os primeiros inventores
forçavam o avião para cima (empuxo), a resposta era uma força igualzinha para baixo (peso). E o avião não voava. A solução apareceu em outro princípio da
física, enunciado pelo suíço Daniel Bernoulli: quando a velocidade da passagem
do ar por uma superfície aumenta, a pressão diminui. Aí, os engenheiros desenharam asas de modo que
o ar passasse mais rápido na parte de cima e mais devagar na parte de baixo.
Com isso, a pressão na parte de cima da asa fica menor, e na parte de baixo
fica maior, certo? Essa diferença de pressão “suga” a asa para cima, gerando um
empuxo suficiente para fazer o avião levantar. No ar, pás móveis ajudam a
controlar os movimentos laterais e de subida e descida.
(Adaptado de
http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-o-aviao-voa/)
Classifique qual a classe gramatical das
palavras destacadas no texto:
1) básico (linha 1) -
2) em (linha 2) –
3) usam (linha 3) –
4)
A (linha 4) –
5) para (linha 5) –
6) lembrar (linha 6) –
7) reação (linha 7) –
8) primeiros (linha 8) –
9) era (linha 9) –
10) solução (linha 10) –
Em
relação a essa frase do texto, responda às questões:
“No
ar, pás móveis ajudam a controlar os movimentos laterais(...).”
1. Quantos substantivos têm nessa frase?
a) 1 substantivo
b) 2 substantivos
c) 3 substantivos
d) 4 substantivos
e) 5 substantivos
2. Quantos verbos têm nessa frase?
a) 1 verbo
b) 2 verbos
c) 3 verbos
d) 4 verbos
e) 5 verbos
3. Quantos adjetivos têm nessa frase?
a) 1 adjetivo
b) 2 adjetivos
c) 3 adjetivos
d) 4 adjetivos
e) 5 adjetivos
4. Qual alternativa traz a palavra e sua
classificação correta?
a) ar - numeral
b) pás - adjetivo
c) ajudam - substantivo
d) a - preposição
e) os – verbo
5.
QUESTÃO-DESAFIO - Escolha uma palavra do texto e faça
sua classificação:
Aula Pragramada para a 1a. quinzena de junho
Somos um só
E de repente tudo mudou
O mundo inteiro quase parou
Tudo que era de rotina
E eu conhecia no meu dia-a-dia
Então se transformou
Um inimigo se aproximou
E foi testando tudo que eu sou
A paciência, a coragem,
As certezas e até a minha fé
Mas minha esperança
É maior que todo o medo
E eu sei que vai passar
Se a gente fizer tudo direito
Quero abraçar quem eu amo
Voltar a ter os meus planos
E acordar dos enganos
Que eu criei sem saber
Que a vida é mais que pensamos
E tudo que precisamos
É aprender com os danos
Que o mundo inteiro é um só
Cuide do seu corpo
Alimente a sua fé
Brinque com seus filhos
Faça tudo o que puder
Pra gente passar logo
Com essa dor que é do mundo
E a luta continua de segundo a segundo
Os anjos de jaleco
Estão se arriscando pra nos salvar
E cada vida em risco deve importar
Por todos nós
Por cada um de nós
Faça a sua parte
Porque nunca estamos sós!
Quero abraçar quem eu amo
Voltar a ter os meus planos
E acordar dos enganos
Que eu criei sem saber
Que a vida é mais que pensamos
E tudo que precisamos
É aprender com os danos
Que o mundo inteiro é um só
Um só
Que o mundo inteiro é um só!
(Bruna Ene)
01) Justifique o título dado à canção:
02) Você concorda que "o mundo inteiro é um só"? Justifique sua resposta:
03) A que inimigo o eu lírico se refere?
04) O que você acha que é "fazer tudo direito"? Você tem feito a sua parte?
05) Quem são "os anjos de jaleco" citados na música?
06) Copie do texto verbos no modo imperativo, dizendo a sua importância para o contexto:
07) Transcreva da canção marcas de oralidade:
08) Explique o verso destacado no texto, posicionando-se sobre ele:
09) Que mensagem a música transmite?
10) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra sublinhada no texto:
11) Aproveite a imagem acima para explicar bem o que é polissemia:
12) Qual dos dois casos você prefere? Justifique sua resposta:
13) Podemos afirmar que a palavra com valor polissêmico
pertence à mesma classe gramatical? Por quê?
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